Descrição de chapéu surfe

Gabriel Medina é campeão do ISA Games e conquista vaga para os Jogos de Paris

Brasileiro venceu competição em Porto Rico e contou com uma combinação de resultados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gabriel Medina estará nos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro assegurou a vaga neste domingo (3). Ele venceu o Isa Games, da International Surfing Association, disputado em Porto Rico. Com isso, o Brasil foi campeão por equipes da competição e teve direito a uma vaga extra em Paris.

Como Medina foi o brasileiro mais bem colocado no torneio –Yago Dora caiu antes das semifinais–, a vaga fica com ele mesmo.

Foi uma disputa acirrada entre os países. Além do Brasil, França e Espanha ainda tinham chances de ganhar a competição neste domingo. Os espanhóis ficaram pelo caminho com a eliminação de Andy Criere na repescagem anterior às semifinais, e a disputa ficou entre os outros dois países.

Gabriel Medina durante a competição no Isa Games neste domingo (3)
Gabriel Medina durante a competição no Isa Games neste domingo (3) - Ricardo Arduengo/AFP

Como Dora também foi eliminado, Medina tinha de ganhar o torneio e torcer para que nenhum francês ficasse em segundo. A combinação não era fácil já que, na final, disputada por quatro atletas, havia dois franceses. Mas foi o que aconteceu.

Na decisão, Medina venceu com pontuação de 16,40, e o marroquino Ramzi Boukhiam ficou na segunda colocação, com 15,34. O francês Kauli Vaast ficou em terceiro, com 14.33, e seu compatriota Joan Duru, em quarto, com 7.10.

O Brasil, assim, terminou o torneio com 1941 pontos, contra 1900 da França e 1318 da Espanha.

Os representantes brasileiros no surfe masculino nos Jogos de Paris –as provas da modalidade serão disputadas no Taiti– serão, além de Medina, Filipe Toledo e João Chianca, o Chumbinho.

Vai ser a segunda vez que o surfe estará presente nas Olimpíadas. Na estreia, nos Jogos de Tóquio-2020, o Brasil ganhou a medalha de ouro na disputa masculina, com Ítalo Ferreira.

Medina era favorito para o ouro nos Jogos daquele ano, mas acabou ficando em quarto lugar, sem medalha. Ele fazia uma boa competição até o fim das semifinais, quando levou a virada de Kanoa Igarashi.

O paulista, de São Sebastião, fez uma reclamação sobre as notas dadas a ele e ao japonês, que atuava em casa, na disputa.

"É triste quando isso acontece. Muita gente mandou mensagem... É difícil passar o ano treinando, se esforçando e chegar a isso. Mas minha parte eu fiz, estou amarradão, fiz o meu melhor e agora é continuar trabalhando. Têm coisas que não dá para entender, mas tinha que ser assim", afirmou.

Cerca de seis meses depois, no início de 2022, o surfista anunciou que abriria mão de disputar as primeiras etapas da WSL (World Surf League) daquele ano para cuidar de sua saúde mental.

" Venho de meses desgastantes. E eu preciso olhar para mim neste momento e me cuidar. Para quem não está bem, tomar uma decisão como essa não é fácil", disse ele na época.

Ele voltou ao circuito em maio, na Indonésia. Pouco depois, porém, se lesionou em competição em Saquarema (RJ) e ficou mais quatro meses fora.

Tricampeão mundial da modalidade (2014, 2018 e 2021), Medina chega mais uma vez às Olimpíadas como um dos favoritos.

Já desclassificado no WSL Finals e fora da disputa pelo tetracampeonato no circuito mundial , Gabriel Medina já não tinha mais chance de classificação individual para as Olimpíadas. A única forma de assegurar a vaga era com a pontuação por equipes para garantir a vaga olímpica pelo ISA Games, caso o Brasil terminasse em primeiro, o que aconteceu neste domingo.

Brasileira é vice-campeã, mas também garante vaga extra

O Brasil também também conquistou uma vaga extra para Paris no feminino. Tatiana Weston-Webb foi a vice-campeã do Isa e, com isso, garantiu a vitória por equipes para o país também no feminino. Como ela mesma já está classificada para os Jogos Olímpicos, Luana Silva, eliminada antes no torneio, herdou a vaga.

Tatiana ficou em segundo na final, com 12.24 pontos. A campeã foi Sally Fitzgibbons, da Austrália, com 13.10. Na disputa por países, o Brasil ficou com 1755 pontos, contra 1720 do país da Oceania.

Além de Tatiana e Luana, o Brasil será representado também por Tainá Hinckel nas Olimpíadas.

Tatiana Weston-Webb durante a disputa em Porto Rico
Tatiana Weston-Webb durante a disputa em Porto Rico - Ricardo Arduengo/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.