Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Críticas de Ronaldinho em ação de marketing criam mal-estar na seleção

Sem aviso sobre a campanha publicitária, atletas convocados à Copa América ficaram surpresos com declaração do ex-jogador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

As duras críticas feitas por Ronaldinho à seleção são parte de uma ação de marketing pessoal do atleta. No entanto, a postagem em suas redes sociais não caiu bem na delegação brasileira que disputará a Copa América.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e os jogadores foram pegos de surpresa com a fala, que era uma ação da marca Rexona, patrocinadora do torneio continental. A ideia era jogar com a ideia de "não abandonar" a seleção brasileira.

"Fica difícil encontrar ânimo para ver os jogos. Esse é talvez um dos piores times dos últimos anos, não tem líderes de respeito, só jogadores medianos em sua maioria", afirmou Ronaldinho em um dos trechos do vídeo.

Um homem está de pé atrás de um púlpito, vestindo uma camisa vermelha e um gorro preto. Ele cruza os braços enquanto usa óculos escuros, transmitindo uma postura de autoridade e estilo.
Ronaldinho durante sorteio da Copa América 2024, em Miami, nos Estados Unidos

Mas não houve qualquer tipo de aviso prévio sobre a campanha, o que gerou mal-estar entre os atletas, segundo pessoas próximas aos convocados. "É o tipo de declaração que pode abalar a imagem de idolatria", disse uma delas.

A segunda parte da ação de marketing estava prevista para o próximo sábado (21), às vésperas da estreia da seleção na Copa América, mas a repercussão fez a empresa adiantar o anúncio de que se tratava de uma peça publicitária.

A assessoria da marca nega que a campanha tenha sido antecipada. Segundo a empresa, o plano era publicar o segundo vídeo, com o influenciador Fred, no último sábado (15), perto das 22h.

Sem saber do marketing por trás da declaração, o atacante Raphinha falou sobre o tema em entrevista coletiva realizada na tarde de sábado. Ele se disse surpreso e comentou que o ex-jogador do Barcelona havia pedido ingressos a Vinicius Junior para assistir à seleção na Copa América.

"Eu o considero um ídolo, referência para mim e todos que estão na seleção. Acabou sendo um baque. Obviamente, a gente não concorda, eu não concordo. Tudo o que vejo aqui dentro é entrega, vontade, orgulho de vestir esta camisa", afirmou Raphinha. "Pode ser que seja uma campanha, mas nos surpreendeu a fala dele."

As críticas de Ronaldinho dentro da peça publicitária criaram um efeito cascata negativo sobre a seleção. Romário foi um dos que deram razão às falas de Gaúcho.

"Se a gente falar de seleção brasileira e a gente for equiparar a seleção brasileira atual à do Ronaldinho, ele tem razão 100%", disse o presidente do America-RJ. "Eu tenho certezade que o Ronaldo falou primeiro porque ele é brasileiro, ele quer ver o bem da seleção e quer ver resultados positivos. Esperamos que o Brasil possa melhorar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.