Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2010 - 06h00

Retrospecto no GP da Turquia move Felipe Massa

Publicidade

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Primeira pole e primeira vitória da carreira em 2006. Pole e vitória em 2007. Pole e vitória em 2008. Não é por acaso o GP da Turquia é especial para Felipe Massa.

No Istambul Park, que no domingo receberá a sétima das 19 etapas do Mundial de F-1 a partir das 9h (de Brasília), o brasileiro possui seu melhor desempenho nas corridas que fazem parte do calendário. Em nenhum outro lugar ele venceu tanto.

"É mais gostoso chegar a um fim de semana de GP numa pista em que você se diverte e na qual já ganhou três vezes", falou Massa, ontem, no motorhome ferrarista.

"As coisas vão saindo automaticamente, como acontece também no Brasil."

Apesar do bom desempenho nos últimos anos, o brasileiro diz não saber qual o segredo do êxito na Turquia.

"Sinceramente, não sei. Já me perguntaram se era porque é no sentido anti-horário, como no Brasil, mas acho que não é isso. Este é um circuito em que, para ser rápido, não adianta ir bem só nas curvas de alta, porque é nas de baixa que os pequenos detalhes fazem a diferença."

E, se Massa e o traçado turco são uma combinação quase perfeita --foram três vitórias em cinco tentativas--, o inverso também é verdadeiro para seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso.

Ao lado de Bélgica e Brasil, essa é a única pista do Mundial na qual o espanhol nunca venceu, exceção feita ao GP de Abu Dhabi, que foi disputado somente uma vez.

Massa já venceu nesses três lugares -além dos triunfos na Turquia, tem dois em São Paulo e um em Spa.

As primeiras sessões de treinos livres para o GP de Istambul, amanhã, servirão como teste para o espanhol, duas vezes campeão na principal categoria do automobilismo.

"É normal um piloto se identificar mais com um circuito e seu estilo de guiar se se adequar à maneira como as curvas são dispostas, como acontece com o Felipe na Turquia", falou Alonso, terceiro no Mundial, com 75 pontos, a três de Mark Webber, o líder -Sebastian Vettel também soma 78 pontos.

"Amanhã [hoje], se o Felipe for mais rápido do que eu, será bom para que eu veja o que ele faz de diferente neste traçado e tentar descobrir alguns segredos dele", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página