Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2010 - 06h54

Problema da Jabulani é a altitude, diz criador da bola da Copa

Publicidade

DE SÃO PAULO

A grande estrela antes da Copa do Mundo até agora é Jabulani. Chamada de "adversária", "horrível", "patricinha" e "bola de supermercado" por jogadores da seleção brasileira além de ser rejeitada por atletas de outros países, a bola da Adidas ganhou um defensor: Andy Harland. Responsável por sua criação no Instituto de Tecnologia do Esporte da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, o projetista diz que a bola atende todos os padrões e que as reclamações acontecem em razão da altitude.

"As equipes estão jogando na altitude e já havíamos falado que a trajetória da bola poderia ser prejudicada", explicou Harland ao canal de TV inglês Sky Sports.

Efe
HAE004 HERZOGENAURACH (ALEMANIA) 4/12/2009.- Fotografía sin fecha facilitada por la firma Adidas de "Jabulani", el nuevo balón oficial que se utilizará en los encuentros de la fase final del Mundial de Sudáfrica de 2010, y que fue presentado hoy, viernes 4 de diciembre de 2009, por la FIFA y por Adidas con la colaboración del ex jugador alemán Franz Beckenbauer y la estrella del fútbol inglés David Beckham en Ciudad del Cabo, Sudáfrica. EFE/ADIDAS HANDOUT /EMBARGO: Permitido su uso sólo después de las 15:00 horas CET del 4 de diciembre de 2009. SÓLO PARA USO EDITORIAL

Muitas cidades sul-africanas ficam bem acima do nível do mar. A principal sede da Copa do Mundo, Johannesburgo, por exemplo, está a 1.753 metros de altitude.

Jabulani quer dizer "celebração" em zulu, um dos dialetos sul-africanos. No entanto, a bola já foi criticada pelos goleiros Júlio César (Brasil), David James (Inglaterra), Fernando Muslera (Uruguai), Gianluigi Buffon (Itália) e Claudio Bravo (Chile) em razão das curvas que faz em sua trajetória.

Segundo a Adidas, a bola já foi utilizada nos campeonatos alemão, argentino e Mundial de Clubes e está dentro dos padrões de peso e circunferência exigidos pela Fifa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página