Veja a nova seleção de 100 grandes reportagens da Folha - parte 4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

300 mil nas ruas pelas Diretas, de Carlos Brickmann

26 de janeiro de 1984

Cobertura histórica da Folha das manifestações pelas eleições diretas para presidente da República no Brasil. Na primeira página do jornal, a foto de Fernando Santos (abaixo) mostrou a ampla adesão da sociedade ao protesto na praça da Sé, em São Paulo.

foto aérea em preto e branco de multidão reunida em torno da catedral da sé
Multidão na praça da Sé, em São Paulo, durante manifestação pelas Diretas-Já - Fernando Santos - 25.jan.1984/Folhapress

Na Sé, um brado retumbante pede eleições diretas, de Ricardo Kotscho

26 de janeiro de 1984

Reportagem narra uma das mobilizações mais emblemáticas pelo fim da ditadura militar, mostrando seu caráter suprapartidário.

Manicômio judiciário não passa de sórdida cadeia, de Alexandre Kadunc e Luiz Carlos Murauskas

18 de setembro de 1983 - Menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Repórteres mostraram as condições precárias do sanátorio de Franco da Rocha (SP) e constataram que a instituição se assemelhava muito mais a um presídio do que a um hospital psiquiátrico. O fotógrafo Luiz Carlos Murauskas escondeu o filme de sua câmera para retratar sessão de eletrochoque e revelou a crueldade do manicômio.

médicos seguram uma mulher no chão enquanto aplicam eletrochoques em suas têmporas
Paciente é preparada para sessão de eletrochoque no hospital psiquiátrico Juqueri, em Franco da Rocha (SP) - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Na pista dos assassinos da zona sul, de Valmir Salaro e Antenor Braido

24 de abril de 1983 - Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Revelou a atuação do grupo de extermínio conhecido como Esquadrão da Morte, que agia na zona sul de São Paulo e foi responsável pela morte de ao menos 60 jovens da região.

Papa ferido a tiros em atentado, de Pedro del Picchia

14 de maio de 1981

O correspondente em Roma narrou o atentado contra João Paulo 2º, baleado por um extremista da Turquia.

Conflito de terras na região do Araguaia -Tocantins, de Ricardo Kotscho

23 de agosto de 1981 - Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Reportagem, com fotos de U. Dettmar, mostrou como atuavam os grileiros no Araguaia. Deu origem ao livro “O Massacre dos Posseiros”.

foto em preto e branco mostra cruz de madeira em primeiro plano; ao fundo, uma família rodeia um caixão
Família enterra vítima de conflito entre grileiros, em Araguaia (TO) - U. Dettmar/Folhapress

A baixada da violência, de Paulo César Araújo e Valério Meinel

14 de outubro de 1980 - Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Série revelou a ação de grupos de extermínio na Baixada Fluminense, no Rio, mostrando a omissão do poder público.

Ilusão FC, de Luis Fernando Rodrigues

9 de abril de 1980 - Prêmio Esso de Informação Esportiva

Mostrou os desdobramentos da chamada "revolução no futebol brasileiro", proposta da CBF que ameaçava levar clubes à falência e deixar os profissionais do futebol em condições precárias.

Um 'campo de concentração' infantil, de Cecília Prada e Carlos Alberto Luppi

18 de novembro de 1979 - Prêmio Esso

Jornal denunciou as condições desumunas às quais estavam submetidas as crianças internadas na Clínica de Repouso Congonhas, próxima ao aeroporto de mesmo nome, em São Paulo.

'Seu filho está sendo morto agora', de Tamar de Castro

2 de setembro de 1979 - Prêmio Vladimir Herzog

Folha teve acesso a um depoimento da estilista Zuzu Angel (mãe do professor, estudante e prisioneiro político da ditadura militar Stuart Angel), que revelou que seu filho havia sido torturado e morto. O caso se tornou um dos mais emblemáticos da repressão do regime militar. Até sua morte, em 1976, Zuzu tentou encontrar os responsáveis pelo desaparecimento de seu filho.

A um passo da liberdade, de Ricardo Carvalho

14 de janeiro de 1979 - Prêmio Vladimir Herzog

Narrou o caso do líder messiânico Aparecido Galdino, à época internado havia seis anos no Manicômio Judiciário, em Franco da Rocha (SP), com base na Lei de Segurança Nacional. Ele foi considerado pelos psiquiatras "esquizofrênico paranoide", embora não fosse. À Folha, Galdino lembrou sua infância e detalhou os fatos que o levaram à prisão.

retrato em preto e branco de homem caminhando em uma calçada
Aparecido Galdino Jacinto da Silva - Fernando Santos/Folhapress

Desaparecidos políticos, de Ricardo Carvalho ​

30 de março de 1978

A Folha publicou uma lista, elaborada pela Arquidiciose de São Paulo para o presidente dos EUA, com os nomes e informações de 23 pessoas que haviam desaparecido após serem presas pelo regime militar.

8 mil assistiram ao culto ecumênico na Sé

texto não assinado

1º de novembro de 1975

Cobertura extensa do culto em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assasinado pela ditadura, uma das mais expressivas manifestações públicas em oposição ao regime militar até então.

A falência entrou em campo, de Flávio Adauto

25 de agosto de 1974 - Prêmio Esso de Informação Esportiva

Durante um mês, a Folha entrevistou dirigentes de dez clubes de futebol nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de responsáveis pelas federações. A reportagem revelou que apenas um dos clubes, o Santos, de Pelé, havia lucrado com o futebol. Os demais tinham situação financeira cada vez mais precária.

Caetano preso, Spinola no poder, de Victor Cunha Rego

26 de abril de 1974

Narrou a saída dos portugueses para as ruas, de maneira pacífica, para exigir o fim da ditadura salazarista no episódio que ficou conhecido como Revolução dos Cravos. Após rebelião de oficiais militares contra o regime autoritário, o primeiro-ministro Marcelo Caetano foi preso, marcando o fim de 48 anos de ditadura.

soldados em formação recebem flores de multidão diante deles
Cena do filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros, que conta a história da Revolução dos Cravos do ponto de vista dos jovens capitães que a lideraram - Divulgação

A tragédia sobre a cidade: nas cinzas do Joelma, 185 mortos, de vários autores

2 de fevereiro de 1974

Folha dedicou 15 páginas à cobertura da tragédia que atingiu o edifício Joelma, no centro de São Paulo. Abordou o tema sob vários ângulos, do drama das famílias dos mortos aos efeitos do episódio na economia.

prédio em chamas
Incêndio no edifício Joelma, na avenida Nove de Julho, 225, ao lado da praça das Bandeiras - Eivind Molberg - 1º.fev.1974/Folhapress

O cinema à frente da ciência, de Orlando Fassoni

2 de agosto de 1969

Mostrou como o cinema de ficção científica ganhou impulso com a chegada do homem à Lua, em julho de 1969. A partir de então, os filmes passaram a se preocupar mais com os estudos científicos para desenvolver suas tramas.

Roberto Campos: procura-se um bode / Delfim Netto: quem inventou o bode?, de Joelmir Beting

25 de maio de 1969 - Menção honrosa no Prêmio Esso de Jornalismo

Repórter acompanhou conversa do ex-ministro do Planejamento Roberto Campos com o então ministro da Economia, Delfim Netto. Responderam a perguntas um do outro e debateram os problemas do sistema financeiro do Brasil.

A quadragésima hora, de Ewaldo Dantas Ferreira

16 de abril de 1963 - Menção honrosa no Prêmio Esso de Jornalismo

Reportagem narrou o impacto do projeto de alfabetização de adultos na cidade de Angicos (RN). Coordenada pelo pedagogo Paulo Freire, a iniciativa obteve êxito em ensinar a leitura e a escrita em um cronograma de 40 horas, daí o título da reportagem. ​

parede branca de escola tem pintura do rosto de paulo freire e uma mensagem de agradecimento
Sala de aula na Escola Estadual Professor José Rufino, onde foi implantado o projeto de alfabetização de Paulo Freire - Jarbas Oliveira - 15.jan.2020

Nordeste, ano zero, de Domingos de Lucca Jr.

19 de outubro de 1961 - Destaque no Prêmio Esso de Jornalismo

No ano em que a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi fundada, reportagens traçaram panorama da situação econômica e política do Nordeste e dos desafios de cada estado.

A Meca da cobiça e da ambição, de Mario Ciuchini e Domingos de Lucca Jr.

3 de outubro de 1961

Série de reportagens mostrou o avanço do garimpo em diversos estados do Brasil e o cotidiano dos homens que trabalhavam em busca das pedras.

Série Reide Brasil Norte-Sul, de Vítor Antonio Gouveia, Gil Passarelli, Audalio Dantas, José Hamilton Ribeiro e Antonio Pirozelli

abril a setembro de 1958

Projeto da Folha percorreu 25 mil quilômetros do território nacional em um jipe. A equipe de repórteres começou a viagem no Rio e, após 160 dias desse giro jornalístico, terminou em São Paulo, passando por mais de mil cidades em 18 estados do país. A série se tornou muito popular entre os leitores. No retorno, os repórteres foram recebidos por uma multidão no Anhangabaú.

Carolina Maria de Jesus, de Audálio Dantas

9 de maio de 1958

A reportagem revelou Carolina Maria de Jesus, moradora da favela do Canindé que se tornou um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. O trabalho do repórter Audálio Dantas contribuiu para a publicação do clássico "Quarto de Despejo", em que Carolina narra seu dia a dia e registra suas reflexões sobre política, literatura e sociedade.

A mesa do Papai Noel não terá nozes nem castanhas, de Audálio Dantas

21 de dezembro de 1956

Contou a história do carpinteiro Serafim Rodrigues, morador de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Na época do Natal, ele trabalhava fantasiado de Papai Noel, distribuindo "a esperança que ele próprio já não tem".

Frente a frente com Volante: a maior façanha jornalística dos últimos tempos, de Hideo Onaga, Antonio Pirozzelli e Angelo Pirozzelli

7 de março de 1951

Três repórteres da Folha entrevistaram Luis Volante, o mais famoso criminoso foragido naquele início dos anos 1950. Volante revelou corrupção nas forças policiais, além de contar como e quando passou a cometer crimes.

reprodução de capa de jornal
Folha entrevistou Luis Volante, o mais famoso criminoso foragido naquele início dos anos 1950 - Acervo Folha
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.