Veja a segunda seleção de 100 grandes reportagens da Folha

Lista reúne textos com informações exclusivas e coberturas importantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em fevereiro deste ano, a Folha publicou lista com 100 reportagens importantes, que traziam informações exclusivas ou resultavam de coberturas de fôlego; sete meses depois, ainda como parte das celebrações do seu centenário, jornal apresenta uma nova relação, com outros 100 textos, boa parte deles premiada.

Veja a nova seleção de 100 reportagens que marcaram a história do jornal e do país.

A cor da desigualdade no Brasil, de Érica Fraga e equipe

21 de junho de 2021

Série jogou luz nos diferentes aspectos do racismo no Brasil e lançou o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer), que mostra os diferentes níveis de exclusão vividos por negros no país.

Os Americanos: Os Anos Trump, de Marina Dias e Lalo de Almeida

17 de dezembro de 2019

Quase um ano antes das eleições presidenciais nos EUA, Folha percorreu de carro, durante 11 dias, quatro estados do Cinturão da Ferrugem, região crucial para decidir se Donald Trump, o líder mais controverso da história do país, continuaria na Casa Branca.

homem branco e idoso está em um quinta e usa boné de apoio ao presidente Donald Trump
Verel Salmon, 72, presidente do comitê do Partido Republicano em Erie, Pensilvânia - Lalo de Almeida/Folhapress

Maioria Invisível, de Priscila Camazano e Marina Estarque

9 de outubro de 2019

Discutiu a inserção de mulheres negras na publicidade, na televisão, na pesquisa e no mercado de trabalho, evidenciando os efeitos econômicos do racismo estrutural.

Obsessão por game, abandono dos pais e bullying marcaram vida de atirador, de Fernanda Mena

14 de março de 2019

Primeira entrevista exclusiva com a mãe e o avô de Guilherme Taucci Monteiro, 17, um dos autores do massacre de Suzano. Perfil do adolescente revelou camada social por trás da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil, que deixou oito pessoas mortas.

45% dos diretores da rede pública chegam ao cargo por indicação, de Fábio Takahashi, Gabriela Caesar e Lucas Portilho

30 de setembro de 2017

Mostrou que quase metade dos diretores de escolas públicas do país tinham sido escolhidos sem que fossem submetidos à avaliação por critérios técnicos ou meritórios.

Boyhood Bolsa Família, de Fernando Canzian, André Felipe, Lucas Zimerman, Mario Kanno e Renata Maneschy

12 de julho de 2015 - Grande Prêmio Folha e Prêmio CNI de Jornalismo na categoria internet

Ao longo de dez anos, acompanhou duas famílias beneficiárias do Bolsa Família no Nordeste, mostrando como o programa impactou suas trajetórias.

O silêncio sobre o estupro coletivo de quatro meninas, de Claudia Collucci

13 de junho de 2015 - Prêmio Folha de reportagem

A série, que começou com a coluna "O silêncio sobre o estupro coletivo de quatro meninas'', contou a história de quatro vítimas de estupro e espancamento em Castelo do Piauí (PI). Enviada à cidade, a repórter contou a história das vítimas e de um dos estupradores, que viria a ser morto na prisão.

O fracasso de um modelo violento e ineficaz de polícia, de Fernanda Mena

8 de fevereiro de 2015

Amplo diagnóstico da situação das polícias brasileiras, apresentou o quadro de violência social e as falhas institucionais.

quadro muito vermelho com mão rosada segurando um cano
Pintura "Exquando" (2012), do artista plástico de Emmanuel Nassar - Divulgação

USP terá de reduzir 1.972 salários acima do teto, de Mario Cesar Carvalho, Fábio Takahashi e Severino Mota

16 de novembro de 2014

Jornal precisou recorrer à segunda instância judicial, via lei de acesso à informação, para revelar os salários de todos os servidores da USP —então uma das últimas instituições públicas do país a ocultar os vencimentos de seus funcionários. Mostrou distorções salariais: técnicos de apoio recebiam mais que o reitor e o governador, por exemplo.

Como ficou: Após a publicação, USP lançou portal próprio aberto ao público com os dados salariais dos funcionários.

Ministra Marta Suplicy libera Lei Rouanet para desfile de grife de luxo na França, de Matheus Magenta e Pedro Diniz

22 de agosto de 2013

Iniciou um debate nacional ao revelar que a então ministra da Cultura tinha atropelado decisão técnica do ministério para estender o fomento a um desfile comercial em Paris. O projeto do desfile, descrito como "mostra de artefatos artísticos", fora vetado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), órgão que analisa quem pode captar via Lei Rouanet.

Como ficou: Oito entidades ligadas a setores culturais enviaram carta ao Ministério da Cultura criticando a aprovação do projeto e apontando o risco de abertura de precedente. O estilista beneficiado desistiu de usar a lei Rouanet e cancelou o desfile.

Junho - O mês que abalou o Brasil, de João Wainer e equipe

junho de 2013 - Prêmio Esso de melhor contribuição ao telejornalismo

Documentário sintetizou a cobertura da Folha das manifestações que tomaram o Brasil em junho de 2013. Os protestos, originalmente contra o aumento da tarifa de transporte público, foram duramente reprimidos pela Polícia Militar.

Virgindade de meninas índias vale R$ 20 no Amazonas, de Kátia Brasil

4 de novembro de 2012

Revelou esquema de exploração sexual de crianças indígenas na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). A repórter entrevistou cinco dessas meninas, estupradas por ao menos nove homens, entre empresários do comércio local e dois militares do Exército.

Certa manhã em Teerã, de Samy Adghirni

1º de julho de 2012

Correspondente da Folha na capital iraniana acompanhou a execução de dois condenados à morte nas imediações da cidade. Sob os olhares da multidão, acusados de narcotráfico e estupro foram enforcados em caminhões com guindastes e ficaram suspensos a 5 m de altura.

homens encapuzados observam outro que está morto suspenso em um guindaste
Sob os olhares da multidão, homem é enforcado por carrascos em patíbulo improvisado, em Robat Karim, no Irã - Divulgação

Em 5 anos, Itamaraty deu 328 passaportes especiais, de Matheus Leitão

16 de fevereiro de 2011

Mostrou que, durante os dois mandatos de Lula, centenas de passaportes diplomáticos tinham sido concedidos para políticos, líderes religiosos e ex-ministros de tribunais superiores.

Telegramas diplomáticos inéditos revelam tensão entre Brasil e EUA, de Fernanda Odilla e Rubens Valente

28 de agosto de 2011 - Prêmio SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa)

Série revelou telegramas sigilosos da diplomacia do Brasil, com acusações de espionagem, violação de cartas e críticas do Itamaraty aos EUA.

'Consórcios paralelos' driblam licitações de obras no Brasil, de Renata Lo Prete e Leonardo de Souza

14 de março de 2010

Três reportagens detalharam o esquema de repartição de obras superfaturadas pelo chamado “consórcio paralelo”, que viria a ser conhecido como “clube das empreiteiras” com a operação Lava Jato.

Consumidores perdem R$ 1 bilhão por ano, de Agnaldo Brito

19 de outubro de 2009

Um erro no cálculo de reajuste tarifário fez com que distribuidoras de energia embolsassem valor indevido durante sete anos.

Embaixada em Honduras é atacada com gás, de Fabiano Maisonnave

29 de setembro de 2009

Folha foi o único veículo do mundo a ter um repórter dentro da embaixada brasileira em Honduras, onde o presidente deposto Manuel Zelaya buscou refúgio.

homens fardados usam binóculos para vigiar
Durante golpe de Estado em Honduras, policiais vigiam a embaixada do Brasil no país, onde estava o presidente deposto, Manuel Zelaya - Fabiano Maisonnave/Folhapress

José, 80, de Luiz Fernando Vianna

7 de maio de 2005

Acompanhou a rotina do recluso escritor Rubem Fonseca, que fazia 80 anos. O autor, na verdade, queria ser apenas "um José comum".

Jucá toma crédito, não paga e garantia é falsa, de Rubens Valente

28 de março de 2005

Comprovou que as fazendas oferecidas por Romero Jucá, então ministro da Previdência do governo Lula, em garantia de empréstimos de recursos públicos no Banco da Amazônia, não existiam.

Como ficou: O ministro teve de deixar o governo quatro meses depois.

Multidão em transe enterra Arafat, de Igor Gielow

13 de novembro de 2004 - Prêmio Folha categoria especial

Enviado a Ramallah, na Cisjordânia, cobriu o enterro do líder palestino Yasser Arafat, narrando-o em detalhes. Ao menos 30 mil pessoas participaram da cerimônia.

helicóptero militar rodeado por todos os lados por uma multidão tão grande que não se vê o chão; o helicóptero parece flutuar em um mar de gente
Helicóptero com o corpo de Yasser Arafat pousa em meio a multidão em Ramallah, na Cisjordânia, onde o líder palestino foi enterrado - Reinhard Krause - 12.nov.2004/Reuters

Teles querem Embratel para cobrar pelo teto, de Mario Cesar Carvalho e Elvira Lobato

25 de abril de 2004

A partir de documentos apreendidos, comprovou que as empresas de telecomunicação Oi, Brasil Telecom e Telefônica tinham se juntado para comprar a Embratel com o objetivo de eliminar a única grande concorrente em comum das três e, em seguida, aumentar os preços dos serviço.

Espanha se sente no 11 de Setembro, de Clóvis Rossi

12 de março de 2004

Enviado do jornal chegou a Madri logo após os atentados terroristas no metrô, que deixaram 191 mortos e cerca de 1.500 feridos. Narrou com riqueza de detalhes o luto e o medo em meio aos escombros na cidade espanhola.

Brasileiros abastecem as Farc na fronteira, de Kátia Brasil

8 de junho de 2003

Durante quatro dias, a repórter esteve na Colômbia junto a um forneceder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e registrou como a facção garantia seu domínio na chamada tríplice fronteira de Colômbia, Venezuela e Brasil. Ela revelou que brasileiros atravessavam a fronteira para abastecer os guerrilheiros com comida, cerveja e remédio.

Como ficou: Após duas décadas de atuação, a gurrilha foi dissolvida com a assinatura de um acordo de paz em 2016. Em 2021, a Jurisdição Especial para a Paz, que investiga crimes hediondos na Colômbia, afirmou que mais de 18 mil crianças tinham sido recrutadas pela facção e submetidas a abusos e tratamentos considerados crimes de guerra.

Isso aqui é uma guerra, de Fernanda Mena e João Wainer

10 de março de 2003 - Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Prêmio Folha categoria Reportagem

Acompanhou trajetória de jovens envolvidos no tráfico e mostrou que, em dois anos, apenas um dos 16 meninos entrevistados (pela reportagem e pelo documentário dirigido por MV Bill) estava vivo. Também detalhou as diferentes funções na hierarquia do tráfico nas comunidades do Rio.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto se referia à Teerã como capital do Iraque, o correto é Irã. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.