Descrição de chapéu Causas do Ano

Foi dada a largada ao levante virtual contra a violência sexual na infância

Movimento #AgoraVcSabe começou com passeata virtual neste 18 de maio e seguirá até agosto com várias ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh Ivy Farias

Desde as 12h desta quarta-feira (18) um levante virtual ganhou rostos, vozes e diferentes sotaques de vítimas de violência sexual na infância e na adolescência. Os participantes são homens e mulheres, de diferentes idades, raças e classes sociais de todas as regiões do Brasil e até do exterior.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Instituto Liberta deu a largada na passeata virtual #AgoraVcSabe, transmitida ao vivo no site do movimento e também na Folha.

A passeata conta com a participação de famosos e pessoas comuns que foram vítimas de crimes graves, como estupro, abuso e exploração sexual, e até aqueles considerados corriqueiros, como a importunação sexual.

Por volta das 14h50 subiram os últimos vídeos da primeira leva de manifestantes que gravaram seus vídeos no site, mas a campanha continua e ainda é possível participar.

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, explica que muitas vezes a pessoa não se reconhece como vítima. Mas a violência sexual acontece em diferentes locais, como dentro da própria casa da vítima e em locais públicos, dentro de transporte público ou quando o abusador, por exemplo, exibe seu órgão sexual para a vítima.

O levante na internet e nas redes sociais continua até o final de agosto com o objetivo de viralizar essa mensagem: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!"

Para participar é simples. Basta gravar um vídeo no site www.agoravocesabe.com.br repetindo a frase que aparece na tela.

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em ‘Já fui vítima’ para conhecer tipos de violências

  3. Clique em ‘Gravar’, declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar

  6. Clique em ‘Enviar’

  7. Deixe seu e-mail se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata do dia 18 de maio

O movimento tem como embaixadores a apresentadora Angélica, a ex-participante do Masterchef Júnior, Valentina Schulz, e o empresário Marcelo Ribeiro.

Além de pessoas físicas, várias entidades, ONGs e empresas estão na passeata virtual. Entre elas, Google, Fundação José Egydio Setúbal, Instituto Cyrela, Ministério Público do Trabalho, Revista Azmina, Projeto Aprendiz, Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Centro Universitário FMU, Governo do Estado de São Paulo e o Ministério Público de pelo menos 12 Estados, entre eles Acre, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.


PROJEÇÕES EM 20 CIDADES PELO PAÍS

As frases e o logotipo do movimento #AgoraVcSabe foram projetados em 20 cidades do país, entre elas Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Goiânia e Brasília.

Nos prédios era possível ver o chamado para as pessoas participarem do levante e entender a importância de dar voz a um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência.

A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.