Descrição de chapéu Causas do Ano

Acompanhe ao vivo a passeata virtual contra violência sexual

Movimento #AgoraVcSabe promove levante neste 18 de maio para tirar problema da invisibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh

A passeata virtual contra a violência sexual de crianças e adolescentes acontece nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O levante será transmitido ao vivo, a partir do meio-dia, no site da Folha e no site do movimento #AgoraVcSabe.

Milhares de vozes vão se unir neste levante para dar visibilidade a um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência. ​

Criado pelo Instituto Liberta, o movimento #AgoraVcSabe é para que os adultos abusados, violentados ou explorados sexualmente quando crianças rompam o silêncio.

Famosos como a apresentadora Angélica e ativistas como o empresário Marcelo Ribeiro, aceitaram o convite do Instituto Liberta para ser embaixadores do movimento #AgoraVcSabe.

Eles gravaram vídeos para a TV Folha no qual falam de como se engajaram na causa e se reconheceram publicamente como vítimas de violência sexual na infância e na adolescência.

Quem ainda não participou, ainda pode enviar seu vídeo repetindo a seguinte frase: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!"

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em ‘Já fui vítima’ para conhecer tipos de violências

  3. Clique em ‘Gravar’, declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar

  6. Clique em ‘Enviar’

  7. Deixe seu email se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata do dia 18 de maio

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, explica que é importante falar sobre o violência sexual especificamente para este público com idade inferior a 18 anos, por ser ainda mais tabu na sociedade.

"Não estamos pedindo para que ninguém fale do seu caso, nem conte detalhes do que aconteceu, nem com quem aconteceu. É um grito contra a violência, é um conjunto de frases ditas por todos nós", afirma ela, sobre a adesão ao movimento.

A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.