Empreendedor Social abre inscrições em busca de inovação em favelas e meio ambiente

Prêmio da Folha em parceria com Schwab chega à 19ª edição com foco em soluções inspiradoras e respostas para desafios socioambientais do século 21

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao chegar à 19a edição, o Prêmio Empreendedor Social 2023 abre inscrições a partir desta quinta-feira (16) em busca de soluções inspiradoras e respostas para os desafios socioambientais do século 21.

O principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina vai selecionar candidatos em três categorias.

Cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor Social 2022 no Teatro Porto Seguro (SP)
Cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor Social 2022 no Teatro Porto Seguro (SP) - Folhapress

Em "Inovação para o Século 21", busca iniciativas conectadas com grandes agendas do nosso tempo e com os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU em territórios vulneráveis, periferias e biomas ameaçados.

A categoria "Inclusão Social e Produtiva" privilegia tecnologias sociais que promovem geração de renda e emprego ou fomento do empreendedorismo ou inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis e minorias.

Já em "Soluções que Inspiram" serão reconhecidas iniciativas de impacto que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem os direitos humanos e a cidadania.

Realizado desde 2005 em parceria com a Fundação Schwab, a premiação é porta de entrada para a rede internacional de empreendedores socioambientais conectada com o Fórum Econômico Mundial.

"A Schwab reconhece e apoia ao longo de seus 25 anos os principais inovadores sociais do mundo por seus esforços individuais e coletivos na criação de um mundo mais justo, igualitário e sustentável para todos", afirma François Bonnici, diretor-executivo da fundação criada por Hilde e Klaus Schwab e também chefe de Inovação Social do Fórum Econômico Mundial.

Em janeiro, no encontro anual em Davos, o brasileiro Tasso Azevedo foi anunciado como um dos Inovadores Sociais do Ano por seu trabalho à frente do MapBiomas, rede que monitora o clima e o uso da terra, com o qual concorreu ao Empreendedor Social em 2022.

"É um reconhecimento que nos ajuda a ganhar ainda mais credibilidade para ampliar nossa atuação para além dos 14 países onde redes locais parceiras já monitoram as transformações e o uso do solo", afirmou Azevedo, ao ser anunciado entre os 16 premiados de 2023, em uma nova categoria de impacto colaborativo.

Assim como nos anos anteriores, após a cerimônia de premiação a ser realizada em setembro, a Folha submeterá três nomes entre finalistas e vencedores desta edição ao conselho da Schwab, que irá escolher o brasileiro a figurar entre os Inovadores Sociais do Ano.

Os nomes serão anunciados em Davos em janeiro de 2024.

"Buscamos no Brasil lideranças que atuam para resolver problemas socioambientais e beneficiar a sociedade, em especial no combate às desigualdades, no suporte a grupos excluídos e marginalizados e na preservação de nossos ecossistemas", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Abertas até 30 de abril, as inscrições para o concurso 2023 devem ser feitas na plataforma Prosas, parceiro estratégico da premiação que é referência em editais, com acesso também pelo folha.com/empreendedorsocial.

O prêmio elegerá nove finalistas, três em cada uma das categorias, entre os quais o júri definirá os vencedores. Todos os finalistas concorrem ao Troféu Escolha do Leitor, categoria popular que elege a iniciativa preferida do público da Folha.

Principais prêmios

  • Reconhecimento chancelado pela Rede Folha e Rede Schwab de Empreendedores Sociais, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial

  • Bolsas de estudo em instituições como Harvard, Fundação Dom Cabral e ESPM

  • Participação em fóruns nacionais e internacionais, promovidos por Idis, Gife, Social Good

  • Fast-track para fazer parte de redes como Ashoka e Sistema B

  • Consultoria jurídica pela SBSA Advogados

  • Programas de aceleração e mentoria oferecidos por Artemisia, Quintessa, Din4mo e Yunus Negócios Sociais

  • Visibilidade em todas as plataformas da Folha

A votação é também uma plataforma de captação de doações para as iniciativas reconhecidas a cada ano.

Os premiados ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e networking oferecidos por um rol de 33 parceiros, em um pacote de benefícios que ultrapassa R$ 400 mil, entre cursos e mentorias.

Mariano Cenamo, fundador do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e vencedor da categoria Inovação em Meio Ambiente no Empreendedor Social 2022, foi indicado para o curso "Liderança para Mudança Sistêmica: Promovendo Impacto Social em Escala" Harvard Kennedy School.

O programa na Universidade Harvard é oferecido anualmente pela Schwab, com todos os cursos cobertos pela Montsepe Foundation e David Rubenstein.

Cenamo destaca a oportunidade de estar numa universidade de referência como Harvard e poder interagir com empreendedores sociais de todo o mundo.

"Espero trazer de volta soluções inspiradas em outras realidades e fazer novas conexões para construir uma nova economia na Amazônia, que é a nossa missão."

O Empreendedor Social 2023 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Pacto Global, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

Categorias do Prêmio Empreendedor Social 2023

  • Inovação para o Século 21

    Iniciativas que trazem exemplos de potência e transformação conectados com grandes agendas do novo século em territórios vulneráveis, periferias e biomas ameaçados.

  • Inclusão Social e Produtiva

    Tecnologias sociais que promovem geração de renda e emprego ou fomento do empreendedorismo ou inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis e minorias.

  • Soluções que Inspiram

    Iniciativas de impacto que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem os direitos humanos, a cidadania e comunidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.