Campanhas de arrecadação com Pix ganham plataforma segura

Ferramenta criada pela Benfeitoria agiliza chegada da doação na ponta e traz transparência para 'vaquinhas' virtuais em uma modalidade sem taxa

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São Paulo

A Benfeitoria lança nesta quarta-feira (5) o ChaPix, primeira ferramenta de arrecadação gratuita que usa somente o Pix para pagamento. A plataforma promete a criação de campanhas em menos de dois minutos e taxas zeradas pela utilização do ambiente virtual.

Nesta nova modalidade, as "vaquinhas" comumente realizadas na internet ganham segurança e transparência em um momento em que golpes minam a confiança de pessoas dispostas a doar para as mais diversas causas.

mulher branca com blusa verdade sorri em frente a computador na sua mesa, que tem flores e um quadro
Benfeitoria lança primeira vaquinha online com taxas zeradas e pagamento somente via Pix - Arquivo pessoal

No ChaPix, em referência ao chapéu que é passado para angariar donativos, a inscrição do realizador da campanha virtual e o cadastro do doador são simplificados, só com o essencial para unir as duas pontas.

Um link leva à campanha e, em segundos, o doador pode se certificar de que ela está ativa e ainda precisa bater a meta. Na sequência, é possível informar nome e CPF e efetuar o pagamento instantâneo por meio de um código único.

Ele tem à disposição um painel com dados em tempo real para acompanhamento e envio de atualizações aos doadores.

"Somos movidos por inventar dinâmicas que impulsionam o mercado e essa é mais uma ferramenta potente de fomento à cultura de doação", diz Tatiana Leite, CEO da Benfeitoria.

"Ela barateia e agiliza a chegada do recurso na ponta e melhora a qualidade das trocas com transparência e prestação de contas, pois não fica um monte de Pix solto no extrato."

Na criação da campanha, o realizador escolhe se quer taxa zero ou prefere destinar um valor pelos serviços da Benfeitoria.

"Somos a primeira plataforma do mundo em que você escolhe quanto irá pagar", afirma Tatiana. "Temos custos, mas confiamos nas pessoas e na potência do coletivo, que definirá a continuidade desse modelo", completa.

Ainda que o Pix já fosse aceito nas campanhas existentes na plataforma de mobilização de recursos, ele não era exclusivo.

A modalidade não acaba com demais campanhas da Benfeitoria, que aceitam todas as formas de pagamento, mas representa, segundo a plataforma, uma revolução na maneira de doar e mobilizar recursos no país.

No ChaPix, as finalidades podem ser das mais simples, como passar chapéu para uma festa infantil, arrecadar recursos para melhoria pontual no condomínio, promover uma gincana solidária na escola ou criar caixinhas de natal.

E também de ordem profissional, como o PixDay, termo comumente usado por produtores de conteúdo que estimulam seus fãs a reconhecerem seus trabalhos.

"Temos uma cultura muito comovente de engajamento para causas urgentes, pontuais, mas podemos e queremos fazer mais. É isso o que pesquisas apontam e que queremos ajudar a alcançar com a facilidade do ChaPix" diz Tatiana.

Há 12 anos à frente da Benfeitoria com o marido Murilo Farah, a administradora foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2023, na categoria 'Destaques na Pandemia', ao ser ponte para o financiamento de mais de 7.000 projetos que impactaram 33 milhões de pessoas durante a crise sanitária.

O ChaPix é a primeira ação de aniversário da Benfeitoria neste ano. "É um passo importante de confiança no coletivo, embasado nesses 12 anos e nos mais de 500 mil apoios na plataforma", diz Tatiana Leite.

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