Programa busca negócios de impacto em mobilidade urbana

ImpactaMOB, da Artemisia e Fundação Grupo Volkswagen, oferece até R$ 300 mil para três soluções que ajudam a tornar o deslocamento mais democrático, acessível, seguro e sustentável

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São Paulo (SP)

Negócios de impacto que atuam com mobilidade urbana podem se inscrever para a segunda edição do ImpactaMOB, realizado por Artemisia e Fundação Grupo Volkswagen. O objetivo do programa de inovação aberta é identificar soluções com potencial de impacto e escala nesta temática.

O ImpactaMOB busca empreendedores que ajudam a tornar a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável.

A proposta é apoiar a implementação de projetos-piloto, com suporte financeiro de até R$ 300 mil distribuídos entre três negócios, acesso a mentores e especialistas e acompanhamento para o desenvolvimento das soluções.

Mobilidade urbana tem estreita relação com direito de ir e vir, autonomia, acesso a serviços públicos e qualidade de vida - Rubens Cavallari/Folhapress

Para participar, é preciso ter um negócio estruturado e em operação e com serviços voltados à população de menor renda. Também serão avaliados projetos capazes de gerar e mensurar seu impacto socioambiental e que tenham modelos financeiramente sustentáveis, entre outros critérios.

A mobilidade urbana é um desafio complexo e de alto impacto na sociedade, sobretudo por ser atividade essencial para que o cidadão consiga, no deslocamento, acessar oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação.

A iniciativa integra uma estratégia de fomento à inovação aberta via negócios de impacto por meio da parceria de organizações conectadas com mobilidade.

"Acreditamos que o empreendedorismo aliado à inovação possa ser uma via de contribuição para a resolução de parte dos desafios relacionados à mobilidade no Brasil", afirma Priscila Martins, diretora de Parcerias da Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social.

"A ideia é testar, validar e conectar soluções que apresentem efetividade com potenciais parceiros", completa.

A parceria chega à segunda edição após validar negócios inovadores em 2022, em uma estratégia de fomento à inovação aberta via negócios de impacto.

"Buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos", diz Vitor Hugo Neia, superintendente da Fundação Grupo Volkswagen.

"A parceria com a Artemisia fortalece nosso papel de investidor social privado à experiência de uma organização que é referência em impacto positivo."

As inscrições estão abertas até 10 de abril em artemisia.org.br/impactamob.

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