Fome de quê? TV Folha discute fome nas cidades brasileiras

Live acontece nesta quarta-feira (29), às 15h30, e debate insegurança alimentar urbana e desperdício de alimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas cidades do Brasil, apesar da oferta e variedade de alimentos disponíveis para consumo em restaurantes, padarias e prateleiras de mercados, mais da metade dos brasileiros (57,8%) vivem com algum grau de insegurança alimentar.

São mais de 105 milhões de pessoas que ou reduzem a qualidade da alimentação, com medo de faltar comida (insegurança alimentar leve), ou diminuem também a quantidade de alimentos ingeridos porque não há suficiente (insegurança alimentar moderada), ou ainda passam fome (insegurança alimentar grave).

A fome acomete 27 milhões de pessoas nos centros urbanos brasileiros, segundo dados da pesquisa da Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

A fome urbana contrasta com o desperdício de alimentos no Brasil, que coloca o país na décima posição entre aqueles que mais desperdiçam comida, gerando perdas de cerca de 30% da produção de alimentos no país.

Feira livre da ONG Orgânico Solidário, no projeto Colo de Vó, que atende avós em situação vulnerável no Jardim Pantanal, em São Paulo
Feira livre da ONG Orgânico Solidário, no projeto Colo de Vó, que atende avós em situação vulnerável no Jardim Pantanal, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Nesta quarta-feira (29), a Folha discute desse paradoxo entre fome urbana e desperdício de alimentos em uma live que reúne a nutricionista Aline Oliveira, coordenadora do programa Mesa Brasil no Sesc Itaquera, o empreendedor social Aziz Camali Constantino, criador do Orgânico Solidário, e Sergio Gusmão Suchodolski, ex-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e vice-presidente da VR Investimentos.

A live será transmitida pela TV Folha na quarta, às 15h30, e abordará as causas da fome urbana e algumas possíveis soluções para o problema, com mediação de Fernanda Mena, repórter especial da Folha.

A live faz parte do projeto "Fome de quê? Soluções que inspiram", a atual Causa do Ano da Folha Social+. A iniciativa, que traz a temática da insegurança alimentar para todas as plataformas do jornal, conta com o apoio da VR e da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.