Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64
Comentários dos leitores
Marcos Magella (2) 18/04/2008 19h31
Marcos Magella (2) 18/04/2008 19h31
SAO JOAO DE MERITI / RJ
Hora jà faz tempo que a nossa AMAZONIA està sendo vendida,são lotes e mais lotes são ingleses,americanos,chineses e japoneses.muitas coisas estão sendo ocultadas;e o passaportes deles são os indios atraves das O N G S.O general ele è subimisso ao seu superior mas não pode ser omisso com o nosso BRASIL a soberânia de um estado està ACIMA DE TUDO seja o que for ou seja quem for não existe duas constituicões uma constituicão.
Se os indios não quiser obedecer o estado vai ter que intervi não podem ferir o 1º art. fechando rodovias fazendo barreira e nem proclamar independencia.
Jà parou pra pensar o quanto sai de pedras preciosas daquele lugar, erva medicinais que são patenteada em outro pais.
HORA NÃO SOU CONTRA POLITICA DO GOVERNO MAS SOU CONTRA TUDO AQUILO QUE È INJUSTO PEDE UMA ENTREVISTA A UM OFICIAL ELE TEM MUITO PRA CONTAR.
5 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 18/04/2008 19h28
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 18/04/2008 19h28
Boa noite Rui Ruz Caputi. Muito correto seu comentário das 19h01 e só para acrescentar, antes de ser prova de patriotismo de nossos generais é bom lembrar que é um dever constitucional a defesa do território e da soberania nacional pelo Exército. Têm sim o direito de se manifestar e expor suas opiniões, muito mais que esses terroristas aposentados aboletados no poder. 25 opiniões
avalie fechar
Sergio Augusto Garcia (3) 18/04/2008 19h22
Sergio Augusto Garcia (3) 18/04/2008 19h22
INDAIATUBA / SP
"QUEM POUPA OS MAUS, OFENDE OS BONS (BONIS NOCET..., QUI MALIS PARCIT)"
Apoio integralmente e faço minhas as palavras do General Augusto Heleno. Parabéns, não podemos esmorecer nem entregarmo-nos a esta turba de meliantes comunistas que estão, cinicamente, utilizando-se da democracia para atingir seus fins espúrios e totalitários.
6 opiniões
avalie fechar
Marcos Magella (2) 18/04/2008 19h03
Marcos Magella (2) 18/04/2008 19h03
SAO JOAO DE MERITI / RJ
Olà!
gostaria de parabenizar a folha pela oportunidade,e desejo sempre interar a visão de um cidadão brasileiro.
13 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/04/2008 19h01
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/04/2008 19h01
Parabéns aos dois generais, que orgulhosa e corajosamente defendem nossa soberania absoluta sobre o territorio raposa serra do sul e outros.
Nada desse negócio de nação indigena, essa conversa me dá nauseas patrióticas. Nossos generais são bem informados, e como disse no post abaixo, é voz corrente pelo mundo que a amazonia se trata de area de proteção internacional. É sim uma area de proteção, e muito bem protegida no que concerne a nossa parte. Nós brasileiros somos seus legais, legitimos e absolutos donos.
Area contínua de demarcação é anti estratégica, temos que marcar nossa presença lá com vilas agrovilas, quarteis, como tem se dado naturalmente. É um avanço natural de colonização, um parente puxa outro, e assim vamos mantendo e ampliando nossa presença. Agora salvaguardar uma area de tamanho maior que o estado de Alagoas, e entregar tudo isso a meia duzia de brasileiros de pele avermelhada. È um sinal de burrice, e atraso antropologico que desafiam a qualquer trabalho de colonização.
Nossos militares são profundamente gabaritados nessa arte de soberania e proteção. Acho que eles deveriam sim, era falar mais ainda, e com mais frequencia do que se tem ouvido. O MST pode tumultuar, o Stédile manda o governo tomar vergonha na cara. Por que amordaçar nossos verdadeiros irmãos e companheiros de armas? Que falem os generais! São brasileiros tanto quanto qualquer outro de nós civis.
36 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/04/2008 18h20
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/04/2008 18h20
Tenho um parente que mora nos USA, e em recente visita, ele me mostrou um livro didático de seu filho sobre geografia. Pensei, mas por que estaria ele me monstrando um livro da 2 série colegial. Para minha surpresa ao abrir o dito cujo, no mapa do Brasil, consta toda a area da amazonia, como area de proteção internacional. Aquilo me fez cair o queixo, ele já me havia dito isso antes, mas agora com meus olhos eu presenciava.
Nossos militares tem completa razão de estarem lutando pelo controle de nosso território. Essa amazônia é só nossa e não compatiremos com mais ninguem! Nós a estamos ocupando, mas faltam muitas ações de concretude para de fato a controlarmos. Temos alí riquezas incalculáveis, e que muitas nações anseiam. Agora com o nosso advento como super potencia, temos que marcar nossa presença ainda mais e de forma muito mais clara. Os quarteis devem ser multiplicados, as agrovilas, os povoados. Nosso governo deveria fazer uma planificação dessa ocupação. Esse negócio de lotear a amazonia é algo antipatriotico, nosso povo tem que ser incentivado a fazer essa ocupação. Temos muita gente com capacidade, coragem e animo para isso.
29 opiniões
avalie fechar
Ernesto Lancia Caldas (92) 18/04/2008 18h15
Ernesto Lancia Caldas (92) 18/04/2008 18h15
Consegue-se mentir algum tempo para alguns, mas não se consegue mentir o tempo todo para todos. Prova disso é que o Inércio Lula da Silva acabou mostrando a sua verdadeira face ao vetar, (Se bem que ele quer jogar a responsabilidade nas costa da corrupta câmara) benefícios aos aposentados brasileiros, mas não falou uma palavra sequer contra o auto-aumento concedido pelo seu "cumpanheiro" Chinaglia a seus corruptos pares. Quer que seu ministro de defesa puna um seu general que está preocupado com a situação caótica e perigosa em nossa fronteira com a Venezuela. Mas não fala nada a seu ministro da justiça e o da reforma agrária para que se tome uma atitude contra o MST e outras facções terroristas implantadas no meio rural. É simplesmente covarde em todas as suas atitudes. Enquadrar um general, patriota, é fácil em face da formação moral que ainda desfruta o militar brasileiro. Enquadrar o MST é complicado, afinal um governo sem ética e sem moral não tem como enquadrar um movimento também amoral. 18 opiniões
avalie fechar
Carlos Magno Borges (3) 18/04/2008 18h05
Carlos Magno Borges (3) 18/04/2008 18h05
Senhores,
Estava na hora de alguém bater na mesa e demonstrar a insatisfação quanto a forma como tem sido conduzida a questão indigena.
Direito eles possuem e isso não se questiona.
O que não é aceitável, é ver estrangeiros querendo interferir na soberania do pais para proveito próprio. Que deem pitaco no pais deles, vá lá, mas no nosso não.
Não aplaudo a ditadura, mas reconheço que da forma como nosso pais tem sido tocado, falta mão de ferro.
O desmando esta generalizado e as políticas públicas, são meras perfumarias.
Ao meu ver o General falou pois tem respaldo de seus pares, caso contrário, não é postura única de caserna.
Que os governantes atentem-se para isso, visto que, esse poder ainda existe e pode agir para preservar a soberania e o direito de sermos respeitados pelo Mundo de uma forma geral.
Quero crer que essas colocações tenham sido avisos e que merecem ser averiguadas e tratadas de forma contundente.
14 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 18/04/2008 18h05
andre messias (180) 18/04/2008 18h05
Concordo com o Sr. Floriani quando diz:Há uma enorme hipocrisia nesta conversa de integrar o índio à sociedade brasileira(...)Quando o Brasil foi descoberto havia seis milhões de índios, hoje não chegam a quatrocentos mil.Um genocídio permanente que já dura mais de quinhentos anos.Pra complementar o que ele disse,esse genocídio,começou quando tentaram canonizar os coitados na marra(alí já começou essa diminuição indígina)Hoje essa canonização mudou de nome,se chama"burrocrácia política.UM ABRAÇO!!! 35 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1815) 18/04/2008 17h18
Carlos Lobitsky (1815) 18/04/2008 17h18
BRASIL ANTES DOS BRANCOS ÉRA DOS INDIOS E SÓ DOS INDIOS.
Invasores aqui somos nós.
Mas temos que conviver.
Os indios infelizmente, são hoje pouquissimos.
Porem concordo é terra demais.
QUE DESSE 50 FAZENDAS PARA CADA 10MIL INDIOS ESTAVA BOM, 200 indios por fazenda.
Agóra a quantidade de térra é extremamente grande, maior e varias vezes maior que o estado de Alagoas.
Brasil é um país de todos até de nossos irmãos indios.
Mas temos que ter terras para plantar por pessoas, não por grileiros e posseiros, estes tem que estar presos e não sair mais.
PT
161 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Elias de Souza (33) 18/04/2008 16h44
Reinaldo Elias de Souza (33) 18/04/2008 16h44
Os militares estavam com a razão quando combateram os terroristas que queriam implantar o socialismo no Brasil nos anos 60, a história provou isso, quer queiram ou não; e estão certos novamente nessa questão indígena, do jeito que está um naco de Roraima não pertence mais ao Brasil 49 opiniões
avalie fechar
rui machado (51) 18/04/2008 16h23
rui machado (51) 18/04/2008 16h23
A demarcação continua da reserva indigena raposa serra do sol em Roraima,pelo que tenho lido, não interessa,nem a indios,nem a arrozeiros,nem á população de Roraima de uma forma geral,e muito menos ao Brasil como um todo.
A cada dia que passa aumentam as denuncias de indios e outros elementos,treinados em tecnicas de guerrilha,por individuos venezuelanos e ou colombianos.Está mais do que evidente,o interesse de potencias estangeiras pela Amazonia,e em particular por Roraima,interesse esse, sempre camuflado pelo argumento da preservação ambiental.As denuncias sobre a existencia de reservas indigenas, onde não é permitida a entrada de brasileiros,e no entanto, americanos,japoneses e europeus,transitam normalmente sem qualquer impedimento,pipocam diariamente nos jornais e na internet.
Sendo assim gostaria de obter resposta para as seguintes perguntas:
Nos paises limitrofes,tais como a Venezuela,não é necessário preservar a Amazonia?
Se na Venezuela,do outro lado da fronteira,os indios vivem como cidadãos venezuelanos que são, e a entrada de outros cidadãos venezuelanos em suas areas é permitida,porque no Brasil tem que ser diferente?
O Ianomamis brasileiros e venezuelanos,têem culturas e linguas diferentes?
Só é preciso preservar a lingua e os costumes dos indios que vivem no lado brasileiro?
Se a propria população e a maioria dos indios são contra,porque o pessoal de Brasilia e as Ongs de padres e estrangeiros,insistem na divisão?
Porque só os arruaceiros,aprendizes de terroristas,CPT,MST e similares, insistem e apoiam a divisão?
É uma demarcação de terras ou uma divisão do país?
Se quem entende de segurança nacional são os militares,e os militares são contra,porque ninguém os quer ouvir?
Que interesses ocultos,existem por trás desta divisão do estado e da Amazonia?
Teria ainda muitas outras perguntas...Aguardo respostas .
36 opiniões
avalie fechar
Bruno Machado (1) 18/04/2008 15h11
Bruno Machado (1) 18/04/2008 15h11
CAMPO GRANDE / MS
Precisaria + de 1500 letras para descrever o e-mail q recebi em fevereiro, de uma amiga q passou num concurso publico em RR, portanto postarei apenas trechos. "...existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena Waimiri Atroari por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios. Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Se você quiser montar um empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí camu-camu, medicinais, ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia... Pergunto inocentemente às pessoas; porque os americanos querem tanto proteger os índios. A resposta é a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animais e vegetais, da abundância de água são extremamente ricas em ouro, diamante, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO. A muito é conhecido q as escolas nos EUA ensinam em seus livros de geografia q a Amazônia ñ é brasileira, segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas. Queria dizer q escutem o q o exército e a PF tem a dizer sobre o assunto e tomem providencias antes que seja tarde d+ 25 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 18/04/2008 14h21
josé reis barata barata (3562) 18/04/2008 14h21
Para Presidente?
-Não, não chegaria a tanto, não foram preparados para isto e necessitariam de civis para assessorá-los.
Para o Ministério da Defesa sim e já o General Augusto Heleno ou qualquer outro, inclusive da reserva, que, como ele, demonstre possuir o real e verdadeiro entendimento de seu dever constitucional que não lhe veda, pela só condição de militar, o direito de opinião e de agir em defesa da Lei e da ordem, mormente em conjuntura onde estas estão ostensivamente flexibilizadas e banalizadas.
Não consigo entender por que escolher sempre juristas e civis para este ministério?
Será:
-porque os militares têm na Lei e na ordem elementos vitais para a Instituição?
-porque um jurista tem mais facilidade em argumentar com a Lei embaixo do braço?
-porque um civil os afasta da Presidência ? Qual o receio? Quem deve recear fuzil é marginal e não Presidente: Chefe Constitucional supremo delas, das FA.
-porque para Defesa Nacional é conveniente que disso eles nada entendam? O currículo dos ministros que por lá passaram não contempla sequer o serviço militar inicial obrigatório.
-porque é difícil e desagradável olhar de frente, tête-à-tête, a quem incumbe por dever constitucional à defesa da Lei e da ordem?
"Sei lá, não sei
Sei lá, não sei
Não sei se toda beleza
De que lhes falo
Sai tão somente do meu coração".
86 opiniões
avalie fechar
sydney zucchini (73) 18/04/2008 13h27
sydney zucchini (73) 18/04/2008 13h27
Até quando nossos honestos e sofridos militares vão aguentar este revanchismo vergonhoso, com indenizações absurdas a todos os banidos deste país, e que hoje estão de volta, e pior ainda, no comando. É o máximo das distorções que se pode tolerar! 26 opiniões
avalie fechar
Ernesto Lancia Caldas (92) 18/04/2008 12h35
Ernesto Lancia Caldas (92) 18/04/2008 12h35
Sr. Daniel Macedo.
A Academias militares brasileiras, AFA, AMAM, e a da Marinha, incorporam em seu quadro de aluno todo ano em torno de 100 cadetes que no decorrer do curso vão sendo reduzidos por conta de desistências, impedimentos diversos, saúde, insuficência fisíca e intelectual, etc. Desses 100 iniciais cerca de 20% e até menos, acabam o curso, recebendo então o direito ao oficialato. Desse total apenas o Nº01, ou seja, aquele que teve em todo o curso ( 4/5 anos) as melhores notas em todas as matérias, terá a possibilidade de alcançar o generalato (Brigadeiro, na Força Aérea, General no Exercito e Almirante na marinha) e assim mesmo se houverem vagas em aberto. Em assim sendo, abre-se apenas uma vaga para o generalato a cada ano, na melhor das hipóteses. Os outros, se continuarem na carreira, alcançam outros postos da herarquia militar. Priorizando sempre, melhores notas, postos mais altos.
Espero ter sido claro e objetivo. Saudações.
14 opiniões
avalie fechar
wilson flores (14) 18/04/2008 11h44
wilson flores (14) 18/04/2008 11h44
A questão dos índios no brasil é preciso que modificam a politíca para os indios de maneira que os poucos que tem seja protegidos mesmo porque hoje já estão se evoluido culturalmente e intelectuamente mas tem muitos brancos levando vantagem em negórcios com indios mas acontece que o governo Lula não mexe em nada polêmico porque não lhe rende popularidade ele vagoriza da sua popularidade que na maioria vei de politica anteriores que aliás ele criticava ante de ser gorverno como as privatizacões a politica econômica criação do real que ele disse que era eleitoreira e que hoje é umasdas moedas mais forte do mundo a imprensa da muito mole para o Lula parece que tem o rabo preso é preciso que seja mais independentes eu não sou político não sou feliado a ninguem mas énecessário que seja dito que o mérito da estabilidade seja creditado a Itamar Franco, FHC que manteve a estabilidade por dez anos dando tempo para as Empresas se planejar modernizar e capitalizar coisas que antes eram imposivel e hoje ninguem se lembra e que é importante para a historia do Brasil. 15 opiniões
avalie fechar
Pedro Luiz da Silva (1) 18/04/2008 10h53
Pedro Luiz da Silva (1) 18/04/2008 10h53
IPATINGA / MG
Gostaria de entender a postura de nosso presidente quanto aos comentátios do Gerenal do Exercito, ao invés de pedir explicações ao Gerenal ele deveria estar buscando com o mesmo melhores informações sobre o assunto, pois tenho certeza que este Gerenal já vivenciou a real situação de tribos na Amazonia. Informações estas que seriam importantes para o governo adotar posturas e diretizes com assuntos relacionados a politica indigena do Pais. Tenho orgulho de ser um brasileiro nato, mas nossa politica precisa mudar e começar a ouvir todos os pontos de vista de uma determinada situação. Acostumamos a dar mais ouvidos as integrantes de grupos como, MST, ONG's, Forças Sindicais que buscam apenas a promoção pessoal, a dar ouvidos aos Brasileiros que estão nas frentes de batalha do dia a dia de nossa nação como nossos Gerenais, presidentes de grupos empresariais. 26 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (473) 18/04/2008 10h23
Yvonne Ferreira (473) 18/04/2008 10h23
Tenho certeza de que estou extrapolando meus comentarios não estam sendo publicados. 24 opiniões
avalie fechar
Hélio Barroso (2) 18/04/2008 10h04
Hélio Barroso (2) 18/04/2008 10h04
Lendo os comentário do Antônio João Jardim vê-se nitidamente uma pessoa desprovida de patriotismo ou seriedade. São pessoas como ele que, por exemplo, por estarem filiadas ao partido do governo recebem funções chaves no governo e fazem estas verdadeiras atrocidades com a nação por total desconhecimento e incompetência. Tenho certeza, meu caro, que você deve estar mais preocupado com o seu salário do que os militares do exército, que possuem os piores da carreira do estado e tenho certeza também que você não vai querer morar nos pelotões de fronteira sujeito a perder a sua família por doenças tropicais e a não ter nenhum conforto. Prefere ficar sentado na frente do seu computador e ar-condicionado falando besteira. Sabia que as unidades do Exército na Amazônia tem instalações para outros órgão do governo e que ninguém foi para lá? Deixa de fazer comentários sem conhecimento de causa e vá ser um pouco mais patriótico. Nunca deve ter visitado uma reserva indígena na Amazônia. Vivem em volta do Exército, pois são os únicos que verdadeiramente o apoiam. É uma ofensa uma pessoa que faz comentários como você citar uma das maiores personalidades que este país já teve que foi Rondom. Mas, tudo bem! Eu sei que pessoas como você causam todos estes problemas e muitos outros. Estude mais e pare de falar menos besteira. Os leitores não merecem isto. Um abraço 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página