Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos
Comentários dos leitores
Sudeste/ sudestino (146) 02/06/2008 10h37
Sudeste/ sudestino (146) 02/06/2008 10h37
A pergunta do New York Times "De quem é a Amazônia afinal?, poderia ser respondida por outra pergunta: De quem é o Texas, o Alaska, a Califórnia, o Novo México, o Nevada, o Utah, o Arizona, o Hawai, porque são todas regiões anexadas ao território americano, quer por compra, quer por guerra.
O alaska foi anexado aos EUA por compra à Rússia que estava endividada e os americanos aproveitaram a oportunidade.
O Texas, a Califórnia, o Novo México, o Arizona, o Utah, o Nevada foram roubados do México através da guerra. Essas áreas correspondem à metade do território mexicano. Afinal a quem pertence essas áreas? ao México ou aos EUA? E olhe que isso não tem muito tempo, aconteceu em 1846, tem somente 162 anos.
A anexação do Texas começou com a compra de terras, que eram muito baratas, pelos americanos (esse filme está acontecendo aqui, agora) que provocaram uma revolução e declararam a independência do Texas em 1836 (a mesma coisa querem fazer com os índios aqui no Brasil, nem chamam mais de tribo, mas de nação) e em 1845 o Texas foi anexado formalmente à nação americana.
Com o pretexto de combater o banditismo (esse filme pode acontecer aqui, sob o falso pretexto de proteger a floresta e os índios) na fronteira, os EUA declararam guerra ao México em 1846, tomando os Estados de Utah, Nevada, Califórnia, Arizona e Novo México.
Tentaram tomar a Nicarágua em 1855, em 1898 anexaram o Hawai.
Fomentaram uma guerra civil na Colombia e a dividiram em dois países: Colombia e Panamá..
8 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 02/06/2008 05h47
luiz dias (418) 02/06/2008 05h47
EXCELENTE A IDÉIA DE MINC PARA REFLORESTAR A MATA
CARO MINC,
ESSE HUM BILHÃO DE REAIS QUE O SR. ANUNCIOU QUE O CONSÓRCIO LULA DE GOVERNO DARÁ AOS AGRICULTORES QUE DESMATARAM A FLORESTA, PARA QUE A REFLORESTEM DE NOVO, COM CERTEZA, É DINHEIRO DOS BOLSOS DE BRASILEIROS QUE TRABALHAM PARA SUSTENTAR BRASÍLIA.
FICAMOS, TODOS IMAGINANDO A FILA DE CORRUPTOS, COM CERTEZA, MAIORIA POLÍTICOS, PARA METEREM A MÃO NESSA GRANA, COM SUPOSTA PROMESSA DE REFLORESTAR O QUE CRIMINOSAMENTE DEVASTARAM, COMO EXEMPLO ESTÁ O GOVERNO DE MATO GROSSO, AQUELE DOS 27 MIL BOIS DO ALTO TOCANTINS, DA TURMA DO SARNEI, ETC.
JÁ ESTAMOS VENDO PARA ONDE VAI A GRANA, OU O SR. IMAGINA QUE NESSA FILA DO HUM BILHÃO ESTARÁ ÍNDIO, OU O HOMEM DO CAMPO ?
QUER DIZER QUE O CARA , MAIORIA POLÍTICO, COMETE UM CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, SONEGA IMPOSTO, E AINDA RECEBE UM PRÊMIO EM DINHEIRO DA GRANA DOS NOSSOS IMPOSTOS ?
ISTO É DEMAIS PARA NÃO DIZER O FIM.
JÁ DEVE TER GENTE METENDO FOGO NA MATA PARA AVANÇAR NO DINHEIRO. ASSIM NÃO DÁ.
17 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 02/06/2008 05h39
luiz dias (418) 02/06/2008 05h39
O BRASIL QUE LULA IMAGINA NO MEIO AMBIENTE.
O PRESIDENTE LULA DIZ QUE NÃO ADMITE PALPITES DE GOVERNOS ESTRANGEIROS À POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE NO BRASIL.
PRIMEIRO LUGAR, GOSTARÍAMOS DE SABER, NÃO É, QUAL A POLÍTICA DESSE CONSÓRCIO DE GOVERNO LULA PARA O MEIO AMBIENTE ?
O QUE FEZ ATÉ HOJE NA DEFESA DO VERDE, NÃO SOMENTE DA FLORESTA AMAZÔNICA, MAS, POR TODO O VERDE DE MATAS QUE AINDA RESTAM EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS.
O QUE FEZ PELAS ÁGUAS, RIOS, NASCENTES, PRESERVAÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI, ETC.
NADA. NADA VEZES NADA.
ALIÁS, O SEU CONSÓRCIO DE GOVERNO NEM SABIA QUE MILIONÁRIO EUROPEU ESTÁ INVADINDO, NÃO COMPRANDO, DENSAS ÁREAS NA FLORESTA AMAZÔNICA.
PERGUNTO AO GOVERNO LULA:
QUEM VENDEU ? QUANTO CUSTOU ? O INCRA, A RECEITA FEDERAL, NADA SOUBERAM ?
E A PREFEITURA, O ESTADO ONDE FICAM AS TERRAS, TAMBÉM NADA SOUBERAM ?
ALIÁS, COM TODOS OS MÉRITOS PELA BRAVURA, MAS, MARINA SILVA NADA CONSEGUIU DE AVANÇOS AO MEIO AMBIENTE, DADAS AS INVESTIDAS DA TURMA DO LULA, DAS OLIGARQUIAS QUE O CERCAM, DO GOVERNO DE MATO GROSSO COMO EXEMPLO.
E INDICA UM MINISTRO, COM TODO RESPEITO À POSTURA QUE VEM SENDO ADOTADA, NÃO CONHECIA, AINDA NÃO CONHECE A FLORESTA AMAZÔNICA.
PORTANTO, QUEM NÃO TEM PROJETO PARA O MEIO AMBIENTE, É MELHOR CALAR-SE A DAR CUMPRIMENTOS OU BOM DIA À CAVALO.
7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 01/06/2008 23h56
Eduardo Velasco (271) 01/06/2008 23h56
NOSSO GRANDE TAIOBA CHEFE FALOU:
"É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas."
1. O MUNDÃO LÁ FORA QUEIMOU 70%, AGORA É A NOSSA HORA DE QUEIMAR TAMBÉM OUTRO TANTO.
2. DAÍ QUE A RESPONSABILIDADE DELES É IGUAL A NOSSA: QUEIMARAM "X", VAMOS QUEIMAR A NOSSA COTA TAMBÉM, ORA. O HOMEM JUNTA DUAS IDÉIAS, METE A PALAVRA RESPONSABILIDADE NO MEIO MAS NÃO PERCEBE A BURRICE.
3. AVISARAM A RECEITA FEDERAL QUE O "POVO" BRASILEIRO É "... índios, os seringueiros, os pescadores..."?
4. VOCÊ JÁ IMAGINOU A CRISE QUE ESSE ALOPRADO VAI SOFRER O DIA QUE ELE NÃO TIVER MAIS UM PALANQUE [IMPRENSA] PARA PUBLICAR ESSAS DIARRÉIAS MENTAIS!!!
Abraços arrependidos!
Eduardo Velasco
Natal/RN
24 opiniões
avalie fechar
EDUARDO COSTA (27) 01/06/2008 22h40
EDUARDO COSTA (27) 01/06/2008 22h40
O Brasil deve dar menos importancia ao que publica o NYT e mais a politicas efetivas para ajudar a populacao da Amazonia como os ribeirinhos ao longo dos rios, populacoes nas fronteiras, mais apoio logistico as forcas armadas em suas acoes sociais na regiao junto as comunidades inclusive indigenas, ter um maior controle sobre tanta"evangelizacao internacional" na area e maior apoio aos campus avancados em cidades do interior que algumas universidades mantem entre outras coisas. Nao fui eleitor do Presidente Lula ,mas parabens a ele por dizer o que pensa. 24 opiniões
avalie fechar
adão nereu barbosa (206) 01/06/2008 18h25
adão nereu barbosa (206) 01/06/2008 18h25
Além de não admitir palpites de paises poluidores, em relação da Amazonia, Lula deveria cuidar melhor dela. Uma das formas de fazer isto, seria não permitir que grandes conglomerados internacionais ou mesmo milionários estrangeiros, comprassem grandes extensões de terra. Mas pelo que vejo, Lula tem uma postura frente às câmaras e uma política de gabinete. Fosse diferente, não teria nomeado, Mangabeira Hunger, como o coordenador do Plano da Amazonia Sustentável.... Como se pode entregar reserva estratégica tão importante do nosso país, há um home que declara completa ignorância em relação ao que vai cuidar. Lula, com isto, repete o erro de governantes cariocas e da própria política urbana das décadas de 50,60 e 70.
Foi por ignorar a importantes de morros no rio, e da áreas varzinas, em grandes centros como São Paulo, que hj o Estado e a Sociedade pagam um alto preço pela segurança pública e saneamento básico. Lula bravata, não muda a história de um país. Ações concretas e responsáveis, sim
7 opiniões
avalie fechar
Antonio Bispo (3) 01/06/2008 17h32
Antonio Bispo (3) 01/06/2008 17h32
Cuidemos do que é nosso

Agrada-me a forma como o presidente Luis Inácio Lula da Silva tem respondido ao discurso falacioso e mal intencionado da comunidade internacional, quando se refere a floresta Amazônica como sendo um patrimônio mundial. Convêm que não apenas o presidente mais todos os brasileiros se insurjam contra esse pensamento, que, a cada dia toma corpo.O congresso nacional precisam deixar de dormitar, liberta-se da inércia, fruto das constantes obstruções descabidas e apaixonadas, e começar a perceber o que esta acontecendo, lá fora em relação ao Brasil, principalmente, no que tange a floresta amazônica. È obrigação de todos nós, autoridades e sociedade civil, fazer valer a nossa soberania, a qual não foi escrita a lápis para ser apagada por qualquer borracha. Ao contrario, foi escrita com sacrifícios e lutas que borracha alguma apagará. Façamos ver que o Brasil não é nenhum Iraque... Somos um país com cerca de oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados; Uma população próxima dos duzentos milhões de habitantes; com todo potencial para ser, em pouco tempo, uma grande potencia. Espero que esses estrangeiros intrometidos deixem que os brasileiros cuidem dos problemas do Brasil, principalmente da nossa grande floresta, pois somos suficientemente competentes para isso.
24 opiniões
avalie fechar
José Alberto (305) 01/06/2008 16h48
José Alberto (305) 01/06/2008 16h48
Olha que de vez em quando também não posso dizer que é verdade mas esperamos que sim Lula diz coisas que condizem com a verdade, estou dizendo sobre as dua reportagens da Folha,pô Lula se vc for mais consciente como cidadão e cobrar e fazer mais pelo povo brasileirouma das linhas a seguir com certeza dizer bem de uma ex ministra, veria que São Paulo e outors estados entederiam sua linguagem.... 15 opiniões
avalie fechar
Carlos Lima (35) 01/06/2008 12h00
Carlos Lima (35) 01/06/2008 12h00
concordo com humberto, esse negocio de aquecimento global é tão grave, porque os paises ricos não começam dando exemplo e reflorestando?
pra mim isso é protecionismo, querem manter os paises em desenvolvimento sempre como dependentes, o brasil vive um momento talvez único de explodir e trazer riqueza e prosperidade para sua nação e os gafanhotos querem nossos recursos, auto dependencia significa menos $$$ para eles, significa uma ameaça, apoio a policita de desmatamento consciente, o pais precisa tirar seus 47 milhões de pessoas da miséria.
vamos usar o que a terra nos deu como maior presente, a fertilidade.
creio que se fizemos como maringá e outras cidades estão fazendo, teremos menos gases na atmosfera, começando pela plantação em todas as residências de uma arvoré e mudanças de hábitos em algumas coisas, serão suficiente para resolver o problema, mas isso tem que ser a nivel global.
um pais não pode mudar o mundo, mas todos podem e o que me revolta é que culpam o brasil como se a culpa fosse dele.
24 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 01/06/2008 11h49
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 01/06/2008 11h49
O caso é simples, todos os recursos minerais não explorados estão aqui na amazonia legal, precisamos ser ecodesenvolvimentas, enão ecoburros, criar parques, mas com autorização para exploração mineral, ou de suas reservas minerais, precisamos também maior celeridade na aprovação de projetos de manejo florestal sustentavel, pois a falta deles é que leva o madeireiro a comprar madeira ilegal, que hoje realmente não compensa, pois quem trabalha legalizado tá ganhando mais dinheiro, mas como trabalhar honestamente, se eu como exemplo tenho uma LAU, protocolada a mais de 60 dias e nem começou a andar AINDA, é essa equação que precisamos resolver, tem projeto mas não se aprova, o madeireiro,, vai comprar na ilegalidade, é o chamado estado de necessidade. 27 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 31/05/2008 18h38
Humberto Alves de Souza (134) 31/05/2008 18h38
Eu apoio a declaração de Lula que disse não aceitar palpites de países que já desmataram tudo e são responsáveis por 75% da poluição industrial do mundo e que vêm aqui dar pitacos sobre a amazônia. Concordo com Lula e sugiro que dêem uma olhada no Google Earth, nos EUA e Inglaterra para ver se têm santuário ecológico intocado lá. Tudo cultivado, uma beleza, eles cada vez mais ricos e enganando os bestas latino-americanos com essa cantilena de aquecimento global.
Se existe mesmo aquecimento global, que a Inglaterra e EUA dêem o exemplo, reflorestando suas áreas agrícolas, o que acontece é o contrário, eles estão aumentando sua áreas agrícolas e terão este ano um lucro líquido de 92,3 bilhões de dólares, segundo um jornal de lá.
Outra coisa, milho, soja, cana-de-açucar, dendê, capim são vegetais, respiram igualmente à árvores e produzem riqueza para o país.
35 opiniões
avalie fechar
Alessandra Mahé (4) 31/05/2008 15h25
Alessandra Mahé (4) 31/05/2008 15h25
BELO HORIZONTE / MG
De quem é a Amazônia? Nenhum Estado toma para si e nem pretende tomar para todos um território pertencente a um Estado soberano como o Brasil. Estou cansada de ouvir esse "Discurso de Ingerência" no plano internacional ameaçando nossa biodiversidade ou estabelecendo condutas de tráfego de interesses, biopirataria e ONG's com terceiras e quartas intenções! Nunca é demais lembrar da resposta que o Senador Cristóvan Buarque deu em 2007 a um repórter americano durante um debate sobre a internacionalização da Amazônia "(...) por que não internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro (...) Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos (...). Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. (...) Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil". 7 opiniões
avalie fechar
Lucas Freitas (77) 31/05/2008 15h09
Lucas Freitas (77) 31/05/2008 15h09
Quando que FHC falaria nesse tom?!
ESSE LULA É BOM MSM......
35 opiniões
avalie fechar
Alessandra Mahé (4) 31/05/2008 14h56
Alessandra Mahé (4) 31/05/2008 14h56
BELO HORIZONTE / MG
Espero sinceramente que não seja mais um discurso político! O recado está dado. Agora precisamos de atitudes concretas e que estas políticas ambientais sejam coerentes para proteção e conservação de nossas florestas e principalmente respeitando a realidade de suas localidades. Não se pode colocar a Amazônia numa bolha e retê-la. O Desenvolvimento Sustentável, os conceitos e princípios dele decorrente, estabelece meios de associar sistema econômico e sistema ambiental de modo ser possível uma economia do meio ambiente que unidos podem suceder políticas ambientais racionais e justas. Existem milhares de projetos neste contexto engavetados no Congresso... O mais importante é que hoje esperamos resultados positivos das tais políticas "Lulambientais", mesmo que para elas o Exército fique de plantão nas fronteiras e a diplomacia afiada à responder quaisquer "discurso de ingerência" no plano internacional. Enfim, desejamos não serem essas condutas políticas de um governo, mas que sejam perpetuadas e aperfeiçoadas no decorrer dos tempos. Essa é nossa responsabilidade intergeracional! 7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h14
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h14
"...Para comprovar o que você disse, qualquer pessoa pode acessar o Google Earth e ver... os EUA do Al Gore se têm florestas. Não, é tudo um mosaico de agricultura e eles cada vez mais ricos mandando no mundo e os "ecologistas" emigrando para lá para fazerem os serviços humilhantes que eles não querem fazer e depois serem confundidos por terroristas e mortos."
Por que a pessoa não pensa um pouquinho antes de postar? (A) o Google não mede densidade florestal. O máximo é o articulista usar o "olhômetro". (B) A maior parte das casas lá é de tijolo ou madeira? Pinus! Vem tudo de lá e do Canadá! Plantam e replantam! (C). "Mosaico de agricultura"... E isso é ruim? Iowa é só agricultura. Coitadinhos! Morrem de pena desse montão de árvores por aqui! (D) O sujeito sai daqui para lavar prato lá porque aqui... Quanto preconceito!
24 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 31/05/2008 10h43
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 31/05/2008 10h43
nem se devia esperar outra coisa do presidente, nós somos soberanos, temos que ser fortes, por que aos fracos a história mostra o caminho do fracasso, e no nosso caso é a perca da amazonia, para A BAMBILANDIA DOS ONGS, e seus patrocinadores internacionais, segundo ponto, me ensinem aí especialistas como faço para aprovar meu projeto de manejo de uma área que ñunca tirei ou deixar tirar uma arvore, esperando pela legalidade, já estou cansando de esperar , acho que vou derrubar e plantar capim, ser honesto não compensa, 17 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 31/05/2008 08h44
Humberto Alves de Souza (134) 31/05/2008 08h44
Gostei Lula! Você tem toda a razão. Para comprovar o que você disse, qualquer pessoa pode acessar o Google Earth e ver a Inglaterra do Príncipe Charles, e os EUA do Al Gore se têm florestas. Não, é tudo um mosaico de agricultura e eles cada vez mais ricos mandando no mundo e os "ecologistas" emigrando para lá para fazerem os serviços humilhantes que eles não querem fazer e depois serem confundidos por terroristas e mortos. 24 opiniões
avalie fechar
Maria Dirce Cordeiro (70) 30/05/2008 23h16
Maria Dirce Cordeiro (70) 30/05/2008 23h16
Como a floresta ja esta infestada por estrangeiros que compraram terras legalmente, por isso que os Usa não respeita que a floresta fique com os brasileiros e falam da internacionalização, pois com essas vendas para os estrangeiros praticamente esta internacionalizada!!!!!Q!uem sabe agora com o Brasil tendo respeito do mundo, e a política do MInc tudo volte dantes no quartel de abrantes!!!!!! 24 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/05/2008 22h25
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/05/2008 22h25
A AMAZONIA CONSISTE EM APROXIMADAMENTE 5.000.000 KM2, OU SEJA, 500.000.000 HECTARES QUADRADOS (HA2).
Dividindo-se 5.000.000 km2 por 190 milhões de habitantes dá aproximadamente a cada um dos brasileiros uma area de 26.300m2.
Portanto 26.300 m2 é a area aproximada a que cada brasileiro tem direito a essas terras. Sendo eu uma família de 5 pessoas teríamos cerca de 131.000m2. É muita terra para cada brasileiro, imaginem os senhores um terreno de 600m x 220m. mais ou menos isso.
7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 21h54
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 21h54
A comunidade mundial deveria... [e] ... deveriam pagar... e incentivar ... e pararem de .... Devemos perguntar tb a quem pertence o Alasca?. Vamos admitir, por obra e graça de 1 mudança generosa no DNA ético do ser humano e todas as nações fizessem como o leitor acima sugere: fizessem isso, parassem aquilo, comprassem tal, investissem acolá, etc., imagine a 'sem graceza' desse mundo: um fla-flu e todos se abraçando e jogando pétalas uns nos outros! Um mundo ídilico...sem graça. Agora, quer outra 'sem-graceza' maior? Vamos invadir o Alasca ou compra-lo (não querem tomar a Amazonas?). Vamos declarar que ele é nosso c/o os 'outros' declaram a Amazônia deles. Pense bem: qual é a graça? Vamos mais. Admitamos que os EUA digam: 'podem ir lá, é de voces!'. O que vc acha que faríamos? A questão é que, qdo alguem diz, 'eles querem o nosso (Amazonas), vamos pegar o deles (Alasca)', como foi sugerido, a gente não teria quase nada a fazer lá! Se aqui a gente toca fogo em tudo e os outros estão dizendo, 'deixa a gente tomar conta que estragaremos menos', o que é que 'nóis iria fazê lá no Alasca, cûmpade?' Resposta: 'Uai, sô, eu acho que a mêma coisa que nóis faiz aqui, né!' Sim, pergunta o outro: "Nada! A gente inventa um jeito de tacá fogo em gelo lá. E o que sobrá a gente dá pros indiu como reserva." Moral da história: se vc defende o que não sabe construir, não reclame se os outros podem desejar o que é seu. Ou, a fobia é a mãe da burrice e o pai da negligência.
Eduardo Velasco
50 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página