Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/05/2008 21h12
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/05/2008 21h12
É bem possível que esteja errado, antropologicamente falando, mas a meu julgamento, penso que os nossos índios estarão mais protegidos vivendo isolados de nós brancos. E quanto mais distantes permanecerem maior será a preservação da selva efetuada por eles mesmos.
A ganância, o lucro, o egoismo, o amor ao dinheiro é coisa de nós brancos, ditos civilizados, cultos, e às eruditos.
Na sociedade silvícola esses valores não existem, vivem no mais perfeito comunismo, que o branco até hoje jamais chegou perto, e nunca atingirá esse patamar de organização social das aldeias.
Eles tem seus usos e costumes, nada escrito, mas tudo funcionando na mais perfeita harmonia e conexão.
Temos aqui um calhamaço de leis, e a justiça cada dia mais tardia, menos eficiente.
Temos que aprender com nossos irmãos pele vermelha e ´pés descalços, que vivem isolados. Eles são os verdadeiros ecologistas, preservadores, esses sim amam a terra, a flora, a fauna, toda a sua riqueza está centrada nesses mundos. Vivem alheios à política, partidarismo etc. O conceito deles de Pátria é muito mais profundo, respeitoso, solidário. O verde são as matas. O amarelo, os mineirais, o Branco a paz, O azul a imensidão do céu. Sim temos muito que aprender com esses que chamamos de "ignorantes", mas que em verdade são nossos mestres phd e preservação de nossa maior riqueza, nossa amazônia, que tantos estrangeiros cobiçam. E que nós brasileiros, ainda não aprendemos a valorizar e proteger. Deixem-nos em paz!
7 opiniões
avalie fechar
O coração tem razões que a razão desconhece. A política também> 4 opiniões
avalie fechar
Lula, fala sério! 5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 17h14
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 17h14
"Não sei se os brasileiros e brasileiras sabiam, mas toda negociação de terra feita na Amazônia tem que passar pelo crivo do Congresso Nacional..."
Eu estava pensando em comprar um terreno de uns 1000 metros quadrados por lá, ou mesmo uma fazendinha dessas que quando a vaca deita o rabo fica no vizinho de tão pequena! Agora fico sabendo que tenho que pedir autorização ao congresso nacional! Já pensou o Congresso tendo que funcionar como cartório? Será que o amigo, no afã e no purismo do amor à Pátria e a nossa querida Amazônia não exagerou na dose?
Abraços Amazônicos!
Eduardo Velasco
Natal/RN
24 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 30/05/2008 14h15
Gamarra R (114) 30/05/2008 14h15
MINC: O CARIMBADOR DA BUROCRACIA:
Como dizia Raul Seixas:
5... 4... 3... 2...
- Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
O seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei!
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso:
Boa viagem, até outra vez.
Agora...
O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
(Boa viagem, meninos.
Boa viagem).
5 opiniões
avalie fechar
Wagner Orti (97) 30/05/2008 11h08
Wagner Orti (97) 30/05/2008 11h08
A comunidade mundial deveria parar de querer mandar na amazonia e tentar ajudar o seu desenvolvimento sustentável e do seu povo. Eles tem dinheiro para financiar formas de energia alternativas, como solar, para evitar a construção de barragens, podem deixar de comprar ´móveis feitos com as madeiras daquí (onde poucas pessoas tem dinheiro para comprar mogno), deveriam pagar mais pelos produtos naturais e incentivar o extrativismo ecológico (e pararem de patentear nossos produtos). Devemos perguntar também a quem pertence o Alasca? 24 opiniões
avalie fechar
Wagner Orti (97) 30/05/2008 10h59
Wagner Orti (97) 30/05/2008 10h59
Sra maria Terezinha, não gostar do Lula do PT e do mundo em geral é um direito seum mas leia antes de escrever bobagem. O governo Lula está criando uma lei para coibir a compra de terras por estrangeiros na amazônia, se ler o começo da materia verá que essa possibilidade de compra foi criada em 1998, ou seja, no governo anterior ao Lula onde não havia os comissionados que a senhora cita.o mais engraçado é que o PT é acusado pela opoição de ser estatista e de afastar o capital estrangeiro, vai entender... 24 opiniões
avalie fechar
Maria Therezinha (159) 29/05/2008 20h03
Maria Therezinha (159) 29/05/2008 20h03
Seria cômico se não fosse trágico!
Se dependesse do Lula, a esta altura nossa Amazônia já era dos gringos.
Na primeira concessão de terras na Amazônia ele destinou a uma única empresa mais de 90.000 hecetares de terras, por trinta anos, desrespeitando a constituição e o senado brasileiro.
Lula prefere incriminar a imprensa, que segundo ele não deu importância ao PAS de Marina, ao invés de assumir sua culpa em relação a falta de apoio a Marina.
Foi público e notório a escolha de Lula pela Dilma, prevaleceu os interesses de Dilma, ficando Marina sempre em segundo plano.
Enquanto Marina se referia ao grave problema do desmatamento da Amazônia, Lula preferiu fazer chacota dizendo que era apenas um tumorzinho e não um câncer como estava sendo divulgado o desmatamento.
Só defende o lula quem é um dos 25.000 comissionados sem concurso público, mamadores da boquinha do salário de R$ 10.448,00!
17 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (359) 29/05/2008 11h57
porfirio sperandio (359) 29/05/2008 11h57
O Brasil tem que fazer como os outros fazem, um visto especial de jornalista, quero ver suas reportagens, quero ver o que voce escreve, se pintar propaganda como esse ultimo revoca o visto do cara, etc ...
O cara escreve daqui de dentro que a minha Amazonia nao e' minha ...
Caro Sr. Alexei Barrionuevo...
Dear Mr. Alexei Barrionuevo
PortoRiquenho? Colombiano? Ou Cubano ?
You are completely fooled by the idea that you "can" or you are "able" to convince the idiots of your country, that the Amazon Florest does not belong to us.
It is part of your arrogance as a Latino grown American, with small balls and with little or no guts to put up with the Idea, that Brasil, a Latino country, is about to reach the stars in the Global scenario .
I want you to know that every Brazilian will fight for his land with all his heart and pride.
We are no way like you. As a Puerto Rican or Colombian, you let the Americans use your territory as a "Barn for nuclear tests". Your people are dying of skin cancer because of the many atomic explosions around your island/country. The experiences the Americans ran in Puerto Rico and Colombian to decay the leaf of a tree to see the guerrillas, left vasts deflorested areas. You let that happen. We wont. Nope ! We are no fools!
Now I have to admit it.
You come here in my country, who knows how, Who knows with, writting this kind of paper to a news co, that have always had my appreciation and admiration... That reaaaaly sucks!
97 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (431) 29/05/2008 10h18
Carlos Gonçalves (431) 29/05/2008 10h18
É estranho ouvir certas balelas de Jornais e mídias estrangeiras sobre a Amazônia. Mesmo por sempre repetir terminam por serem validadas, no seio da ignorância. Daqui a pouco, algumas dessas mídias comecem a facilitar essa opinião, ou formar opinião a respeito de que a Amazônia não pertence ao Brasil. Viram só que elas nunca combateram as ONGs. Porque muitas delas estão os mamadores das tetas do Estado. Quase sempre são pessoas ligadas ou aos políticos, ou por outras pessoas ligadas a alguma área que predomina ou mantém influência nos bastidores, por tráfico de influência, ou outros meios. Os americanos, os europeus, e estes mesmos povos foram para outros continentes e lá promoveram as mais terríveis destruições do meio ambiente entre outras coisas. Agora partem sedentos, com falsas moralidades e zelos para tentar internacionalizar a Amnazônia, ou mesmo tomá-la. Fica aqui o registro sobre o pobre do Afeganistão, sobre o Iraque, sobre alguns países aqui na América Latina, alguns outros países na Ásia. A bandeira é a defesa de certos valores humanos, ou interesses maiores, sociais, humanos, mundiais, etc., enquanto na realidade são interesses de cunho pessoal, ou nacional dos americanos ou europeus que ainda se acham tutores do mundo. Os mais certinhos do mundo, mesmo que para isso provocaram e cometeram as mais atrozes ações contra a própria humanidade. Roubaram as riquezas de muitos países, e ainda o fazem. Fiquem onde estão, mandem nos seus países. Matem os seus. Deixem-nos 4 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (190) 29/05/2008 09h04
Rogério Athayde (190) 29/05/2008 09h04
Não sei se os brasileiros e brasileiras sabiam, mas toda negociação de terra feita na Amazônia tem que passar pelo crivo do Congresso Nacional...sabem por que? Porque a Amazônia é patrimônio público, do povo brasileiro, ou seja, da nação brasileira. O Brasil vem abaixando sua crista para os estrangeiros já a muito e muito tempo, isso não é de hoje. O que nos resta é mobilizar a Nação brasileira, ir as ruas etc, e protestar contra essa falta de respeito contra a floresta amazônica, bem como, cobrar mais ação dos políticos para que não percamos de uma vez por todas o pulmão do mundo. A cidadania e a soberania nacional deve ser defendida com unhas e dentes, mas é preciso que o povo como um todo, os políticos, empresários etc, dêem as mãos e lutem mais em defesa de nossa Pátria. Imaginem se a Amazônia estivesse em território da França p.ex. ou Inglaterra, Alemanha, EUA, enfim, apenas imaginem o que aconteceria se ao menos algum outro País esbosasse em dizer que a Amazônia seria patrimônio do mundo? Já imaginaram né, não precisa nem dizer. Agora, pelo amor de Deus, nós brasileiros, cidadãos e cidadãs, ou lutamos pelo que é nosso ou viramos um "bando de escravos passivos do mundo" - me desculpe a expressão. Por Deus...vamos acordar já, antes que seja tarde demais. Ou temos coragem, ou nos enterramos vivos. 6 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2972) 28/05/2008 17h57
Antonio Fouto Dias (2972) 28/05/2008 17h57
Há uma matéria com o título "Opinião Nacional debate quam é dono da Amazônia", ora, agora há essa intromissão de outros países, alegando de que a Amazônia pertence a todos; entretanto, daque a alguns anos, depois de ser explorada e devastada, e em se confirmando o solo arenoso, todos os países irão dizer, a Amazônia é do Brasil.
Quando isto ocorrer, poderemos ter uma Amazônia desértica, quem sabe nos moldes dos Lenções Maranhenses.
4 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 28/05/2008 15h26
Gamarra R (114) 28/05/2008 15h26
VOLTO A REPETIR: Se os produtores deste país são os vilões do momento é simples, tanto se fala, critica, mas a solução é simples, é só o povo brasileiro que tanto critica, se opõe à produção no campo, que apontam o dedo para os madeireiros e os produtores rurais indicando que são os responsáveis pelo "caos ambiental" pararem de comprar produtos oriundo do campo.
É só boicotar esses produtos, não comprando leite, café, pão, derivados de milho, soja, trigo, arroz, açúcar, feijão, carne bovina, frango, produtos integrais, light, diet, produtos transgênicos, não abastecendo veículos com álcool, biodiesel, boicotando a compra de veículos flex, não comprando roupas de algodão, não comprando moveis de madeira, e etc, etc......
Com certeza tem muito ambientalista de plantão que não fica sem o churrasquinho e a cervejinha nos finais de semana e feriados. A solução 'e simples, desta forma proposta se "quebra" o setor produtivo e ninguém ira mais desmatar e plantar neste país, agradando as ongs internacionais pelo desmatamento zero e assim, todos poderão viver tranqüilamente harmoniosamente com os índios no estilo "Adão e Eva", sobre a sombra do jatobá, bebendo água de rio, comendo palmito e caçando uns porquinhos do mato de vez em quando.
CRITICAR E' FACIL, MAS SOLUCAO PARA TAL PROBLEMA PARA A POPULACAO DA REGIAO DA AMAZONIA LEGAL QUE VIVE A MAIS DE MEIO SECULO NA REGIAO NÃO SE VE NEM PELO GOVERNO E NEM PELAS ONGS PLANTONISTAS.
25 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1981) 28/05/2008 13h53
Alcides Emanuelli (1981) 28/05/2008 13h53
A destruição da Amazonia, não parou continua a todo o vapor, e quem quiser ver é só olhar para lá que vai ver mais de 20.000 madereiros (trabalhadores é claro) destruindo tudo para meia duzia de proprietarios, que tem financiamentos do BB e do BNDES, e da SUDAM, para destruirem tudo por isso que a mata inconsequentemente é destruida com tratores esteiras que não deixam nada pela frente nem aquela pequena arvorezinha que iria crescer e ficar forte e frondoso.
Os homens da destruição os Energumenos do mal estão presentes na Amazonia para fazer, pastagens, plantar cana e soja, e se apropriar do dinheiro que o governo coloca para eles com subsidios e carencia, e tem o nome de desenvolvimento sustentavel da região.
O Governo tem que parar dar um fim no desmatamento urgente enquanto ainda é tempo.
Ainda tem que fazer um peblicito com o povo da Região para ver se eles querem a destruição da florestas ou são meia duzia de Paulistas, Gauchos, Paranaenses, que querem lucros e mais lucros ou politicos Nortistas que querem multiplicar suas fortunas com dinheiro facil do governo federal.
Se o Governo federal for bem intencionado é parar urgente com qualquer tipo de credito na região que acaba com o desmatamento e sabem porque! porque o principal produto é o dinheiro dos Bancos Publicos.
7 opiniões
avalie fechar
Humberto Carrero Neto (4) 27/05/2008 23h06
Humberto Carrero Neto (4) 27/05/2008 23h06
A cada dia fico indignado com este tipo de declarações tanto internacionais quanto as que ocorrem no nosso pais.
Em primeiro lugar defendo a preservação da Amazônia de forma sustentável, mas o grande motivador é que no meu estado, São Paulo, nós destruimos as nossas florestas. Defendo de tal forma que se necessário eu como contribuinte aceito enviar recursos para os moradores ficarem lá simplesmente cuidando das florestas.
Em segundo lugar sou nacionalista, sou brasileiro e não aceito este tipo de invasão, afinal ajudar o nosso povo ninguém quer, mas tomar as nossas riquezas todos querem. Digo mais, eles querem é explorar as nossas riquezas já que destruíram as riquezas de seus países e colônias.
Defendo principalmente que nós temos que olhar para as nossas regiões, nossas cidades e questionar o que podemos mudar para melhorar o ambiente, onde estão as nossas áreas de mananciais, onde estão as florestas que existiam em nossas regiões. Nós não temos como voltar e reconstruir tudo, estou ciente, mas podemos sim minimizar e reconstruir pequenas áreas de florestas, que de certa forma é muito melhor da situação atual, e muito melhor ainda que ficar dizendo aos povos amazônicos, fiquem atrasados, não se desenvolvam, nós não pagaremos nada e pior estas terras não pertencem a vocês. É muito degradante e irônico.
Deveríamos dizer: Povos amazônicos, desculpem-nos, nós destruímos nossa biodiversidade, nossas florestas, rios, animais, pássaros, plantas, ...
48 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 27/05/2008 22h54
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 27/05/2008 22h54
Como Amorim, e Marina são otários, já saiu até nos jornais estrangeiros, que os dados estavam errados, que nossos satélites são ultrapassados, e que o prejuízo foi unicamente do povo brasileiro, ou será que agora vão criticar o TIMES A BBC, que publicaram, e já deu no TERRA e no UOL, e vcs. por que não publicaram, acorda Folha, a verdade é verdade, não existiu o desmatamento alegado, foi só para justificar os gastos de que ela queria fazer de duzentos milhões de doláres, CHEGA DE OPERAÇÃO ARCO DE FOGO, vamos enxergar a verdade, para os dois lados, SEJAMOS NOVAMENTE A VOZ DA VERDADE 7 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 27/05/2008 21h26
Antonio Carlos Bressan (158) 27/05/2008 21h26
Ontem no Bndes e hoje, no palácio, vimos mais uma cena do teatrinho de hipocrisia do desgoverno! Depois das palavras "elogiosas e sinceras" à Marina Silva, seu amigo da onça, empossou o novo ministro do meio ambiente!
Agora, a AMAZÔNIA QUE É NOSSA, está entregue à nova dupla sertaneja ambiental brasileira: MINC E MANG (o que esqueceu a lingua pátria)!
Com pensamentos e atitudes, completamente opostos e linguagens diferentes (o Minc fala português e francês e o Mang fala "portuglês" e inglês), sem o menor conhecimento da maior floresta do mundo, eles vão cantar o "samba do crioulo doido ambiental"
A amazônia pede mais socorro!
Talvez, quem sabe, como dois polos contrários se atraem, esta dupla pode até dar certo!
Só o futuro dirá!!
27 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1981) 27/05/2008 20h56
Alcides Emanuelli (1981) 27/05/2008 20h56
As vezes eu me questiono e faço perguntas para serem respondidas por meus pensamentos!
Porque temos sempre que justificar e não praticar o bem.
Porque temos sempre que procurar ver no telhado do vizinho uma goteira para justificar que em nossa casa tambem tem goteiras, só que a do vizinho é mais antiga, será que o prejuizo não são de ambos os lados.
Porque sempre pensamos, que no passado o homem era ambicioso e fazia grandes fortunas, e desviava dinheiro publico, tambem tinha um tal de empreguismo familiar que era praticado, agora é normal esse tipo de pratica se eles faziam nós tambem podemos.
É amigo João! é sempre assim, justificativas para as atitudes tomadas, justificativas para tudo e para todos os tipos de interesses, hoje esse tipo de comportamento é o principal projeto de desenvolvimento gerado criado pelo povo, pelo Poder, para seguir com seus interesses maiores.
Mas porque sempre se justifica tudo, será que o homem perdeu a capacidade de ter ideais, de criar idéias e desenvolvelas com objetivos do bem comum de uma sociedade.
O homem parece um escravo da ambição doentio pelo poder, e quando o tem não tem limites nos seus interesses pessoais e do seu poder corporativista.
Esse é o homem de hoje, que um dia alguem disse que já foi Macaco e a evolução levou a isso.
Justificativa ou pergunta! isso que está ai na humanidade é evolução mesmo! ou o homem já esta em outro estagio que o leva por ambição pessoal a destruição sua e de seus semelhantes.
È triste demais
14 opiniões
avalie fechar
edson d\'assunção (11) 27/05/2008 19h00
edson d\'assunção (11) 27/05/2008 19h00
Até entendo que muitos leitores desse jornal são avessos ao Lula, entendo que na "cultura" em que foram criados é inadmissível ter um trabalhador no poder. Entendo a visão distorcida que carregam, seus preconceitos.
Entendo que acreditem que a visão do estrangeiro, que nunca cuidou de suas riquezas naturais e agora querem cuidar da nossa, está certa.
É a visão do colonizado, sempre dislumbrado ao ver estrangeiro branco. É o mesmo zé povim que achou bonita a privatização da Vale do rio doce, que a seus olhos era uma emnpresa boa demais para ser nossa. "Uma empresa dessa importância tinha que estar nas mãoes dos gringos, eles sim nos farão propsperar"
Agora é a amazônia, e a culpa é claro é do lula. A bancada ruralista que defende o trabalho escravo, o desmatamento e o latifundio não existe, nunca existiu na visão desses míopes.
Antes do Lula, tbem nunca houve desmatamento, isso só começou a ocorrer após o PAC.
Agora não sei quem teve um ministro de meio ambiente desse nível, que representava a causa tão bem qto a Marina.
É uma pena q ela esteja fora, mas agora vcs colonizados na mente, já tem um novo escandolozinho para se entreter, a crise da amazonia.
13 opiniões
avalie fechar
Samantha Rabelo (120) 27/05/2008 18h48
Samantha Rabelo (120) 27/05/2008 18h48
GUARA / DF
Maria Therezinha, qual era o teu cargo no PSDB? porque só vc era feliz com salário mínimo de menos de 100 dólares, cerscimentro de 1% ao ano; desemprego, anões do orçamento; privatizações escandalosas; ONG de dona Rute roubando dinheiro público, etc, etc, etc. Somente aqueles que mamaram nas tetas do gov. PSDB é qe senmtem saudades...qual o cargo diga! era na UNB? tchan.... 60 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página