Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Desmatamento

Aumenta desmatamento na Amazônia


Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos
Comentários dos leitores
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h28
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h28
(CONT...) PARTE II:
A lei, em seu processo de formulação, passa por várias etapas, estabelecidas na Constituição. Neste processo temos a iniciativa da lei, discussão, votação, aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência da lei. A iniciativa da lei normalmente compete ao Executivo ou ao Legislativo, mas há casos em que a própria Constituição determina que a iniciativa caiba ao Judiciário. Proposta a lei, segue-se a sua discussão no Congresso Nacional, se federal, ou nas Assembléias Legislativas, se estadual; em seguida, vem sua votação, que é a manifestação da opinião dos parlamentares favorável ou contrária ao projeto de lei. Se favorável ao projeto for a maioria dos votos, a lei estará aprovada pelo Legislativo. Então, a lei é encaminhada ao Presidente da República (lei federal) ou ao governador de estado (lei estadual) que poderá sancioná-la ou vetá-la.
(CONT...)
4 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h27
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h27
(CONT...) PARTE III:
Vetada, total ou parcialmente, o veto é submetido ao Congresso ou à Assembléia, que poderão derrubá-lo.
Rejeitado, o Executivo tem que acatar a decisão do Legislativo. Nesse caso, bem como nos casos em que o poder de veto nao é exercido no prazo legal (quando diz-se haver sanção tácita), o Presidente da República deve acatar a lei promulgada pelo Poder Legislativo. Sancionada e promulgada (ato pelo qual o Executivo determina sua execução), a lei é publicada no Diário Oficial. Sua vigência se dá após o prazo de 45 dias de sua publicação, ou no prazo estabelecido expressamente no diploma legal. Este período entre a publicação e a entrada em vigor da lei é conhecido pela expressão latina "vacatio legis".
SE ESTA LEI ESCRITA PELO HOMEM É FALHA, NÃO HÁ APLICAÇÃO NA MAIORIA DESTAS LEIS EM NOSSO PAÍS, SE HÁ INCONSTITUCIONALIDADE EM ALGUMAS DELAS, QUEM CRIA AS LEIS NO BRASIL E QUEM ELEGE ESSES "CRIADORES"?
(CONT...)
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h26
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h26
(CONT...) PARTE IV:
Como ja havia dito, se esta nação em sua maioria esta "ACOMODADO" (QUE FICA SENTANDO NO TRONO DE UM APARTAMENTO, COM A BOCA ESCANCARADA, CHEIA DE DENTES, ESPERANDO A MORTE CHEGAR...) onde não faz nada para promover uma mudança radical de atitudes, conceitos e afirmação de sua dignidade, não é se livrando de suas responsabilidade como cidadão brasileiro e responsabilizando totalmente o setor produtivo deste País que mudanças ocorrerão.
E venho novamente frisar, QUAL A ILEGALIDADE DE SE DESMATAR NA "AMAZONIA LEGAL"? NENHUMA, pois esta na Lei. Para os leigos é só ler Lei Federal n° 4.771 de 1965 que Institui o Código Florestal, com alterações pela MP 2166 de 24/08/2001, onde:
Art. 16. As florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
I - 80%, na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal;
II - 35%, na propriedade rural situada em área de cerrado localizado na Amazônia Legal. Ou seja, é direito por Lei desmatar 20% (antes da MP 2166 era direito desmatar 50% de cada propriedade) de área de floresta e 65% de área de cerrado de cada propriedade rural.
Que se cumpra a Lei e que se PUNA SIM, QUEM DESMATA ILEGAL, mas que se mantenha este direito.
(CONT....)
4 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h25
Gamarra R (114) 04/08/2008 11h25
(CONT......) PARTE V:
Agora quando o governo decretar que não se pode desmatar mais nenhum hectare de terra na "Amazônia Legal", proibir definitivamente a criação e plantação de qualquer produto agro-pastoril na região e, indenizar todas aquelas famílias que construíram seu patrimônio ao longo dos anos na região, criar capacitação e emprego para "ex" trabalhadores rurais e de madeireira, criar o "BOLSA FLORESTA" para aqueles que viviam da exploração legal de madeira, criação de bovino, agricultura, e subsidio para o comercio de alguns municípios que tem como única fonte de geração de renda e emprego, o dinheiro dessas atividades e, para que aproximadamente 12% da população nacional que vive na região da "Amazônia Legal" não tenha que migrar para o sul e sudeste (que alias são regiões onde a própria população não faz o dever de casa, exigindo de seus governos o reflorestamento de suas matas ciliares desmatadas por fazendas agro-pastoris e usinas hidrelétricas) atrás de novas oportunidade de empregos, inchando mais as grandes capitais com pais de famílias desempregados e que acabam marginalizados nessas regiões, ai sim, vestirei a "camisa" de ambientalista e ficarei criticando o setor produtivo deste País sem evidenciar uma solução para tal situação como muitos fazem!
8 opiniões
avalie fechar
Gaston Dapik (1) 03/08/2008 23h14
Gaston Dapik (1) 03/08/2008 23h14
É muito complicado para acessar esse site! 13 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 02/08/2008 23h16
Alcides Emanuelli (1898) 02/08/2008 23h16
O tamanho da lei no Brasil e suas formas suas mutações!
Quem sabe que fale agora ou se cale para sempre.
A lei no Brasil faz parte de um sistema Burocratico imenso que a transforma numa industria de lucros para quem vive dele e nela.
A lei no Brasil mora na Burocracia e seu alimento são interesses dos donos dessa industria que tanto mal faz a nação.
quando estamos vendo montes e montes de carros aprendidos apodrecidos no tempo sem valor atualmente, depósitos que nossas policias não tem como sumir com eles e as mesmas alugando locais para guardar todas essas coisas sem valor é um derespeito ao povo a nação tanta incompetencia dos nossos administradores publicos e de nosso poder judiciario que tanto dificulta a transformação desses bens em dinheiro.
Vem os Bois, preederam os bichinhos e tem que vendelos para não sairem mais caros do que seu valor real, tem que ter um juiz que de os direitos de policia e que esses animais sejam vendidos ou doados para não darem mais prejuizos, se continuarem dar prejuizos temos que dizer que esses funcionarios publicos do imbama ou são muito despreparados e incompetentes ou estão agindo com má fé e irregularmente.
Como podemos entender esse tipo de negocio e que negocio! uns ganham diarias, outros alugam helicopeteros, outros ganham horas extras e o custo dos bois já está mais caro do que seu valor real.
O preço da picanha desse boi deve estar mais ou menos 200,00 reais o kilo.
Chega de incompetencia e de incompetentes.
9 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (156) 02/08/2008 20h02
Haremhab Hassan (156) 02/08/2008 20h02
Gamarra, vc faz parte dos ditos "pecuaristas" que foram prejudicados com a operação Boi Pirata?Ou é um funcionário "lambão", defendendo seu empregador?Mutos leitores deste espaço, compreendem as alegações legais que transcreveu...fala de amor...quem desmata a floresta para "fazer pasto", não tem amor por nada nem por ninguém, só "ama" o dinheiro...em caso de auditoria séria nos cartórios de certas regiões, a maioria esmagadora dos "fazendeiros", perde a "titularidade" das terras!Não venha com a alegação que foram incentivados por governos anteriores, em nome do progresso, desmatar é crime, portanto, todo "pecuarista" que exerce "atividades ilegais" em áreas de preservação ambiental, é um criminoso... 9 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/08/2008 13h52
Gamarra R (114) 01/08/2008 13h52
A propriedade não constitui uma instituição única, mas várias em correlação com os diversos tipos de bens e titulares. A Constituição garante o direito de propriedade em geral (art. 5º, XXII), mas garante a propriedade urbana (art. 182, § 2º) e a propriedade rural (arts. 5º, XXVI, e 184 a 186), com seus regimes próprios.
O direito à propriedade é o direito de não ter sua propriedade tirada pela ação de outro.
O direito à propriedade é o direito de usar aquilo que se produz para os próprios fins. Propriedade, portanto, é tudo aquilo sobre o que um indivíduo tem liberdade para usar plenamente - a seu critério, de se usar algo como se bem entende - independente do consentimento alheio, dentro dos parâmetros LEGAIS DA LEGISLAÇÃO.
10 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/08/2008 13h47
Gamarra R (114) 01/08/2008 13h47
Lei do respeito e do amor, isso nós aprendemos no berço familiar. 5 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 31/07/2008 17h54
Rogerio Rocha (660) 31/07/2008 17h54
Até que o ministro agiu de forma razoável.
Precisa chamar a atenção para a preservação do meio ambiente sim. Mas também precisa-se do bom senso demonstrado pelo ministro ao impedir a prisão do gerente da fazenda. Se alguém deveria ser preso era o suposto propiretário das terras.
O que se precisa é de mais serviço e menos lero-lero. O Brasil possui uma legislação ambiental bastante rigorosa. Como acontece com todas as outra leis, o que falta é fiscalização por parte das "autoridades competentes". Resumindo, o que falta mesmo são os funcionários públicos começarem a justificar os seus salários e partirem para a fiscalização.
Um exemplo?
Quem cumpre o dispoto no código florestal sobre matas ciliares?
Ninguém.
Existe dificuldade de fiscalização? Não porque esta lei é para todo o território nacional e no Brasil, de norte a sul e de leste a oeste ela deveria ser cumprida, mas quase sempre não é.
E cadê a fiscalização?
Ninguém sabe, ninguém viu. Sumiu!!!!
Pessoal do meio ambiente, mais trabalho e menos espaço e "trabalho conjunto" com as ONGs!!!
Vocês são pagos para defender os interesses do Brasil e fazer cumprir a legislação brasileira. Não são pagos para "ficar de amizade" com ONGs que tem ínteresses que não são os nossos.
5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 31/07/2008 16h26
Alcides Emanuelli (1898) 31/07/2008 16h26
O nome da lei! quem souber o nome da lei que diga agora, porque a lei tem nome e tem dono, ela é feita para proteger os interesses de seus donos e assim a lei não é a razão, não é o certo o correto, a lei é mais um instruimento feito para beneficiar seus criadores.
Em toda a humanidade, na Italia antiga que fazia as leis que as criava e as inventava, antes de criar uma lei havia o interesse de como ela deveria ser e funcionar.
O homem em sua inconsequente ambiação e irresponsabilidade social faz desse instruimento uma bela ponte para chegar aos seus interesses e assim vai criando as leis vai manipulando, quem as julgas vai inchando as estrutaras que tem nas leis seu principal produto e o que estamos vendo hoje é mais uma industria de interesses particulares, impostas e explorando as instituições Política.
Essa é a verdadeira história da lei.
Lei essa prescrição do poder, que determina direitos e deveres, principio, norma, regra.
A lei essa maldita norma ou será um bem.
Essa que determina a impunidade que regulamenta a corrupção, ou será que favorece ou a protege, essa é a lei dos homens, leis dos interesses dos grupos do Corporativismo, esse dagrão do mal que assola a humanidade e aos direitos do cidadão.
Lei a realação constante e necessária entre a causa e efeito.
E todos buscam nas leis um instrumento para se apoiarem e quando não conseguem o apoio total para seus intesses mudam a lei de acordo com suas ambições.
Mas onde esta a lei do respeito, do amor pelo outro
37 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (253) 31/07/2008 15h12
Elza Miranda Cardoso (253) 31/07/2008 15h12
NÃO VOU FALAR MUITO.
VOU DIZER, APENAS, PRESTEM ATENÇÃO NA QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ESTÃO REVOLTADAS COM O MÍNIMO DE CONTROLE NECESSÁRIO PARA A MANUTENÇÃO INDISPENSÁVEL DO MÍNIMO DE FLORESTAS.
ESTAS MESMAS PESSOAS, QUE APRENDERAM NO PRIMÁRIO QUE O OXIGÊNIO VEM DAS ALGAS E DO MAR (POLUÍDO) E DAS FLORESTAS, POR PURA G A N Â N C I A , I G N O R A M QUE NÃO TERÃO O N D E G A S T R S E U S $$$$$, SE CONTINUAREMA A NÃO RESPEITAR O DIREITO ALHEIO E DO PLANETA.
EU FUMAVA HÁ MUITOS ANOS.
PAREI PARA NÃO FAZER MAL AOS OUTROS.
O AR, A NATUREZA É PRA TODOS!
DEIXEM DE SER EGOÍSTAS E COMANDADOS PELA "EXXON" AMERICANA QUE PAGA AOS CIENTISTAS PRA DIZER QUE "AQUECIMENTO GLOBAL" É BESTEIRA!
QUANDO ELE "BATER À SUA PORTA" E NA DE SEUS FILHOS E NETOS.....SEJA FELIZ!
17 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 31/07/2008 09h49
Gamarra R (114) 31/07/2008 09h49
QUAL A ILEGALIDADE DE SE DESMATAR NA "AMAZONIA LEGAL"? NENHUMA, pois esta na Lei. Para os leigos é só ler Lei Federal n° 4.771 de 1965 que Institui o Código Florestal, com alterações pela Medida Provisória 2.166 de 24 de Agosto de 2001, onde:
Art. 16. As florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
I - oitenta por cento, na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal;
II - trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em área de cerrado localizado na Amazônia Legal. Ou seja, é direito por Lei desmatar 20% (antes da MP 2166 era direito desmatar 50% de cada propriedade) de área de floresta e 65% de área de cerrado de cada propriedade rural.
Então que se cumpra a Lei e que se puna quem desmata de forma ilegal, mas que se mantenha direito de desmatar.
8 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 31/07/2008 09h31
Paulo Floriani (244) 31/07/2008 09h31
"Deixe a gente desmatar tudo ministro"! "Deixe a gente arrasar tudo ministro"! "Deixe a gente transformar a floresta em pasto prá gente ficar rico logo ministro". "O meio ambiente que se dane ministro"! "O aquecimento global que se dane ministro"! Tudo isto está por trás da frase hipócrita:"deixe a gente trabalhar ministro"!!! 16 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 30/07/2008 12h15
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 30/07/2008 12h15
Equilibrio.....

Essa é a palavra que deve nortear o estado brasileiro no que tange a Amazonia. Temos que distribuir terra para nossa gente, necessitamos da produção de mais alimentos a cada dia. Careçemos de tecnologia na produção dos mesmos. E ainda temos a missão de proteger nossa floresta. Não há como travarmos o progresso, ele é inexorável, só decidimos se vai ser ordenado ou bagunçado. Preferimos naturalmente a primeira, que deveria ser a única opção crescimento ordenado.
5 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 30/07/2008 10h51
Paulo Floriani (244) 30/07/2008 10h51
Há uma retórica vazia e infantil de afirmar que podemos desmatar e destruir porque, no passado, os países desenvolvidos fizeram o mesmo. Será que é tão difícil perceber que isto não faz qualquer sentido, QUE O MUNDO MUDOU E QUE O AQUECIMENTO GLOBAL É UM PROBLEMA SÉRIO?. É o mesmo que o jovem que agora usa crak dizer ao pai que não tem direito de chamar-lhe a atenção porque no passado usou LSD. ABSURDO, NÃO?? 14 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (325) 29/07/2008 21h48
MAC Castro (325) 29/07/2008 21h48
ONG'S E INSTITUTOS DIZEM QUE HOUVE AUMENTO, O GOVERNO MEQUETREFE DIZ QUE REDUZIU, NOSSA........ UM MÊS DE GOVERNO E ESSE MINISTRO REDUZIU EM 25% , QUE BOM ATÉ O FINAL DO ANO ESTAREMOS SEM DESMATAMENTO NENHUM NO BRASIL, .................kkkkkkkkkkkkkkkkkk 8 opiniões
avalie fechar
nelson goncalves silva (2) 29/07/2008 21h16
nelson goncalves silva (2) 29/07/2008 21h16
RIO GRANDE / RS
Não basta parar de desmatar, tem que reflorestar.
Este governo chegou ao poder com uma retórica ambientalista vasia que só fez por aumentar a devastação da floresta. Agora não basta agir contra os que desmatam. Tem um enorme caminho pela frete para recompor o estrago.
9 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 29/07/2008 10h16
Paulo Floriani (244) 29/07/2008 10h16
Não pode dar outro bicho. O que temos visto é uma enrolação por parte do governo federal, uma maonobra mal disfarçada para que tudo fique como está. O maior exemplo é o governo ter manobrado para que a ministra Marina saisse do ministério do meio ambiente.O Carlos Minc está falando muito enquanto são aparovadas leis sem-vergonhas que facilitam o desmatamento. 20 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 29/07/2008 10h05
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 29/07/2008 10h05
Não! Nós não destruiremos nossas florestas mais do que os outros humanos o fizeram com as suas. Que o mundo não se preocupe com isso. Prova disso é que temos tribos ainda intocadas em nossa imensidão verde.
Nós como brasileiros temos a missão sagrada de cuidar de nossos irmãos e dos recurssos naturais de dispomos. Harmonizar isso é tarefa delicada. Mas ao nosso modo iremos fazer.
15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (572)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página