Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Desmatamento

Aumenta desmatamento na Amazônia


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 19/09/2008 14h24
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 19/09/2008 14h24
Agora tem mais essa os sem tora.
É um completo desrespeito pelas leis, e pela natureza.
Isso tudo tem um preço a ser saldado. Mais a frente vamos ter que pagar essa conta.
14 opiniões
avalie fechar
Falaram sobre atuação do exército na Amazônia e a criação de leis proibindo o desmatamento...ora se exército e leis resolvessem tudo, seria fácil acabar com os problemas do mundo...
A questão é muito mais complexa e envolve toda a sociedade e todas as áreas de atuação do governo: educação, área social...
O que adianta impedir o desmatamento se não criam condições sustentáveis para o povo da Amazônia viver?
O governo vem aumentando a fiscalização, apesar disso a exploração ilegal de madeira continua. Isso porque não há políticas eficientes. ´
Estão tentando apagar o incêndio, mas se esquecem de atuar preventivamente de forma a evitar os danos ou ao menos minimizá-los...
E mesmo com o aumento da fiscalização, muita coisa não funciona. O IBAMA autua, multa, apreende...mas, as penas não são aplicadas, as multas não são pagas, os bens apreendidos não têm uma destinação adequada...a polícia prende um juiz solta, concede liminar...enfim essa permissividade, com certeza, contribui para que a ilegalidade continue imperando e que a lei do mais forte predomine...infelizmente.
18 opiniões
avalie fechar
Quando se fala da importância das florestas não se está apenas fazendo referência ao seqüestro de carbono, mesmo porque o maior reservatório de carbono é o mar, que o sequestra por processos físicos e químicos.
A maior importância das florestas está na manutenção do equilíbrio ambiental, clima, ciclos biogeoquímicos, estabilidade geológica, biodiversidade, proteção do solo, abrigo e proteção da biota, além de assegurar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.
Coisas que uma pastagem e um capão de cana não podem nos proporcionar...
17 opiniões
avalie fechar
rita rodrigues (1) 06/09/2008 13h51
rita rodrigues (1) 06/09/2008 13h51
Como é possível alguém dizer q existe floresta improdutiva?Toda floresta tem seu valor inestimável pra todos os seres, sejam eles vegetaasi ou animais.SALVEM NOSSAS FLORESTAS!!! 14 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (134) 06/09/2008 07h09
Sudeste/ sudestino (134) 06/09/2008 07h09
Qual o problema em substituir florestas improdutivas por agricultura e pecuária?
A soja, o capim, a fruticultura, as plantas da horticultura não respiram igualmente a árvores ? Não são vegetais?também não realizam a fotossíntese igualmente?
Durante o dia elas produzem oxigênio, e à noite retiram o oxigênio que produziram durante o dia e passam a emitir CO².
ninguém vai substituir a floresta e colocar cimento , como fizeram com a cidade de São Paulo, isso sim, que causa um aumento de temperatura local.
Na realidade as ONGs são pau mandado dos governos estrangeiros para evitar a concorrência no agronegócio.
Tem rede de televisão recebendo dinheiro do exterior para ecoaterrorizar com mentiras a população.
25 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/09/2008 10h30
Gamarra R (114) 01/09/2008 10h30
NÃO PRECISA DE IDÉIAS E AÇÕES MIRABOLANTES PARA EVITAR "A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA" COMO MUITOS INTITULAM. O DESMATAMENTO, SE FAZ PARA O USO DO SOLO, NO PLANTIO DE GRÃOS E CRIAÇÃO DE BOVINOS. MUITO SE FALAM, MAS QUANTOS AQUI REALMENTE PRATICAM ESSAS IDEAIS PRESERVACIONISTAS?
NOVAMENTE VENHO FRISAR, SE VOCÊ QUER FAZER ALGO PELO MEIO AMBIENTE COMECE A BOICOTAR O SETOR PRODUTIVO, "O VILÃO DA VEZ", É SÓ BOICOTAR OS PRODUTOS ORIUNDOS DO CAMPO, NÃO COMPRANDO LEITE, CAFÉ, PÃO, DERIVADOS DE MILHO, CEVADA, SOJA, TRIGO, ARROZ, AÇÚCAR, FEIJÃO, CARNE BOVINA, FRANGO, PRODUTOS INTEGRAIS, LIGHT, DIET, PRODUTOS TRANSGÊNICOS, NÃO ABASTECENDO VEÍCULOS COM ÁLCOOL, BIODIESEL, BOICOTANDO A COMPRA DE VEÍCULOS FLEX, NÃO COMPRANDO ROUPAS DE ALGODÃO, NÃO COMPRANDO MOVEIS DE MADEIRA NATIVA, E ETC, ETC.......
A PARTIR DESTAS AÇÕES O SETOR PRODUTIVO DEIXAR DE VENDER, TORNANDO INVIÁVEL O AGRO-NEGÓCIO E SEUS SETORES, ENDIVIDANDO OS PRODUTORES, QUE ACABARÃO MIGRANDO PARA AS GRANDES METRÓPOLES, QUEBRANDO A ECONOMIA E EMPRESAS CO-RELACIONADOS A TODO PRODUTO ORIUNDO DO CAMPO NO BRASIL.
SÃO AÇÕES, SIMPLES, "BARATA" E SEM BUROCRACIAS.
É CLARO QUE MUITOS AMBIENTALISTAS, FALAM, CRITICAR, ESBRAVEJAM, MAS NÃO TEM REALIZADO SUAS AÇÕES ONDE DEVERIA SER UM EXEMPLO, COMEÇANDO DENTRO DE CASA, ATÉ PORQUE VOCÊS ACHAM QUE ESSES "AMBIENTALISTAS DE PLANTÃO" IRA DEIXAR DE LADO O CHURRASQUINHO DE PICANHA E A CERVEJINHA NOS FINAIS DE SEMANA, HEIN!!!
37 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 31/08/2008 01h02
Alcides Emanuelli (1898) 31/08/2008 01h02
A piratária corre solta, navega por águas calmas e com liberdade e encontra sempre um porto aberto para atracar e vender seus produtos com preços que não são piratas.
Mas o que é pirataria, uma irregularidade uma desonestidade para com o fisco, uma sonegação.
O que não é pirataria, preços exorbitantes muito acima do preço de custo do produto.
Quando não se tem inteligência muito menos visão emprendedora nossa classe empresarial de combater a pirataria com a qualidade aliada a bons preços ou preços justos, a pirataria se torna popular, como popular são os Bolsa familia, bolsa escola, vale gaz, vale um monte de coisa.
Agora perguntando será que todos esses programas de dar esmolas ao povo e os atrelarem a interesses pessoais não são programas piratas!
É dificil dizer onde esta o buraco, porque sempre tem alguem interessado nele e o esconde de todos, assim a vida vai passando e nós vamos andando no ritmo que a vida quer nos levar.
14 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 30/08/2008 16h07
Alcides Emanuelli (1898) 30/08/2008 16h07
O Ministro das desigualdades sociais! nosso caro Minc, diz que não tem nada para comemorar, com essa tal de diminuição da destruição!
Parece que ele é um ser imbeciloide que vê mas não diz o que vê, e a destruição continua no mesmo ritmo, mas eles dizem que é para o desenvolvimento ou melhor crescimento sustentavel.
Se querem fazer algo de bom para o Brasil e salvar a floresta, é só lançarem um lei proibindo a derrubada a destruição da floresta e colocar o exercito como paladino da preservação da proteção da floresta.
Ai caro Ministro das desigualdades socias, que tanto defende seu ministério que protege a nova Aristrocracia emergente a NeoAristrocracia, o mundo teria condições de comemorarem e nos ficariamos orgulhosos se não somos melhores que os outros em nada, mas somos melhores em proteção ambiental do maior patrimonio vegetal da humanidade.
15 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 30/08/2008 09h48
Rui Ruz Caputi Caputi (1751) 30/08/2008 09h48
Tudo que é pirata deveria ser confiscado pelo governo. Mesmo com venda abaixo de mercado, é lucro certo! Parabéns pela venda dos bois, o dificil agora é degustar essa picanha pirata.....com carvã0 pirata, haja estomago pirata para suportar tudo isso! 8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 30/08/2008 01h03
Alcides Emanuelli (1898) 30/08/2008 01h03
Falamos muitas coisas aqui nesses espaços que a Folha nos abre.
Muitas de nossas escritas são sensuradas e não sabemos os motivos, mas continuamos a falar o que achamos que não é o certo o correto.
Tudo aquilo que nos prejudica, agride a nós a nossa Nação não podemos nos calar perante essas violencias que o Poder nos coloca e criticamos não aceitamos, embora normalmente não conseguimos mudar nada mas eles não conseguem nos calar.
Agora porquê falamos e não aceitamos tantas irregularidades e tanta violencia desferida do Poder ao povo, simplesmente porque todo o dinheiro que faz a existencia das estruturas politicas emanam do povo, somos nós os donos do sistema e quem governa são nossos profissionais, colocados nos cargos e escolhidos por nós, dessa forma temos todo o direito de berrar de falar de reclamar e não aceitar tantas irregularidades.
Sobre a Destruição da floresta Amazonica, é vergonhosa a violência que o homem desfere contra ela, e não é certo o Poder maior permitir tanta destruição e sempre ter uma forma de justificar, através da mentira hipocriata e a melhor forma de justificar e continuar a apoiar a destruição dezendo que é o crescimento sustentavel.
O maior produto não são as Arvores que eles destroem e sim os emprestimos vindos dos Bancos Publicos, e que eles nunca vão pagar.
Abram a caixa preta dos Bancos Publicos que vão ver o imenso numero de devedores com ações que se arrastam por decadas e muitas foram perdoadas pelo corporativismo dos agroindustriais
37 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3416) 29/08/2008 18h59
josé reis barata barata (3416) 29/08/2008 18h59
Gamarra,
Gostei de ler o que escreveste.Não me é novidade, porque, embora minha memória não esteja mais como era, parece-me que já nos vimos lá pelas bandas do velório do Velho Chico.No mínimo são comentários sérios e isto, para mim,é o primeiro passo para uma leitura e conversa interessante.Em seguida e por segundo o conteúdo,qualquer, todos são válidos,até mesmo os evidentemente imprestáveis.O intolerável mesmo é a falta de seriedade.
Sou amazonense criado em Porto Velho e que conhece o alto Solimões e muita coisa do nosso inigualável Brasil e também deste mundão de meu Deus. Portanto, se não sou um especialista,no mínimo sou um bafejado pela sorte das oportunidades que criei e apaixonado pela água, pela terra, pela mata, pelo que resta da natureza;mas,sem tolices. Mas tanto e tanto que procurei a bucólica beira do Piauitinga, foz do Rio Real, para curtir meu cansaço no mormaço aplacado pela sombra quebrada de um velho Espinheiro.
O problema é grave e complexo.Mais,emergencial,avassalador e incontrolável e se condensa no meu:"Mitos, hipocrisias e inverdades!";coadjuvado pelo:"Progresso da mentira e a mentira do progresso".
Todavia, algo é muito cruel:a ostensiva irresponsabilidade e leviandade com que a questão sempre foi tratada pelo poder público.O que promove, no seio do povo, uma enorme confusão e desordem.A maior prova é o modo desleal com que tratam quem tem a incumbência de zelar pela soberania, em especial, da Amazônia:os militares.Fato:Ministros da Defesa.
79 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Tavares (17) 29/08/2008 17h30
Edivaldo Tavares (17) 29/08/2008 17h30
Parabéns ao Minc.É falastrão mas está mostrando resultados. 13 opiniões
avalie fechar
Wesley Caiapó (42) 29/08/2008 15h10
Wesley Caiapó (42) 29/08/2008 15h10
Esta é a forma falaciosa de os governos se reportarem à população: ao ínvés de dizerem que o desmatamento continua forte, nos informam que houve uma "redução" de 60%. Em medicina, seria o mesmo que dizer ao paciente que ele viverá até o natal sem dizer que estará morto antes do ano novo chegar. 19 opiniões
avalie fechar
Paulo Costa (7) 28/08/2008 12h12
Paulo Costa (7) 28/08/2008 12h12
Esse Carlos Minc é simplesmente grotesco.
É o que dá botar a esquerda chique no poder.
9 opiniões
avalie fechar
Gabriel Saraiva (2) 26/08/2008 12h39
Gabriel Saraiva (2) 26/08/2008 12h39
De acordo com a Lei 4771/65 (Codigo Florestal), a Reserva Legal tem como funcao o manejo florestal sustentavel. Bastante louvavel a deicisao do Sr. Minc, de permitir o plantio de florestas produtivas. Floresta em pe, seja ela plantada ou natural, nativa ou exotica, pode e deve ser manejada sustentavelmente. Uso da terra muito superior a pecuaria e a agricultura anual. 23 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 23/08/2008 17h26
Gamarra R (114) 23/08/2008 17h26
Minc diz que há conluio de pecuaristas para vetar leilão de boi pirata.
Mais essa, só falta dizer agora que a perda do ouro olimpico no futebol foi culpa dos pecuaristas.
7 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 21/08/2008 08h58
Gamarra R (114) 21/08/2008 08h58
PARTE 2:
OU A LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 08/04/1998 EM SEU ARTIGO 49, A TAXA DE PERMEABILIDADE DO SOLO, A SER EXIGIDA PARA NOVAS CONSTRUÇÕES E REFORMAS, É DEFINIDA EM FUNÇÃO DA DIMENSÃO DO LOTE:
I - NÃO SERÁ EXIGIDA PARA OS LOTES COM ÁREA IGUAL OU INFERIOR A DUZENTOS METROS QUADRADOS;
II - SERÁ DE 15% DA ÁREA TOTAL DO LOTE PARA OS LOTES COM ÁREA ACIMA DE DUZENTOS METROS QUADRADOS ATÉ QUINHENTOS METROS QUADRADOS;
III - SERÁ DE 25% DA ÁREA DO LOTE PARA OS LOTES COM ÁREA SUPERIOR A QUINHENTOS METROS QUADRADOS.
ARTIGO 51, NAS ÁREAS PÚBLICAS FICA GARANTIDO O PERCENTUAL MÍNIMO DE 10% DE SOLO PERMEÁVEL;
OU O DECRETO Nº 45.324, DE 24/09/2004 ONDE NO ART. 8º. AS EDIFICAÇÕES CUJO TERRENO TENHA ÁREA IMPERMEABILIZADA SUPERIOR A 500,00M2 QUE DESCUMPRIRAM O PERCENTUAL DE PERMEABILIDADE EXIGIDO NA LEI Nº 11.228, DE 1992, SOMENTE PODERÃO SER REGULARIZADAS SE ATENDEREM A UMA DAS SEGUINTES EXIGÊNCIAS:
I - RESERVA DE, NO MÍNIMO 15% DA ÁREA DO TERRENO PERMEÁVEL;
II - CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIO, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 2º DA LEI Nº 13.276, DE 04/01/2002;
III - ASSINATURA DO TAC, PREVISTO NA LEI FEDERAL Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001- ESTATUTO DA CIDADE, E NA LEI Nº 13.430, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002 - PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO.
PORQUE NÃO EXIGIR TAMBÉM "RESERVA" TAMBÉM PARA CADA LOTE URBANO DOS MORADORES DAS METRÓPOLES.
É FACIL APONTAR O DEDO E CRITICAR O SETOR PRODUTIVO, PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS......
8 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 20/08/2008 20h12
Gamarra R (114) 20/08/2008 20h12
PARTE 1:
MUITO SE FALA SOBRE A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL ONDE ALGUNS AINDA ACHAM QUEM O DESMATAMENTO NO PAÍS É PROIBIDO, NESTE CASO ENTÃO VAMOS COMEÇAR A FAZER O DEVER DE CASA, JÁ QUE É FÁCIL EXIGIR DO PRODUTOR RURAL QUE REFLORESTE O QUE FOI LIBERADO PRA DESMATAR, ENTÃO, QUE SE COMECE O DEVER DENTRO DE CASA, OU SERÁ QUE CADA CIDADÃO NÃO SABE QUE EXISTE A LEI DE USO DE SOLO URBANO ONDE A TAXA DE PERMEABILIDADE DO SOLO É O PERCENTUAL MÍNIMO DA ÁREA DO LOTE ONDE É PROIBIDA A IMPERMEABILIZAÇÃO POR PAVIMENTAÇÃO OU EDIFICAÇÃO.
ENTÃO VAMOS LÁ, QUE SE DERRUBE PARCIALMENTE CASAS, APARTAMENTOS, GARAGEM, CHURRASQUEIRA, PISCINA, EDIFICAÇÕES QUE OCUPAM A PORCENTAGEM DE ÁREA QUE É PROIBIDO POR LEI A SUA PERMEABILIZAÇÃO, PARA QUE SE DEIXE EXPOSTO O SOLO PARA ABSORÇÃO DE ÁGUA E PARA OS AMBIENTALISTAS DE PLANTÃO QUEM SABE, IMPLANTE A SUA PROPRIA RESERVA.
CITA A LEI N° 6766 DE 19/12/1979 ONDE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO SO SOLO URBANO, ONDE AO LONGO DAS ÁGUAS CORRENTES E DORMENTES E DAS FAIXAS DE DOMÍNIO PÚBLICO DAS RODOVIAS E FERROVIAS, SERÁ OBRIGATÓRIA A RESERVA DE UMA FAIXA NÃO-EDIFICÁVEL DE 15 (QUINZE) METROS DE CADA LADO;
(CONT.....)
6 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (52) 20/08/2008 18h01
Marilia Shiraiwa (52) 20/08/2008 18h01
Sugiro a leitura do livro Ecologia Humana das populações da Amazonia de Emilio Moran, acha-se em sebos inclusive os virtuais. Talvez, advindo desta leitura, possam algumas opiniões aqui emitidas em defesa do desenvolvimento sustentado, da tecnologia a serviço, destas populações à margem dos benefícios de nossa sociedade, serem mais consistentes e coerentes, pois talvez se lhes for possível compreender, tenham uma outra visão do seu discurso. Nesta sociedade, nos estados onde o agronegócio é qualidade de vida, pois é devemos agradecer aos Céus o produtor rural que planta nossas refeições, o que os senhores esperavam? Desconstituir uma floresta nacional ,alugar para exploração de madeira e rever as leis ambientais não deve espantar ninguém. Este é o retrato de nosso país, e não são os ecólogos os responsáveis por este quadro como afirmam algumas opiniões, nosso governador Blairo Maggi mudou o discurso por causa dos ecólogos também, tanto que pretende criar, pasmem os senhores uma mega reserva no nortão do MT, o projeto circula na assembléia legislativa . Só falta vestir a camiseta do Greenpeace ou do WWF (amados pelos agrobussines do nortão) se abraçar numa castanheira gritando "EU AMO O MEIO AMBIENTE, SALVEM AS FLORESTAS" FLORESTA SUSTENTÁVEL É FLORESTA EM PÉ" 6 opiniões
avalie fechar
Gabriel Saraiva (2) 20/08/2008 17h31
Gabriel Saraiva (2) 20/08/2008 17h31
No que se refere as novas diretrizes para a recuperacao de Areas de Preservacao Permanente (APP) e Reservas Legais, acho que estas vieram em boa hora, demonstrando que agora o Brasil possui um Ministro do Meio Ambiente de verdade. Esta na hora do Ministro da Agricultura estudar um pouco mais a fundo sobre os beneficios das florestas, especialmente aqueles relacionados ao clima, aos recursos hidricos, aos ciclos do carbono e do nitrogenio. Todos estes beneficios servem para que a agricultura e a silvicultura praticadas no Brasil sejam as mais competitivas do planeta.
Gabriel Penno Saraiva
Curitiba, PR
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (572)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página