Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Jackson Lago

TSE julga cassação de mandato de Jackson Lago


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
Comentários dos leitores
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 17h21
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 17h21
Todos nós que acompanha esta politicagem nojenta, sabe que o Sr. Exmo. Pres. do Senado, não é mais senador pelo Maranhão, e sim por outro estado, mas, mas deixou raizes por lá, e foi até governador, será que o circo não estava armado, neste pais tudo podemos acreditar, e entender. o chamado trafico de influencia eo conhecido QI (QUEM INDICOU),e temos que aguentar estas coisas inaceitaveis, e deverá vir mais cassações por ai. vamos guardar. 7 opiniões
avalie fechar
Carlos Ferreira (13) 04/03/2009 17h01
Carlos Ferreira (13) 04/03/2009 17h01
Interessante heim Dna Roseane, se houvesse justiça de verdade a Sra. não estaria aí comemorando ,pois já esqueceram o caso da "mala cheia de dinheiro " que encontraram com a prezada senadora? Como ficou esse caso? Heim ex-juiz que está defendendo ela? 5 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (35) 04/03/2009 16h25
Papai Sabetudo (35) 04/03/2009 16h25
Mas a punição pelo ilícito cometido é somente a cassação do mandato? Vejam: se houve a condenação é porque houve um ilícito; se houve um ilícito há que haver uma cominação penal adjunta à aplicada no ato que resultou em abuso do poder econômico. Digo melhor, a cassação é consequência da improbidade decorrente do cometimento de ato com a devida cominação legal prevista no Código Penal. Por exemplo: um servidor público que desvia dinheiro público comete peculato (art. 312 do CP) e, por isso, pode pegar até 12 anos de cadeia e multa; e, concomitantemente, poderá perder o cargo que ocupa e ficar definitivamente impossibilitado de reingressar no serviço público. Fui claro? Por que, então o político recebe apenas a cassação do mandato? Por que o ministério público não o denuncia pelo ato que, na origem, o levou à cassação? E, também, por que, ao ser cassado, o político tem um prazo máximo (nove anos) para poder voltar à função pública? Como se pode prever que alguém que se revelou ímprobo, terá, dentro de um certo prazo, a sua condição revertida? 14 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2450) 04/03/2009 16h10
Antonio Fouto Dias (2450) 04/03/2009 16h10
É impressionante como os partidos defendem seus políticos quando respondem processos e principalmente na eminência da perda do mandato.
Assim agem praticamente todos, mesmo que haja funcamentação para a destituição do cargo que exerce, defendem veementemente a pessoa envolvida.
No meu ponto de vista, creio que deveriam inicialmente comprovar de que as denúncias efetuadas não tem fundamento, em assim sendo, o partido deve dar apoio ao denunciado.
Entretanto, se não houver como comprovar inocência e consequentemente chegar a conclusão de culpabilidade, os partidos a que pertence o político indiciado, deveriam sim se manifestar, manifestando apoio à decisão do judiciário e que não aceita em suas fileiras pessoas envolvidas em escândalos, corrupção ou outras falcatruas.
Quando e se isso ocorrer algum dia, creio que nos aproximaremos dos políticos que a população tão cansada dessa classe, espera.
4 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3254) 04/03/2009 15h42
josé reis barata barata (3254) 04/03/2009 15h42
Entre uma coisa e outra, escrevo sobre cassações.
Agora o Maranhão e de logo penso no emaranhado em que vivemos: invertemos tudo, somos contraditórios em tudo, impressiona essa tal de legalidade.Uma coisa é a lei escrita, outra, bastante diferente é a aplicação surpreendente dela. È aquela correlação precisa da qual todos, algum dia, já ouvimos falar sobre cabeça de juiz e bumbum de nenê.E sigo pensando sobre a impecável e irrefutável sabedoria popular e lembro que Nietzsche admirava La Rochefoucauld pelas Máximas e Reflexões deste que tem coisas assim: "A verdade não faz tanto bem ao mundo quanto suas aparências nele fazem mal.".Jamais saberemos os interesses e o que de ilegítimo (não falo legal) as comandaram e conduziram; o que haverá de verdade nestas inusitadas, tardias e inesperadas cassações. "Verdade" enquanto similitude com a realidade, mesmo escrita. Tudo se interpreta, ainda que o silêncio; e, o agente, o homem, não nasce pronto, é feito em toda sua breve existência que a morte, ligeira, rápida e faceira passa o mata-borrão antes de acabado.
Justiça?Qual?A minha,a tua,a dos Sarney,dos Lago;a do Eros, Lewandowski,Gonçalves, Marcelo,Versiani, do Ayres Britto ou da explorada comunidade maranhense?
Ou será a dele com a imposta candidata dele e sua audaciosa legião de prefeitos em Brasília?
Barata! Deixa de ser chato (todas são)! Neste caso a corrida ainda não começou e cada caso é um caso e é preciso casar cada caso e não abafar todos os casos.Hum!
Sds.barata's
114 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (455) 04/03/2009 15h41
Tonia MSantos (455) 04/03/2009 15h41
caro Sr. Antonio C C Louzada;
Concordo com muito do que diz, mas no texto sobre a destituição do Lago tenho alguma ressalva.
A punição deve existir e deve ser muito mais agil. Porém nunca dar a cadeira para o 2º colocado, principalmente por que ele foi quem denunciou e assim fez por seu interesse. Como disse por que o alckimim não denunciou o Lulla, já que esta comporvado dinheiro da contravenção?
Quando isso ocorre devesse ter nova eleição e o que foi condenado não pode concorrer, assim o povo seleciona o melhor a seu ver para governar o Estado. Isso de definir arbitrariamente que é o 2º colocado deve assumir, eu discordo, me parece governador biônico.
Mas concordo que devem ser punidos e o julgamento com maior agilidade. E que se julgue também a Roseana,pois deve ter praticado a mesma coisa qeu o Lago. Como o Maranhão também.
Infelizmente, neste paraiso, se gritar pega ladrão, não sobra um, meu irmão. A frase é manjada mas muito atual.
27 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (35) 04/03/2009 15h03
Papai Sabetudo (35) 04/03/2009 15h03
Se alguém tinha curiosidade em saber o porquê de um estado rico e promissor como o Maranhão, em quatro décadas, se transformou no "primo pobre", no indigente estado em que se encontra, agora não tem mais dúvidas, aí está a resposta. O grande adversário da família Sarney, Jackson Lago, que se propôs pôr ordem na casa e retomar o desenvolvimento daquela rica região, é cassado por corrupção! Quando se pensa em comemorar, vê-se que não há o que comemorar, pois o governo do estado volta para a família Sarney que, como acabo de dizer, vem se mantendo à frente do Estado há décadas e só o afundou mais a cada dia.
A cassação do governador Lago foi comemorada com fogos de artifício pela família Sarney, mas, eu pergunto: Terá sido porque ela vê a oportunidade de, finalmente, deslanchar e envidar todos os esforços possíveis e inimagináveis para acabar com a miséria no Estado? Claro que não! A alegria brota nos olhos é porque está recebendo de volta aquilo que a família julga ser seu e de mais ninguém: o Estado do Maranhão.
31 opiniões
avalie fechar
A justiça é uma aspiração do ser humano, um direito que todos têm com igualdade. Daí para existir realmente, para todos e de maneira igual, vai uma distância muito grande. Em primeiro lugar, colocam-se aqueles que açambarcam a direção da sociedade e são os primeiros favorecidos. Depois, vêm aqueles de que os donos da sociedade precisam e que, por isto, são favorecidos. Políticos têm consciência de suas obrigações e as cumprem, para continuar com seus privilégios. Por último, vem a população que só faz número para garantir lucros, número de cargos eletivos e massa de manobra. A queda de respeitabilidade que o judiciário vem sofrendo mostra como estamos defasados do resto do mundo. O direito parou quando o país voltou à normalidade democrática (ainda que esta seja só nominal, não de fato existente) e não consegue atualizar a legislação vigente a um mundo que mudou muito depois do advento da democracia. Esta não é sacramentada na legislação que regula a convivência social no dia-a-dia; só existe para fins de discursos políticos popularescos, que rendem votos devido à educação ciosamente boicotada à população. Democracia, justiça, educação ainda são sonhos distantes de toda a sociedade, cuidadosamente monitorados para manter a situação atual. É o que nos distancia, por exemplo, da Suécia. Mas, afinal, que governantes, políticos, legisladores, magistrados falam sueco? Não é indispensável! 4 opiniões
avalie fechar
Sergio Pinheiro (2) 04/03/2009 13h29
Sergio Pinheiro (2) 04/03/2009 13h29
O que podemos esperar de um pais com uma classe politica como temos, a familia Sarney esta no poder no Maranhão a 40 anos, são milionarios so fazendo politica o Estado continua como um dos mais pobres do país, o governador Jackson Lago ganhou a eleição (não irei entrar no merito se legal ou não ) mas o Srs. do TSE julgarão que cometeu crime eleitoral ma que cabe recurso portanto ele deve ficar um pouco mais governando o estado para que no final alguem da familia Sarney volte a ocupar o lugar de sempre, mantendo o estado pobre e a familia rica. 5 opiniões
avalie fechar
Alvaro Risso (31) 04/03/2009 12h54
Alvaro Risso (31) 04/03/2009 12h54
É, infelizmente o TSE, como era de se esperar, não optou pela JUSTIÇA e sim pelo DIREITO. Foi apenas atrás da lei. A justiça deixa para depois. Acho que o povo do Maranhão, em 2010, irá desbancar novamente a família Sarney e será uma lição para esse nosso tribunal. Dizer que a senadora teve uma campanha limpa e porisso merece, de bandeja, o final de governo? Para onde foram os 1,3 milhões da empresa Lumus? Obras assistenciais? Não moro no Maranhão, mas tenho dó do povo de lá. É triste ver o estado todo como um quintal, um feudo de uma família. Assisti no aeroporto de São Luiz, o deputado, depois ministro, filho do Sarney, chamar vários meninos de rua que perambulavam pelo saguão, e pagar-lhes sanduiche e refrigerante na cantina do aeroporto. Fez isso com o displante de que o dinheiro usado fosse dele e não do povo Maranhense. É dessa forma que dominam o estado.
Não se ouve ninguém falar que irá passar as férias no Maranhão. Porque será? Porque é um estado atrasado, sem classe média? É que a classe média é contestadora e a nobreza Sarney, não quer questionamentos lá.
Só temos a lamentar. Viva a nossa "justiça" que desrespeita a vontade popular legítima. Viva a nossa justiça que protege os mensaleiros, sanguessugas, falsificadores, et caterva.
4 opiniões
avalie fechar
Lourenço Carvalho (1) 04/03/2009 12h24
Lourenço Carvalho (1) 04/03/2009 12h24
Foi lamentável a decisão do tse na cassação do governador Jackson Lago do MA. Como acreditar nas cortes do país? surgeria que os ministros antes de tomar uma decisão dessas, fossem primeiro ao estado em questão e sentir o grau de satisfação do povo.
Os sarneys estão 1/2 século no poder e o Estado continua como um dos mais pobres do país. Meu Deus "que país é esse" que o eleitor é cesseado da democracia do voto. Lamentável senhores ministros do tse, os senhores contribuíram para um quadro triste da democracia incipiente do país
20 opiniões
avalie fechar
Antonio C C Louzada (58) 04/03/2009 12h17
Antonio C C Louzada (58) 04/03/2009 12h17
Todos aqui querem justiça. Pelo menos, pelo que leio...
Então, o fato de o Governador ser denunciado pela família Sarney não é prova que essas denúncias sejam infundadas. Talvez, pelo que se propala, o máximo que se pode avaliar é que essa família não tenha a devida lisura para tais denuncias, uma vez que praticam o mesmo. Mas isso não inocenta ninguém.
O que mais me deixa intrigado é que o Lago já está há dois anos no governo. Ano que vem tem outra eleição. Ele foi julgado e cassado, mas pode continuar no posto inclusive até vencer o seu mandato. Acho que é pra onde a água vai correr...
E se no amanhã for comprovada a culpa, quem vai pagar o prejuízo? A justiça pela morosidade ou complexidade do caso? Ou o povo?
Não falo em prejuízo financeiro. Reporto-me à moralidade e a decência.
É por isso que essas denúncias estão em todo o país. Aqueles que praticam a compra de votos ou essas outras coisas corriqueiras do meio político, sabem porque fazem. Eles sabem que quando sair a sentença final os seus mandatos já se findaram...
E não terão mais nada a perder.
18 opiniões
avalie fechar
allen boechat (15) 04/03/2009 11h29
allen boechat (15) 04/03/2009 11h29
Esses políticos vivem se acusando e levando uns aos outros nos tribunais.Tenho para mim que aexemplo dos mafiosos novayorquinos eles não se odeiam. Nos tempos de Don Corleone eles se matavam (ou tentavam) e mandavam um pedido de desculpas á vitima mais ou menos assim: DIGA AO FULANO QUE SÃO APENAS NEGÓCIOS, NO FUNDO EU SEMPRE GOSTEI DELE, E O INTERMEDIÁRIO RESPONDIA, DIREI A ELE, COM CERTEZA ELE COMPREENDERÁ. Tenho para mim que a ROSEANA SARNEY já mandou esse recado para o JAKSON LAGO e vice-versa. Afinal é assim que se faz política entre pessoas "educadas". Não é mesmo?? 13 opiniões
avalie fechar
mario souza (10) 04/03/2009 11h07
mario souza (10) 04/03/2009 11h07
Essa Roseana tem telhado de vidro o marido dela foi pego há anos atras com mais de Hum Milhão em dinheiro vivo, e não soube explicar a origem do dinheiro, e pasmem o dinheiro foi apreendido e liberado, cadê a receita federal pra explicar, cadê o TSE pra perguntar pra ela a origem daquele dinheiro. O Brasil não é sério, politico disputa com outro quem é menos corrupto, mas todos são, perdi as esperanças 4 opiniões
avalie fechar
Elias Horani (2) 04/03/2009 10h27
Elias Horani (2) 04/03/2009 10h27
Parabéns ao TSE. Aguardo a futura cassação da Companheira Estela ou conhecida também como Companheira Dilma caso seja eleita Presidenta da República por abuso de Poder Econômico, Propaganda Antecipada e Uso e Abuso da Máquina Pública em benefício de sua candidatura. 8 opiniões
avalie fechar
IDAMAC OLIVEIRA SOUSA (1) 04/03/2009 09h50
IDAMAC OLIVEIRA SOUSA (1) 04/03/2009 09h50
No Maranhão deveria ser implantada a monarquia da Familia Sarney, já que ele se nega a deixar que o estado tome suas próprias decisões, inclusive políticas e democráticas. 14 opiniões
avalie fechar
Delio Tonin (23) 04/03/2009 09h42
Delio Tonin (23) 04/03/2009 09h42
Queremos ver a atuacao do TSE nos proximos casos de cassacao por compra de votos, sabemos que Luis Henrique PMDB - SC e Marcelo Deda PT - SE serao os proximos, sera que tambem serao cassados?
Vamos ver a resposta do TSE.
4 opiniões
avalie fechar
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 09h27
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 09h27
Q uem serão os proximos? vamos aguardar os proximos capitulos,as eleições foram 2006, agora já quase final de mandato, é que vai aprecer as miserias, aproveitem, antes de deixarem os cargos, pois do jeito que esta vcs não retornaram aos cargos. aproveita,. logo. 5 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Araújo (7) 04/03/2009 09h23
Reginaldo Araújo (7) 04/03/2009 09h23
Triste destino do povo maranhense que vive sob as botas da família Sarney, donatários do Estado há mais de 40 anos o que transformou o Maranhão no Estado mais pobre da federação e obviamente com os piores índices sociais, atrás do ex-mais pobre Piauí. 7 opiniões
avalie fechar
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 09h15
Carlos Franco Franco (651) 04/03/2009 09h15
A familia toda no poder, esta provado, o melhor emprego deste país é ser politico, aproveitem minha gente,antes tarde do que nunca, um dia a casa caí 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (265)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página