Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Receita

Demissão de Lina e assessores provoca crise na Receita.


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
JEDIDIAS SOUZA (11) 27/08/2009 10h41
JEDIDIAS SOUZA (11) 27/08/2009 10h41
Muitos estão dizendo que não importa se o tal encontro Dilma-Lina ocorreu. Eu discordo. Diante do atual cenário do Senado fica mais que evidente que o presidente quer desvincular a imagem de sua candidata com a servengonhice dos arquvivamentos. O que importa nesse caso não é exatamente o encontro, mas o conteúdo do encontro. Ao negar o encontro tenta-se negar o pedido para passar a mão na cabecinha do Sarney. Só concordo que não é necessário provar o tal encontro e seu conteúdo, pq já está mais que provado que tudo que a Lina disse faz todo o sentido. Afinal, tudo o que ela disse que pediram pra fazer, estão fazendo agora abertamente. Envolver a Dilma seria matar de vez sua candidatura. Mas acho que isso vai acabar acontecendo do mesmo jeito. Afinal, esconder informações, evitar depoimentos que poderiam esclarecer a situação só interessa a quem está mentindo mesmo. sem opinião
avalie fechar
O ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel ao invés de acusar Drª Lina de ter desarticulado a Receita Federal fazendo inúmeras substituições de chefia, devia, sim, falar sobre o tal mandado MPF que, contraria o Código Tributário e a Constituição Federal, limitando a atividade dos auditores à vontade da chefia. Isso, sim, chama-se prevaricação. O resto é perseguição à Drª Lina e sua equipe apenas porque exerceram suas atividades na plenitude da Legislação vigente.
No país da mediocridade, a regra é nivelar por baixo!
7 opiniões
avalie fechar
ORLANDINO NETO (75) 27/08/2009 10h37
ORLANDINO NETO (75) 27/08/2009 10h37
Depois da lambança que o Presidente Lula fez no Senado inocentando José Sarney, a qual originou uma crise sem precedentes, criou também uma bela crise entre Lina com Dina Rousseff, onde Dina solicitou por ordem de alguém....que parasse as investigações na família Sarney.
Agora vem o presidente Lula dar bronca em Guido Mantega (conf.notícia publicada na FOLHA), culpando-o pelas demissões e crise na Receita Federal, onde diz que Mantega antes de demitir Lina já deveria ter outra pessoa "debaixo do balaio".
Presidente Lula se manca! Guido Mantega não é culpado pela crise, é o Senhor o único culpado! E a demora de substituir Lina deve ser porque está em dificuldades para encontrar uma pessoa corrupta e aliada da família Sarney, pois como todos nós sabemos, a Receita Federal ainda é o órgão mais independente e acreditado nesse Brasil, e seus funcionários ainda são éticos e responsáveis, mas infelizmente o Sr. Sarney, Renan Calheiros e Aloísio Mercadante estão querendo mandar politicamente também na Receita Federal, colocando servidores que deixarão de investigar as maracutaias do Senado e da Câmara.
Vou mandar um conselho ao Sr. Guido Mantega:
" Como o senhor é uma pessoa íntegra e capaz, já deveria ter solicitado também sua demissão ao cargo na Receita Federal". Faça como Zeca Pagodinho em sua música...Se a coisa não sai do jeito que quero,também não me desespero, o negócio é deixar rolar...
Sr. Guido, saia logo..deixe o negócio da Receita rolar...o sr. é sério, é íntegro.
sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (343) 27/08/2009 10h37
Monica Rego (343) 27/08/2009 10h37
Vão me desculpando mas a midia conservadora esta cada vez mais pior de ruim em defesa dos demos tucano que são racistas e contra o povo.
Ainda espero que com este encontro sobre o papel dos meios de comunicação se crie o retorno ou em verdade o incio de uma imprensa livre e imparcial e que este modelo que ai esta esta falido assim como os tucanos e demos!!!
sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (313) 27/08/2009 10h32
Louis Fod (313) 27/08/2009 10h32
Qual o esporte predileto da Dilma ? Castelos de Dominó!
ou balonismo (fabio fiebrantz 26/08/09 21 h 16 min)
Cargo de chefia, ninguém da receita quer, só que não estão desempregados.
Mesmo assim parabéns aos oitenta e tantos que abriram mão do seu adicional de chefia.
Agora LULA vai enquadrar Mantega? Por que não enquadrou a DILMA quando a veia podia ficar calada, uma pequena mentira que virou tsunami. Pegar O Palocci também com um probleminha de sigilo é hilário, é como pegar Alcapone por sonegação. É o que eu disse faz tempo, no Brasil, toda excentricidade será castigada. Corrupção não.
Dilma sumiu mesmo.
1 opinião
avalie fechar
Franco Montoro (2) 27/08/2009 10h25
Franco Montoro (2) 27/08/2009 10h25
Como dizia o 38o presidente amerricano,: "Errar é humano. Culpar outra pessoa é política." Parece que o molusco apedeuta (Lulla) embora semi-alfabetizado, deve ter escutado alguém falando sobre isso e gravou indelevelmente em sua reduzida mente. Primeiro ele vem a público par tentar desmoralizar a Lina, depois vem a público, para tirar "o dele" da reta, para fritar mais um dos "companhero". O que imorta ao Lulla é apenas ele mesmo, o respo, bem que se ... É o pior exemplo de presidente, de honestidade, de coerencia. Não percebe o mal que faz a sociedadde brasileira ao oupar um cargo de tal quilate e se dispor a falar sobre tudo, sem o menor preparo e conhecimento, seja da história seja do ambiente atual. O que lhe falta meso é alguém que o faça calar (para deixar de dizer tantas asmeiras). Bem que o Senador Simon tentou, e está certo o senador Heráclito: CARTÃO TRIPLAMENTE VERMELHO PARA O LULLA E todos aqueles do PT que perderam completametne a honra, o zelo, e a honestidade para com o trabalhador brasileiro, que é QUEM PAGA TODAS AS CONTAS DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. Inclusive paga para um bando de senadores que nada fazem, senão engordar os próprios bolsos. Nada fazem os deputados, senão ficar votando dia disso, daquilo, ... mas lei que ajude ao povo ... isso não tem importância. Paga também o trabalhador pelo mausoléu do FARAÓ MARANHENSE com todo seu sequito de anubis, guardiães da morte e do moribundo Sarney. sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 10h19
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 10h19
Colar do despudor e o cartão vermelho.
Colar de folha de coca! Não consigo esquecer. O fato é tão aterrador e alarmante que a Nação, atônita, calou. Sabe...tipo aquela conduta de um terceiro que envergonha, leva rubor à face, até de quem não a cometeu; que é melhor silenciar? Como explicar às crianças na sala de casa, e de aula? Só assim é compreensível o silenciar do caso.
Mas, o Congresso Nacional?
Um Presidente da Pátria ?
Ou,ela não é mais amada e idolatrada? E o Salve! Salve!? Só é para quem puder, se salvar?
E como fica aquela frase tão adequada à personalidade do brasileiro brincalhão: respeito é bom e eu gosto? Ou, não gosta mais?
Depois, essa conversa de repreender o enfatiotado Manteiga?
Quem acredita nisto?
Nem o mais lulático petista que já anda com um cisco na vista.
Suplicy! Ô Senador Suplicy. Se ele não merece "Cartão Vermelho" politicamente, mas, moralmente...que merece, merece.
Estou esperando.
196 opiniões
avalie fechar
Fernando Fenerich (86) 27/08/2009 10h10
Fernando Fenerich (86) 27/08/2009 10h10
Lulla e sua equipe de paspalhos ainda vão destruir este pais, cambada de incompetentes. 1 opinião
avalie fechar
sergio barbosa (204) 27/08/2009 10h02
sergio barbosa (204) 27/08/2009 10h02
Ah sei
o Marido da lina
tava no governo APAGÔNICO
E QUER VOLTAR
Ah sei ele convocou a folha pra retrucar o pé no traseiro da esposa face a trombada com a Petrobras.
Ah entendi
ah.... ela só leva pé no traseiro foi assim no governo estadual do GARIBALDI.
NÓS JÁ CONHECEMOS ELA de outros carnavais
1 opinião
avalie fechar
J. Pimentel (60) 27/08/2009 09h59
J. Pimentel (60) 27/08/2009 09h59
Ao que parece,e pelas entrevistas todas que li, Lina foi demitida porque não estava indo bem na sua função. Mantega deve ter feito o que qualquer administrador competente faria, se notasse que algum setor de sua empresa não estivesse indo bem. Houve uma rebelião? Não. Os servidores que sairam eram indicados de Lina. É natural que peçam demissão em grupo. Já ocorreu diversas vezes. Isso não quer dizer que todos sairão mesmo. A coisa emperra quando começa a retaliação. Muito provavelmente houve em algum momento, algum tipo de pressão sobre a ex-superintendente. É provável que não tenha sido apenas uma, mas várias pressões em diversos momentos. E é claro também que, ao pressionar, ao fazer supostos pedidos não muito ortodoxos, isso seja feito por "debaixo dos panos", sem testemunhas, em reuniões que, se perguntarem, "nunca aconteceram". Ou será que há alguém tão inocente ou mal intencionado que imagine que no governo Lula isso não aconteça? Ao deixar vazar sutilmente para a imprensa o suposto pedido de Dilma, Lina sabia que estaria dando munição à oposição, estaria vingando-se de certa forma pela humilhante demissão.Fosse o PT de outrora, já teríamos passeatas de bandeiras vermelhas na Esplanada dos Ministérios, em Brasilia, na Avenida Paulista, em São Paulo ou Av. Rio Branco no Rio. Puxar publicamente as orelhas de Mantega pelo atual problema é tirar o sofá da sala para preservar a própria imagem, sempre muito bem avaliada e transferir os desgastes para seu auxiliar. 1 opinião
avalie fechar
Comentarista Brasil (84) 27/08/2009 09h59
Comentarista Brasil (84) 27/08/2009 09h59
Quem acusa sem provas normalmente é processado e/ou preso. Mas por aqui, ao contrário, tem virado herói (ou heroína) de pseudo-intelectuóides da medíocre oposiçãozinha nacional (principalmente quando a pessoa é cônjuge de ex-ministro do falastrão gagá FFHH). Coisas do Brasil... sem opinião
avalie fechar
Ana Maria Oliveira (3) 27/08/2009 09h59
Ana Maria Oliveira (3) 27/08/2009 09h59
Tem cada comentária sem sentido por aqui! Em uma instituição do tamanho da RF o fato de terem sido exonerados (e não demitidos) uma dúzia e meia de chefes não muda a atuação do órgão! quem trabalha de fato são os técnicos e esses, com certeza continuam atuando normalmente mesmo pq existe uma estrutura com normalização bem clara que funciona independente da incompetência ou competência da chefia. Quem trabalha no serviço público sabe disso. Eu trabalho em uma empresa públiaca a mais de 30 anos. Por aqui já passaram mais de 20 presidentes e diretores. E independente de quem está no poder, nós, os técnicos da casa continuamos trabalhando e fazendo dessa empresa a mais respeitada do país. E não tenho dúvida de que na Receita Federal é a mesma coisa. As instituições públicas vem evoluindo ao longo do últimos anos (não apenas nesse governo) e implantando algo que se chama governança corporativa (já ouviram falar??) exatamente para se proteger das interferências políticas que sempre existirão nessas instituições. Existiam no tempo da ditadura (e sei disso por que já estava aqui naquele tempo) e vai contuinuar existindo. 1 opinião
avalie fechar
marco gobbi (73) 27/08/2009 09h58
marco gobbi (73) 27/08/2009 09h58
puxa, achei que o mercadante havia morrido, entao senador mesmo vivo digo que vc para mim vc morreu a semana passada e tenha certeza que em minha casa vc perdeu pelo menos 6 vortos e eu vou trabalhar contra vossa sra , compamheiro, vcs estao envergonhando a estrela de nosso partido que eu os ajudei chegar onde vcs estao, por que nao vao para o pmdb que e onde vcs merecem estar. sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 09h56
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 09h56
Comentário ou mangueira.
Aqui, eu sei, a coisa está feia, pegando fogo também, mas, não nos esqueçamos do foco principal, O Senado. Caso contrário em vez de teclado precisaremos de mangueira.
sds barata's
35 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (103) 27/08/2009 09h45
Nelson Vaughan (103) 27/08/2009 09h45
Depois do papelão que o Lula obrigou o Mercadante a fazer, seria melhor que ele não falasse mais nada e se retirasse do cenário político. É um marionete na mão do PT, me fazendo lebrar a bronca que tomou quando do lançamento do "Plano Collor", tendo que desmentir tudo o que disse no programa do Jô Soares. Infelizmente esse é um dos representantes de São Paulo, no senado. 42 opiniões
avalie fechar
Claudio Marcilio (15) 27/08/2009 09h43
Claudio Marcilio (15) 27/08/2009 09h43
Esta bronca do Lula escancarou algo que este governo vinha negando categoricamente, a demissão da Lina Vieira foi claramente política e feita a toque de caixa e não algo planejado e técnico como falraram. O mais absurdo é que todas as intervenções do Lula visam exclusivamente, acabar com as notícias da mídia. O pior disso é ver que a grande maioria da população não está nem aí para esse caos na gestão pública brasileira, não é futebol e nem carnaval!? sem opinião
avalie fechar
Flávio Lopes (3) 27/08/2009 09h43
Flávio Lopes (3) 27/08/2009 09h43
Uma coisa é certa, ninguém saiu da Receita. As fiscalizações iniciadas na gestão Lina não devem ser interrompidas, pois os que estão deixando as funções de confiança, muito provavelmente, não fiscalizam; eles gerenciam, assessoram e dirigem. Se agoram deixam tais funções deveram reassumir sua atribuição fundamental: fiscalizar. E como se arvoram de tamanha competência e capacidade, causa do tremendo "pavor" com a sua "saida", voltando à fiscalização, então... tremei mal contribuintes. sem opinião
avalie fechar
Walter Quirino (71) 27/08/2009 09h40
Walter Quirino (71) 27/08/2009 09h40
Pelos comentários do Sr.Everardo Maciel, parece estar querendo, ou voltar para a Receita, ou se candidatar a algum cargo eletivo (é bem a época de se lançar), ou mesmo guarda ressentimentos com a Sra.Lina.
Acho anti-ético criticar em público, ex-colegas de trabalho.
sem opinião
avalie fechar
Fabio Santos (72) 27/08/2009 09h37
Fabio Santos (72) 27/08/2009 09h37
É pessoal, parece que a máscara da Ex secretária da receita está caindo. Essa entrevista do ex secretário da receita Everardo Maciel, que dica-se de passagem não é PETISTA, foi secretário do FHC, então não tem conotação política de defeza do governo, mostra que a Dra Lina não é isso tudo que estão querendo mostrar, que de acordo com as palavras dele, " a fiscalização na receita foi desarticulada na gestão Lina Vieira" e que nas palavras dele " é falsa a afirmação que a mudança no foco nas grandes empresas, pois já existia" e que " quando a Lina entrou mudou muito mais cargos de confiança do que os que estão saindo, ou seja, trocas nos cargos de confiança é normal". Será que irão dizer que o Everardo Maciel virou petista? è esperar para ver. Saudações, Fábio. sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 09h35
josé reis barata barata (3429) 27/08/2009 09h35
Marotismo.
Marotta(26/08 - 14h49), embora você tenha se dirigido a "pessoas inteligentes" posso tentar responder?
Realmente, a pergunta é digna de um maroto, entretanto, não considero necessário muitas letras para tentar responder a uma pessoa inteligente. Bastam algumas perguntas de quem não se considera inteligente:
-como é que deve ser resolvida legalmente uma troca de acusações sobre irregularidades funcionais entre servidores públicos?;
-entre um chefe e um subordinado no serviço público?
- entre uma Ministra de Estado, Chefe da Casa Civil e uma servidora?
-quem é o chefe de todos os servidores públicos da União?
-Incumbe a este, ao tomar conhecimento, o quê?
Para auxiliar, lembro o que li no art. 143 da lei nº 8112/90:
"A autoridade que tiver ciência de irregularidade no sérvio público é obrigada a promover a sua apuração imediata , mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa".
Isto, a não considerar o que disciplina o Código Penal e dispõe a CF.
Isto, em um Estado que se diz: república, democrática e de Direito, no papel.
48 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (882)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página