Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 54 55 56 57 58 59 60 61 62 Próximos
Comentários dos leitores
Vladimir Tzonev (201) 08/04/2009 19h52
Vladimir Tzonev (201) 08/04/2009 19h52
Senhora Mol,
A senhora agiu corretamente.
Dirigiu a sua crítca ao único erro, intensionalmente deixado, e com seu silêncio acabou validando o resto.
4 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (844) 08/04/2009 19h18
Bolinha da Lulu (844) 08/04/2009 19h18
Sra. Mol e Sr. Vladimir;
Se me permitir dar um pitaco em sua conversa. Agora pena que a continuação foi suprimida.
Sr. Vladimir interessante o pensamento de que a URSS tenha ganho a 2ª guerra. É uma forma de ver. Mas os EUA entraram na Guerra em 42. 41, mas era dezembro assim considero o ano seguinte. A URSS foi atacada em 41, já que Hitler não queria dar tempo para Stalin se armar e seu grande problema era não ter conseguido dominar a Inglaterra, abrindo duas frentes de batalha que o deteriorou. A URSS conseguiu reverter a guerra em Stalingrado que foi uma carnificina do povo Russo, mas com enorme dever civico de nação. Todos lá foram heróis, mesmo os covardes. Eu acho que foi em 43.
No caso da 1ª guerra os EUA lutaram sim e foram a diferença. Wilson vendo que a França e a Inglaterra estavam perdendo a guerra e assim não receberia tudo que havia vendido, pos seus soldados na rua e assim inverteram o curso da guerra. Já que o exercito alemão se encontrava esgotado, mas sem o reforço teriam acabado com os aliados e o tratado de versalhes seria outro.
A Russia, por um acordo de Lenin, o que os melcheviques não quiseram fazer após tomar o poder em março, criou as condições propicias para Lenin dar o seu golpe de estado e tomar o poder, chamando todo o exercito para sua pátria, para lutar contra a monarquia ainda insurgente.
Agora as guerras citadas tipo mano a mano com os EUA, realmente eles perderam todas. Com excessão de Granada, que foi uma vergonha.
10 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 08/04/2009 19h16
Tito Oliv (152) 08/04/2009 19h16
O interessante da oposição é que quando a medida é boa, ou aparentemente boa, sempre colocam um mas, uma tentativa de avacalhar o país. FHC, lider e guru dessa gentalha, foi o que maiores taxas de juros praticou, que mais protegeu poderosos. Daniel Dantas, com linha direta com FHC segundo a revista Exame em edição da época de seu governo. Não posso desmentir uma carta do próprio exonerado, em que pede demissão, mas se foi por não querer cooperar e reduzir o spread foi ótimo. O que é o bem maior: permitir a uma nação, no caso o Brasil, progredir e ter acesso ao crédito ou limitar os benefícios a algumas centenas de acionistas (eles devem receber lucros, mas nao exagerados)?. Ora, se o próprio governo, maior acionista e interessado nos lucros do Banco do Brasil, acredita que pode e deve ser reduzido o spread qual a dúvida? 5 opiniões
avalie fechar
Ricardo Monzillo (1) 08/04/2009 18h00
Ricardo Monzillo (1) 08/04/2009 18h00
Já estava na hora a mudança no comando do BB, eu mesmo já tive problemas com gerência sobre pagamento de financiamento com relação a juros diversas vezes e sempre com muita dificuldade de relecionamento. Espero que pra melhor! 8 opiniões
avalie fechar
anonimus palhaço (2) 08/04/2009 17h32
anonimus palhaço (2) 08/04/2009 17h32
Seguinte: o BB nunca vai abaixar os juros pois por baixo dos panos a diretoria de varejo está alinhando os custos das tarifas, cobradas dos clientes. o que adianta vc baixar 1% se ocorrer uma elevação de tarifas na ordem de 50%. Vc empresário veja suas tarifas de cobranca, vc vai ver que está pagando muito alto ainda.
O fator inadimplência também afeta o volume de empréstimo pois os funcionários são punidos e perseguidos caso haja alguma inadimplencia. Lá dentro vc como gerente, tem vontade de trabalhar a melhorar a produtividade do BB, mas a coisa é presa, o setor de recuperação parece uma vala onde todo dinheiro do contribuinte é jogado fora, não existem critérios rápidos e eficientes pra vc. resolver os problemas.
Sinto muito mas acho que os "caras" vão mandar emprestar mas o "gerentizinho" da ponta não vai fazer aconntecer, pois se alguma empresa deixar de te pagar, meu caro vc. está ferrado, por isso é melhor criar um setor que funcione na recuperação do que punir os gerentes das agências quando a coisa dá errado.
Empresário vai vir um aumento estúpido de tarifas, veja no seu extrato!!!
Assinado O PALHAÇO
4 opiniões
avalie fechar
José Salvador (31) 08/04/2009 16h43
José Salvador (31) 08/04/2009 16h43
esse governo sempre agiu com irresponsabilidade, lentidão e leniência. Não seria diferente no caso dos "spread" , mas esta é uma decisão boa, ainda que tardia. Nunca entendia porque os bancos "publicos" agiam da mesma maneira que os bancos privados. Tenho visto sempre que tudo o que é publico no Brasil age como se fosse privado. É o caso da petrobrás que não baixa o preço dos combustiveis e do banco do Brasile da Caixa que emprestavam como agiotas aos seus clientes. Lula acertou em cheio ainda que com lentidão e leniência tomou o bom e sábio caminho da responsabilidade. 8 opiniões
avalie fechar
antonio barnett (117) 08/04/2009 16h18
antonio barnett (117) 08/04/2009 16h18
Enquanto isso as ações do BB estão despencando na bolsa de valores no dia de hoje... e eu, como acionista, estou muito triste porque o lucro vai diminuir e meu retorno tambem...obrigado Lula pela força. quem quer comprar ações do BB ? eu vendo baratinho... 11 opiniões
avalie fechar
antonio barnett (117) 08/04/2009 16h04
antonio barnett (117) 08/04/2009 16h04
Sr. José Renato Corrêa (1) parabens pela iniciação. já na 1ª faz um comentario tão vedadeiro que é digno de elogios. é que o povo tem memória curta e ai junta um tanto de bairrismo do PT contra PSDB e vice versa e o bonde da história vai passando...e o Brasil vai indo pro final da fila. 4 opiniões
avalie fechar
Claudio Varacurta (1) 08/04/2009 15h55
Claudio Varacurta (1) 08/04/2009 15h55
Eita nóis vai acabar sobrando para nós novamente e o governo quer desonerar a folha de pagamento com o FGTS, direito do trabalhador, dele próprio e as maracutaias que continuem..... sem opinião
avalie fechar
Francisco Silva (371) 08/04/2009 14h51
Francisco Silva (371) 08/04/2009 14h51
José Renato,
Se me permite a intromissão eu posso citar medidas do atual governo que vão refletir nas próximas gerações:
O bolsa família.
Vai perpetuar a miséria, a dependência dos miseráveis ao poder público e à eterna vida de esmolantes oficiais.
Vai perpetuar a compra de votos pois quando o PT não estiver mais no poder como vai fazer oposição ao que eles mesmos criaram, usaram e abusaram???
Isso perpetua a miséria de um povo e parece ser isso o que eles querem...
11 opiniões
avalie fechar
Leonardo Zamboni (17) 08/04/2009 14h13
Leonardo Zamboni (17) 08/04/2009 14h13
Afirmar que as altas taxas de inadimplência no Brasil são determinantes do enorme spread bancário é uma falácia constantemente repetida pelos meios de comunicação posto que raramente contestada. Pouco se atenta ao fato que a inadimplência é consequência dos juros altos e não o oposto. Um cidadão que, por uma adversidade qualquer, deixar de pagar integralmente seu cartão de crédito, optando pelo pagamento mínimo, ou entrar no "cheque especial" estará imediatamente sujeito ao efeito bola de neve graças dos juros extorsivos praticados pelos bancos. Ora, a chance deste indivíduo tornar-se inadimplente em pouco tempo torna-se, pois, diretamente proporcional ao tamanho dos juros que lhe forem cobrados por utilizar o crédito que lhe foi oferecido. A redução do spread bancário será, portanto, fundamental para que se reduza a inadimplência no País. 4 opiniões
avalie fechar
Said Abou Ghaouche Netto (41) 08/04/2009 14h12
Said Abou Ghaouche Netto (41) 08/04/2009 14h12
Caro Presidente Lula, se Vª Exª deseja de fato reduzir os juros, é preciso combater as imoralidades do sistema. Os bancos oferecem taxas de juros ao tomador partindo da taxa SELIC, depois de carrega-las com todos os custos e o spread. Entre estes custos temos o operacional, o de captação, o de oportunidade (quanto se deixa de ganhar se o dinheiro for colocado outra operação mais lucrativa) e o custo de inadimplência. Com relação a inadimplência, digamos que de cada R$ 100 emprestados, R$ 3 não voltam. Ou seja, esta taxa de 3% também é carregada em cima da SELIC. Ou seja, os 97 bons pagadores pagam a conta dos 3 que não pagam. É uma imoralidade. Os bancos perdem alguma coisa com a inadimplência?! Quem paga a conta é o consumidor. E outra, os bancos podem deduzir a inadimplência de seus lucros operacionais, reduzindo o IR devido e aumentando o lucro líquido. É o que diz a lei 9.430/96. Isso também é uma imoralidade. Assim, os bancos nunca vão se preocupar em emprestar com zelo e prudência porque sempre vão ganhar e quem paga a conta é a sociedade. E no seu partido existe gente que acha que o mau pagador não deve ser incluso em listas-negras, etc. Ora. Entre os inadimplentes temos inclusive aqueles que tomam dinheiro pretendendo não pagar mesmo. Quer melhorar isso? Aumente o prazo de permanência na lista negra de cinco para dez anos. Permita aos bancos deduzirem seus "prejuizos" com inadimplência somente depois de dez anos. Assim o tomador fica mais esperto e os bancos também. 2 opiniões
avalie fechar
hildo molina (163) 08/04/2009 13h58
hildo molina (163) 08/04/2009 13h58
oh ingenuozinho, quem compra os bancos não é o presidente do banco, são os chefes dele, mantega, lula e outros.
dia 6 anunciaram que ele seria sacado, hoje ele resolveu sair por vontade própria, vai ter vontade assim lá longe!
4 opiniões
avalie fechar
Adm. Antonio Prenholato (47) 08/04/2009 13h53
Adm. Antonio Prenholato (47) 08/04/2009 13h53
O caminho fica mais curto e simples para resolver esta questão.
É só trocar o termo "spread" por "AGIOTAGEM LEGALIZADA" !!!
Esta linguagem o POVO brasileiro entende e saberá regular o mercado.
Pô !!!
É só fazer, cáspite !!!
2 opiniões
avalie fechar
Fátima Rios (1) 08/04/2009 13h45
Fátima Rios (1) 08/04/2009 13h45
Gostaria que o novo presidente desse maior importância aos milhares de brasileiros uqe utilizam o banco, principalmente aos funcionários e clientes: redução de juros e diminuição de tarifas para os clientes e agilizar a convocação de tantos concursados, pois assim, ajuda no desemprego e também melhora o atendimento ao cliente. 4 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (371) 08/04/2009 13h36
Francisco Silva (371) 08/04/2009 13h36
Acho engraçado o governo reduzir a carga sobre salários reduzindo o FGTS.
O FGTS é do trabalhador e não do governo. Quando ele for para a rua, se aposentar ou comprar um imóvel o não recolhimento vai fazer falta a ele e não ao governo.
Mais uma "gentileza com o chapéu(ou bolso) alheio"
O governo tem sim é de cortar gastos e reduzir impostos ou contribuições previdenciárias a partir destes cortes de gastos e não reduzir aquilo que é do trabalhador.
Outro dia li (não me lembro onde senão daria os dados com mais precisão) que o custo administrativo do INSS é mais de 5 vezes maior que os custos administrativos de institutos de seguridade social na maioria dos países da Europa.
Isso é uma verdadeira piada, funcionários e indicados pelo governo vivendo nababescamente à custa da previdência e a desoneração da folha sendo feita sobre o FGTS.
Êta governinho ruim...
4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 08/04/2009 13h06
Alcides Emanuelli (2014) 08/04/2009 13h06
Como o governo vai diminuir o recolhimento do FGTS, se esses valores são a indenização dos trabalhadores.
Segundo se temos crise o mercado não absorve a produção, temos que diminuir a produção de acordo com a demanda e cortar o numero de horas semanais e reduzir em 30% horas trabalhadas e salarios. assim são 30% de reservas que podem ser colocados no sistema para regular o mesmo.
Voces já houviram falar em repartir, esse é o momento, quando o crescimento não acontece por problemas de inconsequencias administrativas, temos que conviver com alternativas novas para sobrevivencia do sistema e o mesmo interagir com os mercados internos que estão na nossa cara para serem usados e bem aproveitados.
Não se faz uma ponte sem tabuas e pregos, temos que ter o material necessários para construir nossas pontes.
Imaginando, pensando, só querendo não vamos contruir nada, o momento agora é ver o que temos dentro de nossa casa (brasil) e voltarmos para esse mercado interno, tão exploras pelas quinquilharias da china.
Buscar soluções em nosso mercado interno é a solução para tudo.
E a economia informal, quando vamos pensar em sua importância, vamos esperar que marginais tomam conta dela e entrem com a industria do pó nesse lado produtivo tambem.
Acorda Brasil, essa é a tua hora, acorda Brasil antes que seja tarde demais.
Acorda Brasil essa é a ultima oportunidade tua de poder pensar!
15 opiniões
avalie fechar
José Renato Corrêa (3) 08/04/2009 12h49
José Renato Corrêa (3) 08/04/2009 12h49
Caro Sr. Gaio,
CONCORDO com você que o Brasil está em outro patamar econômico nos últimos anos do governo LULA, mas NÃO CONCORDO que foi mérito do atual governo.
_ O Real foi uma moeda criadas em 1994 pelo FHC, e foi ela que exterminou a Hiper Inflação que parecia não ter jeito de ser controlada, apesar de ela passar por várias crises EXTERNAS inclusive de câmbio, ela permaneceu forte. Estamos sofrendo novamente uma desvalorização cambial forte de US$=R$ 1,6 para US$=R$ 2,3 + de 30% é a mesma política adotada pelo FHC em relação ao câmbio Flutuante, não mudou nada.
_ O dólar só chegou a patamares de R$ 3,40 em função do RISCO PT/LULA que iria governar o país, era uma incógnita, felizmente o LULA deu continuidade nas bases econômicas do Real e recuperou a confiança do investidor estrangeiro e o país não quebrou.
_ As reformas impopulares como a privatização da Vale, Embraer, Telecomunicações, e outras foram realizadas e geram 10 vezes mais riqueza hoje e não serve de cabide de emprego para os sindicalistas do PT. Isso foram reformas e medidas impopulares que o atual governo não faz porque só pensa em pesquisa eleitoral durante todo o governo.
_ O nosso sistema bancário só é forte porque o FHC fez o Proer e criou regras duras para o sistema financeiro.
_ Gostaria que você citasse uma reforma expressiva do atual governo que vá refletir no futuro do Brasil daqui a 10 ou 15 anos?
10 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Lima Macedo (1) 08/04/2009 12h26
Ronaldo Lima Macedo (1) 08/04/2009 12h26
Gostaria de parabenizar o Presidente Lula pela excelente noticia que foi a exoneração do Presidente do Banco do Brasil, o sujeito só sabe gastar, comprando Bancos e mais Bancos, entretanto, o mesmo NÃO paga as dividas que o Banco do Brasil tem para com o clientes, basta verificar o processsos onde o Banco do Brasil é reú. 5 opiniões
avalie fechar
Paulo Cesar Martins (2) 08/04/2009 12h02
Paulo Cesar Martins (2) 08/04/2009 12h02
Na realidade as bombas sempre fica com os mais fracos, para pagar as contas das menorias a maioria tem que penar. O nossos governantes só pensam em arrecadar mais dinheiro, para poder pagar as contas deles então o interessante seria que primeiro cortasse os auxilios que eles tem, e passassem a utilizar seu salários assim provavelmente eles criaria uma lei para abaixar os juros já que vai doer no bolso deles tambem. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 54 55 56 57 58 59 60 61 62 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página