Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve nos Correios

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) pedem incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros, que estariam previsto no acordo firmado em novembro do ano passado e ratificado em abril deste ano.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
suzy Cristiny (1) 17/07/2008 15h19
suzy Cristiny (1) 17/07/2008 15h19
RIO BRANCO / AC
O grande problemas de nós brasileiros é sempre receber rasteiras dos "poderes constituídos" e não fazer nada para repudiar tais práticas. caso, a sociedade não reaja a estas práticas, corremos o sério risco, de cada vez mais, sermos massacrados. Os nossos interesses individuais não podem ser sobrepor aos direitos garantidos por lei, por exemplo a greve, já que o motivo é justo. Deixemos de ser egoístas e vamos nos unir contra praticas ditatoriais impostas pelo atual governo, que se diz dos trabalhadores"
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein
36 opiniões
avalie fechar
Juliano Meira (2) 17/07/2008 09h33
Juliano Meira (2) 17/07/2008 09h33
JARAGUA DO SUL / SC
Fala-se muito em monopólio mas acredito que descentralizar não seria a solução, quem sabe privatizar, o que é privatizado é sempre melhorado, não que eu defenda a privatização, mas temos muitos casos principalmente como os de concessão de rodovidas que dão certo, e todos sabemos que repartições públicas sempre foram e sempre serão desta forma, o que não convém aos mesmos sempre será motivo de greve e ai por diante, agora ficam perdendo tempo em uma greve inutil ocupando o STF com essa mera troca de interesses de um único grupo de trabalhadores. 35 opiniões
avalie fechar
Victor Hugo Lisboa (1) 15/07/2008 12h53
Victor Hugo Lisboa (1) 15/07/2008 12h53
PORTO ALEGRE / RS
Lamentável o posicionamento dos funcionários dos Correios. Eu no início até estava achando que, afinal, eles tinham razão, ou pelo menos tinham o direito de fazer a greve. Aceito que pleiteiem melhores salários e melhores condições de vida. Porém, a recusa de suspender a greve para serem realizadas as negociações demonstra uma INTRANSIGÊNCIA radical, uma falta de sensibilidade com o fato de que a sociedade não tem nada a ver com isso, não pode pagar o pato. Com isso, eu decididamente me alinho àqueles que os chamam de vagabundos. Se fossem razoáveis, teriam aceito a possibilidade de suspender a greve durante as negociações: se as negociações não andassem, ou se não obtivessem o que desejam, poderiam retomar a greve. O radicalismo tira-lhes toda a razão. Se alguém conhece algum deputado federal, por favor lhe pergunte porque até agora ninguém propos uma Emenda à Constituição para acabar com o monopólio dos correios. AFINAL, DIABOS, O QUE HÁ DE TÃO IMPORTANTE PARA A SEGURANÇA DA NAÇÃO NO SERVIÇO DE CORRESPONDÊNCIA? O SERVIÇO PODE CONTINUAR NA TITULARIDADE DA UNIÃO FEDERAL, BASTANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL PREVER A HIPÓTESE DE CONCESSÃO PÚBLICA DO SERVIÇO PARA PARTICULARES. 87 opiniões
avalie fechar
rubens luiz (3) 12/07/2008 00h31
rubens luiz (3) 12/07/2008 00h31
sou carteiro,motociclista tenho é contrato de trabalho
e sempre que meu direito for suprimido
"brigarei"por ele como todo brasileiro devia fazer!Ñ dá pra ser submiço ,tem tanta coisa acontecendo e voçê ai pensando que tudo se resume a greve dos correios. Respeite o trabalhador ,pois voçê só percebe que ele existe quando ele falta! PENSE NISSO!
75 opiniões
avalie fechar
rubens luiz (3) 11/07/2008 23h24
rubens luiz (3) 11/07/2008 23h24
Falar é fácil,mais quem sabe como funciona a estrutura dos correios?Carteiro, operador de triagem e transbordo,motorista, atendente das agências são pessoas que trabalham sempre "dando o melhor de si" não são funcionários público como muitos pensão e muito menos fazem grve sem motivo então antes de comentar esta reportagem, analize o que esta acontecendo.No entanto não se esqueça,que nada vêm de gaça",e se foi ou é necessário a greve temos sim que apoiar, pois só com luta se faz democracia. 37 opiniões
avalie fechar
Diego Corrêa (18) 11/07/2008 16h22
Diego Corrêa (18) 11/07/2008 16h22
Excesso de liberdade para os funcionários públicos. Sem mais. 36 opiniões
avalie fechar
Georg Ivanov (1) 11/07/2008 15h47
Georg Ivanov (1) 11/07/2008 15h47
SAO PAULO / SP
"Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem"
Bertold Brecht
Eu acho que devemos parar de olhar para as situações cotidianas com essa perspectiva maniqueísta. Ninguém é completamente herói nem vilão nessa história. Muitas vezes olhamos para o causador direto de nossos problemas, mas não para aquele que possívelmente tenha originado o problema desses.
Fiquemos então na torcida, não para que um lado vença ou perca, mas para que a greve apenas acabe.
13 opiniões
avalie fechar
Daniel Song (10) 11/07/2008 14h29
Daniel Song (10) 11/07/2008 14h29
Caro Eduardo Santos de Paulo: 1-Existem muitos querendo empregos, mas poucos realmente que queiram trabalhar. Sonham em ganhar e pouco produzir como patriota. 2-Concurso público, independente da concorrência, é opção de quem a quer, e de acordo com o vencimento proposto. O contrário, não devem perder tempo. 3-Correios tem um orçamento auto-suficiente, sendo uma das alicerces públicas do país. Não é uma empresa privada, embora tenha autonomia orçamentária com os recursos obtidos. / Se não houver o setor privado sustentando o gerenciamento financeiro dos Correios, por consequência não haverá orçamento para nada. 4-Remuneração adequada depende de como você esmera e vive a sua vida e o quer quer dela: se fracasso ou sucesso. Por exemplo: Há professores (1,5 milhões) do setor público do país que trabalham com vencimentos de 450,00. Isso sim é uma vergonha. Pessoas dedicadas a estudos, curso superior, especializações, planejamentos, metodologias e muito mais. Isso sim é injusto. São professores que se utilizam de sabedorias e não de força física para ser melhor remunerado. 5-Acho injusto não haver um padrão de vencimentos desde o alto escalão de cargos públicos aos mais baixos. A disparidade salarial que rege os contribuintes civis se torna uma dicotomia crônica-social do Brasil. Pensar em isonomia social ainda está aquém para um Brasil de tantos recursos, mas sem pessoas preparadas a viver nela. 6-"Um país é feito de homens (com sapiência) e livros (lidos e não simulados). 25 opiniões
avalie fechar
Dinês Nair da Silva Tomaz (1) 11/07/2008 14h08
Dinês Nair da Silva Tomaz (1) 11/07/2008 14h08
a greve é justa e necessaria, sim! Desde nov/07 e ECT comprometeu-se a pagar o adicinal de risco em um valor de 30% do salario base do carteiro reconhecendo, assim o que toda a população já sabe: o carteiro, sim, corre risco na entrega domiciliar. Por 2 vezes a empresa descumpriu o acordo forcando seus trabalhadores a entrarem em greve. Neste momento com 11 dias de paralização a empresa tenta novamente "passar a perna" nos grevistas. Propuseram, como em abril/08 o pagamento do adicional e risco por mais 2 meses de forma emergencial e depois incorporar ao salário. Ora! Se já passamos por isto em abril, se a proposta feita não foi cumprida (mesmo com o comprometimento do presidente da república) e sendo o motivo justo e direito, então a greve não é birra, manha ou cômoda como muitos acham.É uma lta pelo direito do carteiro que em qualquer tempo ou situação entrega a correpondência da população. Se o próprio interessado não fizer nada pelo seu direito já reconhecido, quem fará? 17 opiniões
avalie fechar
Daniel Song (10) 11/07/2008 13h43
Daniel Song (10) 11/07/2008 13h43
Já escrevi minhas críticas para o site dos Correios. Nada me responderam. Acho estranho que a sociedade brasileira, que sustenta toda o serviço público deste país, deva ser refém de uma minoria social que páram o sistema por apenas não saber reivindicar.
A justiça, os líderes e dirigentes dos Correios, sindicatos e associações existem para isso. Resolver o mal resolvido, talvez.
Agora, os carteiros insatisfeitos, peçam por favor a demissão. Pelo jeito são pessoas com "alta capacidade" educacional e que, portanto, podem conseguir uma melhor colocação social tanto pública ou privada. Até porque existem tantos por aí, diria do nível escolar que é para entrar nos Correios, que malmente reclamariam de estarem recebendo os atuais vencimentos.
Eu fico pasmo e injustiçado por uma minoria que luta por causas próprias e fazem de refém tantos milhares de civis que dependem e muito das correspondências. São prejuízos financeiros estrondosos que esta minoria de desqualificados estão causando ao país.
A mesma crítica aqui, serve também para os auditores fiscais da Receita Federal. Não estão satisfeitos, caiam fora. Tem um montão de pessoas que sorririam de receber os vencimentos por meio do concurso público. Queremos trabalhadores que lutem pela soberania, e não pela individualidade.
O servidores públicos não entendem como os civis sofrem para sustentar o orçamento público deste país. No mínimo, não dão valor à pátria.
Greve não sustenta os funcionalismo público.
37 opiniões
avalie fechar
Wiliam T Ribeiro (16) 11/07/2008 13h17
Wiliam T Ribeiro (16) 11/07/2008 13h17
A partir de hoje também estou de greve. Não pagarei mais impostos até que o governo nós dê uma bonificação sobre o lucro que estão tendo com os nossos impostos, também quero um cargo no congresso sem concurso público. Auxílio taxi para poder sair com os colegas e tomar 1 chopinho, pq dois não pode. Brincadeirinhas a parte, todo mundo tem o direito a fazer greve, desde que não atrapalhe o direito dos outros de terem serviços essenciais prestados com qualidade (Correio, metro, ônibus, INSS, etc...) Quero saber se o sindicado dos correios vai pagar as multas de nossas contas atrasadas. 39 opiniões
avalie fechar
Marcos Chimentao (1) 09/07/2008 12h44
Marcos Chimentao (1) 09/07/2008 12h44
CURITIBA / PR
Interessante essa história de greve não acham? É sempre mais comodo esperar que os outros façam por você o que você mesmo deveria fazer. O emprego não está bom? Procure outro. Seu cargo não paga bem? Se especialize e suba. Por seu próprio mérito. Reclamar é sempre mais fácil as custas de outras pessoas que dependem do seu serviço... melhor ainda, é como um sequestro, eu tenho o que você quer me pague e eu lhe dou, simples assim. Existem milhares de casos de catadores de papel que não sabiam ler e hoje são universitários, médicos, advogados. Sabe o que diferenciam essas pessoas da maioria? Força de vontade e coragem. O que infelizmente 99% da nossa população não tem. Por isso vamos continuar assim reféns de nossa própria submissão e comodidade. Correios, inss, bancos.... É isso aí lembrem-se sempre de consltar o sinicato antes de precisarem de alguns desses serviços... Bom dia a todos 69 opiniões
avalie fechar
Eduardo Santos de Paulo (1) 08/07/2008 23h20
Eduardo Santos de Paulo (1) 08/07/2008 23h20
POCOS DE CALDAS / MG
Jefferson, sei que há muitos querendo o emprego dos carteiros...mais de 200 candidatos por vaga em qualquer concurso aí pelo país. Só que a empresa é auto-suficiente: ela paga seus funcionários com o dinheiro dos clientes que nela postam e, não com o dinheiro dos impostos que vc(nós) paga!! Portanto, nada mais justo que haja uma remuneração adequada a quem "literalmente" a carrega nas costas!! Você acha justo um chefe ganhar 10, 15 vezes mais a PLR de um carteiro?? Caso vc não saiba, a ECT é a quarta maior empresa postal do planeta. Se ela não der valor a seus funcionários, não é vc quem vai dar. Teoria da mais-valia colega:se não conhece, estais precisando melhorar tua leitura... relembrando o saudoso Monteiro Lobato, " um país é feito de homens e livros." 70 opiniões
avalie fechar
jefferson barros (1) 08/07/2008 22h21
jefferson barros (1) 08/07/2008 22h21
FORTALEZA / CE
greve ? porque ? voçes deviam dar mais valor ao emprego que tem pois tanta gente gostaria de um emprego desse deviam era criar vergonha pois com essa greve esta prejudicando a vida de muito que dependem dos correios vcs estao fazendo um brasil mais fraco deviam se envergonhar !
vcs sim sao uma vergonha
94 opiniões
avalie fechar
Décio Alto (16) 03/07/2008 17h22
Décio Alto (16) 03/07/2008 17h22
Considero a greve dos correios mais que justa, se um contrato foi firmado, ele tem que ser cumprido. Os corruptos além de ter todas as mordomias ganham o que querem. os sub-julgados recebem uma merreca e recebem o que eles querem pagar,
Chega de chupar o sangue do trabalhador, se devem, paguem.
92 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (305) 02/07/2008 21h32
MAC Castro (305) 02/07/2008 21h32
TEM QUE FAZER GREVE MESMO, PORQUE OS EMPREGADOS PUBLICOS FEDERAIS ESTÃO GANHANDO UM ABSURDO DE SALARIO, VC NÃO ENCONTRA UM QUE GANHE MENOS DE 5.000,00. VEJAM OS AUDITORES, MAIS DE 10.000 P/MÊS, OS FEDERAIS MUTIO MAIS QUE ISSO, E AI A FORA. É GREVE MESMO, PRO MENSALÃO ELES TINHAM DINHEIRO SOBRANDO NOS CORREIOS, PRO REAJUSTE NÃO. 77 opiniões
avalie fechar
Daniel Duarte Santos (1) 02/07/2008 20h25
Daniel Duarte Santos (1) 02/07/2008 20h25
GOVERNADOR VALADARES / MG
Prá quem esta de fora é muito fácil julgar o pessoal dos Correios (que trabalham de verdade) que estão de greve. Trabalho há quase vinte e dois anos nesta empresa e vejo como é o seu dia-a-dia. Os puxa-sacos e a politicagem rolam solta, ainda mais para aqueles que não medem esforços e nem medidas para alcançar os mais altos postos. Se for preciso, eles matam até a mãe para alcançar seus objetivos. Não sou contra, quando você alcança, através de méritos próprios, galgar o mais alto dos postos, mas...quando você baba o o.. do chefe só para chegar lá, eu discordo, pois para trás, está ficando gente mais competente do que você. Enquanto um chefe ganha R$ 10.500,00 para não fazer nada, o carteiro, aquele que carrega a empresa nas costa, só ganha R$ 600,00. Enquanto um diretor chegou a ganhar R$60.000,00 de PLR, os carteiros ganharam em média, R$300,00. Ai eu pergunto, a greve é abusiva ou uma forma de correr atrás dos seus direitos? O lucro que esta empresa fatura por ano, é tão grande, que o rombo que se descobre depois, é quase dezenas de vezes maior que o lucro anunciado. Por isso, vamos fazer greve sim, enquanto a lei não descobre um mecanismo melhor e mais digno de cobrar seus direitos, ao invés de comromper ou se tornar um comrompido. Ainda acredito num País mais digno. 99 opiniões
avalie fechar
Fabianne Neves (2) 02/04/2008 19h56
Fabianne Neves (2) 02/04/2008 19h56
RIO DE JANEIRO / RJ
Realmente...é fácil mandar privatizar os Correios!E para quem acha que a empresa não tem concorrente,ledo engano:FEDEX e outras fazem o que?O que mantém os Correios ainda em atividade é justamente as encomendas de grande porte!Será que alguém acha que gera lucro entregar carta???Como disse anteriormente nenhuma empresa quer ter uma despesa dessas...entregas a R$0,01!Chega a ser patético dizer que eles são a pior instituição do País.Somente desinformados falam isso!Trabalhar 8 horas por dia ,andando no sol ou na chuva, para entregar no prazo as contas/cartas/objetos...e receber 2 salários por mês...quem faz isso?Apenas os carteiros!E para quem pensa que depois da greve não há reposição, está completamente enganado.Há e sem direito a pagamento de hora extra!E também não pode ser esquecido que nem todos aderem a greve!Sou casada com um carteiro que cumpre com sua função, não faz greve,não falta o trabalho salvo estar gravemente doente e recebeu a honra máxima nessa empresa:Foi CARTEIRO PADRÃO no ano 2007!E ele têm apenas 04 anos de serviço!Não se pode julgar por outros setores públicos ,onde penduram o paletó só pra constar que foram trabalçahar!Vejam nossos deputado:Ganham muito e trabalhar que é bom nada!Já o carteiro,coitado,rala debaixo de um sol escaldante e não tem o reconhecimento nem da Empresa nem da população a que serve!Isso é o cúmulo da ingratidão!Se privatizar fosse a solução, pq não já fizeram isso então?Pq NINGUÉM que APORINHAÇÂO!E mtos destinatários são chatos! 72 opiniões
avalie fechar
Thiago Costa (1) 02/04/2008 15h34
Thiago Costa (1) 02/04/2008 15h34
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
e já tá mais que provado que greve no brasil não vale a pena, quanto mais vc faz, mais vc perde, uma vez que o governo está cagando e andando.
sinceramente gostaria de ver qualquer um aqui do site trabalhando sob um sol de 30 graus, ou num dia frio e chovendo, com cachorro correndo atras, 10kg nas costas pra ficar entregando carta de idiotas que tem grana pra comprar coisas no ML, submarino, americanas, enquanto vc trabalha como um imbecil.........
pra mim eles deveriam entrar em greve e não sair nunca mais, todo mundo, professor, motorista, cobrador, carteiro, pro governo pensar um pouco nesses servidores publicos, uma vez que um deputado ganha R$21.000,00 por mes e um carteiro R$500,00
perceberam quantos zeros tem a mais?
perceberam o quanto o carteiro trabalha a mais?
sinceramente to muito chateado com os rumos que o país está tomando. por mais que vc grite berre, ninguém escuta, as paredes do planalto são a prova de som, então não adianta.... pode cair avião, parar qualquer segmento industrial ou comercial... a coisa continua a mesma....
realmente é revoltante esses comentários mesquinhos de uma sociedade que está acostumada a nunca pensar nos outros.
fora que se for privatizado, os preços de postagens iriam pro espaço...
e só a título de curiosidade, o Correios é uma das melhores instituições públicas do mundo. se algum de vocês vissem como é o correio da espanha, ou da itália, beijariam os pés de qualquer carteiro, caixa daqui
63 opiniões
avalie fechar
Joao B. (1) 02/04/2008 11h10
Joao B. (1) 02/04/2008 11h10
SAO PAULO / SP
Já esta na hora de os Correios serem PRIVATIZADOS e acabar com essa Banalização da Greve. Alem disso esse monopólio dos correios precisa ser enfrentado por uma empresa que lhe faça CONCORRÊNCIA ! 117 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (139)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página