Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve nos Correios

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) pedem incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros, que estariam previsto no acordo firmado em novembro do ano passado e ratificado em abril deste ano.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
Evandro Giacomelli (1) 21/09/2007 18h01
Evandro Giacomelli (1) 21/09/2007 18h01
CASCAVEL / PR
É indispensável que os funcionários dos correios esperem o dissídio. Pois passaram uma semana se desgastando na expectativa que a empresa apresentasse uma proposta melhor, mas não houve nenhum avanço.
Quem sabe perante o relator a empresa apresente alguma proposta que supra esta expectativa e se enquadre dentro da realidade dos funcionários.
19 opiniões
avalie fechar
Tatiana J. (5) 21/09/2007 17h23
Tatiana J. (5) 21/09/2007 17h23
CURITIBA / PR
Então tá?!? Pq tá descrito em edital o salário (baixo por sinal) eu tenho que aceitar tudo calada? O que me diz de Bancos Postais? Que não estão previstos em editais que os Atendentes Comerciais sofrerão humilhações e assaltos, sem um mínimo de segurança? Ou então OTTs que carregam pesos acima do previsto em edital (30kg)? Carteiros assaltados, ameaçados por traficantes (por trabalharem em áreas de riscos), agredidos por cachorros... . Sol e chuvas (apenas) estão previstos em edital. Já que as condições de "trabalho" não estão previstas em edital... a greve é justa sim. 19 opiniões
avalie fechar
Sérgio Santos (1) 21/09/2007 16h32
Sérgio Santos (1) 21/09/2007 16h32
SAO PAULO / SP
Atualmente nenhuma empresa concede um aumento nas proporções como as exigidas pelo sindicato dos correios de 47,7% mais R$ 200,00 no salário. Se isso fosse possivel seria muito bom, mas sem o bom senso em negociar a partir do que é real, fica dificil e a população bem como os empregados que querem continuar sua rotina, como sempre sofrem às mãos de dirigentes sindicais incopetents. 23 opiniões
avalie fechar
batman e Robim (3) 21/09/2007 15h07
batman e Robim (3) 21/09/2007 15h07
SAO CAETANO DO SUL / SP
e meus jogos adquiridos que não chegou pq estão na fila dos correios.... sabe pq???
estão de ferias coletivas!!!!!
Comedia neh....... brigas politicas entre seções do governo, e o povo, q paga imposto e envio das correspondencias q paga o pato.
Querem reajuste de 47% sendo que a inflação anual foi cerca de 6%......... tem q cair na real.
Também quero ganhar R$1.500,00 por mes como piso salarial para colar selos.
77 opiniões
avalie fechar
M K (1) 21/09/2007 13h12
M K (1) 21/09/2007 13h12
SAO PAULO / SP
Tenho uma loja virtual e todas nossas entregas dependem dos Correios.
O que está realmente prejudicando nosso relacionamento com nossos Clientes é o desencontro de informações entre a mídia e a realidade, pois as agências dos Correios de nossa Cidade não estão recebendo nem o Sedex o qual é indicado pela mídia como em operação.
Isso causa grande desconforto e desconfiaça por parte do consumidor que não sabe mais o que está acontecendo.
Recebemos várias ligações ontem e hoje com reclamações sobre seu pedido não estar disponível nem para rastreamento no site dos correios, já que a mídia informa que a greve acabou.
13 opiniões
avalie fechar
walter ribeiro (1) 21/09/2007 11h49
walter ribeiro (1) 21/09/2007 11h49
NITEROI / RJ
O que acontece é que a esmagadora maioria dos funcionários dos Correios, partidária de Pt, BcdoB e
outras baboseiras, julgava que esses fossem confiá-
veis. Estão recebendo o pagamento. VOTEM NO LULA
NOVAMENTE, OTÁRIOS. A propósito, a CPMF continúa.
8 opiniões
avalie fechar
batman e Robim (3) 21/09/2007 10h45
batman e Robim (3) 21/09/2007 10h45
SAO CAETANO DO SUL / SP
e agora???? tenho q defender os vendedores e compradores, pq trabalhar q eh bom nada!!!! 28 opiniões
avalie fechar
Fernanda P. (1) 20/09/2007 20h54
Fernanda P. (1) 20/09/2007 20h54
O que eu acho engraçado ( se é que se pode dizer que há algo engraçado) nessa história toda, é que antes de fazer as inscrições para os concursos a pessoa provalvelmente lê todo um edital com salário, benefícios, tempo de expediente, etc... ás vezes por estar em busca de um emprego há tempos, vai, se inscreve e passa no tal concurso, pra depois se fazer de arrependido comparando seus salários com fulanos e ciclanos.. e ficam fazendo graves reclamando dos salários dos quais já haviam tido ciência antes.. e o pior: prejudicam pessoas que dependem (infelizmente) dos seus serviços. Porque com esse auê todo que vcs estão fazendo, não são os donos dos correios os maiores prejudicados, eles ainda continuam com os bilhões para poderem fazer planos para expandir os negócios... e nós, reles mortais sofremos com a falta de conciência de cidadãos como vcs... mas fazer o quê, ISSO É BRASIL! 101 opiniões
avalie fechar
João Reges (1) 20/09/2007 20h48
João Reges (1) 20/09/2007 20h48
Pessoal reclama que a grave está atingindo a população. Hora bolas se uma greve não tiver repercução nada é feito. Prova disto é que os Correios está a 60 dias "negociando" e só quando a greve foi deflagrada é que uma proposta ridícula apareceu. Tomara que o clima de terrorismo que ela está tentando impor não tome conta dos funcionário.
A população deve entender que sem estes movimentos o Brasil já estaria todo privatizado e o capital do nosso pais já estaria todo sendo enviado para fora.
Pode ver primeiro eles quase quebram as empresas públicas, depois vendem por um preço ridículo, logo estão tendo lucros exorbitantes. Pq será???
Veja o caso da Vale do Rio Doce.
Agora o povo tá querendo plebicito pra tomar de volta...hahaha agora é tarde ninguém toma dos grindos a segunda maior mineradora do mundo.
49 opiniões
avalie fechar
Tatiana J. (5) 20/09/2007 11h57
Tatiana J. (5) 20/09/2007 11h57
CURITIBA / PR
O descaso que a empresa tem com os funcionários é muito grande. Não temos material, a reposição de EPIs são demorados, o nº de encomendas multiplicam-se e o de funcionários diminui em proporção. Muitos tiveram ao menos uma licença doença de 1 à 3 meses em 6 anos de serviço apenas. Sou OTT faz 3 anos... e nada é feito com relação a isso,... apenas dizem que está sendo providenciado pessoal e material... onde estão tudo isso? que ninguém vê!!! 29 opiniões
avalie fechar
Gilson Gustavo Ferreira (15) 20/09/2007 09h36
Gilson Gustavo Ferreira (15) 20/09/2007 09h36
Prestem bem atenção na matéria: OS CORREIOS QUEREM CRIAR UMA EMPRESA DE AVIAÇÃO,agora pergunto: os CORREIOS tem dinheiro ou não tem para pagar um salário de pelo menos R$ 650,00 para nós carteiros, que ganhamos hoje R$ 524,00? agora esses corruptos diretores do sindicato querem assinar esse vergonhoso acordo praticamente sem aumento, vejam o acordo que eles querem assinar:R$ 500,00 de abono, aumento real de 3,74% e R$ 60,00 para Janeiro de 2008, por tanto vou passar ganhar R$ 541,00, lamentável. 28 opiniões
avalie fechar
Romário Jogadô (4) 20/09/2007 08h52
Romário Jogadô (4) 20/09/2007 08h52
BAURU / SP
Bom, nesses 3 anos que você disse que está na empresa foram os anos em que os funcionários tiveram os melhores acordos coletivos, com ganhos reais de + de 40%. Logo, discordo de você que empresa não valoriza o funcionário. Como já disse, mudanças drásticas não ocorrem de uma hora para outra. É um trabalho de conquista, dia após dia, ano após ano. As idéias e os ideais devem amadurecer, assim como as pessoas devem amadurecer e se tornarem mais responsáveis também. O fato de uma série de políticos serem irresponsáveis não justifica nossa irresponsabilidade. Bom, vi a nova proposta da empresa e acredito que agora os sindicatos devem assinar o acordo. Então, gostaria de deixar um último recado: Toda essa situação acontece por nossa culpa mesmo, que mantém no poder sempre os mesmos políticos. Ano após ano, as pessoas votam nos mesmos caras. O que precisamos é de caras novas, pessoas de bem, que não deixem prevalecer interesses partidários mas sim interesses do povo brasileiro. E a gente só fica reclamando dos caras que não fazem nada. E nós, o que estamos fazendo pelo Brasil? Precisamos nos envolver mais com polítca e até, quem sabe, chegar no poder para representar e defender tudo isso que acreditamos. Greves em órgãos e empresas públicas continuam atingindo a parte menos favorecida (mas que é a mais forte...) no momento: a população. Vamos fazer uma revolução política nesse país de corruptos e encher os congressos, prefeituras, governos de pessoas como a gente: do bem!!! 32 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Lauriano (2) 20/09/2007 01h32
Rodrigo Lauriano (2) 20/09/2007 01h32
SAO JOSE DO RIO PRETO / SP
Caro Romário de Bauru. Você disse conhecer pessoas que trabalham nos correios. Mas só quem trabalha nos correios é que sabe o tanto que a Empresa desvaloriza seu funcionário na hora de se fechar um acordo.Sou carteiro a 3 anos e tenho muito orgulho pelo o que faço. Concordo que nao teremos um aumento de aproximadamente 47%(isso seria inviável). Defendo a idéia de um salário mais justo, pois a cada ano que passa ganahmos menos. Há cerca de vinte anos, um funcionário recém contratado ganhava aproximandamente 5 salários. Hoje ganha menos de 2 salários. O benefício oferecido pela empresa é bom? Sim. Mas também é conveniente para a Empresa, visto que nao gera à Ela impostos. E outra: O funcionário perde todo tipo de benefício quando se aposenta. A Empresa a cada ano aumenta seus lucros. Eu sei que a greve nunca é vista com bons olhos. Mas não deixa de ser uma forma legal de reinvindicação.O acordo era pra estar fechado a tempo! (a data base é 01/08). E a Empresa quer dar um aumento em janeiro. Entende porque lutamos por melhoria? 31 opiniões
avalie fechar
K Proteo (2) 19/09/2007 23h36
K Proteo (2) 19/09/2007 23h36
A burocracia contava com a apresentação, pela direção da ECT, de uma proposta que pudesse ser um “cala boca”, que seria usado por uma parte dos grevistas, que são base de apoio do PT-PCdoB-PSTU, para dividir o conjunto dos grevistas, criando as condições para a traição de toda a categoria.
O problema é que a direção da ECT parece que não está disposta a fazer concessões, nem para os seus aliados. Querem que a campanha salarial seja encerrada a seco, uma vez que sabem que a greve é extremamente fraca e a burocracia tem bastante controle dos aparelhos sindicais e do Comando de Negociação. Na realidade, a direção da ECT transferiu o ônus a pagar pelo encerramento da campanha salarial totalmente para a burocracia sindical do PT-PCdoB-PSTU-PSOL. A única alternativa para salvar uma greve que foi projetada para abortar a campanha salarial seria aumentar a mobilização e criar uma greve de verdade atingindo o funcionamento do serviço, que continua normalmente apesar da greve e paralisar a RPN e os grandes centros operacionais. Isso, no entanto, é exatamente aquilo que o trio PT-PCdoB-PSTU nem quer, nem tem a capacidade de fazer. A campanha salarial entra, dessa forma, num ritmo de espera, aguardando os próximos lances daqueles que controlam todo o processo e que estão, também, esperando a melhor oportunidade para aprovar a proposta da empresa. Ao que tudo indica, vão usar o TST novamente como pretexto para mais esta traição, manobra que os trabalhadores já conhecem...
11 opiniões
avalie fechar
mauricio caetano prado (1) 19/09/2007 20h27
mauricio caetano prado (1) 19/09/2007 20h27
SAO PAULO / SP
Concordo com a greve sim...A ECT tem hoje o coceito de melhor empresa estatal do pais por conta daqueles que sao a imagem dos correios,(os carteiros e atendentes), que mesmo recebendo um salario que nao condiz com os trabalhos realizados por tais funcionarios, oferecem o melhor de si para satisfazer as exigencias da empresa e satisfacao dos clientes. Sem esquecer a humiliaçao que os funcionarios sofreram diante dos episodios do mensalao, sendo eles discriminados, ao mesmo tempo defendendo a empresa nesse momento de dificuldade e ainda sendo vitimas do arrombo financeiro que a empresa teve, de forma a colaborar com o almento da receita para cobrir tais prejuizos. Antes de mais nada, acho que a populaçao em geral deveria se informar quantos aos trabalhos realizados nos correios por seus funcionarios antes de criticar uma greve que é direito por lei. Com certeza, nao é o objetivo dos funcionarios lesar a populaçao, mas lutar pelos seus direitos como qualquer trabalhador comum. 31 opiniões
avalie fechar
Pedro Paulo (1) 19/09/2007 20h20
Pedro Paulo (1) 19/09/2007 20h20
Quem tem medo da privatização são os apdrinhados e os que tem cargo de alto escalão, pois o funcionário que da seu sangue pela empresa sabe do seu valor e da sua capacidade. Pois para ganhar R$550,00 reais você consegue em qualquer emprego, não esquecer que o Banco Postal aumentou ainda mais o lucro da empresa e pro funcionario sobrou apenas o aumento de trabalho. Pergunto também pela equiparação do salário de um atendente comercial com o salário de um bancário em início de carreira? O atendente recebe R$530,00 e um bancário R$900,00 o ticket do bancário é de R$600,00 e eles também tem um ótimo plano de saúde. Trabalhamos como bancários, dando lucros tanto a ECT quanto para o Bradesco só que com menos segurança e menores salários. 16 opiniões
avalie fechar
Gilson Gustavo Ferreira (15) 19/09/2007 17h08
Gilson Gustavo Ferreira (15) 19/09/2007 17h08
POVO BRASILEIRO ACORDA, UMA EMPRESA COMO OS CORREIOS TEM COMO PAGAR UM SALÁRIO MELHOR PARA SEUS FUNCIONÁRIOS SIM, ELA FATUROU 8 BILHÕES, NÓS TRABALHAMOS DEMAIS, É MUITO SERVIÇO POSTAL! TEMOS QUE SER RECONHECIDOS, EMPRESA VAI CRIAR UMA COMPANHIA DE AVIAÇÃO PARA TRANSPORTAR SUAS CARGAS, ELA PATROCINA JOGOS ENFIM, NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UM SALARIO DE R$ 630,00? HOJE COM TRÊS ANOS DE CORREIOS GANHO R$ 550,00 NÃO DÁ PARA SUPRIR AS MINHAS NECESSIDADES BÁSICAS, COMO REZA A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL ARTIGO SÉTIMO INCISO IV, LEIAM E O NONO, VOTAMOS NO LULA PARA MUDARMOS O BRASIL! E MUDAR O BRASIL É MUDAR A VIDA DO POVO! VIVER MELHOR COM DIGNIDADE, AGORA SEGUNDO UM JORNAL DO RIO DE JANEIRO, DONA DILMA CHEFE DA CASA CIVIL E HÉLIO COSTA DAS COMUNICAÇÕES, QUEREM RETOMAR O PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DO PSDB E FHC! NÃO FOI PARA ISSO QUE VOTAMOS NO PT,FOI JUSTAMENTE PARA FAZER JUSTIÇA, E A PRIVATIZAÇÃO VAI CONTRA A POLITICA DO LULA E DO PT! PRIVATIZAÇÃO RIMA COM DEMISSÃO, NOS BRASILEIROS COM AS PRIVATIZAÇÕES FICAMOS DESEMPREGADOS E QUEM ARREMATA AS ESTATAIS É OS ESTRANGEIROS, ELES TROCAM OS BRASILEIROS POR ESTRANGEIROS, FOI ESSA POLITICA ADOTADA NA TELEFÔNICA E ELETROPAULO. VAMOS DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL, BRASIL, AFINAL : BRASIL UM PAÍS DE TODOS. DIGO PARA OS POLÍTICOS A PRIVATIZAÇÃO NÃO DÁ VOTOS E NEM RESOLVE OS PROBLEMAS DO PAÍS, GERALDO ALKIMIN PSDB PERDEU A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2006, POR DEFENDER A PRIVATIZAÇÃO. 60 opiniões
avalie fechar
Romário Jogadô (4) 19/09/2007 16h01
Romário Jogadô (4) 19/09/2007 16h01
BAURU / SP
Só acho que esse radicalismo todo vai levar todo mundo pro fundo do poço.Temos que arrumar maneiras mais inteligentes de conquistar uma nova posição.Temos sempre que encarar os fatos com um certo realismo.O fato de sermos excessivamente radicais ou sonhadores pode nos levar a um lugar que não queremos chegar.Achar que com privatização os maiores prejudicados serão os funcionários da área administrativa:ledo engano!Achar que com privatização a empresa manterá os níveis de salários e benefícios:maior engano ainda.Como já falei,estamos no capitalismo!São raras as empresas que pensam em realmente agradar os funcionários.A maioria estabelece a seguinte relação:explorador e explorado.Como disse um amigo abaixo,o salário não é somente o dinheiro no final do mês,mas sim todos os benefícios oferecidos pela empresa.E vocês acham que com privatização isso irá continuar?Privatização significa abertura para concorrência,inclusive do mercado de cartas na qual o atual Correios detém monopólio.Concorrência significa oferecer os melhores serviços,com os menores preços e com o menor custo possível.Acho que cabe a todos pensarem nisso...Além disso, acho que os Correios estavam no caminho certo:ano após ano,desde 2004 se não me engano,vocês vinham conquistando espaço importante na empresa,com ótimos acordos coletivos.E vejo que deveria continuar dessa maneira:esse é o famoso trabalho de formiguinha-aos poucos conquistando o espaço.Dar um passo maior que a perna pode nos levar a um lugar sem volt 29 opiniões
avalie fechar
Tatiana J. (5) 19/09/2007 14h36
Tatiana J. (5) 19/09/2007 14h36
CURITIBA / PR
Por mim pode privatizar, pois a pirâmide vai cair de cima para baixo. A Classe operária, irá perder com certeza,... em termos de valores, mas a área administrativa irá perder por incompetência. 42 opiniões
avalie fechar
ANA APª SILVA PEREIRA (1) 19/09/2007 13h08
ANA APª SILVA PEREIRA (1) 19/09/2007 13h08
Estou acompanhando as notícias sobre a greve dos Correios e fico indignada quando só vejo a palavra de uma das partes, que no caso é da empresa ser publicada. Não vejo uma entrevista com algum funcionário da empresa. Querem saber quanto eu ganho? Estou há 2 anos e meio nos Correios e meu salário já com os descontos não chega a R$ 500,00. Um funcionário com 20 anos de empresa não ganha mais que R$ 1200,00 reais. Nós somos responsavéis por gerar o lucro para a empresa, não retiramos dinheiro da sociedade para pagar nosso salário, ele é fruto do nosso trabalho que é realizado com muito suor, responsabilidade e dedicação. Somos cobrados o tempo todo, levantamos mercadorias que pesam cerca de 30 kg, cumprimos prazos e alguns de nós trabalham em "regime de escravidão"!!! Enquanto a chefia que ganha mais de R$ 5000,00 tem um aumento de 18%, querem nos repassar apenas 3,74%. É facil dar opnião quanto está fora de seu contexto. Os Correios é a empresa pública com a menor remuneração do Brasil!!! Vale lembrar que não fomos funcionários públicos, trabalhamos regidos pela CLT como a maioria da população brasileira. E por isso que estamos reinvidicando melhores salários. Queremos distribuição de renda!!! Não queremos um aumento feito financiamento de lojas de eletrodoméstico. É isto... 38 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (139)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página