Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve nos Correios

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) pedem incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros, que estariam previsto no acordo firmado em novembro do ano passado e ratificado em abril deste ano.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
Jocelino Ribeiro Melo (1) 02/04/2008 07h28
Jocelino Ribeiro Melo (1) 02/04/2008 07h28
PORTO ALEGRE / RS
Vergonhoso!!! DE NOVO EM GREVE!!
QUEM QUER MELHOR SALÁRIO DEVE FAZER POR MERECER.
OS CORREIOS SÃO UMA DAS PIORES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.
NÃO ENTREGAM AS MERCADORIAS NO PRAZO, EXTRAVIAM, NÃO RESPEITAM OS CONTRATOS.
ENFIM, SÓ SABEM FAZER GREVE.
E O SERVIÇO? CADÊ????
PRIMEIRO, TRABALHEM E DEMONSTREM COMPETÊNCIA PARA DEPOIS EXIGIR SALÁRIO.
106 opiniões
avalie fechar
Wagner Antunes (1) 02/04/2008 05h10
Wagner Antunes (1) 02/04/2008 05h10
SAO PAULO / SP
Já no ano passado foi divulgado por um site do Ministério do Planejamento que a Ministra Dilma teria conseguido aprovação de verba para um estudo solicitado pelo Ministro Hélio que objetiva terceirizar em parte ou totalmente as entregas do correio. Assim se trta apenas de um processo de ganhar tempo com os carteiros e se eles voltarem da greve acreditando que ganharam, em pouco tempo seu tempo estará terminado... Será que serão tão pouco informados ?? 18 opiniões
avalie fechar
POA / SP
Privatiza que resolve; mesma coisa vale pro Metrô de São Paulo. 20 opiniões
avalie fechar
Frank de Souza Moraes (1) 01/04/2008 19h19
Frank de Souza Moraes (1) 01/04/2008 19h19
Além da greve devida a baixa participação na PLR e o adicional de risco (periculosidade) ainda não pago referente a março, existe o fato de diversos colaboradores que não receberam o adicional. Embora realizem a função de carteiro, possuem o cargo de atendente comercial, e isto os impede de receber o adicional, segundo estabelecido pelo empregador. E assim sendo, como atendentes comerciais não recebem o "quebra de caixa", gratificação paga aos atendentes comerciais. Não são considerados carteiros para receber a periculosidade, tampouco atendente para receber o "quebra de caixa", mas executam as mesmas tarefas que o carteiro. 9 opiniões
avalie fechar
Willian Aparecido Martins (2) 01/04/2008 18h41
Willian Aparecido Martins (2) 01/04/2008 18h41
Enquanto persiste este impasse, quem paga mesmo é a população, espero que o ministro deixe de ser "mole" e coloque ordem nisso, mas essa de bônus por periculosidade, sem chance, ai eu concordo que um outro comentário que li aqui na Folha, se fosse assim, policiais e bombeiros estariam milionários!Então representantes dos Correios e autoridades, sejam competentes, porque a gente paga impostos e temos o direito de ver os resultados, e tem outra, nada que a rede dos correios faz é de graça, então tratem de normalizar o serviço logo, porque o Brasil não pode parar! 12 opiniões
avalie fechar
Fabianne Neves (2) 01/04/2008 15h43
Fabianne Neves (2) 01/04/2008 15h43
RIO DE JANEIRO / RJ
Impressionante como há pessoas que se acham tão sabidas mas na hora apenas falam e escrevem bobagens!Dizer que o serviço de um carteiro é "COLAR SELOS"FOI O FIM DA PICADA!E mais:eles correm riscos sim, até mais que imaginam, pois são constantemente assaltados por conta de cartões e talões de cheques que alguns tem preguiça de ir ao banco buscar!Esse acordo do governo foi uma maneira de enganá-los temporariamente,e acho justo que façam greve mesmo!Qual é a empresa"PRIVADA" que quer compromisso em levar correspondêcias até o Oiapoque?Por R$0,01?Que empresa entre em comunidades e cobra R$0,15 por carta???NENHUMA!Sabe pq?Pq toda empresa PRIVADA quer LUCRO!E nenhum risco!Sabe qual é o lema dos Correiro(Carteiro)?"Facilitar as relações pessoais e empresariais mediante oferta de serviços com Ética,Competitividade,Lucratividade e Responsabilidade Social"
Pra quem acha que um Carteiro apenas cola selos,deveria se inteirar do quanto ele carrega nos ombros:10Kg(Homens) e 8Kg(mulhes)sem contar que por vezes eles são obrigados a fazer DA(Depósito Auxiliar)para entregar 10/15Kg a mais de cartas/objetos.Suas condições de trabalho são as custas de suas reservas energética:tem que estar bem alimentado, se proteger bem do sol e se hidratar constantemente.E o povo acha que não pode ter greve pq o "joguinho " de PS não chegou??Isso pra mim cheira a inveja e incopetência!
Inveja pq queria ter um emprego numa empresa assim e incopetência pq não conseguiu!
116 opiniões
avalie fechar
Mansão Wayne (1) 24/09/2007 11h19
Mansão Wayne (1) 24/09/2007 11h19
BAURU / SP
Sou a favor dos comentários do "Batman e Robin", comprei também 5 jogos de play e está parado nos correios faz um tempão.. e no fim de semana não pude jogar e agora tenho que trabalhar a semana inteira.. A greve volta e nem compensar os dias trabalhados... tá meio esquisita essa greve.. 63 opiniões
avalie fechar
Cícero Silva (2) 22/09/2007 14h39
Cícero Silva (2) 22/09/2007 14h39
Toda a profissão em todos os setores tem seus ônus e risco, se o salário fosse pago mediante a gravidade e periculosidade da função, bombeiros e policiais estariam milionários.
É obvio que a greve tem um fundamento legal se não, realizada não seria, no entanto meu enfoque é ético coletivo, e não legal-individualista, onde dada instituição para receber seus benefícios ou acréscimos monetários, retarda e deteriora os benefícios de outros. Imaginem se os milhares de brasileiros simultaneamente entrassem com um processo contra a ECT por danos e perdas em função da greve, uma ação de peso no mínimo poria a credibilidade da instituição na lama. A lei só entra onde falta o bom senso. Essa greve foi alienada e débil só beneficiou os sindicatos, que querem ganhar aumento salarial para morder mais em contribuição.
O que os funcionários dos Correios ganharam com a greve: ACUMUMO DE TRABALHO, vão trabalhar dobrado para porem em dia o serviço, a indignação da população (esse ano não tem caixinha de natal) e mais o glorioso troféu de toda a paralisação: "reajuste de 3,74% e R$ 500,00 de abono, mais aumento linear de R$ 60,00 a partir de janeiro de 2008."
CADÊ O PLANO DE CARREIRA, PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS, PRÊMIO POR PRODUÇÃO? Lamento pelo trabalhador refém de SINDICATOS PARASITAS que só sabem pedir aumento de salário e não mais ALTERNATIVAS DE RENDIMENTOS.
Isso é ATRASO TRABALHISTA.
63 opiniões
avalie fechar
Márcio de Aguiar Higa (1) 22/09/2007 00h31
Márcio de Aguiar Higa (1) 22/09/2007 00h31
VOLTA REDONDA / RJ
O colega deve estar em outro planeta...Diz a CF/88 que o salário mínimo deve ter reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. Art. 7, IV da CF. Estude um pouco e reflita as perdas salariais que os empregados da ECT tiveram nos últimos 20 anos. Eu tenho 10 anos de empresa e ganho em torno de 2 salários mínimos (isso porque passei para a função motorizado e trabalho no sábado!) Realmente muitos fizeram sua vida nos Correios. Mas muitos também estão doentes (coluna, LER, stress, câncer de pele...), acidentados (como eu , por exemplo) e outros já morreram trabalhando. Quanto ao sindicato, a este cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativa (Art. 8, III da CF). A greve é a ferramenta legal que nós temos (art. 9 da CF). Quanto à população, com certeza merecedora de todo nosso respeito, ela também espera que sejamos respeitados pela empresa (ECT) com salário e tratamentos dignos. 39 opiniões
avalie fechar
jefferson arruda da silva (1) 22/09/2007 00h14
jefferson arruda da silva (1) 22/09/2007 00h14
HORTOLANDIA / SP
qro agradecer a esmola dada pela direção da ect para os funcionarios que carregam a empresa nas costas de baixo de chuva e sol, isso foi uma vergonha, uma falta de respeito com os 110.000 funcionarios.qro parabenizar a todos os que permaneceram unidos nessa greve, a esmola que conseguimos foi com mta luta. se eu estivesse no lado da direção da empresa teria vergonha de dar essa esmola q foi o o nosso aumento, mas sei que eles ñ tem dignidade nen ao menos vergonha na cara, como eles ofereceram uma parte agora e a outra só em janeiro, qdo voltar a trabalhar, vou entregar uma parte das correspondecias agora e a outra parte só em janeiro, oq vc acham? 19 opiniões
avalie fechar
Paulo F.Fontellas (1) 21/09/2007 23h10
Paulo F.Fontellas (1) 21/09/2007 23h10
OSASCO / SP
Já trabalhei como atendente nos Correios alguns anos atrás, infelizmente a sua cúpula é formada por militare ou ex-militares ou seus filho, parentes e alguns agregados políticos.Sai demitido após uma greve. Lamento que ainda hoje o dialogo da empresa seja através de uma bota.E lamento teremos demissoes e do jeito que aprenderam e é do jeito que farao. 6 opiniões
avalie fechar
Leonardo Binato (1) 21/09/2007 23h05
Leonardo Binato (1) 21/09/2007 23h05
CURITIBA / PR
O seguinte eu acho que os funcionários dos correios estão certos de terem feito a greve pois só assim para ter um pouco masi dos nossos direitos nesse país e enquanto o depoimento do ''batma e rob'' eu lamento que esse país tenha ainda gente que pense desse jeito e que tenha esse extremo preconceito!!!!!!Eu trabalho numa empresa que faz constantes compras on line e necessita dos produtos para atendea a clientes e manter assim sua responsabilidade com os mesmos....com essa greve não receberam os produtos e eu também tenhu algumas coisas que comprei e necessito receber...só que mesmo assim apoio plenamente a greve dos correios não importante que o produto que necessito era fundamental que chegasse ainda essa semana mas antes de lucro de qualquer pessoa vem na frente e ''BEM NA FRENTE'' os direitos de cada cidadão e trabalhador desse país!!!!!!!!!Sinceramente espero que vocês funcionários dos correios possam enfir ser respeitados e terem direitos justos que vocês merecem!!!! 16 opiniões
avalie fechar
Carlos Alberto Júnior (1) 21/09/2007 21h07
Carlos Alberto Júnior (1) 21/09/2007 21h07
FORTALEZA / CE
Sou funcionário dos Correios, participei da greve até o último minuto. Lamento pelo prejuízo à população, mas não devemos culpar a categoria por tais prejuízos, pois se a greve não tivesse acontecido teríamos que ter aceitado a primeira proposta lançada, tendo em vista que só conseguimos negociar quando a empresa sente no bolso. Infelizmente a greve foi necessária não só por termos conseguido um aumento um pouco melhor do que a ECT havia proposto primeiramente, mas pelas conquistas sociais que consolidamos. Tais como: inclusão dos pais no serviço médico da empresa ( os novatos não teriam mais esse direito), pagamento de adiantamento de férias em cinco parcelas (antes era paga de uma vez), auxílio creche até os sete anos de idade... Tudo isso conseguimos atrávés da nossa mobilização. Quem quiser criticar a categoria que luta pelos seus direitos deve primeiro pensar que só chegamos a esse ponto porque pensamos no nosso futuro e no de nossa família e se realmente as empresas respeitassem os seus colaboradores, certamente "greve" se tornaria coisa do passado!!! 41 opiniões
avalie fechar
André Claro Claro (1) 21/09/2007 21h06
André Claro Claro (1) 21/09/2007 21h06
"Batma e Rob", É verdade, só pelo pseudônimo já dá para ver que se trata de algum brasileiro que luta pelo seu povo inexoravelmente. Playstation então... Você ou vocês - duas? - estão preocupados com um jogo, mas e aqueles que buscaram por seu remedinho que só é manipulado lá longe? Colador de selo?! Você me lembrou da música Carimbador Maluco. Mas, você tem razão, os funcionários dos Correios quando não estão colando selo estão entregando carta e só! É, falo isso por que sou Carteiro e nas "horas vagas" entrego carta. Cartinha essa que talvez traga seu jogo de "Praystation". É assim que se escreve? Pois é. Talvez em sua vida você nunca precise lutar pelos seus direitos ou reivindicar suas perdas. Pois você acha que o professor deveria ganhar mais, concordo plenamente, e acho que deveriam ganhar três vezes mais que "mim", pois daí eu desejaria a metade do que eles passariam a ganhar e só. E quanto a você achar que policial deveria ganhar mais, não por ter competência e devido à complexidade de seu trabalho, mas, sim, porque enfrenta traficante, é fácil saber o resultado de seu anseio a respeito de ter um país mais digno. 37 opiniões
avalie fechar
ARACAJU / SE
Como funcionário da ECT quero emitir minha opinião a respeito dessa greve. Acredito que a ECT possa nos dar um aumento de salário maior, principalmente para o pessoal da base. Mas também acredito que o Sindicato representativo dos funcionários respeitassem de fato o que a maioria deseja. Infelizmente é sempre a minoria que se manifesta de modo radical e burro contra a empresa. Creio que teríamos como reinvidicar melhorias graduais para todos nós trabalhadores da ECT, mas não radicalizando e prejudicando toda a população que merece todo o nosso respeito. Afinal é ela que paga nossos salários, é por ela que nos dedicamos e nos empenhamos para merecer sempre a confiança da prestação de nossos serviços.
Todo ano é esse lenga-lenga, prejuízos incalculáveis para a população e a gente nem se dá conta de quanto a ECT de forma direta e indireta nos beneficia. Vários colegas fizeram e construíram suas vidas e de suas famílias trabalhando nos Correios. Com dignidade e satisfação. Faça uma pesquisa entre TODOS os funcionários da Empresa e tenho certeza que isso se confirmará. Vamos sempre reinvidicar de forma responsável e justa os nossos direitos sem prejudicar o nosso povo. O povo, somos nós todos.
54 opiniões
avalie fechar
paulo sergio silva (1) 21/09/2007 20h43
paulo sergio silva (1) 21/09/2007 20h43
Os correio é a empresa mais cofiável do pais, seus funcionários são os mais elogiados dos servidores públicos, é uma das empresas que mais fatura para o país, não da prejuízo paga todos os funcionários com recursos próprios. E seus colaboradores (funcionários), recebem menos que dois sálarios mínimos. Os correios, banco do brasil e petrobras, são as únicas empresas públicas que dão lucro para o país, agora compare o salário destas três e diga se os funcionários dos correios tem ou não razão. 21 opiniões
avalie fechar
Thiago Martins Neves (2) 21/09/2007 20h35
Thiago Martins Neves (2) 21/09/2007 20h35
PETROPOLIS / RJ
Gilson Gustavo Ferreira, não interessa o faturamento, uma empresa pode faturar até 489098 zilões que dá na mesma, porque para pagar salários maiores, não interessa o faturamento, e sim o lucro, que é baixo, em torno de 400 mi, para dividir entre 110 mil funcionários, e ter caixa para não deixar de operar 6 opiniões
avalie fechar
Thiago Martins Neves (2) 21/09/2007 20h21
Thiago Martins Neves (2) 21/09/2007 20h21
PETROPOLIS / RJ
"batman e Robim" realmente é fácil passar no concurso dos correios (eu sou atendente) e tb não concordo com a greve e com o reajuste pedido, se nem a economia nem o lucro da empresa crescem, não se pode ter esse tipo de reajuste.
Sobre os "coladores de selo", concordo que a polícia deveria ter um salário bem mais alto, porém, colador de selo são todas as pessoas, porque nenhum funcionário dos correios é obrigado a colar o selo, isso é obrigação do remetente, aqui e em qualquer país do mundo, e se algum funcionário dos correios cola selo, é porque ele quis, e não por ser pago pra isso(porque não é).
Sobre a greve, o sindicato é uma panelinha, e só serve para os cargos de funcionários que tem maior número de funcionários. Eu, como atendente, passarei a ganhar (mesmo com reajuste) R$40,00 para fazer grande parte do que um bancário faz, tendo que me estressar com cliente do Bradesco (em geral sem educação). Por isso sou contra a greve, porque existem funcionários realmente explorados na empresa. Tem carteiro em uma cidade de SC que tem que medir a água das casas e emitir a conta, com certeza o caso deles não deve ser diferente do meu.
8 opiniões
avalie fechar
Cícero Silva (2) 21/09/2007 18h54
Cícero Silva (2) 21/09/2007 18h54
A greve dos Correios só comprova o atraso trabalhista em que vive o Brasil, que permite que a má vontade e ingerência sindical comprometa e bloqueie o livre curso de toda a economia vinculada direta e indiretamente aos serviços da ECT. Trabalhadores dos correios tem todo o direito de reinvindicar abono salarial, desde que cumpram os DEVERES que assumiram para com os contribuintes e clientes, pois são estes que pagam seus salários. As negociações mediante o incurso de greve, são sempre turbulentas e nada satisfatórias, se essa instituição fosse privatizada não havaria greve, como não há greve no setor de telefonia e outros setores privatizados, pois a privatização além de acabar com a ameaça de greve ou sabotagem sindical, abre a livre concorrência...
Greve é só isso SABOTAGEM SINDICAL!
56 opiniões
avalie fechar
batman e Robim (3) 21/09/2007 18h49
batman e Robim (3) 21/09/2007 18h49
SAO CAETANO DO SUL / SP
"Tatiana J", é facil passar em concurso, acomodar e entrar em greve 1x por ano!!!!! mais comédia eh vc ainda achar na razão!!!!!
Vc mesma falou em segurança, mas nem sabe o salario de um PM q eh alvo de traficantes 24h por dia........ compara com salario de "colador de selo" e ve quem tem mais risco.
Compara salario de professores tbm........
eh fato, governo paga pouco!!!!!
Pq não se arrisca no mercado??? Emprego não ta garantido neh?!?!?!?! Se fizer greve eh mandada embora neh?!!?!?!?!!?!? em empresa privada, não pode abonar X dias por mes.
ateh o mais leigo conhece o serviço dos correios, e suas consequencias, qquer problema por causa do trabalho eh insalubridade, simples assim....... não quer ter L.E.R. por colar tantos selos, não aceitasse o emprego!!!
simples assim........ agora qdo voltam???? pq ateh agora meu jogo de playstation que comprei NADA!!!
61 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (139)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página