Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve nos Correios

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) pedem incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros, que estariam previsto no acordo firmado em novembro do ano passado e ratificado em abril deste ano.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
andrea fernandes santos (1) 19/09/2007 11h43
andrea fernandes santos (1) 19/09/2007 11h43
TAUBATE / SP
sou carteiro e sei como é dificil levar o nome da empresa nas costas pois à muita corrupção sendo mostrada na televisão e mesmo assim no setor onde eu trabalho todos confiam nos correios mas mesmo assim a empresa não quer dar um pouco de dignidade aumentado o salário. 19 opiniões
avalie fechar
José Ferreira Vieira Neto (1) 19/09/2007 10h52
José Ferreira Vieira Neto (1) 19/09/2007 10h52
SAO JOSE DO RIO PRETO / SP
Os Ecetistas representam a classe trabalhadora brasileira no seu melhor exemplo e merecem alcançar suas reinvindicações. Graças a esses trabalhadores, a ECT figura entre as companhias brasileiras de maior credibilidade. O volume de encomendas no Brasil vêm aumentando significativamente, com o aumento das vendas pela internet. São necessárias novas contratações e a valorização desses trabalhadores. 12 opiniões
avalie fechar
Fernando Sobrinho (1) 19/09/2007 08h50
Fernando Sobrinho (1) 19/09/2007 08h50
UBERLANDIA / MG
Fico triste de ver que muitas pessoas acabam deturpando e colocando uma administração séria, que busca a sustentabilidade da empresa em tão baixa avaliação. Quando se fala em salários que já foram de 5 mínimos e hoje não chega a 2 esquecem-se que essa situação não ocorre só na ECT, mas que é generalizada pelo país em que vivemos. Outra questão é que o carteiro não recebe apenas 524 reais, considerando todos os benefícios (vale alimentação, vale cesta, diferencial de mercado, auxílios diversos e etc) chega facilmente a 1100,00. Isso sem contar ainda com um dos melhores planos de saúde existentes, acredito no mundo, em que independentemente do custo do tratamento do funcionário, de seus filhos, conjuge (ou companheiro) e pais, o mesmo compartilha com um valor irrisório comparado ao que pode ser gasto (não há limite para se salvar uma vida). Senhoras e senhores, vamos por a mão na consciência antes de ir pichando o que a empresa está tentando fazer para garantir sua perenidade. A proposta da empresa mais que contempla a inflação, ela dá aumento real de cerca de 10%. Os investimentos que estão previstos para acontecer estão sendo feitos para garantir a existência da empresa em um mercado que possui concorrência. Senhoras e senhores, só para finalizar, o reajuste que o sindicato está pedindo custa mais de duas vezes e meia a receita anual da ECT. E aí população brasileira, vocês querem mais um imposto para poder tampar esse buraco? 33 opiniões
avalie fechar
Romário Jogadô (4) 19/09/2007 08h45
Romário Jogadô (4) 19/09/2007 08h45
BAURU / SP
Concordo que a greve é um direito dos trabalhadores. Porém não acho que, por conta de políticos e outras pessoas corruptas que se existem no Brasil, temos que ser tomar atitudes precipitadas. Temos que ser responsáveis. Como administrador, não penso somente no agora, penso no futuro de uma empresa como os Correios. Uma empresa forte, que tem uma imagem sensacional perante a sociedade, com um grande mercado para crescimento, porém, que fica parado por não sei quanto tempo dando margem para atuação da concorrência. E mais: sou contra a privatização dos Correios, e independente de qualquer coisa, ainda sou! Mas essa situação, com certeza, dará margem para discussão entr margem para discussão entre o alto escalão do poder... Ainda vivemos no capitalismo. Isso é fato. Assim, ainda acho que, aumentar despesas de uma maneira excessiva, pode trazer problemas para o futuro da empresa e, conseqüentemente, para os funcionários e suas famílias. Comparar Correios com Petrobras é um erro. O lucro líquido dos Correios não chega nem perto do lucro da Petrobrás. Além disso a Petrobrás tem bem menos funcionários do que os Correios. São realidades completamente diferentes. Conheço pessoas que trabalham nos Correios e sei o quanto os funcionários valorizam todos os benefícios concedidos pela empresa. Agora a questão é: por quanto tempo tudo isso será mantido? E se privatizar, será que todos irão continuar trabalhando na empresa (110 mil funcionários!!%2 20 opiniões
avalie fechar
Rodrigo snatos (1) 19/09/2007 05h20
Rodrigo snatos (1) 19/09/2007 05h20
SAO PAULO / SP
A greve e necessaria , se en São Paulo são 6 milhões de cartas paradas fora as encomendas
multiplique por R$ 1,00 são R$6.000.000,00 milhões de reais a cada cinco dias quanto não da no ano , o que são R$200,00 linear para os funcinarios.
28 opiniões
avalie fechar
Hans Huber (1) 18/09/2007 22h43
Hans Huber (1) 18/09/2007 22h43
SAO PAULO / SP
Esclarecendo um equívoco, a greve dos ecetistas ñ é pelo valor proposto pela ECT, mas sim, pelo tempo q levará para q venham a receber.
Ela propõe 3,74% agora, R$50,00 em Janeiro/2008 e R$ 10,00 em Abril de 2008.
Se ela quer acabar com a greve é só trazer este valor para agora, mas ela está irredutível.Sendo q em março/2007, houve um aumento (somente para a Diretoria e Gerência) de 18% em uma única vez.
Ameaçam tirar os pais, maiores de 60 anos, do Convênio ou criar uma comissão para verificar veracidade de informações.
Nós, a população, temos q apoiar, em muitos casos amigos, os ecetistas, pois tb, são seres humanos e ñ escravos, pois quem nunca viu um carteiro, quase correndo, pela chuva para entregar a nossa correspondência e ao entregá-la ainda abrem um sorriso.Que Deus os abençoe e q consigam o q tanto almejam, aliás o q todo brasileiro almeja, dignidade.
41 opiniões
avalie fechar
antonio padua (1) 18/09/2007 21h19
antonio padua (1) 18/09/2007 21h19
sobre greve nos correios fico triste, pois un cidadão que trabalha no sol e na chuva,o ano inteiro, e sem ser notado, pois faz um serviço perfeito.eu pergunto voce ja viu deputados e senadores fazerem greve para aumento de salário? Dizer que 110 mil trabalhadores que geram receitas nao tem direito de lutar por um salário digno, isto me deixa muito triste. 27 opiniões
avalie fechar
RENATA TAJES CARDOZO (1) 18/09/2007 20h18
RENATA TAJES CARDOZO (1) 18/09/2007 20h18
A greve dos correios se faz necessária diante de tanta corrupção que o país enfrenta, afinal para os bolsos dos nossos deputados sempre tem, mas para compensar um aumento de salário para aquele funcionario que trabalha oito horas por dia para sustentar a sua família é um buraco nos cofres públicos? Eu espero que a população fique do lado dos funcionários apoiando e se defendo contra a falta de ética e moral que se encontra o Brasil. 17 opiniões
avalie fechar
Samuel Batista da Silva (2) 18/09/2007 20h11
Samuel Batista da Silva (2) 18/09/2007 20h11
SANTO ANDRE / SP
Todo brasileiro tem direito a um emprego digno , como também tem direito a procurar um novo emprego dando assim vaga para aquele pai de familia que esta desempregado precisando sustentar a mesma.... 21 opiniões
avalie fechar
Emilio Fonseca (1) 18/09/2007 14h36
Emilio Fonseca (1) 18/09/2007 14h36
GOVERNADOR VALADARES / MG
Creio que é um direito do trabalhador e está previsto na lei. A ECT é uma empresa confiável, lucrativa e tem investido bastante nas suas unidades, em todas as localidades do país. Tem trazido aos pequenos municipios o atendimento bancário através do Banco Postal (eu sou cliente), leva a todas as pessoas físicas e jurídicas a possibilidade de exportar sem sair de casa, de forma fácil e com pouca burocracia, através do Exporta Fácil (eu utilizo), faz pagamento de beneficios INSS, além das outras campanhas sociais que os Correios fazem e que muitos de nós não sabemos. Entrem no site dos Correios e façam a pesquisa do que estou falando. E mais, já há algum tempo o governo não investe na Empresa, ou seja, a empresa é auto-sustentável, mérito de todos os mais de 100 mil funcionários. 20 opiniões
avalie fechar
Fala da greve dos correios sem conhecer a empressa e fácil o povo brasileiro tenhe manhia de critica tudo quer ver ou ouvi,peço que voce lembre dos carteiro que debaixo de chuva e sol entrega as suas correpomdencias todo dias de segunda a sexta
esses mesmo carteiro que hoje pedi o seu apoio nao fique contra eles porque eles estão lutando pelos direitos deles de ganha um SALARIO JUSTO..
34 opiniões
avalie fechar
Romário Jogadô (4) 18/09/2007 10h23
Romário Jogadô (4) 18/09/2007 10h23
BAURU / SP
A ECT, como qualquer outra empresa, deve prezar por sua sustentabilidade. Atender as reinvindicações dos sindicatos, que na maioria das vezes não representam a opinião dos funcionários, seria como se enfiassemos uma faca no peito de uma pessoa e fossemos empurrando vagorasamente, até que uma hora ela morre... Não só com a ECT, mas com toda empresa, essa é idéia: deve-se prezar pela sustentabilidade e longevidade das organizações. Provavelmente, a ECT até consiga dar 40 e tantos % de aumento para os funcionários. Mas até quando ela irá aguentar?? Toda empresa precisa de investimentos para conseguir alcançar novos níveis de competitividade, e esse investimento tem que ser muito bem dividido entre funcionários, tecnologia, novos produtos, treinamentos, etc... E é dessa maneira que age uma administração séria. Parabéns a Diretoria da ECT que não está cedendo a greve provocada pelos sindicatos. Se a empresa acatar as propostas absurdas dos sindicatos, com certeza, em pouco tempo, esses 110 mil funcionários (e suas famílias) nem salários terão num futuro bem próximo.... 138 opiniões
avalie fechar
José Eduardo Leme (9) 18/09/2007 08h34
José Eduardo Leme (9) 18/09/2007 08h34
Lí cada um dos comentários e pelo visto só há uma forma para resolver definitavemente o problema que é crônico e que a cada crise é lançado na conta da população:
PRIVATIZAÇÃO JÁ!
145 opiniões
avalie fechar
JOSÉ RAIMUNDO V. ALMEIDA (2) 17/09/2007 23h37
JOSÉ RAIMUNDO V. ALMEIDA (2) 17/09/2007 23h37
A greve é justa e os trabalhadores da ECT devem buscar melhorias nos seus salários. A ECT não tem direito de negar melhorias salariais aos seus funcionários e nem tampouco dizer que não tem condições de dar um reajuste descente, pois meses atrás, em noticiários toda a população brasileira assisitiram e ouviram na mídia a falcatrua que existia dentro da empresa para beneficiar políticos financeiramente, como desvio de verbas. 63 opiniões
avalie fechar
lauro paloma junior (1) 17/09/2007 18h04
lauro paloma junior (1) 17/09/2007 18h04
a greve dos correios e mais que justa eu sou um funcionario da empresa que a gente leva nas costas e se o correios e o que e hoje e graças aos funcionarios que muitas vezes se desdobra para executar as entregas e manter a confiança que os correios tem hoje , então mais que justo a gente ser bem remunerado por isso afinal. enquanto alguns politicos tenta manchar a imagem da empresa com desvios de verbas e envolvimento em falcatruas nois os funcionarios da lucro para a empresa , por isso espero que a comunidade entenda e apoie a nossa greve que nao queremos prejudicar nenhum usuário dos serviços dos correios so estamos lutando pelo nosso direito. 46 opiniões
avalie fechar
Tatiana J. (5) 16/09/2007 17h52
Tatiana J. (5) 16/09/2007 17h52
CURITIBA / PR
É um absurdo os salários da área operacional (OTTs e Carteiros), sendo que deles dependem a agilidade e credibilidade da empresa. Como pode o Ministro das Comunicações anunciar que: Os Correios irá investir em uma empresa aérea de cargas ? Sendo que não tem nem lucro para aumentar os salários daqueles que estão reinvindicando seus direitos? 47 opiniões
avalie fechar
Tatiana J. (5) 16/09/2007 17h36
Tatiana J. (5) 16/09/2007 17h36
CURITIBA / PR
Até concordo com alguns: de que a população não deveria pagar pelas consequências dos atos da greve. Porém há de convir que, se... não fosse uma greve de grande repercursão em que muitos fossem atingidos... não haveria uma agilidade nas negociações. Pois atingindo a população... ela também terá que tomar uma posição, a favor ou contra. E como pode uma empresa que visa lucro e demonstra em boletins os investimentos... oferecer salários tão baixos? Uma Prefeitura ou até mesmo um Estado que recebe verbas (pouca por sinal) e impostos como "lucro", oferecem à nível de fundamental incompleto... salários equivalentes ao que o carteiro recebe. 34 opiniões
avalie fechar
marcos antonio da silva (1) 15/09/2007 08h55
marcos antonio da silva (1) 15/09/2007 08h55
SAO LOURENCO DA MATA / PE
A GREVE DOS CORREIOS É MAIS QUE JUSTA, OU MELHOR A GREVE DOS CARTEIROS, POIS A GRANDE MAIORIA DOS PARTICIPANTES É CARTEIRO, MAS SÃO ESSES MESMO CARTEIROS QUE CARREGAM A EMPRESA NAS COSTAS E NÃO SÃO RECONHECIDOS, POIS HOJE EXISTEM CARTEIROS RECEBENDO R$ 524,00 E ISSO É INJUSTO, ALÉM DE TUDO A EMPRESA ESTÁ COMEÇANDO A CRIAR RETRIÇÕES AO PLANO DE SAÚDE E ISSO É ARBITRÁRIO, O QUE OS CARTEIROS QUEREM É APENAS UM SALÁRIO DIGNO E UM BOM PLANO DE SAÚDE ONDE TODOS OS SEUS DEPENDENTES POSSAS USURFRUI DO MESMO. CARTEIROS NÃO DESISTAM E LUTEM PELA SUA NOBRE CAUSA. 61 opiniões
avalie fechar
Luisa Moraes (1) 15/09/2007 08h42
Luisa Moraes (1) 15/09/2007 08h42
É UMA VERDADE INJUSTIÇA COM OS FUNCIONÁRIOS ESTE "GRANDE AUMENTO". OS CORREIOS É A UNICA EMPRESA PUBLICA QUE REALMENTE FUNCIONA....AO INVÉS DO GOVERNO VALORIZAR ESTES FUNCIONARIOS, ELES SIMPLESMENTE OS IGNORA!!! OS CORREIOS CONSEGUE UM LUCRO MILHONARIO PARA O GOVERNO, E EM TROCA ELE LHES CONCEDE O PIOR SALÁRIO!!! VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!!VALORIZEM QUE REALMENTE TRABALHA!!!! 39 opiniões
avalie fechar
Leandro Almeida (8) 15/09/2007 02h48
Leandro Almeida (8) 15/09/2007 02h48
Considerando que muitos comentários são de funcionários dos Correios que defendem a greve e de cidadãos que concordam com a greve numa sensação de estarem fazendo "sua parte", venho expor um outro lado.
Concordo que pelas condições de trabalho de um carteiro o salário é baixo. Assim como outros departamentos não devem pagar tão bem.
Mas correios é um setor excencial. O sindicato devia fazer um controle sobre a greve...Se todos param não só prejudica a sociedade como corre o risco de se tornar inconstitucional, porque se torna abuso. Deveria haver um rodízio onde a qualidade do serciço diminuisse, portanto haveria repercussão. É errado nos fazer pagar por algo que não somos culpados.
66 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (139)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página