Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve nos Correios

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) pedem incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros, que estariam previsto no acordo firmado em novembro do ano passado e ratificado em abril deste ano.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
vitorino amiltom (1) 18/07/2008 23h24
vitorino amiltom (1) 18/07/2008 23h24
É mais do que justa a greve, isto porque é um modo de protesto contra toda esta forma de condução de nosso patrimonio, aqueles que pensam que carteiro é funcionário público se enganam. São regidos pela clt e mais a ect oscorreios não dependem de impostos é auto sustentado. Aqueles que defendem a privatização não tem idéia de como será exemplo dos correios Americano onde as cartas só chegam uma vez por semana e aliás os carteiros delá não entram quase dentro do quintal para entregar praticamente nas mãos Mais uma questão os carteiros estão só pedindo 30% enquanto aqueles que estavam em altos cargos nela subtrairam muito mais que isso esses ninguém critica, Só quem esta dentro sabe, que estuda carrega uma bolsa pesada o dia todo e muitas das vezes de estomago vazio e cansado enfrenta uma sala de faculdade na ilusão de ser reconhecido dentro da ECT e quando a um teste interno em um cargo,na avaliação dos próprios chefões que estão por indicação politica o sabio carteiro não tem perfil, sabem porque o perfil só tem o filho,primo tio, do chefe, esse mesmo chefe na maioria só tem 2º grau e ele não quer ver subordinado passando a sua frente,Para que todo povo saiba os correios é uma òtima empresa mas infelizmente regida por aqueles que não a conhecem e estão lá só para sugar os carteiros que a respeitam e leva ela nas costas dia de sol e chuva GREVE JUSTA,e que todos tivessem esta coragem dos carteiros para protestarem por promessas ainda assinadas, por eles em seus gabinetes. 3 opiniões
avalie fechar
Marcos Antonio (1) 18/07/2008 23h18
Marcos Antonio (1) 18/07/2008 23h18
Bom é muito fácil criticar quem está de fora, pois sou funcionário dos correios e o trabalho que é desenvolvido pelos carteiros, atendentes que são os que menos ganham tanto na distribuição dos lucros como salários e tem cada vez mais que produzir para sustentar aqueles que estão na área privilegiada dos correios, é louvável. Um trabalho ardo em muitas vezes com uma rotina pessada e repetitiva.
Se querem privatizar alguma coisa que privatizem Brasília, para controlar os gastos com parlamentares que o que sabem fazer é somente aumentar seus salários e impostos, que inclusive eu tenho que pagar.
O povo Brasileiro tem que entender que já foi feito de tudo para evitar uma greve, mas acontece que a Diretoria dos Correios não ta nem aí. O que ela quer é somente lucros para eles e trabalho ardo para aqueles que estão na parte baixa da Pirâmide da Empresa. Tomara a Deus que isto não acabe em Pizza e que o TST ajude quem realmente trabalha.
56 opiniões
avalie fechar
Pedro Aparecido de Souza (2) 18/07/2008 22h56
Pedro Aparecido de Souza (2) 18/07/2008 22h56
Os Correios é uma empresa lucrativa, competente e eficiente.
Seus Trabalhadores é que fazem a glória dos Correios, e aos Trabalhadores a direção dos Correios deve melhorar as condições salariais para os carteiros.
Todo apoio à Greve dos Trabalhadores dos Correios.
37 opiniões
avalie fechar
José Luiz Jacyntho (1) 18/07/2008 22h47
José Luiz Jacyntho (1) 18/07/2008 22h47
to com o saco cheio de carteiro e do ECT...
chega..
Serviço essencial não ´pe casa da sogra meu..
44 opiniões
avalie fechar
Jorge Luis (3) 18/07/2008 22h33
Jorge Luis (3) 18/07/2008 22h33
NITEROI / RJ
Esse episódio demonstra a necessidade URGENTE de abrir esse mercado. Não pode haver mais esse monopólio da ECT... Uma greve de praticamente 20 dias, lesando o cidadão dessa forma e não dando ao mesmo nenhuma alternativa é o cúmulo. 13 opiniões
avalie fechar
Jorge Chaves (67) 18/07/2008 22h17
Jorge Chaves (67) 18/07/2008 22h17
Nada mais justo do que acabar com o monopolio e criar empresas que concorram com os correios. Só dessa forma elimina esse tipo de coisa. sou funcionario da empresa privada e como na maioria das empresas o salario não é tão bom como dos correios... E essses caras ainda querem mais... 12 opiniões
avalie fechar
ALEX CORREIOS (1) 18/07/2008 21h37
ALEX CORREIOS (1) 18/07/2008 21h37
SAO GONCALO / RJ
Os carteiros merecem o adicional de 30% e a revisão do PCCS. Porém, nada justifica a decisão infantil e precipitada da direção sindical em decretar uma greve as vésperas da data base da categoria. Os dias parados devem ser descontados, está na lei de greve. Lei esta que o sindicato nunca se deu ao trabalho de esclarecer aos carteiros. Todos os carteiros estão com seus benefícios (Assistência Médica, Vales Alimenção, etc.) suspensos (Suspensão de Contrato de Trabalho por motivo de greve). Todos estes podem e talvez sejam descontados integralmente. Isto a FENTECT não previu ou não informou a categoria. Os familiares dos ecetistas podem ou estão sofrendo com isso. Sem contar a falta de informação pelo qual passam. Ninguém sabe ao certo o que está acontecendo. Razão esta que tem levado centenas de carteiros a retomarem suas atividades temendo o pior (demissão). Lembro-lhes que estamos num período de eleições municipais, o que não impede a ECT de demitir, pois, está isenta de vínculos municipais, pois se trata de uma empresa federal. Por isso, como membro desta seleta categoria que tem sido massacrada pela sociedade que não entende, assim como muitos dos que aderiam ao movimento também não entendem o porquê desta inconseqüente paralisação. Amigos voltem ao trabalho. O pouco que temos, ou que somos, devemos a esta empresa. Os representantes sindicais não podem ser demitidos ou punidos, nós sim. A população está sendo penalisada, e a concorrência agradecendo! Pensem! 17 opiniões
avalie fechar
Alessandro Jordão (1) 18/07/2008 20h14
Alessandro Jordão (1) 18/07/2008 20h14
SAO PAULO / SP
Quase diariamente somos informados de esquemas de corrupção, aumento de regalias para parlamentares, privilégios e mais uma lama de canalice que vai sendo encoberta diante de nossas vistas que assistem a todas essas tramas mas não querem ver. Até piscam, mas já estão tão acostumados com os diversos espetáculos da baixaria que figem nada enxergar. Acostumaram-se! Diante disso esses governantes vão fazendo o que querem. Já não se importam com o desfecho das peças, só visam a bilheteria! Vendem as empresas públicas a preço de banana. Afinal essas empresas são do povo e povo... Nem pagou a entrada!
Não fiquem admirados senhoras e senhores se daqui há algum tempo privatizarem os Correios! Há tempos essa estatal é vislumbrada pelos grandes investidores estrangeiros! O lucro da empresa no ano de 2007 foi de R$ 830 milhões, o maior de sua história. Mas isso é só um número "apresentado".
O que acontece por trás dessa grande empresa? Alguém lembra da Cpi do Correios?
A imprensa deveria mostrar como segue um objeto desde sua postagem até a entrega ao seu destinatário. Iriam ficar surpresos! Ou não...
As empresas que "ganham" as licitações para prestaremm serviços, as obras super-faturadas, as condições de trabalho dos seu empregados... E o preço que se paga por um Sedex?
Coisas a serem analisadas. Muito fácil criticar e engolir o que sai nos telejornais. Tudo pode ser manipulado senhoras e senhores!
7 opiniões
avalie fechar
Alex Kawazaki (36) 18/07/2008 19h58
Alex Kawazaki (36) 18/07/2008 19h58
Sindicalistas intransigentes e levianos!
Justiça do trabalho (TST) nem um pouco preocupada com a sociedade (ministro Maurício Godinho Delgado empurra o julgamento para 1º de agosto, pois o tribunal estaria por entrar em recesso jurídico).
O presidente da ECT, Carlos Henrique Custódio, tão inoperante que nada fez até agora (que pelo menos pedisse demissão!)
Só depois de 18 dias o Sr. Ministro Hélio Costa resolve botar a cara a tapas, cargo político dá nisso...
E cadê o Lula? Viajando (passeando) com Dona Marisa, sem nem ai para suas responsabilidades!!!
11 opiniões
avalie fechar
Antonio Ribeiro (33) 18/07/2008 19h41
Antonio Ribeiro (33) 18/07/2008 19h41
Comercializo pela internet livros novos e usados que são entregues pelos Correios. Principalmente os carteiros têm razão em reínvindicar adicional de periculosidade porque entregam cartões de débito e crédito e são vitimas de roubos. A EBCT, quando é para conceder reajuste salarial aos funcionários é empresa pública, mas quando se trata de reajustar tarifas se transforma em empresa privada. Minha sugestão é que sejam reajustados em R$ 0,20 as tarifas das correspondências bancárias, proibindo os bancos (o lucros deles é absurdo!) de repassar os custos aos correntistas. Tira-se de quem tem, paga-se aos que merecem e a sociedade não é onerada.
Este papo de que a carga tributária,por exemplo, é excessiva é conversa fiada. Se os tributos forem reduzidos à metade os prewços praticados pelo comércio continuarão os mesmos, como ocorreu com o fim da CPMF.
Que se cobre mais de quem tem mais possibilidades contributivas, inclusive no que concerne às tarifas postais.
ANTÔNIO RIBEIRO-advogado aposentado, escritor, livreiro.
5 opiniões
avalie fechar
Francisco Jose Oliveira (4) 18/07/2008 19h32
Francisco Jose Oliveira (4) 18/07/2008 19h32
sem julgar quem esta certo ou errado.
Sem concorrência só podia dar nisto , somos totalmente refem
4 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3203) 18/07/2008 15h13
josé reis barata barata (3203) 18/07/2008 15h13
Sanny, nenhum sentimento ou necessidade anormal me liga a empresa Correios:
1) - Abuso:"mau uso, ou uso errado, excessivo, exagerado ou injusto.-Aurélio". No momento que você fala em abuso, reconhece que existe algo que é uma conduta justa, mas que se está fazendo: "mau uso, ou uso errado, excessivo exagerado ou injusto.". O que é o justo que não um direito (em sentido subjetivo)? Uma idéia social que o poder político transforma em regras jurídicas obrigatórias? Isto é, a greve que a própria Lei brasileira reconhece como Direito. Nesse caminho, o abuso que alegas, embora legítimo enquanto opinião pessoal, para a sociedade que se nutre da "vontade geral", a Justiça, como Instituição, é a ela que compete julgar..
2 - Monopólio e concorrência se devoram mutuamente. Refletem categorias da ciência econômica, embora mutáveis e mutantes: decretos, interferências interrompem a ordem natural , tão só.
Marx:" Os monopolizadores fazem concorrência entre si, os concorrentes tornam-se monopolizadores. Se os monopolizadores restringem a concorrência entre eles por meio de associações parciais, a concorrência cresce entre os operários; e quanto mais cresce a classe dos proletários diante dos monopolizadores de uma nação, mais a concorrência se torna desenfreada entre os monopolizadores das diferentes nações. A luta é tal que o monopólio só pode se manter passando continuamente pela luta da concorrência.".
78 opiniões
avalie fechar
Jean Carlos Benicio Ruiz (1) 18/07/2008 13h59
Jean Carlos Benicio Ruiz (1) 18/07/2008 13h59
PORTO VELHO / RO
Nesse País de carnaval onde vemos os absurdos das corrupcões e impunidadeis.Quando os desfavorecidos lutam pelos seus direitos todo o rigor da lei cai sobre eles.Então o que fazer? Ter atitudes de mudancas ou deixar como estar e criticar aqueles que tem coragem e honra de sua moral. 26 opiniões
avalie fechar
ANTONIO CARLOS DA SILVA (1) 18/07/2008 13h56
ANTONIO CARLOS DA SILVA (1) 18/07/2008 13h56
BELFORD ROXO / RJ
A categoria agradece de corações os que compreendem nossa necessidades o que nos levou a uma greve que a rigor não é boa para empresa nem para os trabalhadores, mas como toda crise há os que se locupletam nas sombras como verdadeiros abutres.
!7 anos de serviços prestados numa empresa que é considerada melhor no seguimento a nível mundial e que pagam os mais baixos salário entre as empresas estatais.Gostaria de frisar que além de funcionário, também sou usuário dos Correios, tenho uma casa, uma caixa de Correios e um carteiro que me atende como todo cidadão brasileiro.Estamos em greve exercendo um direito garantido pela Constituição Federal, porém, temos conciência de que verdadeiros "lesa-pátria" leia-se patrocinadores da privatização da VALE,estão ávidos de locupletagem com a perspectiva de verem seus anseios saciados com a privatização dos Correios que é uma estatal séria, lucrativa e com um corpo funcional invejável dada as circunstãncias de trabalho que pouquíssimos conhecem.Uma categoria doente cuja base operacional que é a maioria, desenvolve algum tipo de lombalgia dado ao esforço repetitivo que é a tônica dos serviços.Se querem privatizar, o que já estão fazendo quando terceirizam atividades meio como saúde, segurança,fale conosco.Terceirizem a área administrativa que é um verdadeiro inchaço, cheio de parasitas que passeiam bonitos e cheirosos na calçada da sede no RJ e acredito nas outras DR,s.Greve nelles!!!RJ!!!
37 opiniões
avalie fechar
Sanny Braga (1) 18/07/2008 12h18
Sanny Braga (1) 18/07/2008 12h18
Bruno, data venia, a greve é um direito sim, mas a abusividade da greve dos correios chega às rais do absurdo. Concordo plenamente com Estevão, o monópilio deve ter um fim. Ganha mais quem produz melhor. A qualidade dos serviços devem ser priorizadas com isso a remuneração será melhor como consequência na excelência dos serviços prestados. 24 opiniões
avalie fechar
Impressionante caros amigos... Quantos milhões de reais essa greve já tolheu das empresas e dos cidadãos desse país. Um setor estratégico como esse em uma época em que o trânsito de informações, pessoas e mercadorias é tão frenético ocasiona a instalação de caos na sociedade... Entretanto não há complacência por parte dos grevistas, o país que exploda... Está na hora de eliminar esse monopólio...Que os correios enfrentem a concorrência com empresas privadas, que possam disputar mercado com funcionários que recebem por desempenho... Esperamos que o país diga NÃO ao ''empreguismo''...
Fim do monopólio dos correios para que esse país possa voltar a funcionar...
43 opiniões
avalie fechar
Bruno Fagundes (1) 17/07/2008 21h27
Bruno Fagundes (1) 17/07/2008 21h27
JOAO PESSOA / PB
O engraçado é que o tal que fala do Monópolio, é um verdadeiro lulista, es muito contraditório.
O empregado merece ser respeitado com Salário digno, a greve é um direito. A população brasileira tá na hora dizer basta é para os Governos que aumentam o impostos fazendo manisfestações, mas como sempre o Povo deixa se Corromper na tal Festa DA DEMOCRACIA.
Força total a GREVE dos Correios!!!
33 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3203) 17/07/2008 19h31
josé reis barata barata (3203) 17/07/2008 19h31
Greve:fato ou delito; econômico ou político?
Greve aborrece a todos,óbvio;e,em qualquer delas o resultado positivo porventura ocorrido,contraditoriamente,também é sempre de todos,social.O próprio progresso historicamente, de alguma forma, sempre foi impulsionado por elas.Toda vez que alguém pára, alguém tem que trabalhar por ele ou reduzir sua posse ou seu ganho. Isto é inegável, como também o é, que ninguém gosta de trabalhar pelos outros.Portanto, toda vez que uma categoria faz greve,o faz, por todos os trabalhadores.Assim como não é opção,é dever do homem social lutar por seu direito (ato de conservação,por princípio,pessoal);ao trabalhador o mesmo se impõe e não há outra saída que não a greve. Há outra?Ou se sacrifica o direito à paz ou a paz ao direito.O dilema que se põe é este.Na atual economia globalizada, que começa a se mostrar desastrosa para nós,é indisfarçável que há um desnível negativo em valor real do salário nacional em relação aos dos demais países com que nos integramos, afora a diferença espetacular em relação aos extremos da faixa salarial.Esta, neles, bem mais apertada e justa do ponto de vista da igualdade social. O governo não conseguirá,ainda que o capital internacional o exija, segurar a explosão dos salários,pois,aquele é conseqüência e não causa das leis econômicas.Na verdade, a aparente luta por salário, é uma luta política natural do sistema entre capital e trabalho de vez que o salário nada mais nada menos que produto da oferta e procura.
85 opiniões
avalie fechar
Jorge Chaves (67) 17/07/2008 17h32
Jorge Chaves (67) 17/07/2008 17h32
Ta na hora de quebrar esse monopolio.. Ta ai o resultado desse monopolio 30 opiniões
avalie fechar
Carlos SANTOS (2) 17/07/2008 16h10
Carlos SANTOS (2) 17/07/2008 16h10
Sou funcionarios dos correios a 17 anos a empresa teve o maior lucro da sua história o ano passado e oq a direçao da empresa fez? um trem da alegria onde a participaçao de todo o lucro foi dividida com sua maior parte para cargos de diretoria , hora uma pl ñ seria dividida em partes iguais,q igualdade é essa onde um diretor ganha de pl 25 mil reais e um carteiro ou atendente chega a ganhar 300 reais?os 30 % são de direito pois ja estavam sendo pagos conforme acordo assinado ,talvez muitos desconheçam a realidade da empresa e a bagunça q essa diretoria vem fazendo, acordo assinado deve ser cumprido , o sindicato tem obedecido as decisões da justiça colocou 50 % do efetivo e ainda assim mentem e colocam a opinião publica contra os grevistas, estou na luta , poruqe tiraram do meu bolso para por no dos diretores da empresa descaradamente, acho q todos q comentam tem todo direito ,mas deviam conhecer a fundo o motivo da greve e o filme de terror q essa diretoria transformou a empresa: dinheiro para chefes e migalhas para os de nivel basico , estou na luta ... 46 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (139)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página