Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Fórmula 1

O campeonato mundial da principal categoria do automobilismo se encerra com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Rodrigo Marcato (248) 07/10/2009 16h08
Rodrigo Marcato (248) 07/10/2009 16h08
Olá Luis Donadio, concordo com a sua afirmação de que carro não é tudo o que conta na F1. O melhor é a combinação certa entre carro, piloto e engenheiros, coisa que o Ayrton Senna teve a felicidade de desfrutar entre 1988 e 1991 na McLaren ou o Schumacher na Ferrari entre 2000 e 2006. Prova disso é o fato de o Nigel Mansell ter apenas um título na F1, apesar de ter contado com diversos carros excelentes enquanto esteve na Williams. Os críticos insistem em dizer que o Schumacher é um ídolo fabricado mas ele sem dúvida foi o melhor piloto de sua geração, assim como o Senna também foi o da dele. Podem não gostra do cara, mas sem dúvida ele era excelente, coisa que poucos foram. sem opinião
avalie fechar
Luis Donadio (79) 07/10/2009 13h11
Luis Donadio (79) 07/10/2009 13h11
Tentando juntar as opiniões do Edson e do Augusto, não concordo que os pilotos são meras figuras dentro do carro. Prova disso foi o contrato com o Alonso de mais de $20mi. Se qualquer piloto resolvesse com um bom carro, poderiam ter contratado o Nelsinho por um valor bem menor, talvez até de graça, depois do seu incidente. Mas concordo que as máquinas fazem a diferença sim. Olhando a Renault no ano que vem, não haverá diferença entre o Alonso e o Kubica no volante, pois acho que são pilotos com talento bem parecido. Agora, que o Massa não vai ter vida fácil na Ferrari em 2010, não vai mesmo! 2 opiniões
avalie fechar
edson costa (97) 07/10/2009 12h01
edson costa (97) 07/10/2009 12h01
Caro Augusto Martins, acho que você leu outro post e não o meu, pois o que vc falou é exatamente o que penso. O exemplo das estrelas de futebol que dei era pra falar que no futebol elas são mais difíceis de se fabricar, inventar, falsificar. Já na F1, se uma equipe tem o melhor carro, basta ela eleger apenas um dos dois pilotos para ganhar todas as corridas e se tornará tranquilamente um novo ídolo atraindo público, patrocinadores e investimentos. Portanto, para uma equipe que tem o melhor carro, do ponto de vista comercial, é sempre melhor fazer de conta que um dos pilotos é o REI das pistas. Foi isso que aconteceu com o Shumi, os 2º pilotos eram contratrados para perder, ou eram enganados pela própria equipe. Veja que o próprio Hamilton está escolhendo o 2º piloto, e se o cara for bom, ele simplesmente veta. A Ferrari na época do Shumi fazia o mesmo mas com uma tática um pouco diferente, o 2º piloto achava que tinha condições iguais, mas nunca tinha. Isso é a fabricação de ídolos falsos para aumentar a receita com publicidade. Na minha opnião o Shumi só poderia ser considerado o Rei se todos os carros fossem identicos. Então pra mim, os carros que o Shumi pilotou qdo foi campeão eram sempre os melhores, e não que ele era o melhor piloto de todos, portando ele foi um ídolo fabricado. E insisto, o Alonso tem pinta que terá o mesmo privilégio, ficando ao Massa a ingrata missão de chegar depois dele por mais que ele próprio não queira. sem opinião
avalie fechar
adriano santos (89) 07/10/2009 10h28
adriano santos (89) 07/10/2009 10h28
Comparar F1 com futebol....é hilariante sem opinião
avalie fechar
Augusto Martins (19) 07/10/2009 09h41
Augusto Martins (19) 07/10/2009 09h41
Edson Costa novamente você está confundindo as coisas. Os pilotos são meras figuras decorativas na F1, o esporte é de Engenheiro, ganha quem tem o melhor conjunto de engenheiros e idéias mirabolantes. Vide o grande Ross Brawn que viu o furo nas regras e colocou o melhor difusor do campeonato, ganhando mais vantagem sobre os outros. Ou veja o pessoal da Force India que fez um carro fantástico para pistas de alta velocidade com menos dinheiro que Ferrari ou McLaren. O Sutil só não passou o Kimi por causa do KERS do Kimi em Monza e em Spa. Piloto faz a diferença? Um cadin, mas o time de estrelas que você quer, não está entre o banco e o volante e sim entre o lápis e cadeira de projetos. O Alonso não vai levar só investidores para a Ferrari, vai levar também uma pancada de engenheiros, pois, assim como o Alemão, sabe que quem vence corrida são os projetistas. Veja o grande Nelson Piquet, quando foi para uma equipe mais meia boca não ganhou nada. Vide o Senna também, estava com dificuldades de segurar a Benetton do Ross Brawn, quer dizer "Schummacher". Então, atualmente quem está ganahando são as equipes com estrelas, só que elas muitas vezes não aparecem. 2 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3067) 06/10/2009 22h52
Antonio Fouto Dias (3067) 06/10/2009 22h52
Caro Edson Costa, 06/10 - 14h04
Concordo com vosso comentário, no entanto, sempre que uma equipe conseguiu montar o chamado "time dos sonhos", na maioria das vezes não logrou resultado positivo e exemplo disso temos o Flamengo com a equipe de estrelas que qualquer equipe poderia montar no futebol brasileiro.
A fórmula1 não é muito diferente e, conforme vossa colocação, Massa pode ser um ótimo piloto, no entanto, ele só conseguiré se sobrepor se os primeiros resultados do próximo ano lhe forem favoráveis, caso contrário terá mesmo que trabalhar para as virtuais vitórias de Alonso.
Um forte abraço.
1 opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3067) 06/10/2009 22h42
Antonio Fouto Dias (3067) 06/10/2009 22h42
Na fórmula1, enquanto toda a imprensa brasileira fala das chances de Rubinho Barrichelo, preocupando-se com a diferença de 14 ou 15 pontos em relação a Jensen Button, deveriam também se preocupar com Sebastian Vettel, o qual está apenas a 1 ou 2 pontos atrás de Barrichelo e, inclusive com grandes probalidades de um bom resultado em Interlagos.
Rubinho não perde ou perdeu o campeonato nestas últimas corridas, mas sim nas da Turquia e Hungria nas quais não marcou ponto, assim como os sextos lugares na Alemanha e Singapura, além dos sétimos na Belgica e Japão.
1 opinião
avalie fechar
sergio freitas (2) 06/10/2009 20h11
sergio freitas (2) 06/10/2009 20h11
COMO PODE ESTAR CERTO O PIQUET FILHO
PARTICIPAR DE UM FARSA E SER ABSOLVIDO É BRINCADEIRA.
É UM FARSANTE DEVERIA SER ELIMINADO DO AUTOMOBISMO
1 opinião
avalie fechar
heovam de c. lucas heleovam (2) 06/10/2009 15h19
heovam de c. lucas heleovam (2) 06/10/2009 15h19
A atitude de Nelsinho é justificada pelo simples fato de que recebeu ordem de superior hierarquico como reza no contrato de trabalho, então, não poderia sofrer qualquer sanção disciplinar.
Esperamos que o Nelsinho se espelhe no seu pai que foi uma pessoa muito correta em seus atos como peloto.
6 opiniões
avalie fechar
edson costa (97) 06/10/2009 14h04
edson costa (97) 06/10/2009 14h04
O que seria melhor: Um time de futebol campeão cheio de jogadores normais, ou um time campeão com um Pelé, Romário, Ronaldo ou Zico??? Claro que é ser campeão com um gênio no time. Mas no Futebol é difícil falsificar isso, pois teríamos que combinar com os outros times para perderem e para os demais jogadores tornarem-se pernas de pau. MAS NA F1 ISSO É SUPER FÁCIL, DESDE QUE SE TENHA O MELHOR CARRO. BASTA A EQUIPE QUERER E APENAS UM DOS PILOTOS VENCERÁ. VCS REALMENTE ACHAM QUE O PIQUEZINHO E O GROJEAN SÃO MAIS DE UM SEGUNDO PIOR QUE O ALONSO??? SERÁ QUE NÃO SÃO CARROS DIFERENTES, PEÇAS DIFERENTES, ENGENHEIROS DIFERENTES E MILHÕES APLICADOS EM PROPORÇÕES DIFERENTES??? O Alonso levará milhões de investimetos para Ferrari, vocês acham que seus empresários deixarão isso ser aplicado de forma igual nos dois carros??? Vocês acham que a Ferrari e a F1 irão perder a oportunidade de vender milhões em publicidade com a criação de um novo único ídolo, para deixar as disputas dos dois pilotos em condições de igualdade???? Só sendo idiota pra acreditar. Só se a Ferrari não estiver sobrando, é que a disputa poderá ficar aberta, caso contrário o MASSA SERÁ O NOVO BARRICHELO: SENDO PAGO PARA FICAR ATRÁS DO ALONSO. 3 opiniões
avalie fechar
Este piquesinho deveria estar proibido de correr ate de carrinho de AUTORAMA. QUEM PODERA SABER QUA SERA A PROXIMA TRAPAÇA? 4 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 05/10/2009 15h26
adriano santos (89) 05/10/2009 15h26
Edson Costa, parabéns pelo seu brilhante ponto de vista. Senna e Piquet foram brilhantes e rebeldes, antes da telimetria. Hoje seriam facilmente contidos pela equipe, graças a tecnologia. Estamos no seculo XXI,´só que alguns torcedores ainda não se deram conta e vivem desqualificando o Massa e o Rubens. É uma pena. 1 opinião
avalie fechar
Luis Donadio (79) 05/10/2009 15h12
Luis Donadio (79) 05/10/2009 15h12
Concordo com o Edson. Escolheram o "Schummy" da vez com o Alonso na Ferrari e o Massa, se não tiver as mesmas condições, pode sofrer o mesmo que sofreu Barrichello com Schumacher. Com certeza o Alonso não viria para a Ferrari para ser tratado igual a Massa. sem opinião
avalie fechar
Augusto Martins (19) 05/10/2009 13h49
Augusto Martins (19) 05/10/2009 13h49
Discodo de você Edson. Como disse no meu primeiro comentário, F1 é esporte de Engenheiro. Assim como Xadrez é um esporte intelectual, F1 deve ser considerado um esporte também, só que bem mais caro. Ajustes por telemetria são banidos, se um erro proposital for detectado, há punições. Quanto ao Massa vs Alonso, acho que o Massa tem sim condições de vencer o Alonso, remotas, mas existem. Não quero parecer anti-patriota ou coisa do tipo, mas muita gente entendida já disse e ainda diz, que o Alonso é o melhor piloto da atualidade, é só o olhar o milagre que ele está fazendo com a Renault esse ano. Massa tem chance? Sim, pouca, mas tem. Barrichello tem chance? Sim, mas o perfil dele não é o perfil de campeão, é perfil de quem faz o que gosta e já tá bom, tanto é que vai para a Willians ano que vem. sem opinião
avalie fechar
edson costa (97) 05/10/2009 10h31
edson costa (97) 05/10/2009 10h31
F1 não é esporte, é uma disputa de tecnologia e mercado. A equipe com melhor carro sempre vencerá. E ainda poderá escolher tornar um de seus pilotos um deus. Foi o que aconteceu com o Shumi. Não importa se um piloto é melhor que o outro, se a equipe quizer, só um vence, basta ajustar o carro até na pista por telemetria para tirar alguns segundos do outro piloto, ou "errar" nos boxes propositalmente, ou "montar" uma estratégia diferente para trocar as posições. Para a publicidade é melhor uma grande astro um ídolo do que uma disputinha interna entre dois piloto. Portanto não tenho a menor dúvida que Massa nunca mais disputará um título na Ferrari. Pois toda a equipe estará trabalhando para o novo ídolo Alonso vencer. Por melhor que Massa venha ser, haverá sempre a mão oculta da equipe para favorecer o ALONSO. 4 opiniões
avalie fechar
Augusto Martins (19) 05/10/2009 09h01
Augusto Martins (19) 05/10/2009 09h01
Barrichello não vence no Brasil, mas nem querendo! Eu acho que ele vai acabar se borrando todo e sai na primeira metade da corrida. 14 opiniões
avalie fechar
QueQuié Nuncameviu (75) 05/10/2009 01h41
QueQuié Nuncameviu (75) 05/10/2009 01h41
Barrichello sempre foi mais piloto que o Button. Pena que só deu conta disso na metade do campeonato. E pra quem não lembra, ou faz questão de esquecer, no inicio da temporada ele tinha um carro inferior ao do Button, até os freios eram diferentes. Quando igualaram, Rubens deixou o inglês pra trás em praticamente todas as provas. É difícil, mas não impossível, lembrem-se do Mr. Hamilton que em 2007 tinha DEZESSETE pontos de vantagem faltando DUAS corridas e mesmo assim conseguiu perder o título pro Haikkonen. 5 opiniões
avalie fechar
Marcial de Andrade (3) 04/10/2009 16h30
Marcial de Andrade (3) 04/10/2009 16h30
Massa e Alonso não se bicam e já andaram trocando farpas quando o segundo ainda era da Maclaren...agora quer que estão enchendo a bola do Alonso o Massa vai ter que mostrar serviço... quabto ao Rubinho, se duvidar ainda perde o posto de vice pro Vetel... 1 opinião
avalie fechar
J. Miguel Ortega (50) 04/10/2009 13h35
J. Miguel Ortega (50) 04/10/2009 13h35
Rubinho não participou do desenvolvimento do carro na pré-temporada, mas a partir de um ponto e nas últimas corridas ele tem estado à frente do ingles como verdadeiro primeiro piloto. A BrawnGP errou de não ficar com ele para o próximo ano, ele está mais rápido em tudo... 4 opiniões
avalie fechar
Hamilton Gimenes Teixeira (14) 04/10/2009 12h43
Hamilton Gimenes Teixeira (14) 04/10/2009 12h43
Blá, blá, blá, bláblá, bláblábláblá.
Não aguento mais as desculpas esfarrapadas deste cara. Somente ingenuidade para explicar como tem gente que ainda acredita no que ele fala. Quem entende um pouquinho sabe que ele nunca será campeão na F1. O ano que vem, na willians, o primeiro piloto será o novato e ele vai andar atrás e dar desculpas, como sempre fez. É ridículo o papel que ele faz.
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2049)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página