Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleição no Irã

O Irã realiza sua eleição presidencial no próximo dia 12 de junho. O presidente Mahmoud Ahmadinejad é candidato à reeleição.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Alan Williamson (35) 03/08/2009 18h33
Alan Williamson (35) 03/08/2009 18h33
Caro Sr. Samuel Haddad Carvalho, não é a mim que o senhor deve pedir desculpas. Sequer acho que desculpas servem nesta situação. Apenas tenho respeito pela sua opinião e gostaria de pedir, gentilmente, que se expresse de uma maneira mais clara. Se o senhor diz que não é antissemita, acho que seria prudente não usar o tipo de discurso sobre o qual chamei a atenção no último comentário. Finalmente, quanto à comparação de Israel com o nazismo, recomendo fortemente que o senhor faça a viagem que acabei de fazer à Polônia, para conhecer melhor o que era o nazismo. A experiência de conhecer um campo de extermínio é válida para todas as pessoas, pois este foi o ponto mais baixo da história da humanidade, não apenas de um ou outro povo. Não há nada que se aproxime ao regime nazista nos dias de hoje, nem houve anteriormente, em termos de desumanidade absoluta. Quanto à preocupação das pessoas com os palestinos, acho extremamente válida e eu também a tenho, mas me questiono a razão de as pessoas aqui não terem a mesma preocupação com o genocídio em Darfur, com a perseguição às mulheres no Irã, com as milhares de sentenças de mortes sem julgamento adequado na China, com a perseguição aos curdos na Síria e na Turquia, com a fome na África Oriental... Algo me sugestiona que esta preocupação não é humanitária, mas sim política. Se Israel estivesse por trás da fome na Somália, talvez o mundo prestasse mais atenção nas pessoas que lá morrem, não é mesmo? 5 opiniões
avalie fechar
Wilson Cohen (17) 03/08/2009 17h11
Wilson Cohen (17) 03/08/2009 17h11
Estória? Até o português é fantasioso hein? Então, a leitura que cada um faz da história, pode transformá-la em fábula. A HISTÓRIA dos perdedores, parece uma FÁBULA. Extremamente fantasiosa. A história que eles constroem para se consolarem não está baseada no fato histórico. Fato é fato, ele pode ser distorcido, mas não mudado. O que escrevo aqui é a minha leitura dos fatos, pode ser tão complicada como a dos anti-semitas, mas faz parte de minha consciência. Cada um exponha o que acredita, concorda ou discorda. Eu concordo ou discordo com base em fatos. OS SATÉLITES DOS EUA INFORMARAM ISRAEL ONDE ESTAVAM AS TROPAS INIMIGAS, E ASSIM ISRAEL VENCEU OS EGÍPCIOS E SÍRIOS. (Essa é a fantasia dos perdedores). Interessante, esses satéiltes não puderam fazer nada pela tropas americanas no Vietinã nem na Coréia. Acreditem, isso é HISTÓRIA. Nasser, com suas tropas sendo aniqulidas no deserto do Sinai, mandava dizer na Rádio Oficial que eles estavam vencendo Israel. Sadam dizia que Alá ia matar todos os amerianos que pusessem o pé no Iraque. O Hebollah com a perda tremenda que teve de militantes e estrutura no Líbano festejava a "vitória". Ahmadinejah e os Aiatolás dizem que a culpa dos disturbios no Irã é do Ocidente. Esse comportamento frente aos fatos históricos indesejáveis é típico dos líderes árabes. Quem que não conhece a HISTÓRIA é quem pensa que existe ESTÓRIA(invenção do português brasileiro), só lhe resta ficar a criando fábulas. 6 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (101) 03/08/2009 12h40
samuel haddad carvalho (101) 03/08/2009 12h40
Prezado sr. Alan Williamson,
Não! Não tenha prévio julgamento sobre minha pessoa, sem antes ler todos os meus comentários. Nunca fui anti-judeu ou anti qualquer coisa, quando se trata de pessoas! O que sou mortalmente é anti-xenofobia ou besteiras parecidas. Nunca permitirei que me levem à discussões do tipo esse ou aquele povo é melhor ou pior que qualquer outro. Para mim o que existe é gente boa e outras nem tanto em qualquer região do planeta. Algumas pessoas acham heroísmo em guerras, com frases do tipo "eu tão pequenino, venci, sozinho, gente muito maior e bem armada". Quase todos nós sabemos que isso não é verdade nos conflitos entre nações do planeta e Israel não seria diferente. Interessante, é que sempre destacam as frases negativas, às vezes fortes, por mim usadas, com o único propósito de chamar a atenção. Nunca, nem mesmo o senhor vê que sempre defendi e defendo a existência de Israel. Sempre destaco que, um dia, ambos os povos viverão em paz, lado a lado. Quanto a ser nazista ou qualquer outra coisa, talvez seria interessante pensar qual a diferença entre os SS nazistas com os conselhos dados por alguns rabinos aos soldados israelenses, antes da invasão de Gaza: "Não tenham piedade dos inimigos". Na minha humilde opinião não há diferença alguma. E nem por isso acho que todos os rabinos são tão maldosos quanto esses. Vou sempre insistir - pessoas são iguais em qualquer canto do planeta. Em todo caso, se ofendi alguém, aceitem minhas desculpas.
14 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 03/08/2009 11h09
samuel kosminsky (56) 03/08/2009 11h09
GOSTARIA DE SABER QUANTOS JUDEUS TEM NO SENADO E CAMARA DOS DEPUTADOS???????
QUANTOS JUDEUS OCUPAM CARGOS DE CONFIANÇA NO GOVERNO LULA??????
POR QUE SERA QUE OS JUDEUS SAO RESPONSAVEIS
POR Todos DESMANDOS DESDE INICIO DA HISTORIA
3 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 03/08/2009 11h04
samuel kosminsky (56) 03/08/2009 11h04
COMO FALEI ANTERIORMENTE FORAM MAIS DE 100 NIGERIANOS MULÇUMANOS MASSACRADOS
CHEGOU A 300 VERSAO OFICIAL
MAIS DE 10.000 MULÇUMANOS CHINESES DESAPARECIDOS
CRISTAÕS SAO MASSACRADOS NO PAQUISTAO
NOVAMENTE PERGUNTO CADE OS DIREITOS HUMANOS, CADE OS IRMAOS MUCULMANOS, CADE O PAPA CADE OS BOLIVARIANOS
POR QUE NAO SE MANIFESTAM????????
ESPERO QUE NAO DIGAM QUE ISRAEL E RESPONSAVEL
AGORA ISRAEL E NOTICIA INTERNACIONAL POR DERRUBAR 2 CONSTRUÇÕES IRREGULARES
LA VEM PAU COM CERTEZA
3 opiniões
avalie fechar
Alan Williamson (35) 03/08/2009 09h52
Alan Williamson (35) 03/08/2009 09h52
Fico impressionado como um comentário como o do Sr. Samuel Haddad Carvalho passou tão despercebido: "E não podemos esquecer que um judeu é antes de tudo um judeu, depois ele vai ser brasileiro, europeu, americano e isso vale também para os pilotos da aviação de guerra israelense da época.". Esse pensamento ajudou a fundamentação do regime nazista, que dizia que os alemães de religião judaica eram judeus, e não alemães, e foram traidores responsáveis pela derrota da Alemanha na 1a. Guerra Mundial. Caro Sr. Haddad, uma coisa é a nacionalidade e outra é a religião. Eu sou judeu e sou brasileiro. Amo a minha religião e amo a minha pátria. O seu comentário é extremamente preconceituoso e visa incitar o ódio contra os judeus, uma vez que o senhor confunde, de propósito ou não, o povo judeu com o Estado israelense, a fim de associar ao povo judeu aquilo que o senhor discorda da política israelense. Ainda bem que o Brasil é um país aberto a diversidade e pessoas com esse pensamento discriminatório são minoria. Mas uma coisa eu percebo: todo antissemita, independentemente da época, é igual... Sequer conseguem argumentos racionais para justificar o ódio injustificável. Alguém que realmente prega a paz, não o faz através da incitação ao ódio. Pense nisso. Obrigado. 10 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 01/08/2009 12h59
J. R. (1126) 01/08/2009 12h59
Arábia Saudita rejeita pedido dos EUA de melhorar relações com Israel? A política democrata é exatamente oposta à doutrina Bush, salvo algumas excessões. O rei saudita quer algo em troca, o que seria por exemplo? O Golan ou as fronteiras determinadas pela ONU em 1948, sob a batuta de Oswaldo Aranha, o maior amigo dos banqueiros de N.Y.? Realmente, a questão é o que Israel oferece em troca. Quem sabe consiga comprar petróleo fora dos leilões de Roterdam? É apenas questão ter haver liderança necessária e tomar as decisões certas, mas não há ninguém à altura no governo atual. Os poucos que se atreveram a mudar o cenário partiram dessa para outra ou foram politicamente "queimados", quem poderia fazer algo não faz, que são os Estados Unidos cortando a ajuda a Israel para obter cumprimento nos acordos, mas isso não aconteceu nunca. O interessante é que o mundo árabe não pode enviar ajuda humanitária aos palestinos, pois Israel diz que é para "financiar o terrorismo", proibindo até giz de cera nas escolas, provavelmente serviriam para as crianças fabricarem algum tipo de bomba ... 11 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (101) 31/07/2009 18h35
samuel haddad carvalho (101) 31/07/2009 18h35
Tem gente que conhece muita Estória e não História. Normalmente, a História contada pelos vencedores tem muito de heroísmo e, também, de exagero, virando Estória. Estorinhas contadas para crianças dormir do tipo Davi que venceu Golias só podem mesmo ter essa finalidade. Concordo que achar que o que contam é a pura verdade é muito mais confortável. Ainda bem que não disseram como os tanques sírios e egípcios, assim como a força aérea de ambos os países beligerantes contra Israel foram aniquilados em pleno solo. Não acho que Deus informou às forças israelenses onde estariam acantonadas as forças inimigas. Deus é muito maior do que já escreveram até hoje e Ele jamais escolheria apoiar um dos lados de Seus filhos, nem aos auto-intitulados eleitos por Ele, pois somos todos criação Dele. Acho mais correto afirmar que os satélites espiões americanos deram aos israelenses as coordenadas exatas das localizações das forças árabes. Então, volto a afirmar que, com Guerra Fria ou não, os israelenses nunca estiveram sozinhos. E não podemos esquecer que um judeu é antes de tudo um judeu, depois ele vai ser brasileiro, europeu, americano e isso vale também para os pilotos da aviação de guerra israelense da época. Jamais verei heroismo em guerras! Os heróis de um lado são os assassinos vistos pelos vencidos e, como já disseram, atrás de patriotismo e religião é onde se escondem os piores crimes cometidos contra a humanidade. A paz é o único caminho e ela ainda virá para ambos os povos. 17 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 31/07/2009 09h47
samuel kosminsky (56) 31/07/2009 09h47
NA NIGERIA MASSACRARAM 100 (VERSAO OFICIAL) MULÇUMANOS DENTRO DE MESQUITA E MATARAM CHEFE DO GRUPO NA PRISAO
NOVAMENTE CADE AS MANIFESTAÇOES DE REPUDIO POR PARTE DOS DIREITOS HUMANOS, CADE AQUELES QUE ACUSAVAM ISRAEL DE MASSACRAR PPOPULAÇAO PALESTINA, CADE OS GOVERNANTES ARABES, CADE OS BOLIVARIANOS CONDENANDO NIGERIA
NO CASO DE ISRAEL QUALQUER AÇÃO CAUSA FURIA INTERNACIONAL
POR QUE SERA??????
4 opiniões
avalie fechar
Wilson Cohen (17) 30/07/2009 15h15
Wilson Cohen (17) 30/07/2009 15h15
Tem gente que não conhece a história. Desde sua independencia Israel se defende só, na força, no braço e na inteligência do seu povo. Os Britânicos saíram da palestina porque não tinham mais condições nem militar nem política nem ética para governar. Saíram a peso de bombas de judeus e palestinos. Na independência só um milagre pra explicar sua sobreviencia ao ser atacado em 3 frentes por vizinho armados até os dentes. Na guerra do Yom Kippur, Egito e Síria, armados pesadamente pelos russos, atacando sem declaração de guerra, causara muitas baixas, mas no revide de Israel já há alguns kilômetros do Cairo, Sadatt embaixo da sua cama, só escapou causa do cessar fogo da ONU. Israel sempre se defendeu sozinho. Tanto isso é verdade que produz suas próprias armas. Entre as melhores armas de guerra do mundo estão as israelenses. Então quem quer falar de paz tem conhecer a história. Israel fez a Paz com o Egito, Jordânia, com o terrorista Arafat. Mas Síria e o Irã ainda apostam na guerra. Armam o Hesbollah e o Hamas para a paz? Sem falar na Jihad, a turma do Bin Laden entre outros. Quem tem o discurso pacifista tem que pensar nesses senhores. Será que aceitarão??. E os homens de guerra que tentaram a paz? Sadatt, Rabin como acabaram? E quem será o Gandhi dos palestinos? Alguém do Hamas, da Jihad, do Hesbollah, o Ahmadinejad, os Aiatolás iranianos? Gente, vamos parar de fantasiar, diz o ditado; "quando um não quer dois não brigam". Mas as provocações as tem gerado. Ok falar isso? 3 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 29/07/2009 13h26
samuel kosminsky (56) 29/07/2009 13h26
NO DIA QUE ISRAEL DEPENDER DE ALGUM PAIS PARA SOBREVIVER O PAIS ESTARA PERDIDO
ASSIM MOSTRA A HISTORIA
4 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 29/07/2009 13h21
samuel kosminsky (56) 29/07/2009 13h21
O TEMA PROPOSTO PELA FOLHA E ELEIÇOES NO IRA
O QUE ISRAEL E PALESTINA TEM HAVER?????
MAS COMO FALAR EM PALESTINA LEMBRA ¨MASSACRE¨ NAO VI NENHUM MULÇUMANO OU PACIFISTA SE MANIFESTAR CONTRA OS 10.000 URUMQI MORTOS OU DESAPARECIDOS NA CHINA ONDE ESTAO AQUELES MANIFESTANTES ESPALHADOS PELO MUNDO?????
CADE OS QUE PARTICIPAM DESSE DEBATE PARA COMENTAR A RESPEITO?????
3 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (101) 29/07/2009 11h17
samuel haddad carvalho (101) 29/07/2009 11h17
Prezado J.R.,
(continuação) Muita coisa pode ser concluída lendo uma frase igual a essa. Acho que a principal é: um lado não conhece o outro. Quanto mais gente for envolvida e ver que ambos os povos querem somente trabalhar, estudar, evoluir, enfim, se desenvolver igual a qualquer outro povo no mundo, mais vai se chegar a algo próximo à paz. Não serão os lucros do comércio de armas e do petróleo que querem a paz. A sociedade civil quer a paz. Algumas pessoas com fracos argumentos dizem que Israel ainda não atacou o Irã porque não quer. Por aí se vê que tem muita gente, também, que não se interessa pela paz. Um ataque aéreo israelense ao Irã, fará com que uma chuva de mísseis convencionais de longo alcance iranianos caia sobre Israel. Como resultado um novo contra-ataque maciço americano-israelense! Não podemos esquecer: Israel nunca enfrentou militarmente seus vizinhos sozinho! Houve sempre o apoio britânico e americano! Quem ganhará com uma ação desse tipo? Nenhum dos dois lados, somente os comerciantes de armas! Sou radicalmente contra armas nuclear! Porém, existem diferenças entre armas nucleares nas mãos de Netanyahu e Liebermann ou nas mãos dos Aiatolás? Na minha humilde opinião o perigo é o mesmo. Tenho a esperança de que a paz virá da sociedade civil e não de pessoas que acham honroso morrer em nome de Alá ou que podem fazer o que quiserem pois são o povo eleito de Deus. Somando essa "salada" toda acho que a paz virá, cedo ou tarde. Um abraço.
10 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (101) 29/07/2009 10h50
samuel haddad carvalho (101) 29/07/2009 10h50
Prezado J.R.,
Obrigado por suas colocações sobre meus comentários. São bem embasados e pertinentes. Sou um pacifista "roxo" igual a você e tenho a esperança de um dia ver ambos os povos vivendo lado a lado, se não forem amigos, pelo menos não sendo inimigos. Porém, forças "obscuras" vão sempre interferir em qualquer tentativa de paz. Acredito que o poder do petróleo e a indústria armamentista estão por trás de tudo, entre outros. Embora acredito, também, que a resistência pacífica pode trazer resultados, assim como fez Ghandi na India, acho mesmo que o que causou a saída britânica daquela colônia foi a mudança drástica forçada da produção agrícola tradicional para um sistema voltado unicamente para a exportação, tendo como resultado a morte de mais de trinta milhões de indianos. Os britânicos não tiveram mais "ambiente" pra continuarem lá. Recentemente assisti um documentário chamado "Ponto de encontro". Tanto na sociedade civil israelense quanto na palestina há iniciativas de conversarem "cara a cara". Vale lembrar que quase todos tem uma história triste. Israelenses perderam filhos, esposas, maridos em atentados. Palestinos foram presos, torturados e alguns mortos pelo serviço de segurança israelense. Mesmo assim tentam se encontrar, principalmente, israelenses tentam driblar os bloqueios, pois as autoridades não permitem a passagem de seus cidadãos para o "outro lado". Não esqueci de uma frase dita por um israelense: "Não sabia que eles (os palestinos) viviam assim! cont.
7 opiniões
avalie fechar
Wilson Cohen (17) 28/07/2009 23h57
Wilson Cohen (17) 28/07/2009 23h57
Aqui só se pode detonar Israel?? Os árabes da palestina tem direto de ter a sua pátria assim como Israel tem direito de existir assim como se defender daqueles que querem riscá-lo do mapa. Agora paz não é uma palavra que está no dicionário do Hamas nem do Irã, ou está? Se eles não reconhecem Israel por que Israel deveria fazê-lo? Por que apoiar a criação de um estado cujo propósito é sua própria destruição? É insanidade pura. Não é Israel que não quer paz, é só ver a história, quem faz as ameaças? Quem atira primeiro? Quem bloqueia portos?? A situação de Gaza é triste e a culpa é toda do Hamas, eles não tem a menor pena do seu povo, são uns covardes. Não pode falar isso aqui?? desculpa então!! 5 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 28/07/2009 21h24
J. R. (1126) 28/07/2009 21h24
Sr. samuel haddad carvalho 27/07/2009 17h18 Não creio que queiram dividir algo. Quando o califado da turquia acolheu as bestasferas administradoras não foi senão para governar com mão de ferro. Do meu ponto de vista cosmopolita só sei que os palestinos devem levar a luta para fora do reino, e sua inspiração deve ser a mesma do libertador da India, o grande Mahatma Ghandi. Creio não haver resposta para a não-violência, este é o maior medo dos opressores, assim foram derrotados os ingleses, assim serão os sionistas. O terrorismo perde a eficácia com o tempo pois insensibiliza como a história mostra. A Palestina possuia mentes brilhantes que foram exterminadas por isso mesmo, porém o fenix renasce das cinzas. Não pode haver mais mistério, nem luta fratricida para qualquer povo. A coexistência pacífica é o caminho inexorável, é inútil querer a paz sem conhecer a coexistência, ninguém irá prevalecer. O conquistador será conquistado também, sempre foi assim. 2 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 28/07/2009 11h53
samuel kosminsky (56) 28/07/2009 11h53
GOSTARIA DE SABER POR QUE ISRAEL E CITADO EM QUALQUER EVENTO INTERNACIONAL???
POR QUE A FOLHA PERMITE COMENTARIOS MENTIROSOS(JERUSALEM ESTADO TEOCRATICO) A RESPEITO DE ISRAEL????
9 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (101) 27/07/2009 17h18
samuel haddad carvalho (101) 27/07/2009 17h18
Parece que os falcões beligerantes americanos já começaram a anular os eventuais pacifistas que poderiam compor o governo Obama: Já estão negociando as instalações dos benditos assentamentos em áreas invadidas, com os falcões beligerantes sionistas, sem sequer levar em conta a opinião dos principais interessados: os palestinos. Infelizmente, a paz imposta está cada vez mais evidente. Os sionistas vão dizer, repetindo o que já escrevi em outra oportunidade: "palestinos aqui está a paz, mas nem se fala em Jerusalém, assentamentos e vocês serão eternamente controlados por nós". Por outro lado, o que poderiam fazer os palestinos? Recentemente, os Estados Unidos "doaram" alguns míseros dólares para a Cisjordânia e toda a infraestrutura de Gaza continua como está, sem qualquer indenização pelo governo sionista. Todos os crimes praticados contra a população civil, sequer irá para qualquer órgão internacional de direitos humanos. E os criminosos sionistas continuarão rindo, juntos a seus aliados americanos de qualquer condenação internacional. É claro, governando miseráveis, o governo palestino nada poderá fazer, a não ser somente dizer ao mundo que não concorda com isso. Então, os assassinos dirão ao mundo - "Vocês viram! Nós oferecemos a paz! Foram eles que não quiseram!" Não faz tanto tempo assim que uma paz parecida foi imposta à Alemanha após a primeira guerra mundial E quase todos nós lembramos que isso veio a causar a segunda guerra. Será se todos palestinos votarão no Hamas? 20 opiniões
avalie fechar
Van Der Burg (90) 26/07/2009 22h10
Van Der Burg (90) 26/07/2009 22h10
Ao que parece este regime medieval do Irã não é tão estável como parece, estão surgindo fissuras no seu núcleo dirigente, causados pela rejeição à violenta repressão ao seu próprio povo. Às vezes as imagens falam melhor que as palavras : http://www.youtube.com/watch?v=NFeab0JOPCs.
Acho que o povo Iraniano, com sua longa história de civilização e cultura não merece esta tirania dos aiatolás.
19 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 26/07/2009 13h46
J. R. (1126) 26/07/2009 13h46
Israel bonzinho? Fariam pior com o Irã do que fizeram com os habitantes de Gaza, fósforo branco, chicletes com hormônios; sem contar os traficantes de armas israelenses que vendem para o Hamas. O Irã está muito certo em mostrar os dentes, o já estaria perdido. 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página