Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos
Comentários dos leitores
nelson zarro (97) 21/01/2010 10h22
nelson zarro (97) 21/01/2010 10h22
Quando os EEUU entram com a força que estão entrando no Haiti não se iludam não, achando que é bondade.Alguma coisa a mais está despertando o interesse deles.Em um futuro bem proximo vai aparecer o porque. 11 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 21/01/2010 10h14
Cristiano Garcia (413) 21/01/2010 10h14
Quanta mesquinhes, estupides, e outros adjetivos negativos alimentam a fogueira das vaidades no Haiti, enquanto milhares estão morrendo sem atendimento medico, de fome e de sede.
Toda a ajuda humanitária é benvinda, a atuação do Brasil é positiva mas pequena diante desse caos.
Então a presença americana é a unica realmente capacitada a ajudar num desastre dessa magnitude.
Mas alguns xenofobos imbecis, insistem em enxergar uma motivação imperialista, de invasão, etc.
Somente uma união das nações que estão ali para ajudar, poderá minorar o sofrimento daquele povo.
3 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (857) 21/01/2010 10h09
Igor Bevilaqua (857) 21/01/2010 10h09
Sem a menor dúvida, políticos estão fazendo "demagogia barata", se aproveitando do ano eleitoral e da tragédia no Haiti..., eles fingem que se preocupam com o povo haitiano..., mentira, pura balela...., eles não se preocupam nem com quem os elege, nem com o povo brasileiro..., é tudo mentira vinda de políticos e autoridades que só legislam e agem em "CAUSA PRÓPRIA"..., tão se fazendo de bonzinhos..., masss..., quem conhece sabe o tipo de crápula que está por detrás do biombo. 3 opiniões
avalie fechar
Como não criticar a política tupiniquim, se você a cada dia que passa percebe a incompetência interminável dessa gente do governo. Criticam, a "boca pequena", sem a coragem de fazê-la de outra maneira, as ações dos EUA no Haiti. Críticas, próprias daquele bando de imbecis que já conhecemos e que não fazem outra coisa. Enquanto reclamam, como se fossem os donos de todos os problemas daquele país, os americanos agem, organizam e estruturam as frentes prioritárias para atendimento ao povo. Sem conversa fiada e trololó, já colocaram mais de doze mil homens e equipamentos, suficientes para abrandar o sofrimento que assola o país. "É o rápido comendo o lento", faz-se assim a solução dos problemas que os "patinadores", encravados em sua própria ignorância são incapazes. Onde estão os comunistas retrógrados de Cuba, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Equador, Guatemala, com ajuda pra essa gente, mesmo que seja apenas humanitária? Não somos todos "hermanos", expressão que eles próprios usam para abrilhantar seus discursos, nas intermináveis reuniões de autoelogio! É dificil de acreditar, mas é isso que estamos vendo acontecer! 4 opiniões
avalie fechar
Elton Santos (19) 21/01/2010 09h49
Elton Santos (19) 21/01/2010 09h49
Sr. Noel Samways, gostaria de informa-lo que sim, tanto Cuba quanto Venezuela estão contribuindo com o socorro às vítimas do terremoto no Haiti. Cuba enviou equipes de médicos (os melhores do mundo , caso não saiba) e Presidente Chaves se comprometeu em fornecer todo o combustível que for necessário, muito importante para abastecer os veículos usados no resgate das vítimas, além de equipes de paramédicos também. Por outro lado fico preocupado com o tipo de ajuda que os Estados Unidos estão se esforçando em oferecer. Marines Norte Americanos ocupam o Haiti com armamentos pesados para garantir a estabilidade do capitalismo naquele país, respondendo com balas aos saques a supermercados já destruídos para saciar a legítima necessidade da fome e sede. Existe ai um conflito de valores. 5 opiniões
avalie fechar
jose reis (4) 21/01/2010 09h41
jose reis (4) 21/01/2010 09h41
TODA VEZ QUE UM POLÍTICO PARTICIPA DE ALGUMA INAGUAÇÃO, O ATO EM SI PODE SER INTERPRETADO POR VÁRIOS ÂNGULOS. ISSO FICA A CRITÉRIO DE CADA UM.
EU ACHO QUE O GOVERNO TÁ CERTO; OUTROS ACHAM QUE TÁ ERRADO, MAS, O CERTO É QUE O BRASIL AGORA TEM RUMO E QUANDO TAVA COM O PSDB/DEMOS NÃO TINHA, OU MELHOR, TINHA: EM DIREÇÃO AO PRICIPÍCIO. ISSO É FATO. VALEU PRESIDENTE LULA.
PS: É BOM OS ELEITORES DO PSDB DE SP COMPRAREM BARCOS PQ ELES ESTÃO REVOLUCIONANDO SP COM ALAGAMENTOS, ENCHENTES, ETC. ISSO É QUE PODEMOS CHAMAR, COMO OS PSDB/DEMOS GOSTAM DE DIZER: CHOQUE DE GESTÃO.
4 opiniões
avalie fechar
helio marinho (55) 21/01/2010 09h04
helio marinho (55) 21/01/2010 09h04
Não é trololó ou nhé-nhé,é para que quer ver e ouvir,seja na guerra ou na paz;enquanto o Brasil faz um circo para comprar 36 aviões,a Índia comprou 100 dos mesmos aviões com os iguais suportes, que montados na própria Índia,no mesmo preço que o Brasil iria pagar para comprar os 36 aviões rafales.
É muito doloroso e ate mesmo cruel,mas o Brasil tem que reconhecer e assumir a sua própria ignorância,pois,tem dando mostra disso,seja no cenário interno como externo;salva-se um e outro que acaba remediando esses males,mas de uma forma geral é isso que sempre acontece;são decisões sem atitudes,palavras sem idéias,tais coisas,não é privilégio dos pobres e analfabetos.
São os privados da natureza da percepção dos sentidos,na falta de objetividade dos valores das virtudes morais;essas são as conseqüências e os efeitos dominós aterradores,e os resultados são mostrados,cada vez piores.
32 opiniões
avalie fechar
O Brasil tem que mandar seus soldados retornarem para a Pátria. Os americanos chegaram com tudo e não deram nenhuma satisfação para os comandantes das nossas tropas. Fazem o que querem, inclusive não deixaram nem o avião brasileiro pousar no aeroporto. E como sempre, as nossas tropas são só de paz. Quando vamos ter uma força armada de DEFESA, COM BONS ARMAMENTOS E RESPEITOS DE TODOS) são relegados para um segundo plano. Talvez o Lula devesse mandar a Seleção Brasileira de Futebol para lá, agora para alegrar os americanos e Hatianos. Para os americanos, um TALIBÃ põem mais respeito do que muitas forças armadas. 5 opiniões
avalie fechar
Emanuel P. R. Gomes Gomes (49) 21/01/2010 08h45
Emanuel P. R. Gomes Gomes (49) 21/01/2010 08h45
O QUE ME ENTRISTECE É LEMBRAR DO QUE O ARNALDO JABOR COMENTOU UM DIA DESTES - NOSSOS SOLDADOS MORRENDO PARA SALVAR VIDAS ESTRANGEIRAS E, POR AQUI, POLÍTICOS DESAVERGONHADOS MATANDO VIDAS NACIONAIS ATRAVÉS DO CUECÃO, MEIÃO, MENSALÃO E ETC.
ISTO É MUITO TRISTE E TEM QUE ACABAR.
2 opiniões
avalie fechar
vanzinha p. (6) 21/01/2010 07h51
vanzinha p. (6) 21/01/2010 07h51
Genteeeeeeeeeeeee...Vamos olhar para São Luis do Paraitinga e Angra dos Reis.....as tragédias tem consequencias semelhantes e ambos também precisam de milhões para se reerguerem.
Estas cidades ja sairam da midia
3 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (232) 21/01/2010 07h24
marcos cesar fernandes (232) 21/01/2010 07h24
Ze Vitrola, já escrevi dois comentários a sobre a participação do Brasil na WWII e infelizmente foram censurados. Descubra meu e-mail.
Qual o efeito prático de se levar a tecnologia do soro caseiro e da mistura de farelos de descartes para as crianças do Haiti? Certamente a taxa de mortalidade cairá. Junto a isso faz-se necessário outros ensinamentos para conter a explosão demográfica. Se um ser humano nasce para viver, então que sua vida seja cheia de positividades. Nascer para passar fome, ser humilhada, estrupada, cheia de doenças e morrer precocemente parece uma contradição. Ai está a grande mazela das religiões que vão contra o planejamento familiar, e junto com o sorinho caseiro tem também que levar informações sobre métodos contraceptivos, incentivar o uso de preservativos esclarecer os homens a respeito da vasectomia etc. Essa balela de que é preciso crescer e multiplicar baseada no evangélho tem que ser revista.
Este evento só terá algum ponto positivo se a população do Haiti aproveitar e se tornar um estado nos moldes de Porto Rico, do contrário, será sempre um laboratório para o que há de pior no mundo.
Um país com um litoral tão grande pode ter uma infra estrutura turística muito rentável, e é do conhecimento de todos que é exatamente o turismo a maior atividade econômica do mundo.
Tem comentarista tomando muito "chá de Santo Daime". Cuidado com o fígado.
27 opiniões
avalie fechar
Eduardo Carvalho (3) 21/01/2010 03h00
Eduardo Carvalho (3) 21/01/2010 03h00
Credo, ainda existe esse discurso infantil, panfletário e descabido das esquerdas ?
Puxa, ainda existe esquerda desse tipo?Parece assembleia universitária, só sai chavão e palavra de ordem irreal...
Ow, Albânia, URSS, Leste Europeu....
Acordem , isso já acabou
Restaram umas coisinha meio anacrônicas e sem importância, tipo Cuba.
Talvez o socialismo ainda tenha alguma contribuição para o avanço da sociedade.A dialética marxista é uma boa ferramenta analítica.Tem gente na esquerda com pŕopostas muito sérias, ideias ótimas, discurso maduro, etc...Gente que pensa, analisa, diz coisa séria, tem propostas realistas e factíveis pra sociedade e não sai por aí histericamente gritando baboseira panfletária...Essa turma ainda se tolera, mas o resto....éééécaaa
Mas tem muitos que não se tocam...parecem aqueles que escreviam os comunicados da guerrilha do Araguaia... o 'exército de libertação' quase destruído por completo, esfarrapado, desnutrido, fugindo, semi-morto se arrastando pela selva, e os malucos falando em vitória, avanço,etc... tudo lunático...
Do terremoto nasce uma revolução... ô meu, vê se se toca, isso aí é besteira, para de ser fantasioso...
Gente, regime tipo Cuba, ninguém no mundo mais quer...
Vamos aperfeiçoar nossas relações sociais,econômicas, políticas, mas por favor, sem esse discurso irritante e anacrônico.
Inovem nem que sejam as palavras, por favor...
2 opiniões
avalie fechar
Guilherme Arakaki (3) 21/01/2010 02h06
Guilherme Arakaki (3) 21/01/2010 02h06
Por que o excesso de contingente para o Haiti? Não sei.... talvez porque ainda existam centenas ou milhares de pessoas soterradas que ainda estão vivas nos escombros.
Se querem criticar alguém, critiquem o Chavez que só fala e não ajuda.
Se querem ser ultranacionalistas, ao invés de atacar quem saiu do Brasil, critiquem os políticos corruptos e o crime organizado.
Se querem chamar alguém de entreguista, quem mexeu no acordo de Itaipu? Quem planejou investimentos na rede elétrica paraguaia enquanto tivemos apagão recente? Quem planeja investimentos em rodovias na Bolívia enquanto brasileiros morrem em nossas estradas?
Dizer também que os EUA não foram tão eficazes quanto ao Katrina é o mesmo que dizer que o Brasil não deve fazer parte de missões de paz enquanto não der um jeito na violência interna que assola as suas cidades.
4 opiniões
avalie fechar
Noel Samways (126) 21/01/2010 00h24
Noel Samways (126) 21/01/2010 00h24
Nenhuma notícia da "colaboração" cubana (tão próxima do Haiti) ou dos "bolivarianos petroleros" cheios de US$dolares? Quanto será a contribuição deles? Alguém tem notícia? Ah, sim, não querem certamente parecer ao mundo que são "invasores" ou que iriam "ocupar"(!) o território soberano de outro País... Hugo Chávez (o outro, da Venezuela) desvalorizou a moeda para ajudar os "hermanos" de toda a América, pois as eleições se aproximam (ou já aconteceram) e no Haiti, por hora, não tem eleição! Aliás uma "ajuda" e tanto para o Mercosur, que "deseja ardentemente" moeda única (!). 25 opiniões
avalie fechar
Ivanov Albanese (26) 20/01/2010 22h57
Ivanov Albanese (26) 20/01/2010 22h57
Nas invasões do Iraque e Afeganistão, o Império Ianque utilizou armamentos com dispositivos de geração de imagens térmicas para detectar pessoas e matá-las.
E no Haiti, esse equipamento foi utilizado para salvá-las?
Bem... claro que não, esse é outro departamento, soldados ianques apontando armas para os escombros, com esse dispositivo térmico, não ficaria bem nas fotos. E explicar é sempre difícil. Ainda mais com o péssimo histórico dos estadunidenses.
É muito mais fácil jogar marmitas de avião, tirar fotos e fazer propaganda de herói. E além disso, certamente, evitar dizer que já haviam 400 médicos de Cuba, antes do terremoto, trabalhando no Haiti voluntariamente.
Afinal, para os EUA, a propaganda e a imagem estão muito acima do real interesse de salvar vidas.
21 opiniões
avalie fechar
Willian Fernandes (1) 20/01/2010 22h42
Willian Fernandes (1) 20/01/2010 22h42
Os EUA estão aproveitando que o Haiti esta passando por tudo isso pra ganhar dinheiro, ou vocês acham que os EUA não vão financiar a recostrução do Haiti instalando empresas Americanas, pra aproveitar a mão de obra barata. E Eles estão errados, não claro que não, estão certissimos, é uma oportunidade pro Haiti se reerguer assim como foi pra Europa depois da segunda guerra mundial com o plano Marshall. E depois ainda tenho que ouvir pessoas metendo o pau nos EUA, certissimo eles, burros os Brasileiros que não viram a oportunidade passar bem em frente ao naris, seria bom pro Haiti que conseguiria se reerguer, e bom para o Brasil maisss , os EUA foram mais espertos, quem sabe um dia os Brasileiros vão para de falar dos outros e fazer sua parte.... 2 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 20/01/2010 22h23
eduardo de souza (635) 20/01/2010 22h23
Espalhou seus exércitos pelos quatro cantos do mundo. Bases avançadas bem equipadas. Arsenal nuclear, de superfície e de submersão. Aliados bem posicionados. Grande quantidade de Satélites na órbita terrestre.
Pegará sociedades inteira desprevenida, despreparada e alienada, quando derem conta do que esta acontecendo, quase nada poderá ser feito, sendo prato cheio para o devorador.
Os estados com metalurgias, refinarias, grande concentração de mão de obra qualificada, com estradas de ferro, serão os primeiros a serem eliminados, por completo.
Restará uma resistência nas regiões que não podem ser destruídas, as florestas, os mananciais de subsolo e alguns de superfície. Nessa região, terão que descer e lutar homem a homem, coisa que ainda tenho dúvidas, a existência de máquinas modernas e avançadas, controladas remotamente, darão muito trabalho e pouca esperança. Não sei se haverá possibilidade de vencê-los, talvez a escravidão seja a nova fase de sociedade que sobreviver. Quem nascer sob esse destino não notará muita diferença, mas todos nós, que sentimos o gosto da liberdade, sentimos o gosto de poder criar um mundo humano, como ele é, sofreremos demais.
Espero que algum milagre ocorra, espero... e continuarei esperando até o último momento.
A "besta" esta fincando sua última estaca. Finalmente mostrará seus dentes e sua face.
Será no Brasil a luta final. Sorte a todos os GUERREIROS DA LUZ.
Do irmão Eduardo Eli de Souza.
166 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (232) 20/01/2010 22h22
marcos cesar fernandes (232) 20/01/2010 22h22
Zé Vitrola. É verdade, o Brasil teve uma participação apenas simbólica na WWII e Vargas gostava mais de Hitler do que de Roosevelt, mas com as promesas de ajuda ele enviou a FEB para a Itália, e já na chegada a surpresa: inverno; quase matou os pracinhas. A FAB ganhou uma esquadrilha de 24 P-47 e treinou um esquadrão de pilotos. Ai então veio: CSN, FNM, Zé Carioca, refrigerantes sabor cola, e teve também os filmes da Carmen Miranda e o Bando da Lua.Vendemos muita carne de boi e muita borracha (lembra dos soldados da borracha?), e depois que a guerra acabou os EUA nos presenteou com 477 C-47 e então todo mundo viajou de avião.
Pense bem Ze; se nosso exército vigiar bem as fronteiras e acabar o trafico de armas, como os advogados vão fazer para ganhar toda essa dinheirama que eles ganham da bandidagem? Coitados!!!!!!
Zé Vitrola, você é bem mauzinho, pois querer que as coisas funcionem bem aqui dentro para depois ajudarmos o Haiti é crueldade; a cumpanheirada não quer nem saber disso, e o que vale mesmo são os engodos que garantem a eleição em primeiro turno da Ministra Dilma.
Comente minha idéia para que Tio Sam adote uma criança negra abandonada pelo pai (França) e pela mãe (ICR) e assim o Haiti passe a ter o mesmo status de Porto Rico.
Gostei do que você expos a respeito de Cuba. Eu já fui lá, e gostei das praias, porém a viagem num avião russo foi russa, pois a sucata vibrava mais do que massageador elétrico.
sem opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 20/01/2010 22h00
hugo chavez (310) 20/01/2010 22h00
Nos últimos dias, cresceram os desentendimentos no Haiti. De um lado, o Brasil, as tropas da Onu, ONGs, a França, Médicos sem Fronteiras, o vice presidente da Bolívia, Chavez, enfim, o mundo. Do outro, os que se consideram proprietários do planeta, os eua, que anunciaram o envio de mais 2.000 fuzileiros navais para o Haiti, desviando tropas que estavam rumo à África (como se estivessem movendo peças no tabuleiro de War). O "Estado canalha" terá no total, 16 mil militares no Haiti e na costa do país, até o fim de semana, trabalhando "no auxílio a vítimas do terremoto", segundo a versão oficial da "grande mídia" ou invadindo mais um país, segundo a maior parte do mundo. O número atual já suplanta os cerca de 9.000 militares da Onu (Minustah), responsável pela segurança, e OS REFORÇOS DEIXARÃO OS EUA COM MAIS DE 12 VEZES O CONTINGENTE BRASILEIRO, o maior da missão, que era de 1.266 antes do terremoto. As críticas ao papel de "liderança" assumido pelas forças estadounidenses, que controlam o aeroporto de Porto Príncipe desde semana passada, determinando quem pode ou não pousar, são generalizadas. As "autoridades" dos eua e da ONU negam problemas e dizem que a divisão de tarefas é clara, com os estadounidenses a cargo da ajuda humanitária e distribuição, "PODENDO EVENTUALMENTE ATUAR EM AUTODEFESA". Fácil perceber como o discurso vai mudando (como foi em honduras) e o mesmo embuste de sempre vai acontecendo. Para os fãs desta patifaria, resta esperar mais um episódio do Band of Brothers para se regozijar. 10 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (242) 20/01/2010 21h41
Roberto Martins (242) 20/01/2010 21h41
Tem muita gente, principalmente a PeTralhada VERMELHA, criticando a pronta e rápida ajuda dos americanos ao Haiti.
Se tivessem desembarcado tropas antes das equipes de socorro, eu concordaria, mas não foi isso que aconteceu. E, nesse momento é preciso garantir a segurança e a integridade de quem foi para ajudar.
Além disso, todos sabemos que o ser humano faminto vira bicho, mesmo tendo cultura e educação, é uma questão de sobrevivência; ainda mais numa população como a do Hiati.
Se o Brasil quer ser líder tem que tomar posição líder, estar à frente e comandar, não basta só querer tem, também, que poder. E, isso lá nós sabemos que o maior poder de nossos políticos é a corrupção, o desvio do dinheiro público, o roubo, e, a vontade de nunca largar das maracutáias.
Aos fans de Fidel Castro, Hugo Chávez, etc, de plantão, digo que não sou contra a ideologia de ninguém, mas precisamos ser realistas e não permitirmos a continuidade dessa linha de políticos corruptos, ladrões, que assola essa nação; a CAMADRILHA que olha para o passado e acha que os Direitos Humanos feridos foram só os deles, de que só os companheros deverão estar no comando, etc, esses deverão ser extirpados de forma definitiva.
Se assim não for a luz de primeiro mundo e de líder estará muito pequena no final de um túnel bem longo, enquanto nosso papel será só de coadjuvante mesmo que os Amorins Ruins pensem que não.
PT-CC-Sds.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página