Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos
Comentários dos leitores
Danilo Bispo (1) 19/01/2010 16h42
Danilo Bispo (1) 19/01/2010 16h42
Basta saber se esta doaçao vai sair dos salarios dos depudatos e senadores ou do bolso dos contribuintes como eu e voce ....!!!!!!! sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 19/01/2010 16h37
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 19/01/2010 16h37
Um ato nobre para com o povo do Haiti e digno do povo brasileiro, porém se o dinheiro fosse do Temer, mas como é nosso é dinheiro publico tem que ser utilizado para nós aqui no Brasil. Politicos precisam aprender a fazer cortezia com seus proprios chapéus, deixando o do povo em paz. 2 opiniões
avalie fechar
Valdir Baptista (65) 19/01/2010 16h22
Valdir Baptista (65) 19/01/2010 16h22
O mundo tem que ajudar o haiti, é obrigação da humanidade, pena que venha depois de uma catastrofe, o que irrita é polticos que contribuiem com a miseria do nosso pais se colocar de bonzinho com o nosso dinheiro, pois quem financia o Brasil é o povo Brasileiro, e não esses politicos que sem nenhum pudor metem a mão nos cofres publicos e que se lixam para a miseria do povo. Porque o governa não isenta de imposto os produtos para doação. Talvez porque aqui o governo ganha (e muito) com as catastrofes. 4 opiniões
avalie fechar
josé lima (8) 19/01/2010 16h13
josé lima (8) 19/01/2010 16h13
O Brasil já tem desgraças suficintes para cuidar, não precisava entrar nessa para querer´parecer ao mundo que é uma coisa que está longe de ser. Tirando as matérias pagas que falam do sucesso da economia, a realidade é bem diferente, onde até a coleta do reciclado deixou de ser uma opção aqueles que quase nada tem, pois nossa produção está toda parada, pois o LULA e seu governo de larápios só criam empregos na CHINA, que digá-se de passagem, ajudou e ajuda financeiramente seu partido. Em São Paulo e por todo país existem desabrigados e pessoas com fome e com necessidade de remédios e os recursos vão para um outro país para demonstrar o sucesso do governo LULA. 4 opiniões
avalie fechar
Jaques Goldstajn (2) 19/01/2010 15h34
Jaques Goldstajn (2) 19/01/2010 15h34
EStou de acôrdo com o colega que o dinheiro público deve ser gasto com os necessitados brasileiros; se quiserem fazer propaganda política com o dinheiro público "neca de pitibiriba"; doem seus salários, e fique felizes de não aparecerem seus nomes: faça como as ONGs, Médicos Sem Fronteiras, Pastoral da Criança , etc, que praticam Atos Humanitários sem fins lucrativos pessoais, apenas o prazer de ajudar o próximo. Os brasileiros já têm que arcar com muito de seus salários e pagamentos de impostos para confortar a pobresa daqui, além de sustentar a classe "política" . O fardo já é grande. Países desenvolvidos economicamente têm mais disponiblidades tecnológicas, financeiras e logísticas. Temos muito que aprender e se possível algo a dar. sem opinião
avalie fechar
Talvez uma utopia, mas vamos lá !
Seria uma ótima oportunidade aos EUA se redimir de seus pecados, retirando as tropas do Afeganistão que ceifam vidas de ambos os lados e coloca-las para reconstrução e proteção do Haiti.
Milhares de mães americanas e afegãs agradeceriam, além de fazer um bem danado à economia desses países.
Com a palavra os Economistas :
" O que promove mais o desenvolvimento, construção civil ou guerra ?! "
A China vem vindo aí, subindo ao topo da economia mundial, enquanto os EUA desintegra sua economia no ralo da indústria bélica e na manutenção, controles e de guerras.
Foi por causa da insistência de guerras, conquistas e domínios, que o maior império da antiguidade se auto destruiu, o Império Romano.
" Sábio é aquele que aprende com a experiência dos outros. "
Nessa minha simples tese, está a tênue divisão entre o orgulho e a sensatez, a covardia, o altruismo e a humildade.
Como dizia o Rei Salomão:
" Há um tempo determindado para todas as coisas... tempo de guerra, tempo de paz...,... tempo de plantar e tempo de colher..."
Quero crer que seja um tempo de PAZ , de plantar e futuramente colher !
Como diz uma velha canção: "... por favor plante uma flôr, pois quem destrói a paz, não terá jamais um final feliz..."
4 opiniões
avalie fechar
diogenes fonseca (1) 19/01/2010 15h19
diogenes fonseca (1) 19/01/2010 15h19
Não gostaria de parecer insensível à catastrofe vivida pelo povo Haitiano. Entendo que necessitem de ajuda, e concordo que o Brasil utilize as Forças Armadas, sua logística e equipamentos de saúde, além de armamento leve para segurança à ajuda humanitária (evitando saques), bem como realize o papel de polícia em complemento às estruturas do Pais. Se em tempos de paz, não podemos deixar de treinar nossas forças, eis aí uma boa oportunidade de treinarmos o deslocamento de tropas, a logística, o exercício em terras estrangeiras, além é claro, de levarmos nossa solidariedade. Entratanto, nossos governantes, principalmente nosso presidente, estão mais preocupados em colher frutos políticos no cenário internacional, do que efetivamente socorrer pessoas. Digo isso porque, tivemos nossas próprias catástrofes naturais, lógicamente não na mesma escala. Mas há muita gente desabrigada em nosso território. No RS, RJ, SC, no Nordeste. Nossa Defesa Civil é precária e não atua preventivamente, precisamos de investimentos, talvez a criação de uma Defesa Civil Nacional, como a Força Nacional de Segurança Pública, equipada, com veículos anfíbios, guindastes helicópteros, aviões bombeiros, e agentes que tenham condições de se reunir e em poucas horas intervir em qualquer ponto de nosso extenso território nacional. Combatendo enchentes, incêndios em reservas florestais, vendavais, etc. Estão preocupados com vidas? Salvem os brasileiros, que aliás pagam os impostos que agora vão para o Haiti. 2 opiniões
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 19/01/2010 15h18
Marcelo Moreto (248) 19/01/2010 15h18
Estamos doando só 25 milhões. Por que este panaca não doa 300 mil do próprio bolso? Ôooo raça! 1 opinião
avalie fechar
adão ribeiro (38) 19/01/2010 15h17
adão ribeiro (38) 19/01/2010 15h17
Balela essa história de longa amizade entre os povos Brasileiro-Haitiano, quem já viu por aqui algum Haitiano fazendo alguma coisa pelo Brasil?
que já viu algum presidente Haitiano visitando alguma parte do mundo?
Haiti é Haiti e sempre vai ser Haiti, Nosso governo precisa ter mais atenção ...
1º Lugar.. Nosso povo necessitado
2º Lugar.. Atenção com aqueles que produzem nesse nosso pais, seja em que ramo for.
Fala-se muito que temos uma dívida com alguns paises Africanos, temos coisa nenhuma, quem trouxe escravos de lá foram os Portugueses, Espanhóis, Ingleses, Franceses etc, e não nós Brasileiros.
ATRAQUE UMA ESQUADRA DE NAVIOS EM ALGUM PORTO AFRICANO, E ANUNCIE QUE VÃO TRAZER PESSOAS PARA TRABALHAREM AQUI NO BRASIL, Ninguém vai perguntar em que regime vão trabalhar, serão milhares talvez milhões de Africanos que vão embarcar sem nenhum questionamento, sabem porque? as condiçõesde vida por lá, estão a séculos pior do que no Haiti.
Desde que foram trazidos os escravos só mudaram os tiranos por lá, mas as tiranias são as mesmas, mas isso tbm não é problema nosso, eles que resolvam lá as confusões deles.
Vamos trabalhar, trabalhar, e trabalhar, mas aqui, temos espaço e problemas de sobra para nos preocuparmos.
3 opiniões
avalie fechar
renato ferro ferro (140) 19/01/2010 15h16
renato ferro ferro (140) 19/01/2010 15h16
O CHEFETE DA QUADRILHA QUER ENVIAR TREZENTOS MIL REAIS PARA O HAITI?
ESSE CARA TÁ PENSANDO QUE O POVO VAI PAGAR A CONTA DAS FARRAS QUE ELE FEZ NAS FÉRIAS?
TODO MUNDO SABE QUE O DINHEIRO NÃO VAI CHEGAR PARA QUEM PRECISA E SERÁ DESVIADO DENTRO DA CASA DOS HORRORES.
ESSE DINHEIRO SÓ VAI BENEFICIAR A QUADRILHA QUE MANDA NO CONGRESSO CASA DOS HORRORES.
INVENTEM OUTRA COISA PARA ROUBAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO.
1 opinião
avalie fechar
Edison Ferreira (1) 19/01/2010 14h58
Edison Ferreira (1) 19/01/2010 14h58
O Brasil se passando por pais de primeiro mundo vamos ajudar nossos irmãos aqui no brasil, fazer politica com dinheiro publico. 28 opiniões
avalie fechar
adão ribeiro (38) 19/01/2010 14h49
adão ribeiro (38) 19/01/2010 14h49
Nunca fui, não sou, e não vou me tornar um simpatizante dos EUA, mas competencia eles teem, vejam o navio que enviou desaniliza milhares de litros de água por dia, inventaram isso para fazer o bem? Não! a água torna-se desalinizada porque resfria os reatores nucleares do navio, evapora-se e volta em forma liquida já livre do sal, mas não importa, a água volta no ponto de ser consumida.
Num tempo já bem distante 1º de Novembro de 1755, Lisboa e parte de Portugal foi totalmente destruidos por um terremoto, e hoje duzentos e poucos anos está recuperadinha, e olhe que ninguém tinha as facilidades e equipamentos que vamos ter nos próximos duzentos anos.
Fala-se que cerca de 90 pessoas foram salvas dos escombros, justifica-se tão grande movimentação por tão pouco?
E os que lá estão feridos, diabéticos sem nehum controle, fraturas expostas, ferimentos graves, será que não vão morrer por infecções, tetano etc?
Enfim os americanos começaram a fazer o que comentei aqui desde o inicio, lançar alimentos por para quedas, e os haitianos lá que distribuam da forma que conseguirem, só assim pode se chegar onde não existem estradas.
E o povo do Haiti, será que não vão começar a organizar seus próprios grupos? claro que não, pois daqui em diante vão ficar de vitimas por muitos anos.
o Ministério da Saude está convocando voluntários para os serviços médicos, QUE HISTÓRIA É ESSA DE VOLUNTÁRIOS? Se querem ajudar que contratem profissionais, que paguem pelos serviços.
34 opiniões
avalie fechar
A ideologia da estupidez é que atrapalha a visão das coisas, ao se colocar uma venda nos olhos. A ideologia, segundo os intelectualoides não é um sistema de idéias, mas um sistema de ser contra tudo que é produtivo e desenvolvido. Basta ser rico e inteligente para receber deles um estígma de burguês. São os mais preconceituosos, no sentido lato da palavra. Radicais mesmo! Então, pra essa gente, tudo que se falar sobre a américa e os americanos são seus inimigos. Nem sabem por que, porque são, desculpando a expressão, um bando de imbecis, que só atrapalham. Onde já se viu, num momento como esse, onde seres humanos estão espalhados pelas ruas, mortos, meio vivos, famintos e desesperados, encontrar tempo pra discutir se esse ou aquele país controla muito ou pouco, ou que o controle é de A ou de B. Quem tem competência e ação não tem tempo para ideologia. Assim, fazem o exércitos brasileiro e o americano. Indivíduos ligados ao governo, que vivem a nossas custas e que não tem o que fazer, ficam procurando espinhos em melancia, ou, se jabuti não sobe em árvore, coloque o bicho lá! Estados Unidos e Brasil do bem, desejamos-lhes muita força espiritual no enfrentamento dessa difícil tarefa humanitária. 37 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 19/01/2010 14h33
Chris Maria (319) 19/01/2010 14h33
O momento clama para que questões político-partidárias internas sejam postas em seu devido lugar e dêem o espaço merecido para valorizar os oficiais brasileiros que há anos vem fazendo seu trabalho naquele país. Não é justo que na pretensão de atacar, este ou aquele do governo brasileiro, se venha a desmerecê-los... Mesmo porque antes da ocorrência desse devastador terremoto não se ouvia qualquer reclamação sobre os gastos brasileiros na operação do Haiti. 15 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Garcia (1) 19/01/2010 14h27
Luiz Antonio Garcia (1) 19/01/2010 14h27
Que tal a sociedade concordar, desde que seja descontado proporcionamente da folha de pagamento de cada parlamentar!!! 6 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (857) 19/01/2010 14h25
Igor Bevilaqua (857) 19/01/2010 14h25
Ajuda ao Haiti...???, e os brasileiros das enchentes...???, e os da fome...???, e os hospitais falidos...???, e as delegacias e prisões superlotadas e sucateadas...???, e o povo sendo roubado e assassinado nas ruas...???, e o sertão nordestino...???, a periferia paulista...???, e os sem teto...???..., háaaa..., eles vão se lembrar do povo do (B)brasil, quando for para buscar votos ou então impostos para aumentarem os próprios salários. 8 opiniões
avalie fechar
ODAIR ROSSI (1) 19/01/2010 14h17
ODAIR ROSSI (1) 19/01/2010 14h17
Que cara de pau!!!! Sr. Tamer, tirem cada um dos srs. mais de 500 mil deputados, R$ 1 mil do próprio bolso e façam um donativo ao Haiti.
Gastam em tantas besteiras e porcarias que R$ 1 mil não significa nada aos seus bolsos.
Sem menosprezar o povo haitiano que merece toda a ajuda.
14 opiniões
avalie fechar
Magali Borges (1) 19/01/2010 14h11
Magali Borges (1) 19/01/2010 14h11
300.000.000 : 50% p distribuir entre os politicos, 30% p as empresas q vão participar com os produtos de "ajuda" e 20% de ajuda de fato! Este é o novo negócio dos países q "ajudam" Precisamos fazer alguma coisa p impedir... 2 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (144) 19/01/2010 14h08
Paulo Saffioti (144) 19/01/2010 14h08
Este espaço está cheio de "Chicos" Xavier. Eu acho muito bom isso. Mas se são tão solidários assim peguem todo o dinheiro que tem em suas contas e vão para o Haiti como voluntários para reconstruir o país. Faça como o Chico Xavier. Ele doava tudo e vivia na pobreza. Mas doava o que era dele. Quando se trata de doar o dinheiro do povo eu acho que é o povo que tem que decidir. E não ficar tentando fazer propaganda internacional. Tem muita coisa para resolver por aqui. E o Brasil já doou mais do que podia ou deveia. Agora deixa para quem está lá e que tem muito mais do que nós. Como país já fizemos mais do que seria nossa parte. 10 opiniões
avalie fechar
andre luiz (1) 19/01/2010 13h42
andre luiz (1) 19/01/2010 13h42
é Brasil, casa de ferreiro espeto de pau. 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página