Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 47 48 49 50 51 52 53 54 55 Próximos
Comentários dos leitores
Luis Luis (2) 28/01/2009 17h26
Luis Luis (2) 28/01/2009 17h26
que professor nada 4 opiniões
avalie fechar
Luis Duraes (66) 28/01/2009 16h53
Luis Duraes (66) 28/01/2009 16h53
Israel tem muita paciencia com esse tal de Hamas ! Querer trocar um soldado por mil prisioneiros e´ piada ! Esses terroristas nao querem dar nenhuma chance para a PAZ e a opiniao publica internacional ainda fica dando assunto para eles. Deixem Israel resolver o problema de forma definitiva pois quem esta soba chuva de foguentes do Hamas e´ o povo de Israel e nao o resto do mundo que so sabe dar palpite no assunto ! 15 opiniões
avalie fechar
Regis Soares (1) 28/01/2009 16h16
Regis Soares (1) 28/01/2009 16h16
Esses sionistas ainda tem coragem de chamar essa máquina de matar de exército de defesa. E como são sarcásticos relembram os alemães naquela época que também concordo com certos estudiosos não existiu. Como os judeus dizem guerra é guerra. 12 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 28/01/2009 15h53
eduardo de souza (635) 28/01/2009 15h53
Depois da festa da posse do presidente norte americano os ataques a faixa de gaza estão retornando...óbvio...deixo aqui registrado uma proposta que pode ser levada em consideração...
Que tal também fazerem negócios com o povo da faixa de gaza, no que diz respeito as adutoras que transportarão as várias formas do beneficamento e ou, em natura do combustível fóssil, como gás natural, óleo beneficiado e também o petróleo bruto...o povo de gaza agradecerá em muito, sua economia local será largamente beneficiada...quem sabe até os conflitos por parte dos de gaza diminuirão ou até cessarão, quem sabe? Não custa nada perguntar né!
24 opiniões
avalie fechar
rodrigo santos carvalho (12) 28/01/2009 14h40
rodrigo santos carvalho (12) 28/01/2009 14h40
1. Mas, como é que alguém pode falar que o prêmio Nobel é uma invenção americana e ficar impune? Pensei que tudo mundo soubesse que era da Academia Sueca...
2. Malham Israel sem nenhum conhecimento de causa. Israel é o único pais entre o Marrocos e a Indonésia onde mulheres árabes lésbicas muçulmanas podem se assumir e contar com a ajuda do Estado para se defender. Em qualquer outro pais seriam mortas a pauladas...
14 opiniões
avalie fechar
JORGE HENRIQUE (1) 28/01/2009 14h21
JORGE HENRIQUE (1) 28/01/2009 14h21
Hugo Chávez em seus discursos e pronunciamentos de improviso, que na realidade são incompreendidos e distorcidos por aqueles que tem conhecimento e conhece suas falácias.O fato é que na empolgação em sua vasta e caudalosa oratória que tem como hábito empregar palavras que ao nossos tímpanos soa como ofensa, chegando por vezes a tornar seus discursos, confusos e desconexos como esta atrapalhada e este anti-semitismo vergonhoso.
Chávez com sua demagogia popular, mais conhecida como revolução bolivariana, inatingível aos cultos mas de fácil e simples compreensão aos apedeutas . Por isso seus discursos são riquíssimos e caracterizado pelo farto e inesgotável cabedal de bravatas e metáforas ruins como esta dita por ele sobre a ofensiva de Israel aos seus patrícios, pobre Venezuela pobre América Latina com estes pseudos governantes.
9 opiniões
avalie fechar
Roger VP (2) 28/01/2009 13h22
Roger VP (2) 28/01/2009 13h22
Israel: um país arrogante e truculento. Um povo que foi escravizado no Egito antigo, perseguido e orpimido pelo império romano, humilhado pelos cristãos na idade média e de maneira funesta e truculenta perseguido pelo III Reich. Hoje, este povo demonstra que não aprendeu com sua própria história, e persegue um outro povo, o estado de Israel reconstrói os guetos de Varzóvia em Gaza. Um outro hebreu substituiu a criança judia -agora a triste vítima é uma criança palestina.
Os palestinos - representados pelo fanatismo religioso do Hamas - não conseguem articular uma resposta para a radical truculência sionista. A paixão extremada por um dos lados apenas alimenta o fogo maldito da morte - não se trata de defender o direito do Estado de Israel ou o direito do Estado da Palestina, mas, a defesa de um único Estado laico que aglutine ambos os povos, vale lembrar que até a invasão britânica(1914) ambos os povos co-existiam harmonicamente, ao contrário do locus communis este é um conflito novo que surge na totalidade social do capitalismo. Não a guerra! Pela retirada imediata do exército de Israel da faixa de Gaza! Pela negociação com o Hamas!! Paz é o nosso imperativo!
18 opiniões
avalie fechar
Isnard Vieira Factum (11) 28/01/2009 12h52
Isnard Vieira Factum (11) 28/01/2009 12h52
Gostaria de elogiar, o excelente comentário do sr. Francisco Sitton (19/01/09 12h48). Sim, verdadeiramente Israel é uma Nação Santa, e aqueles que se levantarem contra está nação serão derrotados.
Dessa forma é nossa responsabilidade apoiarmos políticos que esteja do lado de Israel.
13 opiniões
avalie fechar
Isnard Vieira Factum (11) 28/01/2009 12h36
Isnard Vieira Factum (11) 28/01/2009 12h36
Quanto aos comentários feitos pelo opinador (19/01/09 12h09) e o sr. Julio Neto (19/01/09 11h29), gostaria de afirmar que não sou a favor da morte de crianças e que todas as mortes foram na verdade causadas pelo grupo TERRORISTA DO HAMAS, que usa as crianças e mulheres como escudo humano.
O número de mortos do lado de Israel não é tão expressivo devido o seu investimento em alta defesa no seu território.
E que o Senhor Deus Todo-Poderoso continui abençoando a Nação de Israel e todo o povo judeu espalhado pelo mundo.
12 opiniões
avalie fechar
Jorge Enriquez (1) 28/01/2009 12h18
Jorge Enriquez (1) 28/01/2009 12h18
Em que mundo vivemos? Esta é uma pergunta mais que necessária na atual conjuntura social, política e econômica. Qualquer comentário que se faça fora do conhecimento mínimo da atual realidade é nulo. Querer reduzir a discussão do conflito Palestino- Israel a questões meramente religiosas é estúpido!. O conflito tem profundos interesses econômicos e geopolíticos (petróleo, inversões financeiras etc etc). Será que não percebemos esta lógica?, será que continuaremos defendendo o atual sistema de redistribuição de riqueza no mundo?, continuaram os defensores do neo-liberalismo (mídia, oligarquias, etc etc) propagando sua ideologia? . Os povos pobres do mundo, entre eles América Latina tem que dizer basta!!! temos que encontrar em conjunto uma saída digna e nova para evitar que se continue com "o fim da história" !!! Temos o reto de construir um outro mundo. Para isto comecemos mudando nosso sistema político, precisamos reformular-lo de para que os povos participem de forma responsável e direta dos processos de câmbio necessários. As elites precisam entender isto, caso contrário repetiremos os caminhos que a história nos ensinou: Nazismo, fascismo, terrorismo, xenofobismo, racismo, imperialismo. 3 opiniões
avalie fechar
Beatriz Silva (1) 28/01/2009 12h13
Beatriz Silva (1) 28/01/2009 12h13
A posição do Estado de Israel está corretissima.
Avante Israel!!!
26 opiniões
avalie fechar
Jose Queiroz (26) 28/01/2009 10h46
Jose Queiroz (26) 28/01/2009 10h46
Essas agressões mútuas só acabarão quando o mais fraco tombar. Eles nunca chegarão um acordo definitivo de paz. Enquanto houver ódio, a paz ficará segundo plano. 1 opinião
avalie fechar
Aleks Birman (6) 28/01/2009 10h26
Aleks Birman (6) 28/01/2009 10h26
Excelente! Nem Israel e nem país algum do mundo deveria ter em seu território representantes da VENEZUELA, país liderado por um pseudo ditador neurótico. O Brasil que trate de equipar suas forças armadas e defender suas fronteiras contra este demente patológico. 7 opiniões
avalie fechar
Fausto Santos (7) 28/01/2009 10h25
Fausto Santos (7) 28/01/2009 10h25
Em que momento da história a vida de um israelense passou a valer MUITO MAIS que a vida de um palestino?
Parabéns Israel, parece que aprenderam direitinho com Hitler...
9 opiniões
avalie fechar
ieda gomes (1) 28/01/2009 10h22
ieda gomes (1) 28/01/2009 10h22
Gostaria que a mídia fosse mais neutra com o conflito Israel-palestinos. Vejo na TV outro massacre , este na Tailandia, a mídia simplesmente nem se interessa. É claro que guerra é atroz, o ódio mútuo impensável, porém a imprensa não pode se manipular pela indústria da propaganda, aliás, bem usada pelos palestinos que já perceberam a fora disso. A imprensa tem um papel muito grande, em não deixar que notícias tendenciosas, com informações distorcidas, coloquem qualquer das partes como o algoz. Favor manter a neutralidade e a qualidade da informação para que a mídia continue a ser um fator importante de cidadania. 5 opiniões
avalie fechar
Braz Fernandes (5) 28/01/2009 09h35
Braz Fernandes (5) 28/01/2009 09h35
Será que Obama, Lula, judeus e palestinos, Chávez, Evo, etc., estão no contexto bíblico?
Às vezes, "olhamos, mas NÃO enxergamos" (Mateus 13:13-15).
Consideramos como "rotineiras ou genéricas" as coisas que sempre aconteceram pelo mundo e que, do início do século 20 para cá, têm acontecido de maneira mais intensa, numa escala maior, tais como as guerras, pestes, terremotos, FOME, falta de amor da maioria, aumento dos crimes, pregação, etc.
DIFICILMENTE as associamos com a "volta de Cristo" (Mateus 24:3-14).
No entanto, além de dizer claramente que tais coisas ocorreriam, quando tal tempo tivesse chegado, a Bíblia insinua também que, quando Cristo estivesse prestes a aparecer de novo, as nações estariam empenhadas em viver em paz e COLABORAR umas com as outras (1 Tessalonicenses 5:1-3).
Assim, teriam menos guerras e mais colaboração, em todos os campos. Combateriam a pobreza e a FOME, em nível mundial e dariam mais ajuda social aos carentes.
Por "coincidência", os governantes mundiais, acima citados e outros, estão nesse caminho.
Estão trabalhando, em conjunto, para "sair da crise" e dar a impressão de que conseguirão viver em "paz e segurança" e que, unidos, resolverão os problemas da humanidade, ACABANDO com os conflitos existentes (Palestina, Sudão, Iraque, Afeganistão, etc.) e assegurando maior paz e segurança aos seus cidadãos.
Em 2009, a Bíblia e a História parecem convergir para uma mesma situação.
3 opiniões
avalie fechar
Daniel Borges (9) 28/01/2009 08h07
Daniel Borges (9) 28/01/2009 08h07
Prezado Sr. Eduardo de Souza,
Para entendermos a situação entre Israel e Gaza não precisamos usar muitos neurônios. Os argumentos de sua opinião serão respeitados, mas discordo deles totalmente. Se seu vizinho, mais pobre, mais fraco e mais necessitado, num súbito complexo de inferioridade (porque você tem uma casa melhor, está no terreno que ele queria estar, tem um carro do ano e tem belas filhas e filhos) resolve jogar rojões no seu quintal para machucar o seu belo cachorro e talvez atingir um de seus filhos, o que o Sr. faria? Bateria na porta dele com um bolo de fubá agradecendo pela gentileza? Creio que não. O que todo mundo esquece e o que a mídia omite porque simplesmente não vende (porque vender a idéia de pobres sendo subjugados por ricos é melhor) é que o Hamas iniciou os ataques a Israel, que, para defender sua soberania (o que todo país faz quando é militarmente ameaçado) retornou os presentes enviados pelo vizinho. Por sua vez, o Hamas, no auge da covardia de seus integrantes, se esconde no meio do povo (se tem "soldados" tão bravos, porque não vão ao deserto lutar? Não foi profetizado pelos de seu povo que eles ganhariam a batalha?) e usa prédios públicos (inclusive escolas) para fazer seus ataques, sabendo que Israel responderá e que serão acusados de barbaridades. Se o povo de Gaza está pagando por isso, é pela covardia dos integrantes do Hamas, que usam o povo como escudo em uma luta na qual a maioria deles não escolheu entrar. Pense fora da caixa, amigo.
19 opiniões
avalie fechar
Tiago Arantes (1) 28/01/2009 08h04
Tiago Arantes (1) 28/01/2009 08h04
Acredito que os palestinos precisam entender que são um povo domindo, e que se não desistirem do terrorismo, serão um povo extinto. 7 opiniões
avalie fechar
Jansen Gonçalves (4) 28/01/2009 07h39
Jansen Gonçalves (4) 28/01/2009 07h39
Tenho dó de vocês!
Então é permitido Hamas matar civil? Israel pelo ao menos avisa com bilhete. Hamas envia bilhete dizendo que vai lançar foguete naquela região e que é para os civis se afastarem? Israel respondeu (exagerou), mas respondeu. União Européia se entrou aos terrorista, fingindo serem amigos para não serem alvos de terrorista. Terror tá ganhando.
O único gente das crianças pararem de brincar e tomando os seus brinquedos.
4 opiniões
avalie fechar
Izildinha Carlini (1) 27/01/2009 22h35
Izildinha Carlini (1) 27/01/2009 22h35
Israel não pode ignorar que esses loucos querem destruí-lo. Nenhum país permitiria isso. Ninguém deve permitir que grupos comos estes sobrevivam. Os assassinos são eles e quem os colocou no poder. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 47 48 49 50 51 52 53 54 55 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página