NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  6 de janeiro de 2001
  Enquanto a Kiss FM não
volta, dá-lhe Robertão
 

O milênio começou triste para os radioamantes de rock’n’roll. A tão aguardada reestréia da Kiss FM, de São Paulo, foi adiada mais uma vez. Antes, podíamos, nós os paulistanos, nos gabar de possuir uma rádio só com os clássicos do rock dos anos 50. Era chique poder responder afirmativamente que tínhamos o que ouvir. Segmentação da segmentação. Só para poucos. Parecíamos primeiro mundo, onde existem emissoras pra todo tipo de gosto. Quer um exemplo? A estação francesa Nostalgie só toca anos 60. Demais! Leitores estão em polvorosa entupindo minha caixa de e-mails perguntando o motivo do adiamento. Burocracia. Raios!

Dizem que volta dia 25 de janeiro. Seria um belo presente para o aniversário da cidade.

Paradas

Na semana do Natal, Roberto Carlos entrou liderando as paradas dos discos mais vendidos com "Amor sem Limites" e já figura no top ten das rádios brasileiras. De nada adianta reclamar. Rei é rei e pronto. E não é que seu mais recente disco está bom? Está mesmo. Pra quem gosta do gênero...

Quem disse que não tem nada para ouvir no rádio?

Quem gosta de ópera pode continuar acompanhando a programação na rádio Cultura FM, de São Paulo, da Opera Texaco Metropolitan, direto de Nova York.

Hoje (dia 6/1), ouça "Fidelio", de Beethoven, às 16h.

Leonor heroicamente arrisca sua vida para libertar seu marido que é pego como prisioneiro político nesta retumbante ode a liberdade e ao amor conjugal.

No elenco:

Fotos: Divulgação

James Levine
Karita Mattila
Ben Heppner
James Morrison

James Levine; Karita Mattila (Leonore), Hei-Kyung Hong (Marzelline), Ben Heppner (Florestan), Matthew Polenzani (Jacquino), Sergei Leiferkus (Don Pizarro), René Pape (Rocco), James Morris (Don Fernando).

Conforme diz meu amigo Natali, trata-se de uma boa oportunidade de desligar a TV e ligar o rádio. Leia aqui a matéria dele sobre a retransmissão das matinês de inverno do Metropolitan Opera House pela Rádio Cultura.

Nota confusa

Na minha coluna da Ilustrada de ontem (leia aqui), uma simples palavra acabou criando uma nova informação. As 2 últimas notas, na verdade, falam do mesmo assunto. Trata-se do coral da rádio Bandeirantes. O redator incluiu a palavra "também" como se houvesse um outro coral rolando. Normal, essas coisas acontecem na correria do fechamento.

Mas aí vai o desenrolar da história: já nas primeiras 24 horas transcorridas desde que a Rádio Bandeirantes, de São Paulo, abriu, dia 2, as inscrições para os ouvintes participarem de um coral que a emissora está formando para uma apresentação única, dia 25 de janeiro, 32 ouvintes fizeram suas inscrições por meio de telefone ou acessando o site da rádio na Internet.

Os ensaios (deste coral) devem começar na próxima semana, sob a batuta do maestro Saulo Javan, que escolherá os 30 candidatos mais afinados. Os demais serão cadastrados e convidados a participar de eventos futuros da Bandeirantes, que está apostando na interatividade com os ouvintes para fidelizar novas faixas de público.



Como montar uma rádio comunitária

Quem se interessa por rádios comunitárias pode acessar o site da KL Telecom. A empresa de Santa Rita do Sapucaí (MG) existe há 6 anos e possui experiência em montagem e instalação de equipamentos de telecomunicações, principalmente no segmento de rádio FM comunitária e radiocomunicação de curtas, médias e longas distâncias.

A rádio FM comunitária é um instrumento legal que deve ser utilizado segundo determinadas regras. Não pode lucrar e nem fazer distinções de raça, credo, convicções político-partidárias ou preferências pessoais.

A estação transmissora deve ser licenciada junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o não cumprimento desta determinação sujeita o proprietário a multas, apreensão dos equipamentos e até mesmo detenção.

Para que uma rádio FM comunitária funcione legalmente, é necessário a aprovação da Anatel, mediante projeto técnico elaborado por engenheiro em telecomunicações. O departamento de engenharia da KL Telecom elabora e dá assistência ao andamento do projeto. Eles trabalham atendendo as normas da Radcom, e seus equipamentos são homologados pela Anatel.

Verifique você mesmo visitando o site.

Deu na BBC-Brasil

Segunda-feira passada (dia 2) a radionovela mais velha do mundo completou 50 anos. Mesmo depois de 5 décadas da estréia, a audiência é de cerca de 4 milhões. A BBC está transmitindo episódios especiais da novela para comemorar a data. Por conta do programa abordar a vida rural, recebeu felicitações pelo aniversário do ministro britânico da Agricultura, Nick Brown, que ainda afirmou ser ouvinte assíduo.

Ao ser concebida, a novela tinha como objetivo informar fazendeiros sobre novas técnicas de agricultura.

Atualmente são abordados temas ligados à vida no campo, como o cultivo de alimentos geneticamente modificados e a doença da vaca louca.

Onde ouvir os vinis?

Muita gente ainda curte ouvir discão. Nem sempre as "vitrolas" estão funcionando a contento. A minha, por exemplo, já está um traste. A mais nova promoção da Mix FM vai dar uma Pick-up novinha! Boa! É fácil participar: o ouvinte deve escrever para a Caixa Postal 10063, CEP : 03014-970, dando 5 motivos pelos quais ele ouve a Mix. As respostas serão analisadas por um júri de convidados especiais da Mix. Quem escrever as melhores respostas, leva a Pick- Up . O resultado rola dia 16 de abril, às 18h. Boa sorte!

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Detona-Jabá

O leitor-ouvinte Marcelo De Valécio, de São Paulo, comenta as 100 músicas mais pedidas nas rádios em 2000, e lança uma corrente de indignados dispostos a denunciar propinas, o detona-jabá

Preconceito

"Festival de intolerância e bairrismo sem precedentes na CBN curitibana", diz o leitor Clécio Alberto de Souza, de Curitiba, que desabafa aqui sobre a emissora jornalística local.

Desabafo

O leitor César Grafietti comenta a indignação dos ouvintes de rádios segmentadas em rock e rebate a história da digitalização das AMs etc e tal.


Leitores mandam dial. Mande também por aqui

Os leitores Francisco Antonio Cella e Jairo Mattos mandaram o dial de Piracicaba (SP), região de Campinas, 180 Km da capital, 330 mil habitantes. Cella avisa que a única rádio que se salva é a municipal FM, "uma emissora alternativa" e Mattos ressalta que as rádios 92 FM e Onda Livre transmitem a partir das cidades vizinhas de Águas de S. Pedro e São Pedro respectivamente, mas tem cobertura local em Piracicaba.

Dial das FMs

92 FM (92,7) - popular (sertanejo, pagode, pop)

97 FM (97,1) - popular (sertanejo, pagode, pop)

DIFUSORA FM (102,3) - sertanejo, pagode, pop

JOVEM PAN (103,1) - Via Satélite - pop rock

ONDA LIVRE (105,3) - sertanejo, pagode, pop

MUNICIPAL FM (105,9) - emissora estatal- MPB, flashback, clássico

Dial das AMs

DIFUSORA AM (650) - popular

ALVORADA AM (910) - evangélica

EDUCADORA AM (1060) – popular

***

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo. E confira também aqui o dial de Curitiba.


Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul,Teresina e Vitória. E semana que vem tem mais.


Leia colunas anteriores
30/12/2000 - Ôba! Kid Vinil volta ao rádio
23/12/2000 - Nova Jovem Pan Rio volta dia 28
16/12/2000 - Kiss FM reestréia só dia 1º de janeiro
09/12/2000 - Reviravolta no mercado de radiodifusão
02/12/2000 - Esporte no dial está em alta



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.