O personagem


Folha Imagem
Acelino Freitas, o Popó


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 16 de junho de 2000

O dono da rua

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


O cinturão dos meio-médios do Conselho Mundial de Boxe estará em jogo amanhã, mas esse parece ser o detalhe que menos importa para o campeão Oscar de La Hoya e o desafiante ‘‘Sugar’’ Shane Mosley.

Em conversas com a imprensa, ambos demonstraram maior interesse pelo fato de estarem decidindo quem é o melhor pugilista de Los Angeles _De la Hoya cresceu na parte leste da cidade, e Mosley é de Pomona. Por isso, a apresentação acontece no Staples Center, casa dos Lakers.

Também o título de melhor lutador do mundo da atualidade estará em jogo. Embora no momento a distinção seja dividida entre Roy Jones Jr. e Félix Trinidad, o vencedor do combate de amanhã dará mais um passo na direção desse título mítico.

E De la Hoya precisa de uma vitória convincente em sua primeira grande luta após a derrota (polêmica) para Trinidad. ‘‘Meu objetivo continua sendo terminar o ano com quatro nocautes’’, disse, ao ser lembrado por essa coluna da promessa feita no início do ano. De la Hoya certamente crê que já existam elementos suficientes para tornar a luta atrativa, pois até se recusou a pagar a taxa para que o CMB sancionasse o combate. Quem desembolsará os US$ 450 mil é o promotor de suas lutas, Bob Arum.

Anteontem, enquanto o presidente do CMB, José Sulaiman, desviava seu olhar, De la Hoya pregava que os lutadores não deveriam ser responsáveis por pagar a taxa, por ser ‘‘uma exploração’’. Depois, mais comedido, afirmou não ser contra o pagamento, mas que o dinheiro não deveria sair do bolso dos pugilistas.

Mas voltando ao combate, especialistas comparam a situação de Mosley à de outros dois pugilistas promissores que sofreram derrotas recentemente, David Reid e Michael Grant, afirmando que a falta de experiência prejudicará o nativo de Pomona.
Mas não é tão simples assim. Quando perdeu para Félix Trinidad recentemente, Reid tinha apenas 15 lutas profissionais. Grant, nocauteado em dois assaltos pelo campeão dos pesados Lennox Lewis, teve uma carreira amadora curta, com poucas lutas.

Claro, o cartel de De la Hoya tem muito mais ‘‘nomes’’, mas Mosley não é nenhum iniciante: teve uma vasta carreira amadora e registra currículo profissional de 34 vitórias, 32 por nocaute, alguns sobre ex-campeões.

Na verdade, o cenário lembra mais aquele que envolveu o clássico duelo entre Júlio César Chávez e Meldrick Taylor, em 1990.
O mexicano, invicto, era o favorito por ter dezenas de vitórias, várias sobre pugilistas ‘‘de nome’’, incluindo os ex-campeões José Luís Ramirez, Edwin Rosário e Roger Mayweather. Taylor, igualmente invicto, tinha cartel mais enxuto. Ganhara o título do competente “Buddy” McGirt e, como leve, havia empatado com o medalhista olímpico Howard Davis.

Um fator que deve complicar a vida de Mosley é o fato de ter subido dos leves para os meio-médios, esnobando os meio-médios-ligeiros. Lado a lado, De la Hoya parece mais forte do que Mosley, sendo esse o fator decisivo para fazer dele o favorito para vencer o combate, que tem potencial para ser candidato a ‘‘Luta do Ano’’.


NOTAS

Brasil 1
Apesar de algumas falhas técnicas, Acelino Freitas, o Popó, impressionou os norte-americanos. Steve Farhood, ex-editor da ""The Ring", comentou que Popó é o maior pegador do boxe atual. O promotor das lutas do campeão Diego Corrales, Bob Arum, disse que gostaria de promover uma unificação com Corrales "o mais rápido possível". Arum disse, no entanto, ter dificuldades em negociar com Ricardo Maldonado, agente internacional do baiano.

Brasil 2
E a tradição de o título dos leves da AMB trocar de mão rapidamente prossegue. No final de semana, Gilberto Serrano perdeu o cinturão para Takanori Hatakeyama, em Tóquio. O brasileiro Edson ""Xuxa" do Nascimento está na fila à espera de sua chance contra Hatakeyama.


E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade