O personagem


AP
Bruno Junqueira


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sábado, 10 de junho de 2000

O PERSONAGEM

Bruno
Junqueira

José Henrique Mariante
     



Brasileiro, 23 anos, solteiro

Filho de José Junqueira, piloto de turismo nos anos 70 e 80, o mineiro Bruno Junqueira começou no kart, em 1987. Cinco anos mais tarde, já era três vezes campeão brasileiro, vice pan-americano e vice sul-americano.

Em 1993, passou aos monopostos, estreando na F-Chevrolet. No ano seguinte, já na F-3, foi quarto no Brasileiro. O passo seguinte foi o Sul-Americano de F-3, onde seu melhor resultado também foi a quarta colocação, em 1995.

Apesar da falta de títulos, resolveu trancar a matrícula no curso de engenharia para tentar a sorte na Europa a partir de 1997. Quinto colocado na F-3000, no ano passado, Junqueira vive sorte bastante diferente na temporada atual. Lidera a competição com folga após obter três vitórias consecutivas, a última no complicada circuito de Mônaco.

Com o acidente de Ralf Schumacher no principado, Junqueira, que é piloto de testes da Williams, já foi comunicado de que, se o alemão não tiver condições de correr em Montreal, ele será o responsável por seu carro no GP do Canadá. Junqueira já até tirou molde do banco e providenciou o visto canadense.

O fato, mesmo que não se concretize, somado ao bom desempenho do brasileiro na F-3000, já lança seu nome para as negociações envolvendo a temporada de 2001. O último boato indica que seu destino poderá ser semelhante ao de Juan Pablo Montoya, a quem substituiria na Ganassi. O colombiano viria para a Williams, e Jenson Button, que superou Junqueira no vestibular promovido pela equipe no início do ano, deixaria o time.




E-mail: mariante@uol.com.br


Leia mais: