Médica dá dicas para acelerar crescimento do bigode e da barba já na adolescência

Ter pelos faciais como os de Pedro Pascal depende da genética, mas dermatologistas podem receitar tratamento tópico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não foi só a vontade de se estar preparado quando o apocalipse zumbi começar que "The Last of Us" despertou nas pessoas. Muita gente também passou a desejar, além das armas e bunkers, um bigode como o do ator Pedro Pascal, o Joel da série da HBO.

O ator chileno já ostentava seus pelos faciais quando apareceu, em 2015, na primeira temporada de "Narcos", interpretando o agente Javier Peña, mas foi ao acabar com a raça dos corredores e estaladores infectados pelo fungo Cordyceps que o herói atingiu a glória. Pedro Pascal, ao que parece, devolveu o bigode à moda.

Pedro Pascal em premiere em Los Angeles, em abril passado - REUTERS

Só que ter uma boa massa de pelos no rosto pode não ser a coisa mais fácil de mundo. "O adolescente ainda está em fase de desenvolvimento hormonal e amadurecimento dos folículos capilares, por isso normalmente apresenta pelos mais finos do que os adultos", diz a dermatologista Andreya Novazzi.

"A partir da puberdade inicia-se a evolução hormonal e, com o tempo, a tendência é de que os pelos da barba e do bigode se tornem mais espessos. Porém, existe um fator genético que determina se vai demorar mais ou menos para o surgimento e espessamento da barba e do bigode", ensina Novazzi.

O que significa que vale observar o potencial de bigode e barba cheias das pessoas da sua família —a médica diz que esse mesmo fator genético determina antes mesmo do nascimento da pessoa se ela vai ter uma barba mais espessa ou mais fina, e se os pelos vão ser mais claros ou escuros.

Jogada a real, resolvemos perguntar à dermatologista se, ainda assim, há algo que possa ser feito para dar uma força à natureza.

Duas notícias: a primeira é que, sim, há métodos para engrossar os fios; a segunda é que, para adotar este tratamento, é imprescindível conversar antes com um médico, que vai liberá-lo para o paciente e ajudar com dosagem, frequência e cuidados.

Existe algum jeito de acelerar o crescimento dos pelos da barba e do bigode quando se é adolescente?

Existe sim. O minoxidil tópico é o mais comumente usado, porém a resposta ao tratamento é individual e depende da genética e hormônios. Ele é um medicamento, então é necessária a prescrição e o acompanhamento médico a fim de certificar de que esse é o tratamento mais adequado para o paciente. Por isso, não faça nada sem antes consultar um dermatologista.

Quando o tratamento começar, será preciso tomar cuidado com o sol, não usar o medicamento em áreas com feridas e, ao menor sinal de irritação, interromper o uso.

Tem gente que usa produtos farmacêuticos para crescer cílios. Eles também servem para bigode e barba?

Não costumo usar estes produtos para crescimento dos pelos da barba e do bigode, por não apresentarem resultados eficazes.

Meninos trans também vão conseguir os mesmos resultados com este tipo de tratamento?

A resposta desses medicamentos em meninos trans pode ser menos expressiva e, nesse caso, pode ser recomendado o uso de hormônios associados. É importante conversar com o médico sobre isso tudo.

É verdade que usar a lâmina com mais frequência ajuda a engrossar os pelos?

Não, esse é um mito.

E fazer limpeza diária da pele ajuda de alguma forma nesse crescimento e aumento dos pelos da barba e bigode?

Apesar de a limpeza da pele ser muito importante em todas as idades, ela não altera o crescimento dos pelos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.