Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Em livro, crianças descobrem suas virtudes e a origem de seus nomes

'Com Qual Penteado Eu Vou?' se passa na festa do bisavô de Aisha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O bisavô de Aisha vai fazer cem anos! É uma idade muito especial, e por isso a família da menina vai se reunir no quintal de casa para comemorar. Mas Aisha não sabe com qual penteado ir à festa. Por isso, telefona para cada um dos 11 primos perguntando como eles vão se arrumar.

Cada um tem uma resposta diferente, e ela acaba pedindo para sua mãe pentear seu cabelo e amarrar um lenço azul e roxo, bem bonito.

Este é o começo de “Com Qual Penteado Eu Vou?”, novo livro de Kiusam de Oliveira, que está em pré-venda nas livrarias. Kiusam conta que a vontade de escrever sobre uma grande festa começou em fevereiro de 2020, quando a sua própria família se reuniu.

Uma ilustração, mostra 12 crianças negras abraçando um senhor negro de barba branca
Primos se abraçam e abraçam o bisavô no livro 'Com que Penteado Eu Vou?', de Kiusam Oliveira - Reprodução

“Fazia muito tempo que a gente não se encontrava e foi muito emocionante, uma sensação maravilhosa”, conta. Aí em março veio a pandemia, e ninguém pôde mais fazer festa, encontrar os primos, o vovô ou a vovó.

O tempo passou e, no final de 2020, Kiusam decidiu então contar a história de uma festa de um bisavô e seus bisnetinhos. Depois de escolherem os penteados, os primos se encontram no quintal. Só que as crianças não têm dinheiro para comprar um presente para o seu Benedito.

Por isso, decidem que cada um vai dar ao bisa a sua maior virtude —isto é, a sua maior qualidade. Aisha, a personagem principal, vai dar a ele a paciência. Chaniya, o seu bom humor. Zuri, a sua criatividade. E assim por diante, todos os 12 primos vão presenteando o bisa e se apresentando para nós, leitores.

Você pode estar pensando: que nomes diferentes. Por que eles não se chamam Pedro, Helena ou Sofia?

É que os nossos nomes podem vir de vários lugares do mundo. O meu, Angela, é bastante comum na Europa. Já os dos personagens deste livro vêm da África. Aisha, por exemplo, significa “ela é vida” em uma língua chamada suaíli, que é falada em vários países, tipo o inglês.

Kiusam diz que é fundamental que a gente conheça nomes de várias origens, porque todos eles são importantes e contam uma história. Você já se perguntou qual o significado do seu nome?

Aisha é negra, como a família dela, e tem origem africana. A autora conta que muitas pessoas negras no Brasil não sabem de onde veio a sua família, por causa da escravidão.

Por isso, ter um nome africano é uma forma de trazer para perto essa origem, assim como alguém pode ter um nome italiano, espanhol ou português. Várias pessoas negras têm nomes que vem da Europa, e tudo bem também.

Aliás, Kiusam também diz que esse livro é para todo mundo, independente da cor de pele, porque o Brasil tem gente de todos os tipos. É preciso que todas as pessoas sejam representadas em livros e que a gente aprenda a apreciar a história de todo mundo.

“É importante que as crianças saibam que todas as pessoas têm valor, e que as diferenças de rosto, de cor de pele, de jeitinho do nariz, do formato dos lábios, do tipo de cabelo precisam ser valorizadas. Elas são muito importantes porque elas carregam histórias de cada um”, diz.

No livro, o bisa Benedito fica muito emocionado ao ver os bisnetinhos no aniversário dele —e de receber tantas virtudes de presente— e dá um abraço apertado em todos eles. E você, qual qualidade daria de presente para alguém da sua família?


COM QUAL PENTEADO EU VOU?

Preço R$49 (48 páginas)

Autor Kiusam de Oliveira

Editora Melhoramentos

Pré-venda desde 14/5. Lançamento em 15/6.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.