Besouros têm veneno? Biólogo ajuda criança na seção Um Adulto Responde

Alguns destes insetos soltam espécie de 'pum' com jato de substâncias que queimam, como o besouro bombardeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Muito se fala sobre o veneno de animais como escorpiões, cobras e aranhas, mas será que os besouros também entram na lista dos que têm potencial para machucar os seres humanos?

Na seção Um Adulto Responde deste sábado (11), Vincenzo Zanini, biólogo formado pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e especialista em besouros, ajuda a acabar com a dúvida do Otto, leitor da Folhinha.

Besouros têm veneno?

Otto A. B., 7 anos

Otto, antes de responder, vamos adicionar um nome para ficar mais fácil entender: a peçonha. Peçonha é um tipo de veneno que podemos chamar de toxina, e que precisa de algum meio para ser injetado no corpo do outro.

Besouro (Cetoniinae), em Toronto, Canadá, em foto do biólogo Pedro Henrique Bernardo - Pedro H. Bernardo

Como por exemplo os escorpiões, que têm o ferrão, e as serpentes peçonhentas, que têm as presas inoculadoras para injetar a peçonha.

Há bichos venenosos que não têm uma glândula para injetar esse veneno, que normalmente é fruto de um acúmulo das substâncias tóxicas da sua comida. Como acontece, por exemplo, com alguns sapinhos, que acumulam toxinas vindas das presas peçonhentas que eles comem —eles não se machucam fazendo isso porque são imunes à peçonha.

Nos besouros não é muito diferente. Até agora, só conhecemos um besouro peçonhento em todo mundo, que é o besouro-escorpião. Ainda bem, né?

Ele é um tipo de serra-pau, do tamanho de uma moeda de R$ 1, e tem dois ferrõezinhos nas pontas das antenas. E, mesmo tendo essa peçonha, não machuca a gente.

Quando vemos problemas médicos com besouros, geralmente é com os que têm o "sangue" com umas substâncias que queimam, como o potó pimenta, com quem os acidentes acontecem quando sem querer os apertamos.

Outros soltam tipo uns puns com jatos de outras substâncias que queimam também, como é o caso do besouro bombardeiro. Mas eles não chegam a ser considerados venenosos em si.

Existem ainda alguns sustos com esses bichos, por eles serem coloridos, na natureza. Geralmente, bichos coloridos usam essas cores para mostrar aos predadores que eles são perigosos, que eles têm um gosto ruim, que são tóxicos.

E, nas espécies de besouros, há uma infinidade de cores e formas diferentes, mas que não significam que eles sejam perigosos.

De qualquer forma, é muito importante não tentar pegar animais sem conhecer, nem matá-los. Assim, evitamos machucar tanto os bichos quanto nós, humanos, e mantemos a convivência equilibrada com esses bichinhos, que só querem se defender.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.