Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Saiba como nasceu a moda de ter pinguins em cima da geladeira

Tudo começou nos anos 1950, com a ideia de ajudar clientes de lojas de móveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que tem em cima da sua geladeira? Plantas, livros, um armário? Pois se essa pergunta estivesse sendo feita há alguns anos provavelmente você responderia "um pinguim".

É que, antigamente, era muito normal as casas terem pinguins de porcelana em cima das geladeiras, na cozinha. O escritor Marcelo Duarte, autor da série de livros "Guia dos Curiosos", publicados pela Panda Books, explica de onde surgiu essa tradição.

Por que algumas pessoas colocam pinguins em cima das suas geladeiras?

Porque é divertido e combina com geladeira, que a gente sempre associa com um lugar gelado. Eu já tive um lindo casal de pinguins (na verdade, um saleiro e um pimenteiro), que comprei numa viagem ao exterior. Pena que eles desapareceram quando mudei de apartamento. Estou precisando urgente de outro.

Um típico pinguim de geladeira - lcrribeiro33@gmail/adobe stock

Você sabe quando e por que essa moda surgiu?

A história é engraçada. A ideia foi de uma marca americana de refrigeradores chamada Kelvinator. É uma empresa antiga, fundada em 1914. Nos anos 1950, os refrigeradores eram bem diferentes dos modelos atuais. Pareciam móveis. Por isso, em lojas de artigos domésticos, eles eram confundidos com grandes armários de louça. Para deixar claro quais eram as geladeiras, a Kelvinator entregou aos vendedores estatuetas de cerâmica em formato de pinguins. Elas eram deixadas em cima das geladeiras.

E como foram parar na casa dos clientes?

Os pinguins em cima das geladeiras da Kelvinator chamavam tanta atenção que os clientes pediam para levá-los para casa quando faziam a compra.

Vinicius de Moraes tem uma música chamada "O Pinguim". Nela, ele fala para o pinguim não se zangar com esse hábito das pessoas, das geladeiras. Você acha que os pinguins não gostam de morar lá?

Acho que eles só devem se zangar no verão. Com o calor que faz aqui, acho que eles ficariam mais felizes dentro do freezer.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.