Descrição de chapéu Todo mundo lê junto férias

Ainda dá para aprender a andar de bicicleta antes de as férias começarem

Saiba como o escritor André Czarnobai, 43, conseguiu finalmente pedalar, depois de anos tentando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todo mundo sabe que a Folhinha é uma parte do jornal feita só para as crianças, mas, excepcionalmente (que é quando uma coisa acontece bem de vez em quando), nesta edição vamos abrir espaço para a história de um adulto. Conheçam o André Czarnobai.

Ele tem 43 anos e trabalha como escritor e tradutor. E, mesmo há esse tempão fazendo parte do mundo, o André nunca aprendeu a andar de bicicleta. E olha que ele sempre quis muito, mas nunca rolou.

O tradutor e escritor André Czarnobai, 43, conseguiu percorrer 200 metros em sua primeira pedalada real, no Parque Villa-Lobos - Gabriel Cabral/Folhapress

Amigos tentaram ajudar, namoradas tentaram ajudar, muita gente tentou ajudar. E o André inclusive tentou também várias vezes sozinho. Na última, quando ainda morava em Porto Alegre, cidade onde nasceu, ele foi ao parque, alugou uma bike e decidiu que aquele era o dia em que conseguiria pedalar.

Quando dava tudo de si, André viu duas senhoras vindo em sua direção e entrou em pânico. "Fiz coisas bizarras, não consegui fazer a curva, fui derrapando, passei em cima duma brita, fui jogando os cascalhos nelas. Ninguém acreditou que foi sem querer e começaram a me xingar", lembra André.

Assim como ele, há muitos outros adultos que não tiveram a chance —ou a vontade— de aprender a andar de bicicleta na infância. No caso do nosso convidado especial, o problema era morar em uma região perigosa de Porto Alegre. "Minha mãe tinha medo de que eu pegasse a bike e morresse ou sendo assaltado, ou capotando na ladeira."

É importante saber que não existe uma idade "certa" para adquirir essa habilidade. Sendo assim, todo mundo pode ter sua primeira aula de bicicleta em qualquer momento da vida.

André foi ter essa aula agora, na última quinta (23), a convite da Folhinha, que convocou também um instrutor profissional, especializado em bikes. "Eu tava com medo de cair da bicicleta. Se eu fosse uma criança, criança recupera rápido, tá acostumado, mas, quando tu é adulto, machuca mais, fica mais dias paralisado", acha André.

O professor Willi Schlote, 42, da Primeiro Pedal Escola de Bicicleta, escolheu o Parque Villa-Lobos para a primeira aula de André. E ele também escolheu se posicionar bem em frente a um quiosque cheio, o que deixou o escritor meio inseguro.

"Aquilo mexeu com meu orgulho. Tinha umas gurias adolescentes fazendo piquenique, elas vendo o que tava acontecendo. Willi me botou um colete verde limão e elas rindo. Eu passando sem pedal na bicicleta, e elas tirando foto de mim", justifica André.

É que faz parte do método de Willi remover da bike seus pedais. Pode parecer estranho, mas é assim que ele dá lições importantes sobre equilíbrio. "Desse jeito a pessoa vai se sentir mais segura, e não vai ter a preocupação de pedalar, só de entender o equilíbrio", explica o instrutor.

Willi estabelece uma meta com André, que deve ir até um palco em montagem, fazer a curva e voltar - Gabriel Cabral/Folhapress

É o mesmo princípio das bicicletas de equilíbrio, conhece? Geralmente feitas de madeira, também sem pedal, e ótimas para quando a gente ainda é bem pequeno. "Bicicleta com rodinha não ensina ninguém a andar, pelo contrário, deixa mais preguiçoso", completa Willi.

Voltemos à aula do André. Depois de entender como equilibrar o corpo e a bicicleta, foi a hora de voltar com os pedais e subir na bike. A principal lição que Willi compartilha com todo mundo que quer aprender a pedalar (ainda dá tempo antes das férias!) é olhar para a frente —nunca para o chão.

"Ele me apontou um palco que estava sendo montado lá na frente, me mandou ir reto, dar a volta nele, daí voltar. Eu dei uma volta, andei uns 200 metros!", se empolga André.

Willi, que já ensinou quase mil alunos a andar de bicicleta, conta que o processo de aprendizagem é igual para todo mundo, seja um adulto ou uma criança.

A fórmula mágica dele é a seguinte: 1) usar sempre capacete e luvas 2) encontrar o equilíbrio na bike sem pedais, com os pés no chão; 3) recolocar os pedais; 4) aprender a usar os freios; 5) estabelecer uma meta, tipo "andar 5 metros""; 6) respeitar o tempo de cada aprendiz.

Ele diz que é normal sentir vergonha no começo, e até por isso suas aulas só acontecem de segunda a sexta, quando o parque está mais vazio. E o ideal é não ter medo de cair. "Tem que entender que faz parte", diz.

Normalmente, são necessárias em média 5 aulas para "se formar" na escolinha do Willli (@1pedal no Instagram). Mas, já depois do sucesso da sua única aula, André saiu empolgado. "Eu tô achando que agora eu sei andar de bicicleta", comemora o escritor, que já está em busca de uma bike para comprar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.