'O Castelo mudou minha vida para sempre', diz Cinthya Rachel, a Biba do Rá-Tim-Bum

Atriz lembra como foi a atuação na infância e fala do especial que vai ao ar neste sábado (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todos os dias, depois de sair da escola, a menina Biba corria com seus amigos Pedro e Zequinha para visitar um castelo mágico que ficava no mesmo bairro. Lá morava uma família de feiticeiros formada por uma tia, um tio e um sobrinho, o Nino, que tinha 300 anos mas que, no mundo dos feitiços, ainda era uma criança como Biba e seus amigos —bruxos têm uma contagem diferente do passar do tempo.

Juntos, Nino e os visitantes viviam as mais malucas e divertidas situações. Isso tudo durou três anos -foi o tempo que ficou no ar o programa "Castelo Rá-Tim-Bum", que talvez você, criança conheça, e de que os adultos da sua família certamente já ouviram falar.

A atriz Cinthya Rachel como Biba no 'Castelo Rá-Tim-Bum', em 1994 - Marisa Cauduro/Acervo TV Cultura

A Biba, protagonista dessa nossa história aqui, era também uma das personagens principais do Castelo. Quem a interpretava era a atriz Cinthya Rachel, que hoje tem 42 anos, e naquela época ainda era uma criança.

Em 1992, ela já trabalhava na TV Cultura, canal que criou e exibiu o Castelo. Cinthya fazia parte de outro programa chamado "O Professor" na mesma época em que o futuro diretor do Castelo, Cao Hamburguer, estava buscando as pessoas que fariam parte do elenco da nova atração.

Andando pelos corredores da empresa, o diretor deu de cara com Cinthya. "Os testes na verdade eram para crianças menores, eles estavam procurando uma Biba de 7 ou 8 anos, e eu na época já tinha 12, quase 13", lembra a atriz.

"Aí o Cao me viu, me chamou para fazer o teste e deu até uma briga com o diretor do outro programa que eu fazia, que falou ‘Não, você vai roubar minha atriz, não quero’. E aí eu fiz meio que escondido", conta, rindo.

Cinthya passou na prova —seria ela a Biba do Castelo. "Eu achei que a ideia era maravilhosa, só que a gente não tinha ideia de como ia ser tão grandiosa. Mas não fiquei com medo, não, fiquei muito, muito, muito animada."

O "Castelo Rá-Tim-Bum estreou em maio de 1994. Cinthya conta que as gravações aconteciam de segunda a sábado. Ela saía da escola no fim da manhã e ia para a TV Cultura, onde almoçava e já começava a trabalhar. Ficava lá até umas 19h, e então voltava para casa.

"Eu contracenava mais com o Cássio [Scapin], o Lu [Luciano Amaral] e o Freddy [Allan], e eu amava, era muito divertido. Mas era muito bom também quando a gente contracenava com os convidados, por exemplo, a Caipora, o Doutor Abobrinha, o Bongô", lembra.

O Doutor Abobrinha era o grande vilão do Castelo. Interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, seu nome "de verdade" era Doutor Pompílio Pomposo, e o legume era apenas um apelido. Abobrinha sonhava em pegar para si o Castelo, derrubá-lo e construir no lugar um prédio de cem andares.

O "Castelo Rá-Tim-Bum" teve 90 episódios ao longo de três anos de exibição. Para Cinthya, os mais legais foram aqueles gravados fora dos estúdios da TV Cultura —é o que o pessoal que trabalha em televisão e cinema chama de "externa".

"Acho que o meu favorito é o dia em que a gente está cantando no Theatro Municipal. Porque a Biba está usando uma roupa muito linda, um vestido azul maravilhoso e está cantando ‘Tico Tico no Fubá’ no palco, é uma coisa assim muito marcante mesmo. Foi muito bonito", diz a atriz.

Por falar em roupa, a parte de que Cinthya mais gostava do figurino de Biba era o sapato da personagem, "meio antiguinho", ela diz, acompanhado de meias de bolinhas que ela achava muito fofas.

Hoje em dia, Cinthya continua trabalhando como atriz, fazendo especialmente dublagens. Ela participou da gravação do especial do Castelo, que vai ao ar neste sábado (25), às 22h, na TV Cultura.

Atriz Cinthya Rachel na gravação do especial do 'Castelo Rá-Tim-Bum' - Nadja Kouchi

"O mais legal foi poder abraçar gente que eu não via há muito tempo, ficar ali nos bastidores contando as fofocas, a gente tirando fotos, fazendo vídeo, porque a gente também é fã um do outro. E também a plateia, as perguntas que eles fizeram, foi muito legal", conta.

"O Castelo mudou a minha vida para sempre, né? É um trabalho que você faz uma única vez na sua vida. E me trouxe pessoas maravilhosas, coisas maravilhosas, o carinho das pessoas até hoje, mesmo quase trinta anos depois. E é muito bom saber que eu fiz parte da infância de tanta gente. Fico até emocionada com o carinho das pessoas."

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.