Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Especial 'Castelo Rá-Tim-Bum' tem compositor da música do ratinho e surpresa de filho de Mamberti nos bastidores

Programa vai ao ar no dia 25 e reuniu atores como Cassio Scapin, Cinthya Rachel e Freddy Állan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já há mais de 20 anos que o "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura, exibiu seu último episódio —foi na véspera de Natal de 1997 que o programa disse adeus à TV. De lá para cá, quem quisesse curtir as aventuras de Nino e seus amigos precisava recorrer às reprises e vídeos disponíveis na internet.

Para atender a quem está com saudades, a emissora vai exibir um especial de uma hora de duração, gravado recentemente, e que reuniu muitas das pessoas que faziam o Castelo acontecer.

.
Atores do 'Castelo Rá Tim Bum' reunidos para especial da TV Cultura - Nadja Kouchi/Divulgação

Na atração, que vai ao ar no dia 25 de fevereiro, às 22h, vai dar para ver atores como Cassio Scapin, que interpretava o Nino, Cinthya Rachel, que fazia a Biba, e Fredy Állan, que dava vida ao Zequinha.

E, quer você já tenha assistido a episódios do Castelo, quer ainda não conheça o programa, é provável que ao menos a música tema de abertura você já tenha ouvido alguma vez. Sabe aquele "bum, bum, bum, Castelo Rá Tim Bum"? Pois é dela que estamos falando.

O autor desse e de outros sucessos do Castelo é o músico Hélio Ziskind, que foi consultor musical na TV Cultura por quase uma década. Entre 1985 e 1993, ele escreveu músicas para grandes sucessos infantis como "Rá-Tim-Bum", "Cocoricó", "X-Tudo" e "Glub Glub", além do Castelo.

Hélio também compôs temas para programas feitos para o público adulto, como "Roda Viva", "Vitrine" e "Nossa Língua Portuguesa".

Ele participou da reunião que vai ao ar no dia 25, e ficou muito feliz em encontrar vários amigos outra vez.

"Imagine: depois de 30 anos, você entra na biblioteca do Castelo Rá-Tim-Bum e reencontra músicos, bailarinas, atores, atrizes, bonequeiros, fadinhas… A conversa não para, cheia de risadas e lembranças", conta Hélio.

"O Castelo foi importante para todos. Para mim, em especial, a música do Ratinho tomando banho ['Tchau, Preguiça'] foi um portal, de onde eu enxerguei o caminho que eu iria seguir dali pra frente."

Nos bastidores, um detalhe emocionante ficou por conta de Carlos Mamberti, filho do ator Sérgio Mamberti, que morreu em 2021 —ele surpreendeu os colegas ao aparecer vestido como Dr. Victor, o dono do Castelo, em uma homenagem ao pai.

"Em meio a todas as conversas e lembranças, ele aparece com as roupas e o bigode do pai, como um símbolo vivo daquelas memórias. Foi de chorar. Surfamos numa onda que se tornou patrimônio cultural. Alegria Rá-Tim-Bum, viva nós!", comemora Hélio.

Também participaram das gravações Rosi Campos (Morgana), Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo), Eduardo Silva (Bongo), as Passarinhas Dilma Souza e Ciça Meirelles, entre outros.

Luciano Amaral, que fazia o Pedro, avisou nas redes sociais que não pode participar porque seu atual emprego não o teria liberado. Ele é apresentador no canal de esportes ESPN.

Segundo o vice-presidente executivo da TV Cultura, Eneas Pereira, o especial dá início a uma série de comemorações do "Castelo Rá-Tim-Bum", que em 2024 vai completar 30 anos de lançamento.

E, antes que você pergunte, mesmo depois de tanto tempo com as portas fechadas, talvez ainda não seja dessa vez que o Castelo vai se livrar da ganância do Doutor Abobrinha: Pascoal da Conceição, o ator que interpretava o grande vilão, também deu as caras no especial.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.