Criança pode escovar os dentes sozinha? Veja dicas para famílias

Pasta de dente com flúor é fundamental para todos a partir dos seis meses, e é preciso ficar atento à quantidade na escova

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pode parecer só um monte de movimentos aleatórios, mas a escovação dos dentes envolve (ou deveria envolver) concentração e foco. É que não só cada um dos nossos dentes precisa receber atenção especial, mas também as gengivas, língua e os vãos entre os dentes têm que ser higienizados com cuidado para garantir que nenhum resto de comida sobre por ali.

E será que criança pode escovar os dentes sozinha? Pode, mas tem um momento certo. "Comece olhando sua letra na escola. Quanto melhor você estiver se desenvolvendo na escrita, melhor você vai conseguir escovar os dentes", responde Júlia Toniolo, mestre em odontopediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em odontopediatria pela USP (Universidade de São Paulo).

Criança aprende a escovar dentes sozinha - adobe stock

"Você vai poder escovar totalmente sozinho quando conseguir escrever com a letra emendada", diz Júlia, que sugere que ao menos uma vez por dia um adulto cheque se a escovação autônoma foi bem-sucedida. "Também é bom que um adulto ajude a passar fio dental e a escovar as regiões mais difíceis."

Outra coisa importante: todo mundo precisa de flúor na pasta de dente, não só as crianças maiores e adultos. Já há algum tempo que o Ministério da Saúde renovou suas recomendações sobre isso, e agora todos, incluindo crianças a partir dos 6 meses, devem usar uma concentração mínima de 1000ppm. É isso que vai proteger os dentes das indesejáveis cáries.

Para crianças menores de 2 anos, a quantidade de pasta equivale a um grão de arroz cru. Para quem já consegue cuspir, a pasta vai ficar do tamanho de uma ervilha. Veja mais dicas da odontopediatra sobre escovação e crianças.

Quantas vezes por dia a gente precisa escovar os dentes?

Três vezes ao dia. Preste muita atenção na escovação antes de dormir, ela é a mais importante.

E é verdade que tem que ficar vários minutos escovando?

A escovação deve durar pelo menos dois minutos, para que se consiga tirar toda a sujeira e para que a pasta de dentes tenha tempo de agir sobre os dentes e deixá-los fortes. Existem escovas que piscam durante esse tempo e também algumas ampulhetas superlegais que podem marcar o tempo para você.

Por que tem pasta de dente de criança e pasta de adulto, qual é a diferença?

Não existe tanta diferença assim entre elas. A de adulto tem mais sabãozinho, o que ajuda a fazer mais espuma, e ela tem também o gosto de menta. A de criança tem gostinho mais doce e é colorida. O mais importante de tudo é que essa pasta tenha flúor, isso está escrito na embalagem.

As crianças podem usar pasta de adulto desde bebezinhos, se gostarem mais dela. O importante é cuidar da quantidade de pasta que vai na escova, que tem que ser bem pouquinho.

A partir de quantos anos eu preciso usar fio dental?

Desde que dois dentes seus se encostem —aí já é preciso começar a passar fio dental. A escova de dentes não limpa no espacinho que fica entre os dentes, essa tarefa é do fio.

Quais dicas você pode dar sobre o uso do fio dental pelas crianças?

Eu adoro os fios dentais com haste. Eles são montados em uma estrutura e não precisa fazer nenhum malabarismo com as mãos para passar. Tem de diversos personagens e o gostinho é muito bom. Ele é bem fácil de usar e, quando estiver bem treinada, a criança pode passá-lo sozinha.

Quem tem mau hálito é sempre porque não escovou os dentes direito ou tem outros motivos?

Na grande maioria das vezes, o mau hálito vem da boca. Pode ser porque um dente está sujo, porque a gengiva está doente ou porque tem bichinho da cárie morando em algum lugar da boca. Então, o primeiro passo é ir com um adulto a um dentista de crianças para ele descobrir o que está acontecendo.

Quais são os principais problemas que tem quem não escova os dentes certinho?

Tem as doenças que aparecem na gengiva quando ela fica suja: ela incha, sangra e dói. Por isso é importante escovar um pedacinho da gengiva também, para deixá-la limpa. E tem a cárie, que são vários bichinhos bem pequenininhos que se alimentam dos restos de doce na nossa boca, e vão corroer nossos dentes e cada vez fazer um buraco maior, que pode vir a doer também.

Quais os erros mais comuns que a gente pode cometer escovando os dentes?

Não escovar a gengiva, não passar a escova até os últimos dentinhos lá no fundo e não passar fio dental. Não deixar um adulto ajudar também pode causar vários problemas.

Como se deve escolher nossa escova de dentes?

A escova tem que ser bem macia, a ponto de quando você passar o dedo em cima dela ela fazer "um carinho" na mão. A cabeça da escova tem que ser pequenininha, não pode ocupar muito espaço na boca. Quem não quiser mais usar escova infantil e já for grande, pode comprar uma de adulto que seja bem pequenininha.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.