Descrição de chapéu clima

Horário de verão começou em 1931, foi cancelado por Bolsonaro, mas pode voltar

Meteorologista conta que sistema não altera condições climáticas, mas às vezes dificulta previsão da temperatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 1931, ou seja, quase um século atrás, o Brasil usou pela primeira vez um sistema chamado horário de verão. Nele, todos os moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste atrasam seus relógios em uma hora. Esse acordo coletivo surgiu para ajudar a economizar energia nos meses mais quentes do ano.

"A ideia é fazer com que as pessoas aproveitem mais a luz natural do sol, as horas de dia, durante a primavera e o verão, e demorem mais tempo para usar a luz artificial", explica Joselia Pegorim, meteorologista previsora e especializada em produção de conteúdo sobre assuntos relacionados às ciências atmosféricas.

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 20.01.2022 - Relógio do antigo Mappin na Praça Ramos, centro da capital paulista - Eduardo Knapp/Folhapress

Joselia diz que o horário de verão ajuda a evitar que a população tenha problemas como apagões ou aquelas faltas de luz rápidas. Como o dia está adiantado em uma hora, na teoria todo mundo vai tanto voltar para casa mais cedo, quando o dia ainda está claro, quanto curtir mais a vida lá fora depois da escola e do trabalho —e isso tudo sem acender lâmpada nenhuma.

"O Norte e no Nordeste não usam o horário de verão porque o horário do nascer e do pôr do sol quase não varia no decorrer do ano nestas regiões", afirma Joselia, sobre o porquê de o acordo não ser adotado no Brasil inteiro.

Quem decide se o horário de verão vai ou não acontecer é o governo do país. Em dezembro de 2017, o então presidente Michel Temer assinou um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018.

Quando Jair Bolsonaro se tornou presidente do Brasil, ele cancelou o sistema. Em abril de 2019, ele alegou que estava tomando a decisão depois que supostos estudos teriam mostrado que não havia mais economia de energia, e que o organismo das pessoas seria afetado negativamente.

"O horário de verão é muito comum na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil, foi usado pela primeira vez quando o presidente era Getúlio Vargas", diz Joselia.

"Em 2008, quando o Brasil estava sendo governado por Luiz Inácio Lula da Silva, foi criado um decreto que determinou que o horário de verão começasse sempre no terceiro domingo de outubro, e terminasse no terceiro domingo de fevereiro."

Lula é novamente presidente desde janeiro de 2023. O ministério de Minas e Energia de seu governo atualmente diz estar avaliando a volta do horário de verão, mas ainda não chegou a uma definição. Em uma enquete nas redes sociais, as pessoas ficaram divididas.

O horário de verão não muda as condições climáticas nem altera o dia em que uma frente fria vai passar por um lugar, explica Joselia. "Muitos meteorologistas adoram o horário de verão e outros não gostam. Essa mudança forçada da hora dos relógios dificulta a previsão da temperatura", afirma.

Ela diz que, nos primeiros dias de vigência do horário de verão, o trabalho da meteorologia costuma ficar confuso, mas que, depois de algumas semanas, os profissionais se acostumam e fica tudo mais tranquilo.

A meteorologista Joselia tem sentimentos mistos sobre o assunto. "Eu não gosto muito do horário de verão por causa das confusões que ocorrem no trabalho. Mudamos o relógio, mas o sol continua no seu horário normal. Não gosto muito de saber que estou enganando meu relógio biológico. Mas também tenho que confessar que é legal olhar no relógio e ver que são 19h e ainda está claro", diz.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.