Descrição de chapéu Todas desigualdade de gênero

8 de março: Crianças falam quem são as mulheres que elas mais admiram

Jogadora Marta 'mostra que meninas também são boas em futebol, não só os meninos', diz entrevistada de 9 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) tornou o 8 de março o Dia da Mulher. A data se tornou referência para a luta feminista em 1917, quando operárias foram às ruas para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. O protesto é conhecido como um marco para o início da Revolução Russa.

É um dia para pensar sobre todas as importantes conquistas de mulheres para mulheres: o direito ao voto, a ter uma carreira profissional, escolher se casar ou não etc. Dar um presente a uma mulher nesta data pode representar uma forma de agradecer a todas elas por sua luta.

A jogadora de futebol Marta Silva postou foto em sua rede social desejando que tenhamos um país livre, justo e mais igualitário
A jogadora de futebol Marta Silva, admirada pelas crianças - @martavsilva10 no Instagram

A Folhinha ouviu quatro crianças para saber quem são as mulheres que elas mais admiram e por quê. Veja abaixo.

Nina P. S., 9 anos

Eu admiro a Carolina Maria de Jesus e a Marta, jogadora de futebol. A Carolina porque ela era muito pobre, mas mesmo assim ela escreveu vários livros que hoje em dia são muito famosos. E também a Marta, porque ela é uma ótima jogadora e ela, assim, é uma das melhores jogadoras mulheres da seleção brasileira.

Marina M., 9 anos

[Admiro] Joana D’Arc, Emma Watson, Cleópatra e a minha bisavó Rosa. A Emma Watson porque ela me inspira e porque ela atua muito bem, eu queria ser atriz. E ela faz parte do meu filme preferido. Amo todos os "Harry Potters" e o livro também.

A Joana D’Arc porque ela lutou a favor do direito das mulheres, e a vovó Rosa porque ela fez, literalmente, fez minha família. Ai, que família!

E a Marta, porque ela é uma jogadora muito boa de futebol, já ganhou várias copas femininas e ela mostra que as meninas também são boas em jogar futebol, não só os meninos.

Felipe M. M., 8 anos

[A mulher que mais admiro no mundo é] A mamãe. A mamãe e a tia Dri. Porque elas são legais, porque elas brincam comigo. E eu admiro a minha mãe porque ela trabalha muito e é muito legal.

Viviane M. K., 7 anos

[Admiro] A Frida Kahlo, Rita Lee e Gal Costa. Porque eu gosto do trabalho delas, e também eu acho muito legal. A música que eu mais gosto é "Lança Perfume", porque é uma história que eu gosto.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.