Exposição recria casa de Clarice Lispector dentro de um caminhão

Mostra apresenta às crianças as principais obras da escritora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você sabe quem foi Clarice Lispector?

É bem possível que já tenha topado com alguns dos livros que ela escreveu para crianças, como "O Mistério do Coelho Pensante", sobre um coelho muito esperto, e "A Vida Íntima de Laura", sobre uma galinha nem tão esperta assim. Ela também escreveu livros para adultos, como "A Paixão Segundo G.H." e "A Hora da Estrela", que de tão importantes até viraram filmes e fizeram dela uma das principais escritoras brasileiras.

Pois bem, até o dia 13 de agosto dá para ter um gostinho de como era a rotina dessa autora tão fundamental com o projeto Caminhão de Histórias, que conta com uma exposição sobre ela em São Paulo. E o mais curioso é que é tudo fica dentro de um caminhão.

A imagem mostra uma sala de estar com uma decoração aconchegante. À esquerda, há um sofá marrom e uma mesa lateral com uma lâmpada acesa e um telefone antigo. Em frente, uma cadeira de balanço de madeira com assento de palha. Ao fundo, uma estante de madeira repleta de livros e alguns objetos decorativos. Uma mesa de jantar com uma cadeira está posicionada no centro da sala, e uma luminária verde pendurada no teto ilumina o ambiente. Na parede, há textos escritos em português.
Sala da casa de Clarice na exposição “A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?” - Dani Gurgel/Divulgação

Quem entra no baú do veículo encontra uma réplica de como era o apartamento de Clarice, no Rio de Janeiro. Tem ali um canto de leitura, uma mesa como a que ela tinha e até uma máquina de escrever igual à que ela usava para escrever seus livros.

Na parte exterior, cenários ligados aos animais de cada um dos livros trazem mais opções de atividades para os visitantes.

Quem guia o tour são monitoras caracterizadas como a própria Clarice, que dão uma ideia de como a própria escritora receberia os seus visitantes em casa.

Para visitar a exposição, que é grátis, basta dar um pulo no Horto Florestal, onde ficará o caminhão até o próximo dia 4. Depois, entre 6 e 13 de agosto, o veículo foca no parque Bruno Covas, sempre das 9h às 17h.

Clarice Lispector, uma das maiores escritoras do Brasil, na verdade nasceu na Ucrânia em 1920. Mas, como veio ainda bebê para o Brasil e passou toda sua vida no país, se considerava brasileira. Apaixonada em ler e escrever desde pequena, se formou em para ser advogada, mas atuou como jornalista e escritora.

Suas obras, conhecidas por explorar profundamente os sentimentos, criam uma experiência que brinca com os sentidos do leitor através de diferentes técnicas e abordagem de escrita. O mesmo acontece em suas obras infantojuvenis.

SERVIÇO

"A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?"

Parque Horto Florestal (Rua do Horto, 931 - Horto Florestal, São Paulo)Datas e horário: de 22 de julho a 4 de agosto, das 9h às 17h

Parque Linear Bruno Covas (Av. Magalhães De Castro, R. Pedro Avancine - Jardim Panorama, São Paulo)Datas e horário: de 6 a 13 de agosto, das 9h às 17h

*Entrada gratuita**

A exposição não funciona às segundas-feiras.

Canais: www.busaodasartes.com.br | @busaodasartes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.