Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha apresenta para as crianças ópera clássica de Puccini

Décimo segundo volume, que chega às bancas em 6/5, traz versão com ilustrações

Cena da ópera ‘La Bohème’ no Theatro Municipal de São Paulo em 2013   - Raquel Cunha/Folhapress
Cristiane Martins
São Paulo

Uma história de amor abalada por uma doença e a importância do círculo de amizades são os principais temas do décimo segundo livro da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças. A edição chega às bancas no domingo (6/5).

Essa obra, "La Bohème", é uma adaptação de um livro do francês Henri Murger (1822-61) lançada pelo compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924), em 1896.

Tido como sucessor de Giuseppe Verdi (1813-1901), ele levou aos palcos o cotidiano dos artistas e trabalhadores da época. Suas criações são marcadas pelo estilo com ecos do teatro (mais falado que cantado) em diálogo com o verismo —corrente musical realista.

"A música de Puccini tem melodias que 'grudam' no ouvido, e um apelo dramático que se comunica com o ouvinte de forma imediata", explica o jornalista e curador desta Coleção Folha, Irineu Franco Perpetuo.

A obra oferece ao pequeno leitor uma reflexão sobre a celebração da amizade ante adversidades da vida, a exemplo dos problemas de saúde.

A trama é ambientada em um bairro parisiense, onde um casal apaixonado e seus amigos enfrentam problemas decorrentes da pobreza.

O enredo começa com os jovens Rodolfo e Marcello passando fome e frio em um casebre. O primeiro é escritor, e o segundo, pintor. Ambos fazem parte de um grupo de artistas que sobrevivem com o pouco que suas artes lhes rendem.

Certo dia, Rodolfo trabalhava sozinho em casa quando uma jovem bate à sua porta. É Mimì, costureira que mora ao lado. Ela pede um fósforo emprestado para sua vela que se apagou. O escritor acende a chama e os dois se apaixonam à primeira vista.

Mas o clima de festividade entre o casal e os amigos acaba interrompido quando o inverno rigoroso chega e ameaça a saúde da jovem. Parte da popularidade da obra tem a ver com a identificação do público frente a esse cenário.

No décimo segundo volume da Coleção Folha, os jovens têm acesso à versão ilustrada da obra, passatempos e a um CD com uma gravação da Orquestra Sinfônica da Rádio Tchecoslovaca (Bratislava), sob regência de Will Humburg. O coro é do Coro Filarmônico Eslovaco e do Coro Infantil de Bratislava. A edição explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.