Descrição de chapéu Livros

'A Bela Adormecida', balé de Tchaikovsky, é tema de coleção

Adaptação narra com sons e imagens história da princesa que fura o dedo na roca

Svetlana Zakharova como princesa em "A Bela Adormecida", no Teatro Bolshoi, em Moscou - Alexander Zemlianichenko- 16.nov.2011/Associated Press
Cristiane Martins
São Paulo

A versão em balé do clássico "A Bela Adormecida", conto de fadas que aborda temas como inveja e coragem, é apresentada ao pequeno leitor no 13º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças. A edição chega às bancas no domingo (13/5).

A adaptação foi feita pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-93), com libreto de seus compatriotas Ivan Vsevolojsky (1835-1909) e Marius Petipa (1818-1910), que também assina a coreografia.

O grande público conhece a trama a partir da versão animada dos estúdios de Walt Disney, mas a obra surgiu a partir de um conto do escritor italiano Giambattista Basile (1566-1632), que inspirou o francês Charles Perrault (1628-1703) a escrever "A Bela Adormecida".

A obra incentiva o pequeno leitor a refletir sobre a importância da cautela frente aos descobrimentos da vida, além de temas como a rejeição sentida pelo diferente. O amor paterno e a tenacidade do príncipe devem inspirar as crianças.

O enredo de "A Bela Adormecida" inicia com o rei Florestan celebrando o batismo de sua filha, a princesa Aurora. Ele organizou uma linda festa em seu palácio onde cavalheiros, damas e todas as fadas foram convidadas; a única pessoa excluída foi a bruxa Carabosse.

Esta decide se vingar, aparecendo de surpresa e lançando uma maldição sobre Aurora. "Quando completar 16 anos, a princesa espetará o dedo com o fuso de uma roca e morrerá", diz ela sobre a pequena que dorme tranquilamente em seu berço.

Ao ser avisado pelos guardas do que aconteceu, o rei Florestan pede ajuda às fadas. Eis que uma bondosa fada lilás consegue suavizar o peso da trágica maldição. A princesa agora adormecerá em sono profundo e só o beijo de um príncipe que a ame de verdade poderá despertá-la.

Além da trama, adaptada ao jovem leitor com ilustrações, o 13º volume da Coleção Folha traz ainda passatempos e um CD com uma gravação da obra executada pela Orquestra Filarmônica Nacional da Tchecoslováquia (Kosice), sob regência do maestro inglês Andrew Mogrelia. O livro indica a relação entre trechos da história e faixas do álbum encartado.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.