Entenda as referências por trás de 'Kisses', novo disco de Anitta

Músicas em 150 BPM citam Beyoncé e viajam por ritmos que vão do reggaeton ao emo rap

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena de clipe de Anitta no álbum visual 'Kisses'

Cena de clipe de Anitta no álbum visual 'Kisses' Reprodução

Paris

Em seu álbum mais recente, "Kisses", Anitta faz parcerias com mais de 50 músicos do mundo todo, canta em inglês, espanhol e português e emula os truques e trejeitos de outras estrelas do pop global, de Shakira e J-Lo a Ariana Grande e Cardi B. 

Entenda nos comentários faixa a faixa abaixo as referências, as virtudes e os problemas de cada canção.

'Aténcion'
Ao rimar o título da música com a palavra "formación", Anitta resgata a música "Formation" em uma outra clara referência a Beyoncé. No clipe, a brasileira encena o autoexame de mama em meio a modelos de diferentes biotipos.

'Banana'
Ao lado de Becky G, americana de ascendência mexicana, Anitta dança entre frutas e estampas coloridas. O verso "follow the leader" remonta ao sucesso de mesmo nome de um gênero caribenho conhecido como soca.

'Onda Diferente'
A introdução da música parece não se adequar à métrica e ao tempo, mas é uma técnica comum no funk 150 BPM em que o MC canta uma estrofe inteira antes que a marcação do ritmo seja ouvida.

'Sin Miedo'
Faixa que leva o rótulo de reggaeton do álbum, tanto que conta com a parceria de dois grandes nomes  do gênero vindos de Porto Rico, DJ Luian e o duo Mambo Kingz.

'Poquito'
Anitta arrisca algumas frases na métrica do rap em uma faixa que entraria na categoria do "emo rap". Nessa faixa ela se une ao norte-americano Swae Lee, metade do famoso duo de trap Rae Sremmurd

'Tu y Yo'
O jamaicano Chris Marshall era pouco conhecido antes de Anitta aparecer em sua vida. Sua parceria na composição e na interpretação —com sotaque jamaicano— já lhe rendem inúmeros ouvintes brasileiros no Spotify.

'Get to Know Me'
Faixa menos marcante do álbum, poderia entrar na categoria "trilha sonora de loja de roupas". Ainda assim, tem potencial para ganhar remixes para pistas de dança.

'Rosa'
Anitta se une ao americano Prince Royce em uma das faixas mais interessantes do disco, em que notas de cuíca encontram camadas obscuras de teclado. No clipe, a cantora refaz a clássica cena das rosas do filme "Beleza Americana".

'Juego'
Segunda e última faixa interpretada só por Anitta, a música é acompanhada por um trecho de música de videogame antigo. A cantora está vestida em alta costura de rua —"street couture"— em meio a lutadores, algo entre Christina Aguilera e Rihanna.

'Você Mentiu'
Faixa bônus do álbum em que Anitta faz um dueto com Caetano Veloso. Pode ser uma vontade antiga da artista ou quem sabe uma maneira de se blindar de detratores que criticam suas capacidades de cantora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.