Ilustrada estreia seu podcast semanal de cultura nesta quinta (25); ouça

Primeiro episódio do programa semanal faz balanço do Auto-Tune, dez anos depois de Jay-Z decretar morte do recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estreia nesta quinta-feira (25), às 16h, o Expresso Ilustrada, o novo podcast de cultura da Folha. O programa, que estará disponível em todas as plataformas de streaming, vai ao ar sempre no mesmo dia e horário, comentando os principais assuntos da música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão.

O primeiro episódio tem roteiro e apresentação de Maurício Meireles, repórter e colunista de literatura do jornal, e Lívia Sampaio, editora-adjunta de Cultura. A produção é da equipe da Ilustrada, que deverá se revezar no roteiro e na apresentação. A edição é de Renan Sukevicius.

Na estreia, o programa analisa o que aconteceu em uma década desde que o rapper Jay-Z lançou a música "D.O.A. (Death of Autotune)", na qual decretava a morte do software de afinação vocal —também adotado para criar vozes eletrônicas e com ar futurista.

O recurso começou a tomar conta da indústria musical depois de 1998, quando a cantora Cher lançou o hit "Believe".

O episódio tem participação de Lucas Brêda, repórter de música da Ilustrada, que comenta a polêmica. Até o próprio Jay-Z já participa de uma canção com esse recurso, "Apeshit", feita em parceria com sua mulher, Beyoncé. O programa também tratará da rixa entre músicos do rap e do trap —neste segundo gênero, o Auto-Tune tem forte presença.

O feed RSS do Expresso Ilustrada é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.