Obras resgatadas de Notre-Dame serão transferidas para o Louvre

Peças incluem relíquias medievais como uma coroa de espinhos de Cristo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters

As obras de arte salvas do incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), serão transferidas para o Museu do Louvre, anunciou o ministro da Cultura francês, Franck Riester.

Em entrevista a repórteres nesta terça (16) pela manhã, ele afirmou que equipes do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Paris se dirigiram à catedral para proteger as principais obras de arte que se encontravam em seu interior quando o incêndio começou.

Obras de arte salvas do incêndio da catedral de Notre-Dame são abrigadas no edifício da Prefeitura parisiense
Obras de arte salvas do incêndio da catedral de Notre-Dame são abrigadas no edifício da prefeitura parisiense - Reuters/Benoit Tessier

Entre as relíquias salvas estão uma coroa de espinhos de Cristo e uma túnica do século 13, utilizada pelo rei francês Luís 9º. Inicialmente levadas para o prédio da Prefeitura, elas agora serão levadas ao Museu do Louvre, na mesma cidade.

Retiradas para trabalhos de restauração na sexta (12), 16 esculturas da parte externa da catedral também foram poupadas da destruição.

Já o estado dos vitrais multicoloridos que adornam a fachada ocidental e as laterais do prédio ainda era incerto pela manhã. Embora alguns trechos não tenham resistido ao calor e explodido, o vitral conhecido como "Rosácea do Meio-Dia", localizado na face da igreja voltada para o Sena, aparenta ter sido preservado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.