Descrição de chapéu
Cinema

Nemes se consolida como um dos grandes cineastas de sua geração

Húngaro produziu patrimônios do cinema contemporâneo para a posteridade, na forma de alertas sobre os horrores que virão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena de 'Entardecer', de László Nemes

Cena de 'Entardecer', de László Nemes Divulgação

Em 2015, antes de Cannes anunciar os concorrentes à Palma de Ouro, o nome de  László Nemes ainda ressoava pouco no cenário internacional. Passado o festival, no entanto, mesmo sem levar o prêmio principal, o diretor húngaro —então com menos de 40 anos— seria impulsionado ao primeiro escalão da cinematografia mundial com sua obra-prima “Filho de Saul”.

Vencedor do Oscar no ano seguinte, ambientado em um apocalíptico campo de concentração nazista —onde um prisioneiro luta para enterrar o corpo que crê ser de seu filho—, o longa revelou um cineasta não apenas de rara inteligência política e histórica, mas também munido de técnica capaz de lhe dar forma. Inevitável, portanto, que o projeto seguinte do diretor já nascesse envolto nas mais altas expectativas.

É assim, na incômoda posição de suceder um dos mais celebrados filmes dos últimos anos, que “Entardecer” —a nova produção de Nemes— chega aos cinemas.  O recorte é outro, mas permanece o interesse pela história contemporânea, suas patologias e o modo pelo qual a angústia se apodera da subjetividade de personagens improváveis.

Situado em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, nos últimos suspiros do Império Austro-Húngaro, a obra registra a volta de Irisz Leiter (Juli Jakab) a Budapeste, sua cidade natal, depois de anos vivendo em um orfanato. Rejeitada por onde passa, a jovem começa a investigar a história obscura de sua família e as manchas que a contaminam.

A exemplo do que já demonstrava em “Filho de Saul” —e que, agora replicado em “Entardecer”, passa a se configurar como estilo—, László Nemes é obcecado por suas personagens. Com a câmera próxima feito sombra, fechada no rosto da moça na quase totalidade da narrativa, o diretor insiste na identificação integral da protagonista com o espectador.

Entre pistas falsas e descobertas imprevistas, a desorientação completa que permeia a trama tornará personagem e público duas instâncias indissociáveis. Perdidos na insegurança de um cenário político nebuloso, com a única certeza de que a catástrofe é questão de tempo, nós e Irisz somos parceiros no desamparo —separados por um século, claro, mas unidos pela iminência da barbárie.

A insistência na temática da busca —seja para viabilizar o enterro de um filho ou para esclarecer o passado familiar— aparece, mais uma vez, como ilustração da derrota das promessas civilizatórias da modernidade. Em situação de guerra ou no cotidiano mais banal, a marca de nossa época é o estado constante da falta, da espera por promessas que não se realizam, da procura por aquilo que jamais se alcança.

O contraste entre a paisagem da beleza imponente de Budapeste e a destruição que se consumia a passos largos ganha elaboração na frase solta de um dos coadjuvantes: “O horror do mundo se esconde sob uma infinidade de coisas belas”. O século 20 seria didático em comprovar a afirmação; afinal, o progresso que se esperava da razão e da técnica converteu-se em genocídio em escala industrial.

Seria muito exigir, como vários o fizeram, que “Entardecer” provocasse o choque de “Filho de Saul”. Por vezes recebido sem o mesmo entusiasmo, talvez seja o momento de dosar as expectativas e não medir os próximos projetos de Nemes com uma régua que não lhe cabe, em idealizações impossíveis de se materializar.

Com agora pouco mais de 40 anos, o que o húngaro fez não é apenas uma dupla de filmes políticos, mas, sim, patrimônios do cinema contemporâneo para a posteridade, na forma de alertas sobre os horrores que virão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.